Projetar o Futuro

Os nossos mais recentes projectos.

POSTER2
AQUAMETRAGEM

A Aquametragem consiste no desenvolvimento, produção e realização de uma curta-metragem de animação que será disseminada através de equipamentos culturais.

Ver mais
PE_alfama
SUSHI – SUStainable HIstoric city districts

O projeto SUSHI parte de uma abordagem holística para enfrentar desafios comuns já identificados em bairros históricos de seis cidades em cinco países: Lisboa (PT), Valeta (MT), Savona (IT), Ptuj (SI), Nicosia (CY), e Sassari (TI).

Ver mais
Lisboa E-Nova
PARK4SUMP

A gestão do estacionamento é, sem dúvida, uma parte importante do planeamento da mobilidade urbana sustentável (SUMP) para qualquer cidade. Está demonstrado que uma correta gestão do estacionamento nas cidades gera diversas mais valias, entre as quais se destaca por exemplo a influência na libertação do espaço público

Ver mais
hp_solis270x270.fw
SOLIS

O projeto SOLIS é um instrumento desenhado para responder de forma inovadora ao desafio do aumento da produção de energia de origem solar na cidade de Lisboa.

Ver mais
Sharing Cities
Sharing Cities

O Projeto Farol Sharing Cities, apoiado pelo Programa Horizonte 2020 SCC1 2015 – Solutions integrating energy, transport, ICT sectors through lighthouse (large scale demonstration – first of the kind) projects, teve o seu início em janeiro de 2016, e terá uma duração de 5 anos.

Ver mais
Escola + Eficiente
Escola + Eficiente

A Lisboa E-Nova está a promover o Projeto “ESCOLA+ Eficiente – Eficiência Energética da Escola à comunidade”, financiado pela ERSE no âmbito do PPEC 2017-2018 e com o apoio dos Municípios de Lisboa, Amadora e Sintra.

Ver mais
Alfa-Ama
alfa-AMA SSD

O multifacetado bairro histórico de Alfama enfrenta atualmente vários desafios: o envelhecimento da população local em contraste com um crescente afluxo de jovens profissionais.

Ver mais
hp_locations
Locations

O LOCATIONS é financiado maioritariamente pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do INTERREG-Mediterranean.

Ver mais
Interreg Sudoe Rehabilite
Rehabilite

O Projeto REHABILITE – Plataforma Transnacional de Apoio em Financiamento de Reabilitação Energética, é coordenado pela Agência Estremeña de Energia – AGENEX e tem como objetivo alterar as políticas de apoio à reabilitação energética.

Ver mais
hp_integridy
inteGRIDy

O projeto inteGRIDy – Integrated Smart GRID Cross-Functional Solutions for Optimized Synergetic Energy Distribution, Utilization & Storage Technologies – teve início em janeiro de 2017 e terá uma duração de 4 anos.

Ver mais
hp_projectos_2
Matriz Energética de Lisboa

A Matriz Energética é uma ferramenta de monitorização anual da evolução dos consumos e emissões do Concelho de Lisboa.

Ver mais
hp_projectos_3
Matriz da Água de Lisboa

A Matriz da Água possibilita aos principais atores do setor da água e aos decisores políticos definir indicadores, ações, metas e medidas que conduzam a uma gestão mais eficiente da água.

Ver mais

Projetos com História

Os nossos projectos concluídos.

BESOS
BESOS – Building Energy Decision Support Systems For Smart Cities

O Projeto I&D BESOS (Building Energy decision Support systems fOr Smart cities) teve o seu arranque no início de outubro, em Barcelona, sob coordenação do Grupo espanhol ETRA I+D.

Ver mais
hp_projectos_4
ClimAdaPT.Local

Lisboa foi uma das 26 Autarquias a desenvolver uma Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas no âmbito do ClimAdaPT.Local.

Ver mais
Projeto Mochila Verde
Mochila Verde

Este Projeto Pedagógico de cariz ambiental, promovido no âmbito da PMEDS pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Lisboa E-Nova, é uma experiência-piloto com a duração de quatro anos, dirigida a alunos que iniciem o 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de Escolas Públicas do Concelho de Lisboa.

Ver mais
LX-Europa 2020
Potencial Solar em Lisboa

A Lisboa E-Nova tem vindo a trabalhar na área do potencial solar em Lisboa, através do desenvolvimento de diversas ações que vão ao encontro da Estratégia Lx-Europa 2020, sendo que um dos seus principais pilares “Lisboa: Cidade Solar”.

Ver mais

Área de Notícias

As nossas mais recentes notícias.

ADAPT.LOCAL.18 – 2º Seminário de Adaptação Local às Alterações Climáticas
ENAEA2018 – Encontro Nacional das Agências de Energia e Ambiente, 05 e 06 de Dezembro, Alcochete
Arranque do novo projeto da Lisboa E-Nova em Economia Circular – CEMOWAS2
Projeto LOCATIONS capacita cidades da Europa do Sul com turismo de cruzeiros
Núcleos do Museu da Água abertos ao fim de semana e com entrada gratuita!
Ajude uma escola a ganhar um prémio. Instale a App Sharing Lisboa

Sobre a Lisboa E-Nova

A Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa é uma associação de direito privado sem fins lucrativos.
A Associação tem como finalidade promover o desenvolvimento sustentável de Lisboa e respetiva área metropolitana. Assume-se como um ator chave da cidade, na prossecução dos objetivos de energia e clima para 2030 e 2050, contribuindo através da melhoria da eficiência energética, do aproveitamento dos recursos endógenos e da gestão ambiental e tendo ainda a ambição de alargar geograficamente a sua contribuição.

Registe-se na Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para ficar a conhecer o nosso trabalho e receber as nossas notícias.

Os nossos Associados

Navegue pelos nossos Associados.