Mobilidade

STARBUS- Promoting Sustainable Energetic Pathways for Buses' Fleet

Este projeto, resultado de uma candidatura ao Programa Europeu Intelligent Energy Europe, liderada pela ADEME, French Agency for Environment and Energy Management, pretendeu estabelecer um caminho comum que promova vias alternativas para os autocarros na Europa e, potencialmente para toda a frota de veículos.

No decorrer do projeto foram alcançados diferentes resultados, nomeadamente no que se refere a: bibliografias, metodologias, definições de sistemas de medição, ferramentas de simulação, bases de dados de emissões, softwares e casos práticos de aplicação.

O objetivo principal do projeto foi o desenvolvimento de uma ferramenta de análise que considera uma base de dados de emissões well to wheel (para integrar todo o ciclo de vida desde a produção do combustível: well to tank and tank to wheel), desde Euro 1 a Euro 4, para a maioria das opções utilizadas na Europa: Diesel com DPF (Diesel Particulate Filter), biocombustíveis, Gás Natural, etc. As emissões destes poluentes (CO, HC, NOx e partículas) e dos gases com efeito de estufa (GEE) foram medidas, ao longo do projeto, em diferentes vias/opções de transporte, para todas as velocidades do motor e níveis de carga. Nas redes de transportes públicos a testar, foram instalados equipamentos que permitiram registar a velocidade e o binário do veículo em condições reais. Com base nestes dados foram posteriormente estimadas as emissões de poluentes.

A colaboração entre 5 Agências de Energia-Ambiente de 5 países diferentes associadas a redes de autocarros, um laboratório especializado em medições de motores, um serviço técnico para comunicação do Ministério do Trabalho, Transportes e Habitação, e uma das maiores redes de transportes públicos, permitiu desenvolver, criar, testar e disseminar uma nova ferramenta de decisão complementada por metodologias, exemplos e um website.

Programa
 Programa Europeu Intelligent Energy Europe

Duração
36 meses

Página do Projeto

Parceiros

ADEME

Canecres

CRMT

B.R

RATP

CETE

ENEA

KAPE

Áreas de Atuação
Mobilidade

Data de início
Janeiro de 2006

Orçamento Total

Conheça mais Projetos

EUCLID – Euro-med Community for Green Living Areas

Maio 22, 2018

HUB-IN – Hubs of Innovation and Entrepreneurship for the Transformation of Historic Urban Areas

Maio 17, 2018

SUSHI – SUStainable HIstoric city districts

Maio 14, 2018

Lisboa Capital Verde 2020

Maio 9, 2018

Biodiversidade Lisboa 2020

Maio 9, 2018

C-Tech – Climate driven Technologies for Low Carbon Cities

Maio 7, 2018

alfa-AMA SSD

Maio 5, 2018

Rehabilite

Maio 1, 2018

Mochila Verde

Maio 1, 2018

ProSTO – Best Practice Implementation of Solar Thermal Obligations

Abril 27, 2018

Reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa

Abril 15, 2018