1ª reunião presencial do projeto AI4PublicPolicy

O primeiro encontro presencial entre os 16 parceiros desde o começo do projeto, em março de 2021, decorreu entre 27 e 28 de setembro em Génova, no edifício Blue District, junto à famosa marina da cidade.

Nas sessões de trabalho juntaram-se as equipas técnicas responsáveis pelos diversos pilotos, para testar a plataforma de que se pretende criar no âmbito do projeto que, recorrendo a analíticas de inteligência artificial vai analisar, para o piloto de Lisboa, consumos e produção de energia em edifícios possibilitando uma melhor gestão da eficiência energética e futura implementação de medidas.

Lisboa é uma das cidades piloto e pretende recorrer a diversos tipos de dados relacionados com o consumo e produção de energia nos edifícios, para encontrar padrões e cruzamentos que levem a uma melhor gestão da eficiência energética, dos mesmos e numa perspetiva de planeamento futuro ao nível da cidade. O caso de estudo inicial prende-se com a identificação de painéis fotovoltaicos nas coberturas dos edifícios, de forma a conhecer-se com maior detalhe a capacidade instalada e a sua distribuição na cidade – quão longe estamos da meta de 103 MW inscrita no Plano de Ação Climática 2030?

Na manhã de dia 29, realizou-se um workshop onde os pilotos tiveram oportunidade de partilhar o trabalho desenvolvido com diversas entidades locais genovesas, com vista à demonstração da importância que o AI4PublicPolicy tem na solução dos desafios dos vários pilotos, muitos deles comuns à várias cidades (tal como a gestão de energia, abordado em Lisboa).

Foi ainda possível, no final das sessões intensivas de trabalho, conhecer a zona histórica da cidade numa visita guiada e provar das iguarias locais.

 827 total views

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x