Escola + Eficiente: 3 Municípios, 3 sessões públicas

Tal como o nome do projeto indica, “Escola + Eficiente – Eficiência Energética da Escola à Comunidade”, o projeto não se cinge apenas às escolas, almejando alcançar também a comunidade envolvente às escolas. Nesse sentido a Lisboa E-Nova, promotora do projeto, em parceria com os Municípios envolvidos, organizou 3 sessões abertas, durante o mês de março, para poder apresentar o projeto às comunidades de Lisboa, Amadora e Sintra. As sessões tiveram lugar no dia 6 de abril no CIUL – Picoas Plaza (Ponto de Encontro), dia 7 no Eco-Espaço da Amadora e na Casa da Juventude da Tapada das Mercês no dia 14.
Partiu-se para estas sessões com os objetivos bem estabelecidos: dar a conhecer as premissas do projeto à comunidade, apresentar os resultados obtidos até à data e debater ideias e estratégias aplicadas pelas escolas.
Os participantes tiveram a oportunidade, enquanto tomavam um café de boas vindas, de visitar a exposição de maquetes de “Escolas eficientes” elaboradas pelos alunos do 3º ano, resultantes do 1º Desafio do Projeto. Este foi o cartão de visita para as sessões e assim, ao levantar um pouco o véu em relação aos desafios, o público foi-se familiarizando com o tema do projeto.
Durante a sessão, foram apresentadas as premissas do projeto, as ferramentas colocadas à disposição dos professores e alguns dados como o número de alunos envolvidos (4331), número de sessões de formação dadas aos alunos até à data (205) e o número de relatórios já apresentados do Gestor Remoto (72), ferramenta desenvolvida pela Lisboa E-Nova que dá um apoio fundamental à poupança energética. Por outro lado, mostraram-se alguns resultados, como a poupança alcançada até à data, alguns trabalhos submetidos à avaliação do júri para os diferentes desafios, bem como outras atividades ou estratégias desenvolvidas pelas escolas, que, envolvendo os alunos, estão a contribuir para alcançar as poupanças desejadas.
Por último, a nossa parceira VPS fez uma “visita guiada” ao seu software beWatt, desenvolvido com o propósito de ajudar ao ensino e à sensibilização para a poupança energética.
As sessões foram concluídas com um tempo para debate e discussão de ideias. Após as dúvidas esclarecidas, ideias e interesses anotados, resta-nos continuar a trabalhar para um uso mais sustentável da energia elétrica!

Assista ao vídeo do projeto aqui.

EscolaEficiente