Página anterior Página posterior
Contra-capa

PROJETO ESCOLA + EFICIENTE

Dos Desafios às Soluções
Separador 1

Juntos por uma
comunidade
mais eficiente

ÍNDICE

Indice
5
9
10 Plataforma beWatt
12 Sensores de Consumo elétrico
13 Gestor Remoto
17
18 Boletim “Escola + Eficiente”
18 Página de Internet
19 Sistema display: Notícias e consumos
20 Apresentações Públicas
23
24 As Escolas Participantes
25 Lisboa
26 Amadora
27 Sintra
24 Os Desafios
30 Desafio 1
34 Desafio 2
36 Desafio 3
39 Desafio 4
43 As Poupanças
43 Medidas propostas
45 Iniciativas promovidas pelos alunos
48 Medidas de poupança implementadas
49 Poupanças Alcançadas
53 Os Rankings
56 Entrega de Prémios
59
60 Juntas de Freguesia
63
66
Mundo

Apresentando o projeto
Escola + Eficiente

O Projeto Mundo
O Projeto

Após os bons resultados atingidos em 2014-2015 (PPEC 2013-2014) com o Projeto Escola+, implementado em 20 escolas no Concelho de Lisboa, o Projeto Escola + Eficiente alargou a sua área de atuação, integrando os Municípios da Amadora e Sintra, atuando assim em 21 escolas (7 por Município), entre o sector público, privado e IPSS. Estiveram diretamente envolvidos 4331 alunos, 266 professores, abrangendo cerca de 13800 membros da comunidade escolar.

O projeto Escola + Eficiente – Eficiência Energética da Escola à Comunidade, teve como objetivos principais sensibilizar para a eficiência energética, promover alterações comportamentais e reduções efetivas de consumos elétricos a curto, médio e longo prazo, em Escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) dos Concelhos de Lisboa, Amadora e Sintra.
Para alcançar os objetivos propostos foi explorada, de uma forma colaborativa e dinâmica, a temática da eficiência energética em contexto escolar, envolvendo ativamente os participantes através de um conjunto de formas criativas:

• Promoção de uma competição inter-escolar no ano letivo 2017-2018;

• Formação e sensibilização de toda a comunidade escolar (alunos, professores, encarregados de educação e assistentes operacionais da escola);

• Monitorização, em contínuo, durante um ano letivo, dos consumos de eletricidade das escolas envolvidas.

Durante o período da competição foram avaliados dois parâmetros: Os Desafios e a Poupança Elétrica. Após a apreciação dos trabalhos pelo júri e o cálculo da poupança elétrica, a classificação parcial das escolas foi sendo apresentada, tendo resultado em 4 rankings ao longo do ano.

Para apoiar as escolas em ambos os parâmetros de avaliação, foi garantido um acompanhamento contínuo por parte de um formador, nomeadamente através da realização de sessões de formação interativas com todos os alunos envolvidos no projeto, ações de formação ministradas aos professores e ainda sessões dedicadas a assistentes operacionais e encarregados de educação.

Página 6
As escolas participantes foram dotadas de um conjunto de ferramentas tecnológicas, de modo a acompanhar em pormenor as suas poupanças, comunicar notícias sobre o projeto e sobre a escola, bem como ensinar e aprender sobre a energia elétrica e eficiência energética de forma lúdica e interativa. Complementando o acompanhamento ao nível didático e de proximidade, fez-se também o acompanhamento técnico das escolas, com a realização de visitas técnicas e a aplicação da ferramenta gestor remoto, através do qual foram detetadas oportunidades de poupança, prontamente comunicadas às escolas. Paralelamente e de forma a manter a competição acesa, foram enviadas notícias periódicas, boletins informativos e e-mails.

No final do concurso foram apuradas 3 escolas vencedoras (uma por município), tendo sido ainda atribuída uma menção honrosa. Cada uma das escolas vencedoras recebeu um prémio composto por diversos kits pedagógicos e científicos, contendo equipamentos com o intuito de explorar a temática da energia.

