Matriz da Água de Lisboa 2014

A Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa (CML), EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA e SIMTEJO – Saneamento Integrado dos Municípios do Tejo e Trancão, SA, promoveu a edição da Matriz da Água de Lisboa 2014 que, para além de atualizar os dados da Matriz da Água de 2004, permite igualmente avaliar a evolução ao longo do período em referência (2004-2014).

O objetivo desta publicação é identificar e quantificar os principais fluxos de água na cidade de Lisboa, desagregando, sempre que possível, os consumos por tipo de utilizador e tipo de utilização. Ao longo do documento é feita a caraterização do Concelho de Lisboa e dos sistemas de abastecimento de água, recolha e tratamento de águas residuais.

A Matriz da Água possibilita aos principais atores do setor da água e aos decisores políticos definir indicadores, ações, metas e medidas que conduzam a uma gestão mais eficiente da água. Para os profissionais do setor e para os cidadãos, este documento constitui uma excelente fonte de informação, ao incluir:
• Caraterização da Geografia, Clima e Recursos Hídricos do Concelho de Lisboa;
• Caraterização sumária do sistema de abastecimento de água e sistema de recolha e tratamento de águas residuais em Lisboa;
• Caraterização das entradas e saídas de água;
• Desagregação da água para consumo pelos diversos setores;
• Caraterização das águas residuais;
• Evolução dos fluxos de água de 2004 a 2014.

A Matriz da Água foi apresentada dia 20 de maio de 2015, nos Paços do Concelho, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água.

 

É possível descarregar o documento da Matriz da Água de Lisboa 2014, em pdf, através do seguintes links:

Download de média qualidade (3.2 MB): aqui.

Download de alta qualidade (64.6 MB): aqui.

Download da apresentação (powerpoint): aqui.

Informação

APRESENTAÇÃO

20 de maio 2015