Energia

SAVE ENERGY - Living Labs in Buildings

O projeto Save Energy teve como objetivo motivar os utilizadores de edifícios de serviços a adotar comportamentos energeticamente mais eficientes. O conceito base do projeto é a utilização da metodologia Living Lab, envolvendo cidadãos motivados, que participem no desenvolvimento de ideias, decisões e recomendações num ambiente de inovação aberta.

Este projeto envolveu cinco cidades europeias: Lisboa, Manchester, Leiden, Luleo e Helsínquia, na implementação de cinco experiências piloto em diferentes edifícios públicos.

Pretendeu-se, através da disponibilização local dos consumos elétricos dos edifícios piloto e sensibilização dos utilizadores dos mesmos, despertar o seu interesse para as questões de eficiência e consequentemente promover a redução dos consumos energéticos nestes edifícios.

Em Lisboa o projeto teve lugar no edifício municipal Campo Grande 25, onde dois blocos do edifício foram equipados com analisadores de consumo que registam, em tempo real, os consumos dos três principais circuitos elétricos, bem como de alguns equipamentos de escritório. Adicionalmente foram também instalados sensores de temperatura, humidade e níveis de CO2 que aferem as condições de conforto ambiente.

Os dados recolhidos foram armazenados numa base de dados central, onde estão os dados de todos os edifícios em monitorização, sendo apresentados localmente através de um display instalado no bloco.

A apresentação das ações desenvolvidas e respetivos resultados podem ser consultados na apresentação que foi promovida aos técnicos da CML que participaram no projeto.

Programa
Programa Competitividade e Inovação

Duração
30 meses

Página do Projeto

Parceiros

Áreas de Atuação
Energia

Data de início
Março de 2009

Orçamento Total

Conheça mais Projetos

EUCLID – Euro-med Community for Green Living Areas

Maio 22, 2018

HUB-IN – Hubs of Innovation and Entrepreneurship for the Transformation of Historic Urban Areas

Maio 17, 2018

SUSHI – SUStainable HIstoric city districts

Maio 14, 2018

Lisboa Capital Verde 2020

Maio 9, 2018

Biodiversidade Lisboa 2020

Maio 9, 2018

C-Tech – Climate driven Technologies for Low Carbon Cities

Maio 7, 2018

alfa-AMA SSD

Maio 5, 2018

Rehabilite

Maio 1, 2018

Mochila Verde

Maio 1, 2018

ProSTO – Best Practice Implementation of Solar Thermal Obligations

Abril 27, 2018

Reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa

Abril 15, 2018