O Projeto integrou igualmente uma componente de envolvimento da Comunidade, promovendo poupanças e aplicando a metodologia Gestor Remoto em edifícios de serviços de pequena dimensão e sem fins lucrativos, existentes nas áreas das Juntas de Freguesia das escolas participantes. As Juntas de Freguesia foram assim envolvidas no projeto, tendo sido responsáveis pela seleção do equipamento alvo de intervenção, num total de 14 edifícios.
Fig.1 Fig.2

Formação de alunos e de professores

Mais informação em: http://lisboaenova.org/escolaeficiente
Assista ao vídeo de resumo do projeto em:
Página 6
Mundo

Diferentes ferramentas
para diferentes fins
com o mesmo objetivo

O Projeto Mundo
O Projeto
Tecnologias do projeto

Todas as escolas envolvidas no projeto Escola + Eficiente tiveram acesso a um conjunto de ferramentas tecnológicas de monitorização e análise dos consumos energéticos. Estas foram pensadas e desenhadas para alcançar diferentes segmentos da comunidade escolar – professores, alunos, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação.

A plataforma beWatt foi o agente agregador de parte das ferramentas, sendo essencial a sua utilização para a leitura dos dados obtidos. Assim, em todas as escolas foi instalado um ecrã LCD num local de fácil acesso e de boa visibilidade permitindo a toda a comunidade escolar acompanhar em tempo real a evolução do consumo elétrico da esco la e de variáveis ambientais monitorizadas, bem como as mais variadas notícias sobre a escola e sobre o projeto. Além do ecrã, as escolas participantes receberam um computador portátil para possibilitar o acesso ao histórico dos consumos elétricos e fatores ambientais, explorar a plataforma beWatt com os alunos e publicar notícias no ecrã LCD, entre outras ações.


Plataforma beWatt

Desenvolvida pela empresa portuguesa Virtual Power Solutions, o beWatt é uma plataforma didática dirigida aos alunos do 1º CEB sobre a temática da energia elétrica. Desempenha um importante papel na motivação dos alunos mais novos para a eficiência energética e constitui um recurso pedagógico para professores e alunos. A plataforma integra diferentes ambientes, nos quais o utilizador fica a conhecer melhor as diversas formas de produção de energia, e diversos jogos que estimulam a aprendizagem das temáticas abrangidas.

O beWatt é uma aplicação multimédia interativa que permite aos alunos acompanharem as repercussões das suas ações de poupança. Funciona como interface para explorar um sistema de monitorização por telecontagem de eletricidade e de variáveis ambientais interiores (temperatura e humidade relativa), instalado nas escolas.

Página 6
A plataforma permitiu aos utilizadores visualizarem os dados reais de energia elétrica em dois circuitos relevantes para a escola em causa, bem como as variáveis de conforto (temperatura interior e humidade relativa) dos seus edifícios. Deste modo, os conceitos teóricos foram adequados à realidade e serviram de base para escolas desenvolverem o seu próprio projeto de promoção da eficiência energética.

Ao permitir que a plataforma fosse utilizada fora do âmbito escolar por parte de todos os alunos participantes, por exemplo em suas casas, facilitou-se ainda a disseminação da plataforma e o envolvimento da comunidade escolar mais abrangente. Foi dado o acesso às 21 escolas ao beWatt por dois anos letivos.

Visite a Plataforma beWatt em: https://bewatt.energy

VPS
Fig.3 Fig.4

Interface da plataforma beWatt

Página 11

Sensores de consumo elétrico

Todas as escolas foram equipadas com sensores de temperatura e humidade, e dois medidores de corrente elétrica, como parte do sistema de monitorização associado à plataforma beWatt. Isto permitiu obter dados relativos às variáveis de conforto e segurança dos locais considerados, por cada escola, como mais relevantes. Da mesma forma foram obtidos dados relativos às variáveis de consumo de eletricidade resultantes da monitorização de dois circuitos elétricos, por exemplo refeitório e blocos de salas de aula. No caso das instalações em BTN (Baixa Tensão Normal), que não possuíam contador de telecontagem, foi analisado o consumo geral da escola para recolha de dados para a ferramenta do Gestor Remoto.

Os dados obtidos tiveram uma importante função pedagógica, ao permitirem relacionar facilmente o consumo de locais específicos com os comportamentos adotados, pois os circuitos elétricos analisavam áreas mais restritas. A poupança elétrica de cada escola foi calculada através dos dados do contador de telecontagem da EDP Distribuição, à exceção das instalações BTN como referido. Esta foi uma componente essencial para, juntamente com os desafios propostos, aferir o resultado da competição.

