menu
MENU

PLATAFORMA BEWATT

PROJECTO ESCOLA+ EFICIENTE

Monitorizar, experimentar e aprender.


O beWatt é uma plataforma didática dirigida aos alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico com a temática da Energia Elétrica.
O beWatt é constituído por diferentes ambientes e aventuras onde o utilizador pode explorar diferente formas de produzir energia, curiosidades e divertir-se com jogos desenvolvidos tendo em conta a idade e os conhecimentos a adquirir na utilização da plataforma.
Associado à plataforma, no Projeto Escola + Eficiente é ainda possível aos utilizadores visualizarem os dados reais de energia elétrica em dois circuitos elétricos relevantes para a escola em causa (por exemplo refeitório e diferentes blocos, ou em certos casos, o consumo geral), bem como outras variáveis de conforto como a temperatura interior e humidade relativa dos seus edifícios. Estes dados são disponibilizados através de um sistema de monitorização instalado nas 21 escolas, adequando assim os conceitos teóricos à realidade e permitindo às escolas desenvolverem o seu projeto de promoção da eficiência energética.
A gamificação e a possibilidade de angariar novos materiais e novos dispositivos para a escola, assume uma interação importante para os alunos e um estímulo à utilização da plataforma. O acesso universal, tendo todos os alunos das escolas participantes no projeto a possibilidade de usar a plataforma fora do âmbito escolar, por exemplo em suas casas, facilitará a disseminação por toda a comunidade escolar e o envolvimento de todos os seus elementos.
Basta partir à aventura no mapa e descobrir muitas surpresas e jogos divertidos. O Lobo Ibérico é uma das personagens principais do beWatt, que serve de anfitrião guiando o utilizador em todos os vídeos e ambientes. O utilizador pode ainda personalizar a sua personagem na plataforma de forma a aliar esta aventura à sua pessoa, e à ideia que todos podem ser as personagens principais na promoção da eficiência energética e no conhecimento desta temática.

A Plataforma beWatt está disponível em http://bewatt.energy/.


beWatt
beWatt beWatt
A comunicação e disseminação para a divulgação generalizada da implementação da plataforma EnerEscolas é apoiada por um display transmitido para um monitor LCD instalado na escola num local de boa visibilidade, que permite manter a comunidade da escola atualizada sobre a performance energética. Este ecrã permite também aos alunos, professores, encarregados de educação, funcionários e às pessoas que se deslocam até à escola, estar em contacto com o projeto e obter informações sobre a situação na competição. Também foi oferecido a cada instituição um computador portátil.

Os dados obtidos têm uma função essencialmente pedagógica, por permitirem mais facilmente relacionar o consumo de locais específicos com os comportamentos adotados. A poupança elétrica de cada escola, componente essencial para, juntamente com os desafios propostos, aferir o resultado da competição, será calculada através dos dados do contador de telecontagem da EDP.


Onde Estamos

Saiba onde estamos

Rua dos Fanqueiros Nº 38
2º Andar Lisboa

Telefone

Ligue-nos

21 884 70 10

Email

Envie-nos uma mensagem

escolamais@lisboaenova.org

Promotor

Apoio

Financiamento