Deco e Adene promovem live “Sistemas de Aquecimento: como escolher, passo a passo”, 19 jan, 17h30

Com o frio chega a altura de começar a aquecer as casas e, com isso, começam também as preocupações dos consumidores com as faturas de energia.

Foi a pensar nas dúvidas e dificuldades sentidas pelos consumidores que a DECO e a ADENE decidiram promoveram um ciclo de 3 lives do projeto HARP para partilhar informação, conselhos e ferramentas úteis para os consumidores, que iniciou em novembro de 2021 e termina em janeiro de 2022.

O objetivo desta iniciativa é falar de forma prática e acessível sobre aquecimento eficiente e ajudar os consumidores a perceber como podem encontrar soluções de aquecimento que poupem as suas carteiras e também o ambiente.

Este 3º e último live “Sistemas de Aquecimento: como escolher, passo a passo” será dedicado a rever com os consumidores os diferentes aspetos que têm de ter em conta para tomar a sua decisão e antes de se dirigirem a uma loja ou profissional. São vários os conselhos sobre a informação a recolher e aspetos a ponderar antes de tomar uma decisão.

O evento para inscrição está disponível aqui e será transmitido no Facebook da DECO e no Facebook da ADENE.

 

Os dois eventos anteriores – Quanto custa uma casa quente? Planear é poupar  e O B-A-BA do aquecimento: Saiba o que mais lhe convém – continuam disponíveis online.

O primeiro focou a importância do aquecimento eficiente e os benefícios de ter um sistema de aquecimento eficiente, enquanto o segundo foi dedicado às tecnologias de aquecimento – aquecimento de água: instantâneo ou por acumulação, bombas de calor, caldeiras de biomassa, caldeiras de condensação, sistemas combinados ou híbridos e solar térmico.

 

O projeto HARP que visa motivar os consumidores a planear a substituição dos seus equipamentos de aquecimento antigos e ineficientes por alternativas mais eficientes, se possível, com recurso a energias renováveis. Para isso, entre outros recursos, criou a HARPa, aplicação online que ajuda os consumidores a avaliar e substituir os seus sistemas de aquecimento. Introduzindo apenas alguns dados, os consumidores receberão apoio em todo o processo de decisão, para:

  1. Determinar a eficiência do sistema atual de aquecimento ambiente e/ou preparação de água quente, através do cálculo da etiqueta energética.
  2. Identificar as soluções mais adequadas e eficientes para o aquecimento ambiente e/ou a preparação de água quente.
  3. Aceder a informação sobre aquecimento eficiente: tecnologias, mitos, benefícios.
  4. Calcular as poupanças expectáveis (redução da fatura de energia, do consumo energético e das emissões de CO2).
  5. Facilitar o acesso a profissionais.
  6. Listar incentivos em vigor para apoiar a substituição/aquisição de novos equipamentos.

Toda a informação produzida pela aplicação pode ser descarregada no final em formato PDF.

 

Veja mais em https://aquecimentoeficiente.adene.pt

 1,140 total views

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x