Big data e políticas públicas na cidade para a área da energia | Projeto AI4PublicPolicy

 

A Lisboa E-Nova promoveu, no passado dia 16 de fevereiro, na Fundação Cidade de Lisboa, o 2º Workshop participativo do projeto europeu AI4PublicPolicy que visa explorar o potencial da inteligência artificial no desenvolvimento de políticas públicas e uso de recursos públicos na renovação de edifícios e na utilização de energia.

Esta sessão contou com a presença de representantes das autoridades locais, empresas do setor energético, consultoria em sustentabilidade e de gestão de propriedade e associações civis.

À semelhança do 1º Workshop recorreu-se à utilização de métodos de dinamização de processos de cocriação através da interação direta com e entre participantes, aos quais foi lançado o seguinte desafio:

Se tivesse à sua disposição poder de processamento computacional, analíticas para grandes volumes de dados e capacidade de armazenamento, a que informação iria recorrer e que entidades iria envolver para ajudar a cidade de Lisboa a aumentar:

a eficiência energética nos edifícios residenciais e de serviços e,

o seu número de instalações solares fotovoltaicas.

Ao darem resposta ao desafio proposto os participantes partilharam as suas ideias e conhecimentos, recursos e contactos que cada um poderia disponibilizar. Através dos contributos obtidos, foi possível conhecer diferentes pontos de vista e abordagens, fontes de informação e métodos a considerar na fase de implementação do projeto e também consolidar alguns dos caminhos pré-estabelecidos, naquela que será a aplicação da Inteligência Artificial na criação de recomendações para políticas públicas no âmbito da energia solar e eficiência energética nos edifícios em Lisboa.

Saiba mais sobre o piloto do AI4PublicPolicy em Lisboa. Caso pretende envolver-se e contribuir, poderá enviar-nos um e-mail para info@lisboaenova.org .

 2,599 total views