Lisboa E-Nova - Agência Municipal de Energia-Ambiente de Lisboa

Iniciar Sessão
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
Home

GESTOR REMOTO - ELETRICIDADE E GÁS NATURAL

O Gestor Remoto é um projeto-piloto orientado para a redução da fatura elétrica dos Associados da Lisboa E-Nova, desenvolvida no âmbito da sua política de fidelização de Associados.

O Gestor Remoto é também um serviço prestado pela Lisboa E-Nova a todas as entidades interessadas mediante contrato de prestação de serviços.

O Gestor Remoto consiste na análise sistemática dos perfis de consumo elétrico através de uma plataforma informática desenvolvida para tratamento desta informação, produzindo-se relatórios mensais com recomendações de implementação de medidas com impacto na fatura elétrica.

Os dados de consumo elétrico correspondem aos diagramas de carga que são disponibilizados gratuitamente pela EDP, Distribuição, SA a todos os consumidores abastecidos em Média Tensão (ou superior). Estes diagramas de carga contêm os consumos de eletricidade registados de 15 minutos em 15 minutos, permitindo uma análise muito mais rica sobre os consumos, com claras vantagens face à informação presente nas faturas de eletricidade.

Numa fatura elétrica o consumo é caracterizado apenas por 6 valores (potência contratada, potência em horas de ponta e desagregação do consumo segundo horários de ponta, cheia, vazio normal e super vazio), nos diagramas de carga, dada a periodicidade quarto-horária, a análise mensal baseia-se em quase 3.000 valores.

Deste modo, a metodologia Gestor Remoto caracteriza-se por uma ausência de investimento em equipamentos de medição, uma produção de recomendações de poupança baseadas na abundante informação de consumos elétricos disponível, mas geralmente não explorada.

Para além destes aspetos, a metodologia pressupõe a promoção de uma atitude de eficiência energética, envolvendo os setores de controle de custos e da manutenção, na implementação das quick wins propostas pela Lisboa E-Nova.

Através da produção mensal de relatórios e posters, permite ainda dotar a empresa de documentos com qualidade e diferenciadores, orientados para divulgação interna da mensagem, dos valores e das práticas de eficiência energética.

Esta metodologia de análise do perfil de consumos é suportada por:
a) Fortes capacidades de representação gráfica dos diagramas de carga
b) Determinação do preço quarto-horário da eletricidade em função do contrato celebrado
c) Emissão mensal de comentários/recomendações
d) Trabalho de equipa com o gestor energético da instalação

Os relatórios são produzidos mensalmente pela Lisboa E-Nova para a entidade envolvida, sendo compostos pela caracterização dos consumos elétricos verificados no mês em análise e pela apresentação de um parecer de otimização energética.

Os consumos são caraterizados ao nível anual (últimos 12 meses), ao nível mensal (mês em análise) e ao nível diário (dias específicos), num total de 10 gráficos que mensalmente são atualizados e comentados.

O parecer de otimização energética enfoca os principais comentários extraídos da análise técnica dos gráficos, propondo medidas de otimização. Quando estas medidas são implementadas, são calculadas e apresentadas as poupanças de energia e a redução da fatura decorrente.

Nas figuras seguintes ilustram-se alguns dos gráficos que podem ser produzidos pela ferramenta.

Exemplo de gráficos de caraterização do consumo elétrico:

Neste gráfico representa-se a evolução da potência elétrica ao longo do mês, sendo notório que existe significativa regularidade diária. Neste exemplo, a significativa potência, 50 kW, verificada fora das horas de funcionamento deveria ser investigada.

Neste gráfico representa-se a evolução da potência elétrica ao longo das 24 horas para vários dias. Neste exemplo, constata-se que os dias feriados apresentam valores de consumo não expetáveis (170 kW), correspondentes aos dias 13-Jun e 23-Jun. Este tipo de análises permite também avaliar o resultado de medidas de poupança de eletricidade, comparando-se perfis diários antes e após a sua implementação.


Esta figura evidencia o impacto do maior custo do consumo em horas de ponta. Neste exemplo, embora as horas de ponta sejam responsáveis por apenas 20% do consumo total, elas representam 38% ao nível da fatura eléctrica. Deste modo, um dos objetivos da metodologia Gestor Remoto consiste em reduzir os consumos em horas de ponta.

 

Este gráfico representa a distribuição dos consumos elétricos diários, desagregados pelos períodos de horas de ponta, cheia, vazio normal e super vazio. Este tipo de análises permite obter uma imagem agregada do consumo ao longo do mês em análise. 

Iniciar Sessão