Projetar o futuro: uma educação para a sustentabilidade!

 

Data: 17 de Maio

Horário: das 09h00 às 17h00

Oradores: José de Matos (Caixa Geral de Depósitos), José Sá Fernandes (Câmara Municipal de Lisboa), Jean-François Blarel (Embaixador de França), João Pedro Matos Fernandes (Ministro do Ambiente), Maria Emília Brederode Santos (Conselho Nacional de Educação), Roland Gérard (Reseau “École et Nature” e CFEEDD), Julia Heiss (Secretariado da UNESCO), Manuel Gomes (CIDAADS), Isaura Vieira (DGE), José Archer (ABAE), Marta Pinto (CRE Porto), Fernando Louro Alves (Câmara Municipal de Lisboa), Susana Carvalhosa (ISCTE), Cristina Veiga-Pires (Centro de Ciência Viva do Algarve), Gonçalo Cavalheiro (Grace), João Dias (EMEL), Paulo Santos e Jorge Marques (ADENE), Pedro Delgado (Amb3E), Ana Martinho (Presidente da Comissão Nacional da UNESCO) e Catarina Albergaria (Câmara Municipal de Lisboa).

Moderadores: Maria Santos (Lisboa E-Nova), Francisco Teixeira (Agência Portuguesa do Ambiente) e Paulo Agostinho (Câmara Municipal de Lisboa)

Enquadramento:
Pretendeu-se promover um debate aberto, uma reflexão e uma disseminação de bons exemplos em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Neste sentido, no seguimento das premissas da Década das Nações Unidas da EDS (2005-2014), a que urge dar continuidade, pretende-se colocar no cerne do debate a temática de uma educação para os valores, alicerçada, nomeadamente, na Educação Ambiental, na Educação para o Desenvolvimento Sustentável e na Educação para a Justiça Ambiental. A “agenda” pública da próxima década deverá assentar em pilares como a criatividade, o empreendedorismo, a inovação, a sociedade do conhecimento e a sustentabilidade do seu desenvolvimento.
Assim, torna-se imprescindível reforçar a capacidade de intervenção das entidades públicas e privadas, em termos da transversalidade das suas atuações e da internalização dos valores da EDS nas suas práticas, seguindo uma visão holística, cidadã, multidisciplinar e transversal aos processos educativos, privilegiando o aprofundamento das parcerias com o “mundo não educativo”.
DESTINATÁRIOS: Agentes educativos (educação formal, não formal e informal), especialistas, investigadores, técnicos, decisores políticos, administração pública, ONG’s, empresas, estudantes, entre outros participantes interessados nas áreas da educação, ambiente, biodiversidade, energia, cultura…

A conferência foi gratuita, mas as inscrições foram obrigatórias.

Agradecimentos: Embaixador Jorge Lobo de Mesquita, Dr. Max Baquian (Diretor do Instituto Francês em Portugal), Anna Paula Ormeche (CNU) e Dr. Carlos Monjardino (Fundação Oriente).

Informação

António da Cruz Serra
José Mendes
Fernando Medina
Manuel Salgado
José Sá Fernandes
João Dias
Fátima Madureira
Pedro Dinis
Pedro Nave
Tiago Farias
Carlos Humberto de Carvalho
Manuel Queiró
Cristina Dourado
Regina Ferreira
Rui Lopo
Eduardo Feio
Fátima Madureira

Pode consultar as apresentações deste evento na Página da Biblioteca.
Aceda aqui.

Como chegar?

Morada: Rua Arco do Cego, 1000-300 Lisboa (Edifício sede da Caixa Geral de Depósitos)

Autocarros Carris: 7, 21, 22, 35, 36, 40, 44, 45, 49, 54, 56, 83, 90, 91, 727, 732, 738, 767

Metro: Estação Campo Pequeno

Parqueamento de bicicletas: nas  imediaçõedo Edifício da Caixa Geral de Depósitos (A Lisboa e-Nova e a Caixa Geral de Depósitos, não se responsabilizam por qualquer dano ou furto que possa ocorrer).