Sistemas inteligentes para a gestão energética de ETARs

Dia: 24 de Maio

Horário: 17h45 às 19h30 (a sessão terá início com um lanche de boas vindas)

Oradores: Pedro Póvoa (EPAL/LVT)

Moderador: Ângelo Mesquita (Lisboa E-Nova)

Resumo da Sessão:
A nível de consumo energético, verifica-se de forma generalizada nos países desenvolvidos que a energia consumida nos sectores da água e águas residuais representa entre 1% a 3% da energia consumida a nível nacional (EUA e Grã- Bretanha, respetivamente), sendo que o sector das águas residuais representa uma grande percentagem dos custos de operação e manutenção. O Sector da gestão dos sistemas de saneamento depara-se assim com o desafio de otimizar os processos, tendo em vista a redução dos consumos energéticos e diminuição da emissão dos gases com efeito de estufa decorrentes da gestão e tratamento das águas residuais, sem comprometer as licenças de descarga a que estão sujeitos.

A presente sessão visa a apresentação de um projeto de I&D designado por Smart Water 4 Energy (SW4E), financiado pelo QREN e POR Lisboa, que teve como objetivo ambicioso o desenvolvimento de um sistema inteligente para a gestão energética das ETAR, que permitisse dar respostas aos desafios do Sector, nomeadamente, a diminuição do consumo energético no processo de tratamento de águas residuais em simultâneo com a adoção de limites mais exigentes a nível da qualidade do efluente a descarregar nos meios recetores.

 

A sessão é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, sujeita a validação.

Participantes com Mobilidade Reduzida
No CIUL existem elevadores de acesso ao auditório. A sala conta com espaço para cadeiras de rodas.

Informação

Pedro Póvoa : ver Resumo Biográfico

Pode consultar as apresentações deste evento na Página da Biblioteca.
Aceda aqui.

Local: CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa – Picoas Plaza – Rua do Viriato, 13, Núcleo 6-E 1º

Como chegar ao CIUL?  O CIUL fica situado no Centro Comercial Picoas Plaza (rua das instalações do Jornal Público). Dentro do Centro Comercial há uma praça interior ao ar livre, onde se situa a zona de restauração. O CIUL fica no 1º andar.

Autocarro – Carris: 727, 736, 738, 744, 783

Metro: Linha amarela – Estação Picoas