Eficiência Energética nos Semáforos de Lisboa

O Município de Lisboa foi pioneiro a nível Nacional na contratualização do primeiro contrato de gestão de eficiência energética a nível nacional, nos termos do Decreto-Lei n.º 29/2011, de 28 de fevereiro, que estabelece o regime jurídico aplicável à formação e execução dos contratos de desempenho energético, que revistam a natureza de contratos de gestão de eficiência energética, a celebrar entre as entidades públicas e as empresas de serviços energéticos.

A Lisboa E-Nova apoiou tecnicamente a Câmara Municipal de Lisboa na elaboração do Caderno de Encargos do concurso para a Implementação de Medidas de Eficiência Energética no Sistema Semafórico do Município de Lisboa, integrando também a Comissão de Acompanhamento do Contrato.

Ao longo de 4 meses realizou-se a conversão integral para LED da rede semafórica da cidade, que envolveu a substituição de cerca de 20.000 lâmpadas, sem qualquer despesa para a CML e reduzindo de imediato a sua fatura. A poupança elétrica resultante foi de aproximadamente 92%, representando mais de 6 GWh anuais de poupança e mais de 1300 toneladas de CO2 evitadas.

A referida intervenção permite também ganhos significativos em termos de gestão operacional e manutenção da rede semafórica.

O Contrato foi adjudicado ao consórcio liderado pela Galp Energia e pela Vivapower, que conta ainda com a empresa Soltrafego. O período de remuneração da Empresa de Serviços Energéticos terá a duração de dois anos e um valor total de 1.531.179,96 €.

ANTECEDENTES

O apoio da Lisboa E-Nova à CML no âmbito da eficiência energética nos semáforos teve início com duas candidaturas aprovadas no âmbito do PPEC – Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Elétrica promovidas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Durante os biénios 2009/2010 e 2011-2012 a Lisboa E-Nova promoveu a substituição (em 2009 e 2010) das lâmpadas tradicionais dos semáforos por óticas com tecnologia LED (light emitting diodes).

Estas intervenções abrangeram os seguintes eixos:

2009-2010 – Eixo Marquês de Pombal – Praça do Comércio

2011-2012 – Marquês de Pombal, Campo Grande, Av. Almirante Gago Coutinho e em parte do Parque das Nações.

Monitorização e Otimização do Desempenho Energético – Ambiental da Iluminação Pública e Semáforos no Eixo da Av. da Liberdade e Baixa (Lisboa)

Informação

PROGRAMA

PPEC – Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Elétrica

INÍCIO

março 2008

DURAÇÃO

26 meses

Tecnologia LED
utilizada