EPAL convida portugueses a cozinhar de forma sustentável sem desperdício de água e de alimentos

A EPAL continua o seu caminho na sensibilização da comunidade para o consumo racional da água da torneira e para o combate ao desperdício alimentar, com o lançamento de um novo livro de receitas sustentáveis. Isabel Zibaia Rafael, autora do conhecido blogue culinário “Cinco Quartos de Laranja”, aceitou o desafio lançado e assina um conjunto de 24 receitas da gastronomia portuguesa que apresentam um toque especial: a água da torneira é o ingrediente principal.

Mais do que um repositório de receitas, o livro pretende transmitir um conjunto de boas práticas para incentivar o consumo sustentável de água e reduzir o desperdício alimentar. A organização e planeamento das compras semanais, rentabilizando o tempo disponível e proporcionando uma alimentação equilibrada, a utilização do mesmo ingrediente-base para várias refeições, a compra de produtos a granel, privilegiando produtos locais e da época, o reaproveitamento dos alimentos e a reutilização da água para diversos pratos da semana são gestos incentivados nesta publicação.

É  o 2.º livro da coleção “Irresistível Água da Torneira à Mesa com…” da EPAL que inclui propostas de pequeno-almoço, sopas, opções vegetarianas, pratos de peixe, carne, águas aromatizadas, sumos, batidos e sobremesas. O denominador comum de todas as 24 receitas é a importância da opção pela água da rede e o esforço de redução do desperdício alimentar.

 

O livro está disponível online e pode ser descarregado gratuitamente aqui!

 

O primeiro livro da coleção “Irresistível Água da Torneira à Mesa com…” é da autoria da Cátia Goarmon, ex-concorrente do Master Chef Portugal e autora de um programa no canal de TV 24Kitchen, que reuniu propostas de receitas que promovem práticas mais sustentáveis, a economia circular e a utilização de produtos sazonais e locais.

Disponível aqui!

 1,795 total views