menu
MENU

APRESENTAÇÃO

PROJECTO ESCOLA+ EFICIENTE

Eficiência Energética da Escola à comunidade

Este Projeto tem como objetivos principais sensibilizar para a eficiência energética, promover a alteração de comportamentos e alcançar reduções efetivas de consumos elétricos a curto, médio e longo prazo, em Escolas do 1º Ciclo dos Concelhos de Lisboa, Amadora e Sintra.
Após os bons resultados atingidos no Projeto Escola+ (PPEC 2013-2014), implementado em 20 escolas no Concelho de Lisboa, pretende-se com o Projeto “Escola + Eficiente” alargar o seu espectro de atuação, integrando também os Municípios da Amadora e Sintra e atuando assim em 21 escolas (7 por Município: públicas, privadas e IPSS). Pretende-se ainda nesta edição envolver a comunidade, promovendo poupanças em edifícios de serviços de pequena dimensão.

Neste âmbito, pretende-se explorar, de uma forma colaborativa e dinâmica, a temática da eficiência energética em contexto escolar, envolvendo ativamente os participantes através de um conjunto de formas criativas:
1) Promoção de uma competição inter-escolar no ano letivo 2017-2018;
2) Formação e sensibilização de toda a comunidade escolar (alunos, professores, encarregados de educação e funcionários da escola);
3) Monitorização, em contínuo, durante um ano letivo, dos consumos de eletricidade das escolas envolvidas.

Com vista a apoiar estes objetivos, serão utilizadas em cada uma das escolas as seguintes ferramentas tecnológicas:
Plataforma beWatt;
• Aplicação da metodologia Gestor Remoto;
Sistema Display para exploração da Plataforma beWatt e visualização de conteúdos multimédia nas sessões formativas em sala de aula, na escola ou em casa.

A participação pressupõe um acompanhamento contínuo, nomeadamente através da realização de:
-Sessões de formação interativa a todos os alunos das escolas envolvidas;
-Ações de formação ministradas aos professores;
-Organização de colóquios colaborativos em escolas sobre a temática da Eficiência Energética.

Os resultados da competição serão apurados em função de duas componentes (ver Regulamento):
a) A poupança elétrica atingida, por comparação dos consumos elétricos do ano letivo 2017-2018, por aluno, face ao ano letivo anterior.
b) A execução de 4 Desafios a desenvolver ao longo do ano letivo. Ver desafios

As 3 escolas vencedoras (uma por Município) receberão, adicionalmente, kits pedagógicos e científicos contendo equipamentos com o intuito de explorar a temática da energia. Mas não há melhor prémio que a participação!
Será ainda neste Projeto integrada uma componente de envolvimento da Comunidade, promovendo poupanças e aplicando a metodologia Gestor Remoto em edifícios de serviços de pequena dimensão sem fins lucrativos, existentes nas áreas das escolas participantes. O envolvimento das Juntas de Freguesia respetivas é também de sinalizar, sendo seleccionado 1 Equipamento por cada Junta de Freguesia envolvida (num número máximo de 21).

A Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa – é a promotora deste Projeto, financiado pela ERSE no âmbito do PPEC 2017-2018 e com o apoio dos Municípios de Lisboa, Amadora e Sintra.


Onde Estamos

Saiba onde estamos

Rua dos Fanqueiros Nº 38
2º Andar Lisboa

Telefone

Ligue-nos

21 884 70 10

Email

Envie-nos uma mensagem

escolamais@lisboaenova.org

Promotor

Apoio

Financiamento