Etiquetagem energética – O envolvimento da sociedade civil nas atividades de vigilância de mercado

Dia: 29 de Março

Horário: 17h45 às 19h30 (a sessão terá início com um lanche de boas vindas)

Oradores: Laura Carvalho (Quercus)

Moderador: Miguel Águas (Lisboa E-Nova)

Resumo da Sessão:
A etiquetagem energética e os requisitos de conceção ecológica deveriam possibilitar a introdução de produtos mais eficientes no mercado, que ajudassem os consumidores a poupar energia e dinheiro, para além de contribuírem para a proteção do ambiente.
Um maior consumo energético corresponde a faturas mais elevadas, a um esforço adicional nas redes energéticas e a maior instabilidade climática. Estima-se que , na Europa, a venda de eletrodomésticos em situação irregular reduza em 10% as poupanças energéticas esperadas no setor doméstico. As perdas anuais resultantes das não conformidades estão avaliadas em cerca de 10,5 mil milhões de euros.
As organizações da sociedade civil podem e devem desempenhar um papel na promoção da fiscalização, recolha de informação e divulgação dos problemas encontrados. A campanha europeia MarketWatch tem como objetivo identificar produtos não conformes e retalhistas incumpridores que fazem aumentar as faturas energéticas e ameaçam as poupanças energéticas previstas na Europa.

 

A sessão é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, sujeita a validação.

Participantes com Mobilidade Reduzida
No CIUL existem elevadores de acesso ao auditório. A sala conta com espaço para cadeiras de rodas.

Informação

Laura Carvalho: ver CV

Pode consultar as apresentações deste evento na Página da Biblioteca.
Aceda aqui.

Local: CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa – Picoas Plaza – Rua do Viriato, 13, Núcleo 6-E 1º

Como chegar ao CIUL?  O CIUL fica situado no Centro Comercial Picoas Plaza (rua das instalações do Jornal Público). Dentro do Centro Comercial há uma praça interior ao ar livre, onde se situa a zona de restauração. O CIUL fica no 1º andar.

Autocarro – Carris: 727, 736, 738, 744, 783

Metro: Linha amarela – Estação Picoas