MORGENSTADT

A Lisboa E-Nova colaborou com a CML no desenvolvimento do Projeto MorgenStadt City Challenge (projeto City Lab Lisbon – accelerating the sustainable development of cities), promovido pelo Fraunhofer Institute for Industrial Engineering, com o objetivo de acelerar e fortalecer o desenvolvimento sustentável de Lisboa, materializando-se num diagnóstico, planeamento estratégico e seleção de projetos concretos para implementação em Lisboa.

Os resultados foram:
1. Um perfil de sustentabilidade da cidade de Lisboa, que quantificará mais de 100 indicadores em 80 tópicos relevantes para a sustentabilidade urbana;
2. Um Roadmap estratégico para o desenvolvimento sustentável da cidade de Lisboa, com incidência nas seguintes dimensões: planeamento estratégico; inovação e desenvolvimento económico; informação e comunicação; mobilidade e tráfico; produção e logística; segurança; edifícios; energia e recursos naturais; água e gestão de resíduos.

Este documento que contou com a colaboração da Lisboa E-Nova, resume as principais conclusões do trabalho realizado pela equipa do Instituto Fraunhofer IAO, iniciado em setembro de 2015, sobre gestão inteligente e sustentável da cidade. Lisboa foi a terceira cidade escolhida por este centro de investigação alemão que estuda as resiliências das cidades e propõe soluções de gestão inteligente para combater o desperdício e preparar propostas de soluções integradas e sustentáveis, tanto do ponto de vista económico como ambiental.

Relatório

Sumário Executivo City Lab Lisbon

Informação

INÍCIO

Setembro de 2015

DURAÇÃO

8 meses