NEWSLEN #32

PROJETOS E INICIATIVAS DA LISBOA E-NOVA

Conferência "Serviços dos Ecossistemas nas Cidades: A biodiversidade e a adaptação climática ao serviço da qualidade de vida"
Uma realização da Câmara Municipal de Lisboa e da Agência de Energia e Ambiente Lisboa-e-Nova, que decorrerá em Lisboa nos próximos dias 8 e 9 de Maio de 2017 com o patrocínio do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e da European Water Association (EWA), no Centro de Congressos do LNEC. Inscreva-se aqui.
Projeto Escola + Eficiente – Conheça as escolas selecionadas
Já são conhecidas as Escolas selecionadas para o Projeto Escola + Eficiente - Eficiência Energética da escola à Comunidade, que decorrerá durante o ano letivo de 2017-2018 em estabelecimentos de ensino de Lisboa, Amadora e Sintra. Saiba mais aqui.
Workshop me2 foi oportunidade de aprendizagem para comunidade voluntária e parceiros do projeto
O me2 é um projeto europeu no âmbito da temática de Smart cities que pretende integrar e melhorar a eficiência energética nos consumos domésticos e de veículos elétricos da comunidade agregando a informação destes consumos em tempo real. Saiba mais aqui.
Projeto LOCATIONS e os Planos de Transporte de Baixo Carbono de sete cidades Europeias
O projeto europeu LOCATIONS, prossegue com as atividades planeadas. A última foi um seminário em Málaga que teve como objetivo capacitar as equipas das 7 cidades portuárias envolvidas no projeto de ferramentas consideradas essenciais para a elaboração dos Planos de Transporte de Baixo Carbono (PTBC). Leia mais aqui.

ARTIGOS

Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável
Uma educação para a sustentabilidade sendo um imperativo de cidadania deverá, necessariamente, emergir na sua plenitude social e institucional, a partir de uma reflexão estratégica alargada e de uma prática pedagogicamente consistente, ambientalmente responsável e socialmente comprometida.
Leia o artigo completo aqui.

Dia da Terra, o Acordo de Paris a cuidar da nossa casa

A terra é a nossa casa. Cuidemos dela!
Celebrou-se no passado dia 22 de abril mais um Dia da Terra. Há um ano, neste mesmo dia, 175 países assinaram o Acordo de Paris, um dos maiores e mais críticos desafios para o planeta.  O Dia da Terra tem como objetivo incentivar as pessoas em todo o mundo a serem mais amigas do ambiente e foi celebrado pela primeira vez em 1970, criado pelo senador norte americano Gaylord Nelson, depois de um devastador derrame de petróleo em 1969 em Santa Bárbara, Califórnia.
Leia o artigo completo aqui.

European Cycling Challenge
Lisboa participa pela primeira vez no European Cycling Challenge, a maior competição mundial de ciclismo urbano por equipas. O desafio consiste em pôr o maior número de pessoas a pedalar o maior número de quilómetros possível, em cada uma das 51 cidades europeias participantes.
Leia o artigo completo aqui.

NOTÍCIAS DOS NOSSOS ASSOCIADOS

EDP inova no serviço ao cliente e lança fatura interativa
Clientes podem navegar na fatura a partir de todos os dispositivos, enviar leituras, receber alertas e esclarecer dúvidas de forma rápida. Saiba mais aqui.
VPS tem projeto demonstrador, com conceito inovador de comunidade sustentável com a criação das Comunidades S
As Comunidades S têm como principal objetivo promover a gestão coordenada e inteligente dos recursos de produção distribuída de eletricidade, com especial ênfase nos painéis fotovoltaicos. Juntamente com a exploração eficiente das capacidades de flexibilidade das cargas, novos paradigmas de gestão dos recursos energéticos a nível local surgirão. Saiba mais aqui.
DECO(in)Forma sobre poupança de energia
Por ocasião do Dia Mundial da Energia a DECO irá realizar, no período de 29 de maio a 3 de junho, workshops informativos “Emagreça a fatura de energia" Saiba mais aqui.
Amb3E representou Portugal na conferência internacional do WEEEForum
O WEEEForum festejou o seu 15º aniversário, na conferência internacional, que este ano aconteceu em Malta e a Amb3E fez-se representar pelo pelo seu Director Geral, Pedro Nazareth, que foi o moderador do painel dedicado ao tema da Responsabilidade Alargada do Produtor. Saiba mais aqui.
Siemens pioneira na utilização da tecnologia Siemens de 1 Watt - Sitraffic One 
Conheça Bolzano, a cidade italiana que é um exemplo na gestão de tráfego e pioneira na utilização da tecnologia Siemens de 1 Watt - Sitraffic One - que usa a última geração de LEDs em semáforos, tendo  cortado em cerca de 90% o consumo energético. Saiba mais aqui.
Anacom – Factos & Números
Foi disponibilizada a infografia que sintetiza os principais elementos sobre o sector das comunicações eletrónicas divulgados por esta Autoridade através dos relatórios estatísticos relativos a 2016.
A informação inclui indicadores sobre número de subscritores, taxas de penetração, tráfego, receitas e quotas de assinantes. Saiba mais aqui.

SUGESTÃO:

Sabia que Lisboa é a capital europeia com mais horas de exposição solar? Como aproveitar todo este potencial foi o tema em debate na Conferência "Lisboa, Cidade Solar, no passado dia 27 de abril, no Jardim de Inverno do Teatro Municipal de S. Luiz . Veja o vídeo.
Copyright © *2017* *Lisboa E-Nova*, All rights reserved.

Este e-mail foi enviado por ter subscrito a nossa newsletter ou por ter participado nos eventos que promovemos.

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list