Lisboa Capital Verde da Europa

Lisboa foi eleita Capital Verde da Europa 2020. O anúncio foi feito no dia 21 de junho pela Comissão Europeia, na cidade de Nijmegen, na Holanda, Capital Verde deste ano.
Não há duas sem três ou à terceira é de vez! Pelo terceiro ano consecutivo Lisboa voltou a constar da lista de finalistas, desta vez a par de Ghent na Bélgica e Lahti na Finlândia. É a primeira vez que uma cidade do sul da Europa vence o galardão.
Trata-se de uma distinção que reconhece o esforço e comprometimento das cidades no desenvolvimento de políticas de proteção do ambiente e desenvolvimento sustentável. São diversos os parâmetros avaliados pelo júri de peritos europeus – mitigação e adaptação às alterações climáticas; transportes locais; áreas verdes urbanas e uso sustentável dos solos; natureza e biodiversidade; qualidade do ar ambiente; qualidade do ambiente acústico; gestão e produção de resíduos; gestão da água para uso público; tratamento de águas residuais urbanas; ecoinovação e emprego sustentável; performance energética e gestão ambiental integrada. Estes parâmetros são avaliados tendo presente a sua evolução ao longo dos anos e, também, os planos para o futuro.
A candidatura lisboeta apresentou as políticas de qualificação urbana e ambiental que têm vindo a ser adotadas de uma forma consistente nestes últimos anos na cidade, mostrando os seus esforços para se tornar uma cidade verde e liderar pelo exemplo.

O Júri considerou Lisboa uma inspiração e um modelo para muitas cidades, realçando a importância desta caminhada rumo à sustentabilidade que teve inicio durante um período de crise económica, provando que a sustentabilidade e o crescimento económico andam de mãos dadas.
O prémio Capital Verde da Europa foi criado pela Comissão Europeia em 2008 e já foi atribuído às cidades de Estocolmo (Suécia), Hamburgo (Alemanha) Vitoria-Gasteiz (Espanha), Nantes (França), Copenhaga (Dinamarca), Bristol (Reino Unido), Liubliana (Eslovénia), Essen (Alemanha) e Nimega (Holanda), Oslo (Noruega), e agora Lisboa (Portugal).

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina referiu que “esta é uma distinção que muito honra a cidade de Lisboa e que dá confiança para continuar a desenvolver uma cidade mais sustentável, com mais e melhores espaços verdes, melhor mobilidade e qualidade de vida.”

Mais informação
Website: http://ec.europa.eu/environment/europeangreencapital
Facebook: www.facebook.com/EuropeanGreenCapitalAward
Twitter: @EU_GreenCapital
LinkedIn: European Green Capital Award
EU policy on Urban Environment : http://ec.europa.eu/environment/urban/index_en.htm