Eco-Bairro – Boavista Ambiente +

Bairro da Boavista, localizado na freguesia de Benfica, foi construído na década de 1940, para o realojamento de famílias provenientes de habitações precárias, na sequência de projetos de renovação urbana. O Bairro foi alvo de sucessivas fases de realojamento, estimando-se a população atual em cerca de 5.000 habitantes. Pela verificação da sua situação deficitária aos níveis: económico, social, ambiental e urbanístico, foi classificado como Bairro de Intervenção Prioritária de Lisboa, integrante da Carta dos BIP/ZIP, aprovada em 2011, pela Assembleia Municipal, incluído no Plano Diretor Municipal de Lisboa.

Inserida no QREN – Programa Operacional de Lisboa, foi protocolada em 2010 a candidatura “Eco-Bairro Boavista Ambiente+ Um Modelo Integrado de Inovação sustentável”, um vasto programa de intervenção iniciado em 2012, a operacionalizar pela Câmara Municipal de Lisboa.

Programa de Ação tem 7 frentes ativas na sua ordem de trabalhos:
1) Reabilitação dos edifícios de habitação;
2) Construção de novos equipamentos no bairro como Eco-centro e Eco-hortas;
3) Instalações de energia renovável solar térmica, fotovoltaica e eólica;
4) “Net-Verde”, rede sem-fios de acesso gratuito à Internet no Bairro;
5) “PediBus”, circuito pedonal no bairro;
6) Projeto para “Zona de Alvenaria”, solução urbanística e arquitetónica;
7) Ações de divulgação, por exemplo, através da criação do site Eco-Bairro e das redes sociais, atividades desportivas e recreativas, e sensibilização e monitorização Energética-Ambiental.

A Lisboa E-Nova, participa em ações dedicadas à reconversão e qualificação do espaço público, implementação de medidas de melhoria do desempenho energético do edificado e remodelação de alguns equipamentos do bairro.

A parceria com a Agência visa também o apoio técnico às ações de gestão e monitorização do plano de intervenções, bem como a participação em ações de sensibilização ambiental, nomeadamente a dinamização do Projecto Coopetir.

Folheto do Projeto Eco-Bairro Boavista Ambiente +

Informação

PROGRAMA

Eco-Bairro Boavista Ambiente+ Um Modelo Integrado de Inovação sustentável

INÍCIO

2012

DURAÇÃO

Apoio

Câmara Municipal de Lisboa
Por Lisboa
QREN
UE