Visita ao Metro Transportes do Sul (MTS)

Dia: 13 de abril

A Siemens, entidade responsável pela implementação da infraestrutura do Metro Transportes do Sul, providenciou a oportunidade de visitar o centro de controlo e operações da empresa MTS- Metro Transportes do Sul, SA.

A MTS-Metro Transportes do Sul, S.A. desenvolve a sua actividade em regime de concessão, do projecto, de construção, do fornecimento de equipamentos e de material circulante, do financiamento, da exploração, da manutenção e da conservação da totalidade da rede de metropolitano ligeiro da margem sul do Tejo, ao abrigo do Contrato de Concessão, tendo a Concessão tido o seu inicio em 12 de Dezembro de 2002.

A implementação da infraestrutura, da responsabilidade da Siemens e de um consórcio dos maiores empresas de construção civil, foi concluída na sua totalidade em 2008. O material circulante, composto por 25 veículos tipo metro ligeiro, foi fornecido em 2005 pela Siemens. A operação do sistema de metro ligeiro iniciou-se em 2006 com o troço Corroios – Cova da Piedade, sendo a totalidade da rede composta por 3 linhas ser operado desde 2008.

O sucesso da implementação e da exploração da rede é demonstrada desde o inicio através da sua qualidade e disponibilidade de serviço.
Na visita às instalações da MTS, em Corroios, tomar-se-á contacto com a actividade do operador, começando por uma viagem num veículo Siemens Combino, entre a estação do Pragal e o Parque de Manutenção e Oficinas (PMO) em Corroios. Nas instalações da MTS será apresentado um enquadramento da operação e conduzida uma visita tanto ao ambiente de operação técnica (centro de controlo e supervisão de sistemas como a sinalização ferroviária, vídeo-vigilância, comunicações de voz, informação aos passageiros e bilhética) como de manutenção de material circulante (parqueamento, oficina de pequenas e grandes reparações e centro de lavagem).

Programa da visita: (Lisboa-Corroios-Lisboa)
9:45 Encontro na estação de entrecampos (zona da bilheteira)
10:05 Comboio Fertagus sentido Setúbal
10:20 Chegada estação Pragal
10:30 Viagem no metro para o PMO de Corroios (veículo Siemens Combino)
10:45 Apresentação MST
11:15 Visita ao centro de controlo e operações do MST
11:45 Visita ao PMO
12:30 Viagem para a estação do Pragal
12:59 Comboio Fertagus sentido Lisboa
13:15 Chegada à estação de Entrecampos

Público-Alvo:

Profissionais do sector público e privado, académicos e estudantes universitários das áreas de engenharia.

Número de Participantes: 30

Cada participante suportou o custo do bilhete de comboio Lisboa – Pragal – Lisboa. Do Pragal até Corroios e vice-versa, o transporte foi assegurado pela MST.

As inscrições foram obrigatórias no site da Lisboa E-Nova.

Organização

logolen488x332

Em Parceria

logo_SIEMENS_488x332
logo_MTS_488x332