Mobilidade

DEMOCRITOS - Mobility Credits

A utilização de transportes ocorre de forma ineficiente porque os viajantes, nas suas decisões, não sentem diretamente os custos que causam a outros. Este facto causa o uso excessivo do automóvel em geral, e em particular o de veículos poluentes e em horário de ponta. A tarifação rodoviária é uma possível resposta a esta questão, mas apresenta problemas de aceitabilidade pública e equidade no acesso à mobilidade. O conceito de Créditos de Mobilidade é uma solução alternativa que pretende garantir a eficiência dos sistemas de transportes, promovendo simultaneamente a aceitabilidade e a equidade.

O projeto de investigação DEMOCRITOS (Developing the Mobility Credits Integrated Platform Enabling Travellers TO Improve Urban Transport Sustainability) destinou-se a aprofundar o conhecimento teórico do conceito, com o objetivo de fornecer as bases para a implementação de casos de estudo em quatro cidades europeias, mas também para sustentar a preparação de um modelo que simula os efeitos de longo prazo deste tipo de instrumento.

Entre os aspetos explorados nesta fase de desenvolvimento conceptual destacaram-se a definição da área onde deve ser aplicado o sistema de créditos de mobilidade e a carga sustentável para o sistema de mobilidade, o modo de distribuir os créditos entre os participantes ou entidades envolvidas no sistema, as regras para determinar o consumo de créditos de mobilidade e a forma como esses créditos podem ser negociados. Finalmente, o projeto estudou a potencial aplicação dos Créditos de Mobilidade nas cidades europeias de Génova, Estugarda, Lisboa e Craiova.

Programa
7º Programa Quadro

Duração
36 meses

Página do Projeto

Parceiros

Áreas de Atuação
Mobilidade

Data de início
Outubro de 2009

Orçamento Total

Conheça mais Projetos

EUCLID – Euro-med Community for Green Living Areas

Maio 22, 2018

HUB-IN – Hubs of Innovation and Entrepreneurship for the Transformation of Historic Urban Areas

Maio 17, 2018

SUSHI – SUStainable HIstoric city districts

Maio 14, 2018

Lisboa Capital Verde 2020

Maio 9, 2018

Biodiversidade Lisboa 2020

Maio 9, 2018

C-Tech – Climate driven Technologies for Low Carbon Cities

Maio 7, 2018

alfa-AMA SSD

Maio 5, 2018

Rehabilite

Maio 1, 2018

Mochila Verde

Maio 1, 2018

ProSTO – Best Practice Implementation of Solar Thermal Obligations

Abril 27, 2018

Reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa

Abril 15, 2018