Lisboa E-Nova - Agência Municipal de Energia-Ambiente de Lisboa

Iniciar Sessão
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
Home » Contadores Inteligentes para Decisões Eficientes

Contadores Inteligentes para Decisões Eficientes (Projeto Concluído)

Um consumidor eficiente conhece os seus consumos de energia e que é capaz de tomar decisões e alterar comportamentos através de uma análise consciente dos seus perfis de consumo energético e de um processo de aprendizagem e consciencialização contínuos.
No âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica, promovido pela ERSE, a Lisboa E-Nova está a apoiar 250 famílias e 10 edifícios de serviços na cidade de Lisboa, dando-lhes a conhecer detalhadamente o seu perfil eléctrico, com o objectivo de melhorar a sua eficiência energética através de uma interacção entre o consumidor, novas soluções tecnológicas e informação.
O projecto divide-se em duas partes: instalação, na cidade de Lisboa, de 100 contadores inteligentes em 10 edifícios de serviços e de 250 em residências.
Residências
Os 250 contadores inteligentes instalados nas casas dos participantes incluem o acesso a:
• Um pequeno monitor que permite uma visualização permanente da potência em uso em relação à sua potência contratada;
• Uma tomada inteligente que mede o consumo individual de um equipamento e pode ser programada;
• Um interface online, em que o participante pode ter acesso através de um computador, smartphone ou tablet dos seus perfis de consumos e programar a tomada inteligente. 
       
Apesar de a programação da tomada inteligente permitir já poupar alguma electricidade, a alteração comportamental é a grande aposta. Neste objectivo, a Lisboa E-Nova pretende acompanhar todos os participantes interessados, estimulando o seu envolvimento, proactividade e interesse ao longo do tempo:
- Organização de Workshops (19 de Novembro e 24 de Janeiro) e outras iniciativas para discussão e esclarecimento de dúvidas;
- Apoio técnico contínuo e personalizado, para responder a questões, auxiliar a análise dos consumos e propor medidas para redução destes;
- Oferta de modalidades de apoio, possibilitando a recepção de relatórios mensais com dados de consumo de 15 em 15 minutos e gráficos de desempenho;
(Carregue para aumentar a imagem)
- Possibilidade de participação num programa de competição entre utilizadores de consumos aproximados e visualização mensal da respectiva evolução no ranking;
- Participação num fórum de discussão online para partilha de informações e experiências.
 
Edifícios de serviços
Os edifícios de serviços alimentados em média e baixa tensão especial têm já acesso em tempo quase real aos dados globais de consumo de 15 em 15 min, estando estes na base de um outro projecto da Lisboa E-Nova, o Gestor Remoto. Com a instalação de 10 contadores inteligentes em cada um dos 10 edifícios participantes, pretende-se que os gestores de energia ou os colaboradores nessas empresas conheçam a desagregação dos consumos gerados nos edifícios, sendo possível conhecer e actuar em sectores bem tipificados dos mesmos. Esta informação é feita através do envio mensal de relatórios em que os consumos são ilustrados graficamente e analisados, permitindo identificar e actuar em consumos desnecessários.
  

(Carregue para aumentar as imagens)

No final deste projecto, a Lisboa E-Nova espera conhecer melhor as potencialidades dos contadores inteligentes no sector residencial e de serviços, potenciando simultaneamente o nível de informação dos consumidores, bem como o seu poder de decisão nas suas escolhas energéticas, de maneira a que a sua inteligência conduza à sua eficiência.

Links Úteis:

- Projecto FIREBALL - Future Internet Research and Experimentation By Adopting Living Labs towards Smart Cities

- Projecto SAVE ENERGY

- Projecto APOLLON - Advanced Pilots of Living Labs Operating in Networks 

- Projecto Gestor Remoto

Noticias:

Programa Minuto Verde da RTP. Veja o vídeo em seguida.



Início e Duração do Projecto: 2º Semestre de 2011, 18 meses

Promotor do Projecto:                 Apoio Financeiro: 

                         

Parceiros do Projecto:

        

Acções em Desenvolvimento:

- Redução do consumo de electricidade no sector residencial - oferta de um smartmeter (Concluído)

Iniciar Sessão