PROJETO LIFE

A GEBALIS criou em 2010 o Projeto LIFE, para dar resposta à falta de habitações que correspondessem às necessidades de pessoas com mobilidade condicionada. Assim, criou uma nova classe de fogos denominada Fogos de Uso Universal.
0 Projeto LIFE envolve uma equipa abrangente e multidisciplinar, que avalia os condicionalismos físicos e sociais dos moradores, concebendo soluções ao nível da arquitetura e engenharia para adaptar cada casa às necessidades dos seus utilizadores.
Através do Projeto LIFE são realizadas intervenções profundas que possibilitam requalificar as habitações, em casas acessíveis e confortáveis com um design moderno e acolhedor.
As casas são equipadas com as mais recentes soluções tecnológicas, algumas das quais inovadoras, como as cozinhas dinâmicas, instalações sanitárias isentas de qualquer barreira de mobilidade, zona de duche na laje, recurso a automatizações diversas, domótica, sensores de movimento térmicos, estores elétricos, revestimentos acústicos e térmicos.
Na requalificação destas casas a preocupação com a eficiência energética é uma constante, desde a iluminação LED a 100%, sistemas de climatização de baixo consumo, iluminação de emergência, para além da inexistência total de barreiras arquitetónicas não só no acesso à habitação bem como na garantia de mobilidade no interior da mesma.
As últimas intervenções do Projeto LIFE incorporam nas habitações tecnologia que permite aos seus utilizadores, através do descarregamento de uma APP no telemóvel o controlo remoto integral quer seja no seu interior ou no exterior da casa. São habitações 100% wireless.
Ao conceito inicial de habitações de uso universal juntou-se agora, o conceito de uso intemporal, com a introdução da “Internet of the things” – Internet das coisas.
Para além da extensão da vida técnica das habitações graças às soluções, equipamentos e materiais empregues, com o recurso à “Internet of the things”, atinge-se igualmente a atualização tecnológica constante no tempo e sem custos.
As intervenções de requalificação realizadas no âmbito do Projeto LIFE não representam custos significativamente acrescidos relativamente a outras intervenções convencionais. No entanto, são habitações que necessitam de ser pensadas e projetadas de uma forma “diferente”. Tratam-se de habitações onde se procura a inexistência de custos de manutenção, prolongando o tempo de vida útil da habitação e que possam ser usadas de bom grado por qualquer pessoa, com ou sem limitações.
A GEBALIS, tem vindo desde 2010 a requalificar algumas casas municipais, estando todas elas a serem utilizadas por pessoas com diferentes patologias e elevados graus de incapacidades motoras.
O grande objetivo do Projeto LIFE é promover nos fogos municipais, condições de acessibilidade total, eliminando as barreiras físicas que constituem um obstáculo a mobilidade, dotando os seus utilizadores da maior autonomia possível, aumentando a sua autoestima e integração na sociedade.
Público-alvo:

Residentes com mobilidade condicionada.