Energia

Sharing Cities

O programa “farol” Sharing Cities, apoiado pelo Programa Horizonte 2020, pretendeu criar uma base comum, assente em economias de escala, para transformar cidades inteligentes numa realidade. Através de uma vasta colaboração internacional assente em três grandes eixos (as cidades, a indústria e as universidades), o programa visou garantir que as soluções adotadas se tornam mais acessíveis e inclusivas, explorando o seu potencial de integração, com vista a fortalecer a confiança dos cidadãos.

As cidades de Lisboa, Londres e Milão lideraram o desenvolvimento de um projeto demonstrativo de alguns dos elementos necessários à efetiva criação de uma cidade inteligente, nomeadamente, através de:

    • Desenvolvimento de soluções integradas que respondessem aos desafios energético-ambientais da atualidade: menos poluição, mais eficiência energética, maior produção renovável de energia, menos emissões de CO2, melhor mobilidade, mais emprego e mais inclusão social.
    • Aproximação dos cidadãos às suas cidades, aumentando a sua participação, com recurso às novas tecnologias e ferramentas.
    • Desenvolvimento de um plano de ação inovador, que sirva de modelo a outras cidades da UE e do mundo.
    • Identificação e alavancagem de fontes de financiamento privado e de novos modelos de negócio nas cidades, com base na informação gerada pela aplicação e integração destas soluções.

A Lisboa E-Nova assumiu um papel de liderança global no âmbito deste projeto demonstrativo, que compreendeu todas as atividades de implementação das tecnologias e soluções necessárias. Neste que foi o pacote de trabalho mais ambicioso do projeto, enquadram-se iniciativas tais como:

    • Promoção da reabilitação de edifícios residenciais e de serviços públicos e privados, visando reduzir o consumo de energia em 5.614.780 kWh/ano.
    • Desenvolvimento de sistemas inovadores de gestão de energia para edifícios e bairros das cidades, focados na otimização da eficiência do consumo com base nas necessidades locais.
    • Implementação de um portfólio de medidas de mobilidade elétrica
    • Demonstração de soluções para iluminação inteligente integrando as infraestruturas e serviços urbanos como soluções inteligentes, que permitissem a gestão e comunicação de dados de forma integrada.

A nível global, este programa foi liderado pela Greater London Authority e conta com 35 parceiros de 7 países Europeus. De entre este conjunto alargado de parceiros, destacou-se a rede de parceiros portugueses que, para além da Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa E-NOVA, contou também com a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), a EDP Distribuição, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, o Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEiiA), a REABILITA, e a Altice Labs.

Programa
Horizon 2020 Smart Cities & Communities

Duração
60 meses

Página do Projeto
Visite aqui a página do projeto

Parceiros

Áreas de Atuação
Energia

Data de início
Janeiro de 2016

Orçamento Total

Conheça mais Projetos

EUCLID – Euro-med Community for Green Living Areas

Maio 22, 2018

HUB-IN – Hubs of Innovation and Entrepreneurship for the Transformation of Historic Urban Areas

Maio 17, 2018

SUSHI – SUStainable HIstoric city districts

Maio 14, 2018

Lisboa Capital Verde 2020

Maio 9, 2018

Biodiversidade Lisboa 2020

Maio 9, 2018

C-Tech – Climate driven Technologies for Low Carbon Cities

Maio 7, 2018

alfa-AMA SSD

Maio 5, 2018

Rehabilite

Maio 1, 2018

Mochila Verde

Maio 1, 2018

ProSTO – Best Practice Implementation of Solar Thermal Obligations

Abril 27, 2018

Reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa

Abril 15, 2018