Arte e Cultura na Capital Verde Europeia

No âmbito do Programa de Formação PISTA, promovido pelo Alkantara Festival , e pelo Polo Cultural das Gaivotas da Câmara Municipal de Lisboa, A Lisboa E-Nova realizou, no dia 11 de abril de 2019, uma ação de formação sob o tema “Arte e cultura na Capital Verde Europeia”.
Pretendeu-se nesta formação capacitar, inspirar e fomentar a criação de trabalhos e eventos artísticos que caminhem no sentido de sensibilizar, informar e mobilizar a população para um futuro mais sustentável. As formadoras foram Maria João Rodrigues (Diretora Técnica e Financeira) e Diana Henriques (Gestora de projetos na área da Educação para Desenvolvimento Sustentável) e o acesso foi gratuito.
Estabelecendo a ponte entre arte, cultura e ambiente, exploraram-se diversas áreas do ambiente e sustentabilidade, nomeadamente a energia, mobilidade, água, alterações climáticas e economia circular, apresentando as principais metas para Lisboa em plenos preparativos para se tornar Capital Verde Europeia em 2020.
O Programa PISTA é um programa modular de formação e de fóruns, com vista ao desenvolvimento e atualização de competências profissionais, à partilha de boas práticas e à discussão pública de temas e tópicos chave para o desenvolvimento profissional de agentes culturais.