Visita à Fábrica de Água de Alcântara

Dia: 7 de junho, 10h00

A Fábrica de Água de Alcântara recebe e trata as águas residuais produzidas por cerca de 750 mil habitantes dos municípios de Amadora, Lisboa e Oeiras, sendo uma das maiores instalações de tratamento de águas residuais da Águas do Tejo Atlântico e do País.

Até chegarem à Fábrica, essas águas residuais percorrem uma complexa rede de drenagem no subsolo. Após tratamento, as águas residuais são devolvidas ao meio hídrico em condições ambientalmente seguras, garantindo a melhoria da qualidade da água da frente ribeirinha de Lisboa e do Estuário do Tejo.

Uma parte do caudal tratado é ainda reciclado de forma a poder ser reutilizado na lavagem de ruas e veículos e também na rega de espaços verdes, incluindo os cerca de três hectares de jardim que cobrem a própria Fábrica de Água de Alcântara.

Visita a uma das maiores estações de tratamento de águas residuais (ETAR) do País, que se distingue também pelo seu telhado verde, exemplo de integração paisagística recentemente distinguido com o Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura.
Com uma capacidade de tratamento instalada para um caudal entre 3,3 e 6,6m3/segundo, a Fábrica de Água de Alcântara está equipada com um sistema de desodorização que inclui equipamentos de ventilação e de tratamento de cheiros com capacidade para 160 mil metros cúbicos de ar por hora.
Assegurando o tratamento secundário e a desinfeção das águas residuais de parte dos municípios de Amadora, Lisboa e Oeiras, o seu funcionamento beneficia diretamente os milhares de habitantes servidos, garantindo a proteção da saúde pública, do ambiente e o bem-estar das populações.

Localização da Fábrica de Água de Alcântara:

Av. de Ceuta | Portaria junto à Rua do Arco Carvalhão (Coordenadas: 38.71873327340364 N; -9.174568355083466 O)

Duração aproximada da visita: 2 horas

Nº de participantes: 25

A vista foi gratuita para os participantes, mas as inscrições foram obrigatórias no site da Lisboa E-Nova.

Durante o evento serão recolhidas imagens (vídeo e áudio) de todos os momentos indicados para posterior produção e utilização online e offline, sem restrições temporais, geográficas ou de formato.
Para a eventualidade de não pretender ser fotografado/ filmado, pedimos que dê essa indicação à organização do evento.

Organização

logolen488x332

Apoio

logo_ATA_488x332