Lisboa E-Nova - Agência de Energia-Ambiente de Lisboa

Iniciar Sessão
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
Home » Matriz da Água de Lisboa 2014

MATRIZ DA ÁGUA DE LISBOA 2014

A Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa (CML), EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA e SIMTEJO - Saneamento Integrado dos Municípios do Tejo e Trancão, SA, promoveu a edição da Matriz da Água de Lisboa 2014 que, para além de atualizar os dados da Matriz da Água de 2004, permite igualmente avaliar a evolução ao longo do período em referência (2004-2014).

O objetivo desta publicação é identificar e quantificar os principais fluxos de água na cidade de Lisboa, desagregando, sempre que possível, os consumos por tipo de utilizador e tipo de utilização. Ao longo do documento é feita a caraterização do Concelho de Lisboa e dos sistemas de abastecimento de água, recolha e tratamento de águas residuais.


A Matriz da Água possibilita aos principais atores do setor da água e aos decisores políticos definir indicadores, ações, metas e medidas que conduzam a uma gestão mais eficiente da água. Para os profissionais do setor e para os cidadãos, este documento constitui uma excelente fonte de informação, ao incluir:
• Caraterização da Geografia, Clima e Recursos Hídricos do Concelho de Lisboa;
• Caraterização sumária do sistema de abastecimento de água e sistema de recolha e tratamento de águas residuais em Lisboa;
• Caraterização das entradas e saídas de água;
• Desagregação da água para consumo pelos diversos setores;
• Caraterização das águas residuais;
• Evolução dos fluxos de água de 2004 a 2014.

A Matriz da Água foi apresentada dia 20 de maio de 2015, nos Paços do Concelho, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água.

 

PUBLICAÇÃO DA MATRIZ DA ÁGUA DE LISBOA 2014:

 

 

 

É possível descarregar o documento da Matriz da Água de Lisboa 2014, em pdf, através do seguintes links: 

Média qualidade (3.2 MB): .

Alta qualidade (64.6 MB): .

Apresentação powerpoint: .

Iniciar Sessão