Concursos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carta dirigida aos Professores com informação sobre as razões do cancelamento de alguns concursos

 

Caros Professores,

Como é do V. conhecimento estamos hoje confrontados com uma grave situação de calamidade sanitária, relacionada com o surto pandémico COVID-19.

A programação de Lisboa Capital Verde 2020 assentava, essencialmente, na participação presencial de todos, muito em especial das Escolas, em exposições, conferências, espetáculos e visitas, muitas em Lisboa, muitas outras fora da cidade.

Os concursos idealizados pela Câmara Municipal de Lisboa para desafiar as Escolas a neles participarem neste ano letivo, pressupunham a presença física de alunos e professores quer na organização/conceção de materiais/objetos, quer na pesquisa de territórios. Acresce que os prémios implicariam deslocações. Aspetos que atualmente são impossíveis de concretizar face à necessidade de confinamento a que estamos sujeitos.

Neste contexto, e porque não podem ser adaptados para este ano civil, não temos outra solução senão cancelar os seguintes concursos previstos no âmbito de “A Minha Capital é Verde” e “A nossa Capital é Verde”:

– Horta na Escola. Eu Ajudo na Cozinha (JI e 1º ciclo);
– Brilha: Agarra o Sol de Lisboa (2º ciclo);
– O Meu Roteiro é Verde (3º ciclo, secundário e profissional);
– A Nossa Capital é Verde (2º ciclo, 3º ciclo, secundário e profissional);

De qualquer modo, até porque foram especificamente concebidos pelo nosso parceiro ABAE – Associação Bandeira Azul, que pretende dar-lhes continuidade adaptando-os à presente realidade, a Câmara Municipal de Lisboa manterá o apoio aos concursos «O Mar Começa Aqui» e «Lisboa + Verde». Deste modo, em relação a estes, deverão aguardar o respetivo contacto por parte daquela entidade.

É evidente que não desistimos da Lisboa Capital Verde 2020, mas a programação está, naturalmente, a ser reformulada, ainda com mais ânimo e força, até porque acreditamos que os temas ambientais o justificam com maior premência. Aliás, para o efeito, envia-se em anexo, uma exposição que hoje mesmo foi redigida e colocada no site.

Agradecendo a vossa disponibilidade, mas sobretudo, desejando-vos as maiores felicidades e coragem para os novos tempos que todos vivemos,

o nosso bem-haja e um até breve!

José Sá Fernandes
Presidente do Conselho de Administração da Lisboa E-Nova
Vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia

 

 

O galardão atribuído  a Lisboa de Capital Verde Europeia 2020, é a assunção de um renovado compromisso com as políticas de sustentabilidade da Cidade.

Neste sentido, está prevista uma vasta programação tendo como premissas matriciais: Informar. Participar. Valorizar. Debater. Envolver.
A dimensão educativa de cariz ambiental assume um especial enfoque, sendo de destacar os Concursos dirigidos à Comunidade Escolar:
– Horta na Escola. Eu Ajudo na Cozinha (JI e 1º ciclo);
– Brilha: Agarra o Sol de Lisboa (2º ciclo);
– O Mar Começa Aqui (2º e 3º ciclos, secundário e profissional);
– O Meu Roteiro é Verde (3º ciclo, secundário e profissional);
– Lisboa Ecocampus – Lisboa Mais Verde (ensino universitário);
– A nossa Capital é Verde (destinado às escolas públicas de 2º e 3º ciclos do Continente e Regiões Autónomas, excetuando as Escolas sediadas no Concelho de Lisboa)

Mais Informações sobre os concursos, aqui

 1,358 total views