A comunicação e disseminação generalizada da plataforma beWatt foi apoiada por um monitor LCD, instalado em cada escola num local de boa visibilidade, permitindo manter a comunidade escolar atualizada sobre a sua performance energética. Esta forma de comunicação foi fundamental para que alunos, professores, encarregados de educação, funcionários e demais pessoas que visitavam a escola estivessem em contacto com o projeto, obtendo informações sobre a situação da escola na competição.
Fig.5

Sensores e transmissor de consumo instalados

Fig.6

Arquitetura do sistema instalado para contagem, transmissão, tratamento e leitura de dados de consumo elétrico

Página 12

Gestor Remoto

O Gestor Remoto é uma ferramenta desenvolvida pela Lisboa E-Nova que consiste na análise sistemática dos perfis de consumo elétrico, produzindo-se relatórios periódicos com recomendações de implementação de medidas com impacto na fatura elétrica. Neste projeto, o Gestor Remoto foi utilizado para diagnosticar o perfil energético dos edifícios escolares e propor medidas de poupança, permitindo a comparação entre as escolas com base no seu historial. Ao longo do Projeto Escola + Eficiente esta metodologia foi, sempre que possível, aplicada numa base mensal, tendo sido produzidos 160 relatórios mensais e 21 relatórios finais com a caracterização das instalações e proposta de medidas de eficiência energética.

Para um melhor aconselhamento das medidas de poupança energética que, ao longo do ano, cada escola poderia adotar, foram realizadas visitas técnicas a cada instituição participante. Estas visitas contemplavam, primeiramente, reuniões com os coordenadores/diretores das escolas, com os assistentes operacionais e com os responsáveis técnicos das mesmas para conhecer o horário e o funcionamento do edifício. Em seguida visitavam-se os espaços cujo consumo elétrico é, normalmente, mais significativo (como as cozinhas, as salas de aula e as salas técnicas). Deste modo, foi recolhida informação técnica sobre o equipamento existente na escola e sobre a sua utilização.

No final do projeto foi elaborado para cada escola um relatório com a caracterização de instalações e proposta de medidas de eficiência energética. As medidas sugeridas abrangiam ações com impacto nos consumos de eletricidade, a nível comportamental ou com necessidade de investimento, como a substituição de equipamento obsoleto por equipamentos mais recentes, e uma simulação de implementação de sistemas solares fotovoltaicos.
Fig.7 Fig.8

Visitas técnicas às escolas

Página 13

Os dados de consumo elétrico utilizados neste processo tiveram por base os diagramas de carga disponibilizados gratuitamente pela EDP Distribuição aos consumidores abastecidos em Média Tensão e Baixa Tensão Especial, que incluem várias escolas do 1º CEB. Estes diagramas de carga contêm os consumos de eletricidade registados de 15 minutos em 15 minutos, permitindo uma análise pormenorizada dos dados, com claras vantagens face à informação presente nas faturas de eletricidade. No caso das escolas que não possuíam contador de telecontagem, foi usado o sistema de monitorização associado à Plataforma beWatt, instalado em todas as escolas participantes.

Perfil de consumos

Exemplo de Gráfico produzido nos relatórios Gestor Remoto: Perfil de consumos mensais 2017 e 2018.

Página 14
Perfil de consumos

Exemplo de Gráfico produzido nos relatórios Gestor Remoto: Comparação de perfis diários de um mês com o mês homólogo do ano anterior.

Os relatórios, produzidos para as 21 Escolas participantes, incluíram estes e outros gráficos, apresentando a caracterização e análise do perfil de consumo energético da escola, sugerindo a implementação de medidas de eficiência específicas para cada escola.

Página 15
Mundo

Uma comunicação
mais eficiente com a
comunidade

Comunicação Comunicação
Comunicação

Ao longo do projeto Escola + Eficiente, para comunicação com a comunidade, foram utilizados três meios principais: os boletins, a página web e a publicação de notícias. Estas tinham objetivos diferentes, que eram, contudo, complementares.

O projeto foi notícia, ao longo do ano, em canais de televisão locais, apresentado em sessões públicas nos municípios participantes, onde também decorreram exposições com trabalhos realizados pelos alunos, e apresentado em eventos diversos.


