Documento de Referência para a Eficiência Energética na Iluminação Pública (DREEIP)

Foi lançada a segunda edição do Documento de Referência para a Eficiência Energética na Iluminação Pública (DREEIP), cuja redação tem por base a Norma Europeia para a Iluminação Pública, EN 13201, revista em 2015. A recorrente desatualização das referências normativas, a alteração das classes de iluminação, a alteração do sistema de cálculo do fator de manutenção tendo como base a tecnologia LED, entre outras,  deram origem a uma nova edição deste documento com o intuito de potenciar boas práticas nesta transição para uma economia de baixo carbono.

Este documento tem como objetivo estabelecer como referência uma série de parâmetros técnicos que seguem um projeto de Iluminação Pública (IP) de modo a obter uma maior eficiência energética das instalações e, consequentemente, conduzir a uma diminuição das emissões de CO2 durante o período de utilização das mesmas. Insere-se também num quadro de utilização de materiais normalizados pelas autarquias, concessionárias das redes e/ou entidades com responsabilidade de implementar, operar e manter redes de IP. Aplica-se a novos projetos de iluminação pública ou a remodelações completas (conjuntos de luminárias e/ou apoios com rede de alimentação) de instalações existentes.

 

Consulte aqui o Documento de referência – Parte I – conceitos de luminotecnia

Consulte aqui o Documento de Referência – Parte II – Projeto de Iluminação Pública – Especificações

Utilize a calculadora dos indicadores de desempenho da instalação

 

A RNAE (Associação das Agências de Energia e Ambiente), juntamente com o CPI (Centro Português de Iluminação), estão a programar um conjunto de ações de apresentação e formação a partir de Setembro, de norte a sul do país, incluindo ilhas, tendo como destinatários as Agências de Energia, Municípios, Comunidades Intermunicipais, projetistas e outros interessados no documento. Mais informações em breve.