Visita ao Sistema Pneumático do Parque das Nações

Dia: 24 de janeiro

Na área do Parque das Nações (Zona de intervenção da Expo’ 98), a remoção de Resíduos Urbanos (RU), é assegurada na sua maioria por um sistema de recolha pneumática onde os resíduos são transportados por vácuo (até à respetiva central de recolha) dentro de tubagens subterrâneas desde o local de deposição dos resíduos até às centrais de recolha.

Este sistema funciona através da implementação de uma vasta rede de tubagem enterrada em vala e em galeria técnica, ligando todos os edifícios residenciais, de escritórios e comerciais instalados nesta área e locais de recolha pública exteriores. Esta rede encontra-se dividida em duas zonas: uma parte em Galeria Técnica com um comprimento de cerca de 6 Km e, outra parte, enterrada em vala com aproximadamente 14 Km de comprimento.

É considerado o maior sistema de recolha automática de RU do mundo pela sua extensão e número de válvulas associadas ao sistema, num total de 1465 válvulas.

Este sistema é comandado por três centrais automáticas de recolha, a Central Sul (Sul1 e Sul2) e a Central Norte, a partir das quais os resíduos são recolhidos e posteriormente transportados para destino final.

Nestas centrais encontram-se instalados os equipamentos necessários à extração do ar da rede de condutas por forma a assegurar o transporte pneumático dos resíduos; à separação entre os resíduos indiferenciados e recicláveis, à compactação e acondicionamento dos resíduos em contentores herméticos, à filtragem do ar devolvido à atmosfera e finalmente à operação, controlo e supervisão do funcionamento de todo o sistema.

Os resíduos depositados nas bocas/comportas de deposição no interior dos edifícios e Bocas públicas são, desta forma, aspirados por uma corrente de ar circulando dentro das condutas a uma velocidade entre os 50-70 km h-1 e uma depressão de 30 KPa até à respetiva central de recolha onde são acondicionados.

Esta operação, totalmente informatizada, é controlada por meio de um programa automático (Envac, Scada) que comanda o acionamento electropneumático de abertura e fecho das válvulas sem que haja qualquer contacto com os recipientes ou sacos de resíduos ao longo das condutas.

A empresa que opera e é responsável pela manutenção deste sistema é a Envac, Ibéria.

1º turno – 10h

2º turno – 11h

Duração aproximada da visita: 45 minutos cada turno

Ponto de Encontro: Central Norte, que se encontra localizada na rua Príncipe do Mónaco (Alberto I), n.º 8 ( antigo lote 4.76). Em frente ao Colégio Oriente.

Nº máximo de participantes: 10 cada turno (a visita apenas será realizada se houver um mínimo de 5 participantes)

Recomenda-se o uso de calçado adequado e confortável.

A vista é gratuita para os participantes, mas as inscrições são obrigatórias no site da Lisboa E-Nova.

Durante o evento serão recolhidas imagens (vídeo e áudio) de todos os momentos indicados para posterior produção e utilização online e offline, sem restrições temporais, geográficas ou de formato.
Para a eventualidade de não pretender ser fotografado/ filmado, pedimos que dê essa indicação à organização do evento.

Organização

logolen488x332

Apoios

CML
envac
[contact-form-7 404 "Not Found"]