Boletim “Escola + Eficiente”

O Boletim “Escola + Eficiente” (newsletter oficial do projeto) funcionou como meio de comunicação para divulgar informações sobre o projeto e destacar as principais atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, assegurando a ligação entre as escolas participantes. Ao longo do ano letivo 2017-2018, foram publicadas 4 edições do boletim em formato PDF e “e-newsletter

Boletim 1

Nº.1/jan. 2018

Boletim 2

Nº.2/fev. 2018

Boletim 3

Nº.3/abr. 2018

Boletim 4

Nº.4/jun. 2018

Página 18
Página de Internet

A página oficial do Projeto, http://lisboaenova.org/escolaeficiente/, contém a descrição das linhas gerais do projeto, os seus principais componentes e todos os materiais relevantes para as escolas participantes, como os regulamentos e material de apoio diversificado. Esta foi sendo constantemente atualizada com a introdução de notícias e destaques relativos aos avanços do projeto, edições do “boletim Escola + Eficiente”, resultados dos desafios, visualização de trabalhos feitos pelos alunos e o ranking das escolas.
Fig.9

Imagem da página inicial do site oficial do projeto

Sistema display: Notícias e consumos

Este canal de comunicação foi parte integrante da plataforma beWatt. Devido à sua integração com as diversas plataformas, foi bastante utilizado para comunicar, entre outras coisas, a existência de novos boletins, os rankings e o lançamento de desafios.

No caso das notícias, é de realçar a possibilidade dada aos professores e responsáveis das instituições envolvidas de publicarem notícias sobre a escola nesta plataforma. Algumas escolas tiraram bastante proveito desta componente, publicitando visitas de estudo, festas, quadros de honra entre outros temas.
Fig.10

Imagem do Display no ecrã LCD

Página 19

Apresentações Públicas

Refletindo a intenção de um maior envolvimento da comunidade local no projeto, foram organizadas três sessões públicas de apresentação, durante as quais foram apresentados os objetivos, os desafios encontrados, os resultados obtidos à data das sessões e exibidos alguns dos trabalhos realizados. As sessões contaram com um café de boas vindas e uma visita à exposição dos 21 trabalhos entregues no 1º Desafio.

Sessões

Sessão em Lisboa

Sessões

Sessão em Amadora

Sessões

Sessão em Sintra

Página 20

Apresentações Públicas

Por iniciativa de algumas escolas, o Projeto Escola + Eficiente teve, ao longo do ano, destaque em meios de comunicação locais, como os municipais, ao nível da freguesia ou escolares, aumentando o alcance do projeto no seio da comunidade local.

Reportagens

Reportagem da Amadora TV

Reportagens

Reportagem da Canal Arroios

Página 21
Mundo

O mais importante
é participar e contribuir
para um futuro mais verde

A competição A competição
A Competição


Ao longo do ano escolar foi promovida uma competição amigável entre as 21 escolas participantes no projeto. Os critérios de pontuação da competição basearam-se em duas componentes principais:

1) Pontuação atribuída à poupança elétrica (pontuação de 1 a 20 )
Redução do consumo energético da escola, durante o ano letivo, relativa ao consumo do ano anterior;

2) Desafios (4, com pontuação de 1 a 20)
Realização de trabalhos pelos alunos sobre a temática da eficiência energética, avaliados por um Júri, de acordo com critérios específicos para cada um.


As escolas participantes

LISBOA

| EB1 Professora Aida Vieira
| EB1 O Leão de Arroios
| Associação Infante de Sagres
| Escola Básica Paulino Montez
| EB1 Nº1 de Lisboa
| Associação Ester Janz
| Real Colégio de Portugal

AMADORA

| EB1/JI Vasco Martins Rebolo
| Colégio de Alfragide
| EB1/JI Sacadura Cabral
| EB1/JI da Terra dos Arcos
| EB1 Ricardo Alberty
| EB1/JI da Brandoa
| Escola Luís Madureira

SINTRA

| Colégio dos Plátanos
| EB1/JI de São Marcos Nº1
| EB1/JI Casal da Cavaleira
| EB1 do Algueirão
| EBS Mestre Domingos Saraiva
| EB de Lourel
| EB Dr. António Torrado

Página 24
Mapa de Lisboa Rosa dos ventos
Mapa de Amadora Rosa dos ventos
Mapa de Sintra Rosa dos ventos
A competição Página 28

Desafios
Os desafios da competição interescolar do projeto Escola + Eficiente pretenderam ser, para além de um dos instrumentos de avaliação, um meio de criar, promover, divulgar e implementar ideias na temática da eficiência energética, tanto no contexto doméstico como escolar.

