Abertas as inscrições no Programa Eco-Escolas. Inscreva-se!

Estão abertas até 15 de novembro as inscrições no Programa Eco-Escolas 2016/2017.
Para realizar a inscrição as escolas interessadas deverão aceder à plataforma Eco-Escolas e registar-se.
Quanto mais cedo as escolas realizarem a inscrição mais cedo poderão também participar nos desafios/projetos e concursos opcionais disponíveis para a rede Eco-Escolas como é o caso do  Geração Depositrão que também já abriu inscrições, e que este ano se alarga a todas as escolas de agrupamentos onde exista pelo menos uma Eco-Escola. Através deste projeto as escolas podem recolher resíduos elétricos e eletrónicos, pilhas e acumuladores ganhando com isso vários prémios e ainda ajudando a Operação Nariz Vermelho.

O Programa Eco-Escolas é uma iniciativa de âmbito internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), atualmente presente em 64 países, que tem como principal objetivo promover uma cidadania ativa e participativa encorajando ações e premiando o trabalho desenvolvido por cada escola em benefício do ambiente/sustentabilidade.
Nasceu em 1994 no Reino Unido, Alemanha, Grécia e Dinamarca e é implementado em Portugal desde o ano letivo 1996/97 pela Associação Bandeira Azul da Europa.
Inspirado pela Cimeira do Rio (1992), foi reconhecido pela UNEP (2003) como uma metodologia adequada para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável(EDS), e mais recentemente pela UNESCO, aquando do balanço da Década, como a maior rede mundial de professores e alunos a trabalhar educação para a sustentabilidade.
O seu desenvolvimento visa estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, empresas, órgãos de comunicação social, ONGAS e outros agentes interessados em contribuir para a melhoria do Ambiente.
Fornece fundamentalmente uma metodologia, formação, enquadramento e apoio a muitas das atividades que as escolas pretendem desenvolver no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade e educação para a cidadania.
Pretende-se com a implementação do Eco-Escolas, estimular nas crianças e jovens o hábito de participação nos processos de decisão e a adoção de comportamentos adequados, no seu quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.
A atribuição da Bandeira Verde Eco-Escolas representa  o culminar do trabalho anual e comunica claramente a existência de uma escola com trabalho de qualidade na área do ambiente, através de um símbolo mundialmente reconhecido.

 

Qualquer dúvida contactem-nos para ecoescolas@abae.pt | 213942746

 1,699 total views