Matriz Energética de Lisboa 2014

A Matriz Energética é uma ferramenta de monitorização anual da evolução dos consumos e emissões do Concelho de Lisboa. Enquanto observatório da dinâmica energética e carbónica da cidade, é um instrumento poderoso de apoio à decisão, uma vez que permite avaliar o impacto das medidas que a cidade tem vindo a implementar, com o objetivo de aumentar a eficiência energética do seu sistema urbano e de reduzir a sua contribuição para as alterações climáticas.
Além de descrever sucintamente o trabalho de recolha de informação, de definição de metodologias e de estabelecimento de prossupostos para o cálculo das estimativas dos consumos energéticos e das emissões carbónicas do concelho de Lisboa, esta Matriz apresenta os resultados desses cálculos para o ano de 2014 e oferece uma breve análise dos resultados.
A análise do consumo de energia em Lisboa teve por base a realização de 3 cálculos sequenciais:
1. Consumo de energia final
2. Consumo de energia primária
3. Emissões de CO2 associadas

A Matriz Energética de Lisboa, produzida no âmbito de uma parceria entre a Lisboa E-Nova, Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto Superior Técnico, mostra a evolução dos consumos ao longo dos últimos anos (2002 a 2014) e estabelece uma comparação com os valores Nacionais e com os consumos da Câmara Municipal de Lisboa.