Após a avaliação de cada desafio, realizada por um júri, a pontuação ficou disponível na página de Internet e nos ecrãs LCD instalados nas escolas.

Uma vez que foram recebidos perto de 130 trabalhos, mostram-se nesta publicação apenas alguns dos melhor classificados em cada desafio.

Desafio 1 | Maquete 2D ou 3D de uma «Escola Eficiente»
Desafio 2 | Como poupei eletricidade em casa, durante as férias de Natal?
Desafio 3 | Lista de medidas de eficiência energética na escola
Desafio 4 | Reportagem do trabalho desenvolvido na escola, ao longo do ano letivo
Pode ver um resumo dos melhores trabalhos entregues através do seguinte link:
https://youtu.be/TuF99sncLao
Nota: Neste livro apenas se incluem os trabalhos dos alunos cujos encarregados de educação autorizaram a sua utilização, por conterem imagens reconhecíveis das crianças.
Página 29

Desafio 1
Tema: Desenvolvimento de uma planta/maquete de uma “Escola Eficiente”
Destinatários: Alunos do 3º ano
Entrega dos trabalhos: 30 de outubro a 15 de dezembro de 2017

Pretendeu-se, com este desafio, o desenvolvimento de uma planta 2D ou maquete 3D de uma escola “exemplar” no campo da eficiência elétrica, tanto em relação ao tipo de equipamentos instalados, como nas ações do quotidiano escolar. A construção da maquete deveria refletir boas práticas ambientais no que respeita ao suporte físico dos trabalhos e à escolha dos materiais utilizados.

A acompanhar a maquete e para facilitar a sua interpretação, deveria ser entregue um documento de texto com a identificação da escola e dos responsáveis pelo trabalho, indicando a mensagem que pretendiam transmitir. Esta deveria incluir a identificação de equipamentos e locais da escola com maior gasto energético e as respetivas formas de evidenciar a poupança.

Para mais informação consultar:
http://lisboaenova.org/escolaeficiente/desafio1.html
Página 30
Maquete da EB1/JI da Brandoa
19 pontos |

Memória descritiva (excerto)
“Os edifícios principais da escola têm amplas superfícies vidradas, de modo a aproveitar-se ao máximo a luz solar. Deste modo, quase não é necessária a iluminação elétrica, quer nas salas de aula, nos wc’s, sala dos professores e auxiliares, quer nos corredores internos de acesso aos diversos locais. A escola está equipada com lâmpadas “led” de baixo consumo, alimentadas por um painel solar fotovoltaico, circular, montado no canto superior esquerdo da maquete.”
Fig.16

Maquete do Colégio dos Plátanos
19 pontos |

Memória descritiva (excerto)
“Pretendia-se uma escola eficiente ao nível da energia e foi mesmo esse o ponto de partida... A simplicidade na escolha dos materiais. Hoje em dia poupar tem esse mesmo objetivo: simplificar e deixar o desperdício de lado. A maior parte dos alunos quis dar a sua contribuição, revendo todos os brinquedos que tinham em casa que pudessem ser utilizados na maquete da escola ideal.”
Fig.17

Página 31
Maquete da EB1 O Leão de Arroios
19 pontos |

Memória descritiva (excerto)
“A maquete do JI/EB1 O Leão Poupadinho foi idealizado e construído com o contributo dos alunos das turmas do 3°C e 3ºD, os professores titulares e as famílias dos alunos envolvidos. Depois de apresentado o desafio, os alunos trouxeram (em textos e desenhos) sugestões de opções a incluir, técnicas de construção de maquetes, etc. Seguidamente a turma debateu e decidiu quais as opções a tomar desde a forma de construir a maquete até às soluções energéticas.”
Fig.18

Maquete da EB1/JI Dr. António Torrado
19 pontos |

Memória descritiva (excerto)
“É cada vez mais importante poupar energia, tanto em casa como na escola. A poupança de energia pode ser feita de uma forma bem mais fácil do que pensamos, pois é com pequenas atitudes que podemos fazer grandes poupanças e, assim, contribuir para uma vida mais sustentável.”
Fig.19

