Coleção Lisboa Informa

Na cidade, as árvores melhoram a qualidade do ar, produzindo oxigénio através da fotossíntese, evitam a erosão segurando a terra e evitando que a chuva a arraste, amenizam o clima, são uma fonte de alimento e refúgio para muitos animais e embelezam as ruas, avenidas e jardins.

Lisboa acolhe uma grande biodiversidade nos seus variados ambientes. A classe das aves é sem dúvida uma das mais representadas, de entre a diversidade faunística que aqui ocorre. Por toda a cidade encontram boas condições de alimentação, locais de nidificação e refúgio.

Descrição do universo da energia, recorrendo à descrição de situações do dia-a-dia, apostando na interiorização de conceitos e comportamentos através de 25 Eco-Gestos que aparecem associados a curiosidades e desafios para serem praticados em contexto familiar.

Este guia teve o apoio da Adene.

A água é um bem de todos e é inestimável. A gestão da água para consumo humano no nosso País é feita pelas Entidades Gestoras, visando proporcionar às pessoas água potável e segura. A EPAL é a mais antiga empresa de abastecimento do País e também a maior.

Nos dias de hoje, a par com os hortelãos, que ainda persistem, existe também nas hortas da capital uma grande diversidade de “novos agricultores”. Na maioria lisboetas, mas também novos emigrantes, de todas as idades, com vontade de produzir uma parte, mesmo que pequena…

Para quem não tem acesso a uma horta na cidade, os pátios e varandas representam uma alternativa com grande potencial. Desde o cultivo de plantas aromáticas e condimentares, hortícolas de folha, vagens, frutos e bagas, e até mesmo pequenas árvores de fruto, várias são as hipóteses de culturas…

Atualmente, a poluição sonora é um dos principais problemas ambientais e de saúde pública, que muito preocupa as sociedades modernas, exigindo uma urgente intervenção global para minimizar os seus efeitos.

A poluição atmosférica nas cidades provoca diversos efeitos negativos, por vezes irreversíveis, para a saúde pública e qualidade de vida dos seus habitantes. O grau de exposição e de perigosidade depende do nível de poluição, da área afetada e dos poluentes envolvidos…

A adoção de hábitos alimentares e não só, é um trabalho feito em equipa, crianças e famílias, em casa e na escola, pelo que com este guia deixamos várias sugestões do que podem fazer diariamente e conjuntamente, pois só com o contributo de todos é que vai ser possível ter sucesso na aquisição de competências para escolhas saudáveis e sustentáveis…

 2,745 total views

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x