Energia

Urban Sol Plus - Solar Thermal in Major Renovations and Protected Urban Areas

O projecto Urban Sol Plus foi desenvolvido no âmbito do Programa Energia Inteligente Europa e teve como objetivo promover a adoção de sistemas solares térmicos em edifícios multi-residenciais existentes e edifícios classificados como património histórico.

Tendo em conta a conjuntura energética foi imperativo estudar novas soluções que permitissem compatibilizar e otimizar os recursos existentes com as necessidades energéticas inerentes à utilização de edifícios. Neste contexto, a Comissão Europeia aprovou a Diretiva 2009/28/EC, em que reforçou esta necessidade e definiu metas para a produção local de energia em edifícios a partir de tecnologias de aproveitamento de energias renováveis. Esta solicitação foi válida tanto para novos edifícios como para edifícios alvo de grandes reabilitações, pelo que fez sentido, no panorama do mercado imobiliário em que as taxas associadas à nova construção eram cada vez mais reduzidas, juntar esforços na análise de oportunidades no património edificado existente.

Motivados por este enquadramento foram vários os países que desenvolvem projetos com vista a abordar esta temática, nomeadamente da integração de tecnologias de aproveitamento de energias renováveis em edifícios existentes. Dentro destes a utilização de sistemas solares térmicos é paradigmática, quer pelo enquadramento nacional que torna obrigatória a sua instalação em novos edifícios e grandes reabilitações, quer pelos diversos programas de incentivo que foram implementados nesta área.

No âmbito do Urban Sol Plus vários municípios europeus partilharam as suas experiências, analisaram casos de sucesso e desenvolveram planos de adaptação com vista à promoção da instalação de sistemas solares térmicos em edifícios multi-residenciais e edifícios classificados.

O desafio em edifícios multi-residenciais colocou-se ao nível dos condomínios, da harmonização da solução que melhor serviu os interesses dos ocupantes, da infra-estrutura técnica de produção e distribuição de energia térmica e do modelo de negócio que pode ser promovido mediante cada solução e com diferentes parceiros de gestão e manutenção do sistema.

Ao nível dos edifícios classificados o desafio colocou-se na arquitetura e estrutura do edifício. Atualmente os edifícios abrangidos por esta classificação são considerados excepções ao cumprimento de alguns dos critérios dos regulamentos de conforto térmico em edifícios. No entanto as áreas patrimoniais sofrem cada vez mais de problemas de desertificação e abandono, pelo que urge desenhar novas soluções que compatibilizem as necessidades de conforto dos edifícios com os requisitos de conservação do património classificado.

Programa
Programa Energia Inteligente Europa

Duração
30 meses

Página do Projeto

Parceiros

Áreas de Atuação
Energia

Data de início
Junho de 2011

Orçamento Total

Conheça mais Projetos

EUCLID – Euro-med Community for Green Living Areas

Maio 22, 2018

HUB-IN – Hubs of Innovation and Entrepreneurship for the Transformation of Historic Urban Areas

Maio 17, 2018

SUSHI – SUStainable HIstoric city districts

Maio 14, 2018

Lisboa Capital Verde 2020

Maio 9, 2018

Biodiversidade Lisboa 2020

Maio 9, 2018

C-Tech – Climate driven Technologies for Low Carbon Cities

Maio 7, 2018

alfa-AMA SSD

Maio 5, 2018

Rehabilite

Maio 1, 2018

Mochila Verde

Maio 1, 2018

ProSTO – Best Practice Implementation of Solar Thermal Obligations

Abril 27, 2018

Reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa

Abril 15, 2018