Capital Verde 2020

Lisboa foi distinguida com o galardão Capital Verde Europeia 2020, atribuído pela Comissão Europeia à nossa cidade, reconhecendo o trabalho desenvolvido pelo Município, em prol de uma cidade mais verde, sustentável e amiga das pessoas. Esta distinção, que foi entregue pela primeira vez a uma capital do Sul da Europa, premeia os esforços, os resultados e o mérito das políticas públicas de sustentabilidade ambiental e social de Lisboa.

A Comissão Europeia valorizou, nomeadamente, o investimento estratégico na requalificação e criação de novas áreas verdes e corredores ecológicos, na promoção de uma política de cidade assente nas pessoas e para as pessoas, com destaque para a mobilidade pedonal e segura de vastas áreas da cidade, bem como os avanços e os compromissos assumidos em domínios como a descarbonização, a eficiência energética,  a energia solar e a boa gestão da água e dos resíduos, entre outros.

O prémio Lisboa Capital Verde Europeia 2020, exigirá por parte de todos, a assunção de um renovado compromisso com as políticas de sustentabilidade da Cidade. Neste sentido, está prevista uma vasta programação que incluirá projetos e obras municipais, exposições, conferências e festivais de grande projeção nacional e internacional, entre muitos outros eventos, dirigida a todos os públicos, com particular enfoque na comunidade estudantil. Tendo como premissas matriciais: Informar. Participar. Valorizar. Debater. Envolver o Programa está disponível em www.lisboagreencapital2020.com

Lisboa afirma-se assim como um promissor “embaixador” europeu e mundial, promotor de uma reflexão e ação sobre as mais prementes questões ambientais da contemporaneidade, estimulando ainda a criação de sinergias participativas e virtuosas com os mais variados setores e entidades (públicas e privadas) da Capital e do país, que perdurarão, estamos certos, para além de 2020!