Iniciar Sessão

http://lisboaenova.org/pmeds/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/671267eBook5.jpglink
http://lisboaenova.org/pmeds/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/666519PMV_Imagem_slideshow_1_.pnglink
http://lisboaenova.org/pmeds/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/256394EscolaMais_site4.jpglink
http://lisboaenova.org/pmeds/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/658421hortas_slideshow4_1_.pnglink
http://lisboaenova.org/pmeds/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/515722Banner_Lisboa_Enova_1.jpglink
0 1 2 3 4
Progress bar
05 Fev 2013
Plataforma Municipal de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (PMEDS)

A Lisboa E-Nova e a Câmara Municipal de Lisboa, constituíram, em Novembro de 2011, o Comité Executivo da Plataforma Municipal de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (PMEDS), cuja orgânica é composta ainda por uma Comissão de Acompanhamento com membros de várias entidades públicas e privadas.

A PMEDS tem como objetivo primordial, a  identificação, promoção e divulgação de Projetos de Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável na Cidade de Lisboa, incentivando o trabalho em rede. Visa promover uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável que estimule o sentido crítico e o pensamento construtivo, a aquisição de competências cívicas e ambientais e o gosto por estilos de vida mais saudáveis.

A formação da PMEDS inscreve-se nas orientações consignadas na Carta Estratégica de Lisboa 2010/24, na Declaração das Cidades Educadoras para o Desenvolvimento Sustentável, na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), na Década da Biodiversidade (2011 – 2020), nomeadamente no que respeita à Cidade de Lisboa, no documento “Biodiversidade na Cidade de Lisboa: Uma Estratégia para 2020” e no Documento LX-Europa 2020.

08 Jan 2014
Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) – O que é?

A EDS é um «conceito dinâmico que compreende uma nova visão da educação que busca empoderar pessoas de todas as idades para assumirem a responsabilidade de criar e desfrutar de um futuro sustentável» (UNESCO, 2002).

Integrando conceitos e ferramentas multidisciplinares, pretende auxiliar os educandos a compreender o mundo que os rodeia, a desenvolver capacidades de avaliação de visões alternativas de um futuro sustentável e de agir individual e coletivamente em prol de uma «sociedade de indivíduos» iguais em direitos e deveres, onde prepondera a solidariedade humana. Mais do que veicular conhecimentos, a sociedade moderna precisa sobretudo que nos empenhemos em conferir competências e capacitar cidadãos para a análise crítica, a ação participativa e a criação de soluções inovadoras e sustentáveis, para fazer face à complexidade dos problemas da contemporaneidade.

A EDS não é apenas um «conteúdo pedagógico», mas um processo... A EDS tenderá a ser «uma educação que incentiva a mudança, a partir da própria mudança» (Graça Machel, Bona, 2009). É necessariamente uma educação ao longo da vida, de qualidade, e para todos os níveis etários, com especial incidência nas camadas mais jovens. «O processo de integração da EDS e da Educação Ambiental no sistema educativo passa, exatamente, pelo reforço da orientação da educação no sentido do desenvolvimento harmonioso do ser humano e da sua inserção numa sociedade complexa, num contexto de crisis global» (Manuel Gomes, 2012).

08 Jan 2014
Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DNUEDS)

A Organização das Nações Unidas definiu a Década de 2005 a 2014 como a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DNUEDS).

Encontramo-nos, portanto, na fase final da DNUEDS, para a qual esperamos contribuir com iniciativas inovadoras, de qualidade pedagógica e consistência programática.

ÚLTIMAS

Ante Prox

E-Book do Projeto Escola +…

O E-Book com os resultados do projeto "Escola+ Promoção de Eficiência Energética em E...

Apresentação Pública do Pr…

Dia 28 de abril na Escola Sarah Afonso (Olivais) teve lugar o lançamento público do Pr...

Conferência "Projetar o f…

 Conferência

    Data: 17 de Maio 2016 Local: Pequeno Auditório Culturgest, Lisboa Objeti...

Manifesto "Educar para o A…

Manifesto

A Lisboa E-Nova tem vindo a desenvolver projectos na área da Educação para o Desenvolvime...

Participe

 

Já se encontra aberta para a participação da comunidade a Plataforma Década EDS 2014+ em: http://plataforma2014mais.cidaads.org/.

z