Página 32
Maquete do Real Colégio de Portugal
19 pontos |

Memória descritiva (excerto)
“Paralelamente procurou-se que os alunos fossem percebendo e refletindo sobre as suas atitudes face ao consumo de energia e o que poderiam fazer ou como deveriam fazer, de modo a modificar comportamentos. Foi tomado como exemplo o colégio e procurámos identificar, na opinião dos alunos, equipamentos e locais com maior gasto de energia.”
Fig.20

Página 33

Desafio 2
Tema: “Como poupei eletricidade em casa durante as férias de Natal?”
Destinatários: Alunos do 1º ano e respetivos encarregados de educação
Entrega dos trabalhos: 15 de dezembro de 2017 a 16 de janeiro de 2018

Para responder a este desafio, os alunos deveriam apresentar os resultados de um trabalho realizado em casa com os seus encarregados de educação. Este trabalho deveria responder à seguinte questão: “Como poupei eletricidade em casa, durante as férias de Natal?”. Neste contexto, os alunos fizeram reportagens das medidas de poupança de eletricidade que implementaram nas suas habitações durante a época natalícia, através de diversos formatos: trabalho de escrita/imagem, panfleto, apresentação em “PowerPoint”, vídeo, cartaz, ilustração, Banda Desenhada ou uma combinação de vários destes formatos.

Para mais informação consultar:
http://lisboaenova.org/escolaeficiente/desafio2.html
Página 34
Trabalho da EB1 O Leão de Arroios
19 pontos |

Título: “Como poupei energia nas Férias de Natal”
Ver trabalho

Trabalho do Colégio dos Plátanos
19 pontos |

Título: “Vamos poupar energia”
Ver trabalho

Trabalho da EB1/JI Vasco Martins Rebolo
18 pontos |

Título: “Como poupar eletricidade por Tomas Andrez”
Ver trabalho

Página 35

Desafio 3
Tema: Lista de Medidas de Eficiência Energética
Destinatários: Alunos do 2º ano
Entrega dos trabalhos: 29 de janeiro a 2 de março de 2018

No 3º desafio, os alunos apresentaram uma lista de medidas de eficiência energética na escola. Realizaram levantamentos de várias medidas ou comportamentos adequados à poupança de eletricidade na sua escola e, para cada um deles procederam à respetiva verificação: se já foi ou está a ser implementado; se a poupança é potencialmente pequena, média ou grande; se a medida pode ser realizada pelos próprios alunos (comportamental) ou se pela direção da escola (requer investimento) e quais os locais da escola onde se pode implementar. O trabalho poderia ser apresentado em formato A4, cartaz ou apresentação digital.

Para mais informação consultar:
http://lisboaenova.org/escolaeficiente/desafio3.html
Página 36
Trabalho da Associação Ester Janz
20 pontos |

Título: “Desliga a eletricidade, liga-te ao Planeta!”
Ver trabalho
Fig.24

Trabalho da EB1/JI da Brandoa
20 pontos |

Título: “Como posso ser eficiente?”
Ver trabalho
Fig.25

Trabalho da EB1/JI São Marcos n.º 1
20 pontos |

Título: “Medidas energéticas”
Ver trabalho
Fig.26

Página 37
Trabalho da EB1/JI Casal da Cavaleira
20 pontos |

Título: “Lista de medidas de eficiência energética”
Ver trabalho
Fig.27

Trabalho da EB1/JI de Lourel
20 pontos |

Título: “Lista de medidas de eficiência energética”
Fig.28

Trabalho do Colégio dos Plátanos
20 pontos |

Título: “Vamos tornar a nossa escola + eficiente”
Ver trabalho
Fig.29

Página 38

Desafio 4
Tema: Reportagem sobre o trabalho desenvolvido pela escola durante o projeto
Destinatários: Alunos do 4º ano
Entrega dos trabalhos: 9 de abril a 4 de maio de 2018

Este último desafio teve como finalidade realizar uma reportagem sobre o trabalho desenvolvido na escola, com vista à redução dos consumos elétricos. A reportagem poderia ter vários formatos tais como jornal, vídeo, panfleto, apresentação digital, onde deveriam ser documentados os desafios anteriores, outras iniciativas realizadas na escola na área da eficiência energética, a evolução dos consumos energéticos da escola e as atividades realizadas em sala de aula, entre outras.

