Projeto Escola + Eficiente: Primeiros resultados

A 1º edição do Boletim Escola + Eficiente está online.
O primeiro de vários bo¬letins informativos no âmbito do Projeto Escola + Eficiente encontra-se disponível. Pretende-se assim destacar as atividades desenvolvidas ao longo do ano e partilhar ideias e novidades entre as escolas.
Resultados do 1º desafio
Os trabalhos relativos ao 1º desafio, a maquete ou planta de uma “escola eficiente”, foram avaliados pelos elementos do júri, constituído por elementos da Lisboa E-Nova, Câmara Municipal de Lisboa, Amadora e Sintra. Os criativos trabalhos recebidos demonstram o empenho e o entusiasmo em perceber de que forma podem tornar a sua escola energeticamente mais eficiente. Destacaram-se em especial os trabalhos das escolas EB1 da Brandoa, Leão de Arroios, Dr. António Torrado, Colégio dos Plátanos e Real Colégio de Portugal.
Neste momento, está a decorrer o segundo dos 4 desafios para o concurso interescolar que se destina aos alunos do 1º ano, que deverão fazer uma reportagem junto dos seus encarregados de educação para demonstrar como pouparam energia em casa durante as férias de Natal. O terceiro desafio, que arranca a 29 de janeiro, é dirigido aos alunos do 2º ano, que devem fazer uma lista de medidas de eficiência energética da sua escola.

LeaodeArroios   AntonioTorrado   RealColegioPT

Brandoa   Platanos

A competição abrange não só os resultados dos desafios propostos como a redução dos consumos elétricos das escolas. As poupanças que conseguiram atingir durante o mês de outubro de 2018, a par com os resultados do primeiro desafio, estão refletidas no 1º “Ranking das escolas”, que pode ser sempre consultado no website do projeto.Das 21 escolas, 14 consumiram menos energia este mês de outubro em relação ao ano letivo passado (cerca de 70%), e por isso estão de parabéns! Neste momento, as escolas que lideram o ranking por Município são a EB Leão de Arroios (Lisboa), a EB1/Ji Brandoa (Amadora), e a EB1 Algueirão (Sintra).

Visite: www.escolaeficiente.org
Boletim Escola + Eficiente