SAVE ENERGY – Living Labs in Buildings

O projeto Save Energy teve como objetivo motivar os utilizadores de edifícios de serviços a adotar comportamentos energeticamente mais eficientes. O conceito base do projeto é a utilização da metodologia Living Lab, envolvendo cidadãos motivados, que participem no desenvolvimento de ideias, decisões e recomendações num ambiente de inovação aberta.

Este projeto envolveu cinco cidades Europeias: Lisboa, Manchester, Leiden, Luleo e Helsínquia, na implementação de cinco experiências piloto em diferentes edifícios públicos.

Pretendeu-se, através da disponibilização local dos consumos elétricos dos edifícios piloto e sensibilização dos utilizadores dos mesmos, despertar o seu interesse para as questões de eficiência e consequentemente promover a redução dos consumos energéticos nestes edifícios.

Em Lisboa o projeto teve lugar no edifício municipal Campo Grande 25, onde dois blocos do edifício foram equipados com analisadores de consumo que registam, em tempo real, os consumos dos três principais circuitos elétricos, bem como de alguns equipamentos de escritório. Adicionalmente foram também instalados sensores de temperatura, humidade e níveis de CO2 que aferem as condições de conforto ambiente.

Os dados recolhidos são armazenados numa base de dados central, onde estão os dados de todos os edifícios em monitorização, sendo apresentados localmente através de um display instalado no bloco.

A apresentação das ações desenvolvidas e respetivos resultados podem ser consultados na apresentação que foi promovida aos técnicos da CML que participaram no projeto. Veja aqui.

 

Newsletter nº1

Newsletter nº2

Newsletter nº3

Save Energy

Informação

PROGRAMA

Programa Competitividade e Inovação

INÍCIO

março 2009

DURAÇÃO

30 meses

Parceiros