Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050

Dia: 05 fevereiro

Horário: 18h00 às 19h30 (a sessão terá início com um lanche de boas vindas)

Oradores: 

Pedro Martins Barata (Get2C), Júlia Seixas (FCT-UNL)

Moderador: 

Maria João Rodrigues (Lisboa E-Nova)

Resumo da sessão:

Portugal comprometeu-se internacionalmente com o objetivo da neutralidade carbónica, objetivo esse em linha com o Acordo de Paris, no âmbito do qual os países assumiram o compromisso de limitar o aumento da temperatura média global do planeta a 2ºC. e a fazer esforços para que esta não ultrapasse os 1,5ºC.
O compromisso assumido de descarbonizar a sociedade portuguesa até 2050 colocou Portugal na liderança no combate às alterações climáticas. Para lá chegarmos está em desenvolvimento o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (que se encontra em fase de consulta pública), instrumento cujos resultados preliminares foram apresentados no passado mês de dezembro pelo Ministro do Ambiente. O Roteiro define cenários socioeconómicos e apresenta trajetórias alternativas até 2050 para todos os setores que permitam a redução total das emissões líquidas (energia e indústria, transportes e mobilidade, resíduos e águas residuais, agricultura, florestas e uso do solo e economia circular, transversal a todos os setores). No Ponto de Encontro falaremos das trajetórias de neutralidade carbónica para a economia portuguesa, da transição energética olhando para as opções tecnológicas e custos-eficazes associadas, bem como do papel da economia circular e a tão necessária mudança de comportamentos.

 

A sessão é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, sujeita a validação.

Participantes com Mobilidade Reduzida
No CIUL existem elevadores de acesso ao auditório. A sala conta com espaço para cadeiras de rodas.

Informação

Pode consultar as apresentações de Júlia Seixas na Página da Biblioteca.
Aceda aqui.

Pode consultar as apresentações de Pedro Barata na Página da Biblioteca.
Aceda aqui.

Local: CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa – Picoas Plaza – Rua do Viriato, 13, Núcleo 6-E 1º

Como chegar ao CIUL?  O CIUL fica situado no Centro Comercial Picoas Plaza (rua das instalações do Jornal Público). Dentro do Centro Comercial há uma praça interior ao ar livre, onde se situa a zona de restauração. O CIUL fica no 1º andar.

Autocarro – Carris: 727, 736, 738, 744, 783

Metro: Linha amarela – Estação Picoas


Ver mapa