Mobilidade

SUMOBIS - Sustainable Mobility Services

O Projecto SUMOBIS estava integrado no programa de cooperação territorial do espaço Sudoeste europeu (SUDOE), que apoia o desenvolvimento regional através do co-financiamento de projectos transnacionais por intermédio do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

A congestão dos centros urbanos dentro do espaço SUDOE (sudoeste europeu) surge como uma problemática de grande dimensão nos objetivos atuais do desenvolvimento urbano sustentável, uma vez que as condições de circulação nestes centros são o vetor que levam a problemas ambientais graves (poluição sonora e atmosférica), bem como de degradação da produtividade do tecido económico local.

O espaço SUDOE tem a característica de conter no seu território cidades com problemáticas comuns em termos de mobilidade. Assim, o projeto SUMOBIS inscreveu-se numa lógica de reflexão comum das cidades parceiras (Toulouse, Burgos, Oviedo, Ponferrada, Huelva, Lisboa), tendo em vista aproveitar semelhanças e eventuais diferenças nas experiências conduzidas pelas diferentes cidades e a possível transferibilidade dos resultados.

A redução do número de automóveis na cidade, a limitação da sua hegemonia e o desenvolvimento de modos de transporte alternativos irão privilegiar as deslocações das pessoas por um leque de modos mais suaves e respeitadores do ambiente urbano.

O desenvolvimento de modos de transporte alternativos ao automóvel individual não constitui, por si só, uma solução única ao problema. Este deverá ser integrado num processo de evolução dos comportamentos que considere a necessidade de se promover uma mobilidade sustentável, que contará com um desenvolvimento de novos serviços para a mobilidade e uma maior sensibilização.

Os parceiros do projeto SUMOBIS comprometeram-se a trabalhar nestes dois grandes pontos, através do desenvolvimento de agências de mobilidade, que constituirão o centro nevrálgico das cidades parceiras, com o objetivo de tornar mais sustentável a mobilidade dos seus habitantes.

Estas agências terão a função de sensibilizar e informar o cidadão para modos mais sustentáveis de transporte, como: bicicleta, carpooling, carsharing, planos de mobilidade empresarial ou transporte público.

Programa

Duração
24 meses

Página do Projeto

Parceiros

Áreas de Atuação
Mobilidade

Data de início
Julho de 2009

Orçamento Total

Conheça mais Projetos

EUCLID – Euro-med Community for Green Living Areas

Maio 22, 2018

HUB-IN – Hubs of Innovation and Entrepreneurship for the Transformation of Historic Urban Areas

Maio 17, 2018

SUSHI – SUStainable HIstoric city districts

Maio 14, 2018

Lisboa Capital Verde 2020

Maio 9, 2018

Biodiversidade Lisboa 2020

Maio 9, 2018

C-Tech – Climate driven Technologies for Low Carbon Cities

Maio 7, 2018

alfa-AMA SSD

Maio 5, 2018

Rehabilite

Maio 1, 2018

Mochila Verde

Maio 1, 2018

ProSTO – Best Practice Implementation of Solar Thermal Obligations

Abril 27, 2018

Reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa

Abril 15, 2018