Para mais informação consultar:
http://lisboaenova.org/escolaeficiente/desafio4.html
Página 39
Trabalho da EB1/JI da Brandoa
20 pontos |

Título: “Solta o repórter que há em ti!”
Ver trabalho
Fig.30

Trabalho da Escola Luís Madureira
19 pontos |

Título: “Lista de medidas de eficiência energética”
Ver trabalho

Trabalho do Colégio dos Plátanos
19 pontos |

Título: “EcoJornal dos Plátanos”
Ver trabalho

Página 40
Trabalho da EB1/JI de São Marcos nº1
19 pontos |

Título: “Reportagem do trabalho desenvolvido pela nossa Escola”
Ver trabalho
Fig.33

Trabalho da EB1/JI da Terra dos Arcos
19 pontos |

Título: “Lista de medidas de eficiência energética”
Ver trabalho

Página 41
A competição Página 42

As Poupanças

Medidas propostas
utilização da ferramenta Gestor Remoto nas escolas participantes resultou na elaboração de relatórios mensais de desempenho energético e de relatórios finais com a caracterização das instalações e proposta de medidas de eficiência energética. São em seguida apresentados alguns exemplos dessas medidas.

Medidas de alteração comportamental
O comportamento dos utilizadores das instalações escolares (alunos, professores, assistentes operacionais…) assume um papel essencial no consumo energético das instalações. A alteração comportamental, dada a complexidade que o processo contempla, uma vez que pressupõe um trabalho constante junto das pessoas e informação sistematizada sobre a desagregação dos consumos, exige uma metodologia de acompanhamento contínuo.

Exemplos deste comportamento e ações corretivas estão representados na tabela seguinte:


Exemplos comportamentais Ação corretiva possível
Luzes da sala de aula ligadas durante os intervalos do período letivo. Ações de sensibilização junto dos professores e assistentes operacionais.
Funcionamento noturno dos equipamentos informáticos das várias salas de aula, sem que exista um motivo válido para tal, implica um gasto energético não útil. A alteração das definições de gestão de energia de cada computador permite minimizar tal consumo energético.
Equipamentos da cozinha ligados durante as primeiras horas da manhã. Deslocalização dos consumos para que o arranque dos equipamentos se localize num período com um tarifário elétrico mais favorável e redução do tempo de funcionamento sempre que possível.
Persianas ou cortinas fechadas, durante o dia. Usar a luz do sol para iluminar e aquecer as salas.
Equipamentos ligados e/ou em “standby”. Desligar os eletrodomésticos e outros equipamentos eletrónicos quando não são necessários e evitar o “standby”.
Aquecimento: Ar Condicionado, aquecedores elétricos e/ou a óleo. Regular a temperatura e/ou tempo de utilização do aquecimento.
Página 43

Medidas de intervenção com investimento
As ações recomendadas a este nível sugerem intervenções ao nível dos equipamentos existentes ou mudança para outros mais eficientes.


Medida sugerida Descrição
Substituição de iluminação existente por tecnologia LED A utilização de tecnologia LED permite uma redução de potência elétrica das lâmpadas, o que se traduz numa redução de consumo elétrico.
Foi indicado para cada caso, a potencial poupança anual, uma estimativa do investimento e do período de retorno deste investimento.
Implementação de Sensores de Controlo de Iluminação A adoção de sensores de presença nos WC e zonas de circulação permite minimizar o funcionamento da iluminação quando existe pouca ou nenhuma utilização destas zonas, contribuindo para a redução do consumo elétrico.
Melhoria na envolvente do edifício A qualidade da envolvente influencia o desempenho térmico do edifício.
A melhoria do isolamento térmico, o uso de corte térmico e vidros duplos na caixilharia, películas refletoras nos envidraçados, são exemplos de soluções que permitem uma redução da energia necessária para climatizar os vários espaços, resultando num menor consumo dos sistemas de AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado.
Instalação de Baterias de Condensadores A aquisição e instalação de baterias de condensadores permitirá anular os custos associados à energia reativa.
Instalação de Sistema Fotovoltaico para Autoconsumo Proposta de instalação de uma Unidade de Produção destinada ao Autoconsumo (UPAC), para abastecimento da instalação durante o seu período de funcionamento, com o objetivo de ajudar a reduzir a energia tomada da rede e consequentemente o valor da fatura energética. Não está prevista a existência de armazenamento de energia em baterias. Nos casos estudados, foi realizada uma estimativa do investimento e respetivo período de retorno.
Página 44
Iniciativas promovidas pelos alunos

