Energia

APOLLON - Advanced Pilots of Living Labs Operating in Networks

O projeto APOLLON – Advanced Pilots of Living Labs Operating in Networks e a experiência de eficiência energética, na qual a cidade de LIsboa está integrada, teve como objetivo principal facilitar a transferência de tecnologia de monitorização de consumos energéticos em tempo real entre os vários parceiros europeus, nomeadamente entre as PMEs participantes.

O Condomínio Jardins de São Bartolomeu, na Alta de Lisboa, aceitou o desafio de participar no projeto representando Lisboa num conjunto de quatro cidades europeias, entre as quais Amesterdão, Helsínquia e Luleå.

A escolha deste condomínio surgiu de forma natural devido às ações anteriormente implementadas pelo conjunto de moradores em termos de energias renováveis e eficiência energética, tornando-o ideal para a aplicação da metodologia Living Lab.

Em conjunto com a Lisboa E-Nova, a ISA – Inteligent Sensing Anywhere e Alfamicro, pretendeu-se que os condóminos participantes nesta experiência compreendessem os seus consumos energéticos, promovendo a adoção de comportamentos energeticamente mais eficientes.

Em simultâneo, foi realizada uma avaliação dos contratos de fornecimento de energia, com a finalidade de verificar a sua adequabilidade.

Para tal, a Lisboa E-Nova recolheu, desde novembro de 2010, os dados mensais dos consumos elétricos de todos os condóminos que aceitaram este desafio e analisou os comportamentos de cada um através de um questionário.

Mais tarde, realizou-se a fase piloto de experimentação de monitores de energia elétrica – smartmeters nas habitações, que disponibilizaram informação sobre os consumos, em tempo real, de 15 em 15 minutos.

Os smartmeters comunicam com uma plataforma web de apresentação dos consumos. Os utilizadores podiam aceder em qualquer lugar e em qualquer momento aos seus consumos, verificar a existência de equipamentos a funcionar quando não são necessários e identificar outras oportunidades de intervenção, o que conduziu a uma potencial redução na fatura elétrica.

Programa
Programa Competitividade e Inovação

Duração
36 meses

Página do Projeto

Parceiros
Alfamicro
ISA

Jardins de São Bartolomeu

Áreas de Atuação
Energia

Data de início
Novembro 2009

Orçamento Total

Conheça mais Projetos

EUCLID – Euro-med Community for Green Living Areas

Maio 22, 2018

HUB-IN – Hubs of Innovation and Entrepreneurship for the Transformation of Historic Urban Areas

Maio 17, 2018

SUSHI – SUStainable HIstoric city districts

Maio 14, 2018

Lisboa Capital Verde 2020

Maio 9, 2018

Biodiversidade Lisboa 2020

Maio 9, 2018

C-Tech – Climate driven Technologies for Low Carbon Cities

Maio 7, 2018

alfa-AMA SSD

Maio 5, 2018

Rehabilite

Maio 1, 2018

Mochila Verde

Maio 1, 2018

ProSTO – Best Practice Implementation of Solar Thermal Obligations

Abril 27, 2018

Reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa

Abril 15, 2018