Inspirados pela participação no projeto, professores e alunos desenvolveram várias iniciativas que, integrando as temáticas e os objetivos do projeto, o complementaram. Assim, para além de todas as dinâmicas geradas pelo Escola + Eficiente através das ações de formação, realização dos desafios e utilização da plataforma beWatt, as escolas conseguiram, com estas iniciativas, fomentar ainda mais as ideias transmitidas ao longo das sessões.

As iniciativas que se seguem constituem apenas alguns exemplos do que aconteceu ao longo do ano.

Monitorização de consumos elétricos
(EB1 São Marcos)

Na EB1/JI de São Marcos, foi extraída periodicamente a informação do consumo proveniente da plataforma beWatt, aproveitando-se para fazer a monitorização dos consumos e ao mesmo tempo trabalhar parte da matéria de matemática.

Nesta escola foi também criado um sistema de vistoria às salas de aula, no qual os alunos verificavam se havia salas com a luz acesa durante o intervalo. Caso se verificasse esta situação, identificavam a sala, atribuindo nota negativa ao seu comportamento.
Fig.35

Exemplo de monitorização de consumos nas salas de aula

Página 45
Colocação de avisos junto dos equipamentos elétricos e eletrónicos
Muitas escolas optaram por colocar avisos perto dos equipamentos elétricos e eletrónicos ou junto de portas, de forma a lembrar que esses equipamentos se deveriam desligar quando já não são necessários.
Esta sinalética foi desenvolvida pelos alunos, trabalhando diferentes valências como as suas capacidades gráficas e relembrando conhecimentos transmitidos ao longo das sessões.
Fig.36

Exemplo de sinalética criada pelos alunos e aplicada numa sala

Trabalhos sobre a energia nos Eco-Conselhos
Algumas das escolas participantes conciliaram a sua participação no Projeto Eco-Escolas com o Projeto Escola + Eficiente. É prática comum na EB1/JI Sacadura Cabral que as turmas trabalhem uma temática no âmbito do ambiente, para ser apresentada no Eco-Conselho. Desta vez optaram por trabalhar os diferentes tipos de energia renovável de modo a apresentá-las no Eco-Conselho da sua escola, e posteriormente aos restantes elementos de cada turma.

Na EB1/JI da Brandoa, uma turma quis saber um pouco mais sobre o que é a eletricidade e como funciona. Para dar resposta a esta solicitação, desenvolveram uma experiência com lâmpadas de gelo, que apresentaram no Eco-Conselho. Esta consistia na criação de um pequeno circuito elétrico, tendo como fonte energética uma pilha à qual era ligada, através de dois cabos elétricos, uma lâmpada LED. Este circuito depois de montado e devidamente isolado foi colocado num balão com água que posteriormente foi congelado.
Fig.37

Ecoconselho da EB1/JI Sacadura Cabral

Fig.38

Aluno apresenta lâmpada de gelo que criou durante a aula

Página 46
Identificação dos disjuntores
A EB1 O Leão de Arroios optou por identificar os disjuntores do quadro elétrico. Esta identificação, inexistente anteriormente, permitiu perceber quais os disjuntores que têm de estar obrigatoriamente ligados ao longo do dia e os que podem ser geridos conforme as necessidades. Houve outras escolas a seguir-lhes as pegadas e a tomar uma atitude semelhante.
Fig.39

Exemplo de Identificação de disjuntores e de interruptores

Visita de estudo
A Associação Infante Sagres promoveu visitas à exposição do Pavilhão do Conhecimento sobre eletricidade. Todos os alunos puderam aprender um pouco mais sobre a eletricidade, como se gera, o seu funcionamento e o que se pode fazer a partir dela.
Fig.40

Apresentações do 2º desafio
A Associação Ester Janz tornou o 2º Desafio do Projeto (trabalho de casa com os encarregados de educação), num trabalho obrigatório para todos os alunos do 1º Ano para as férias de Natal. Já em contexto de sala de aula, após as férias, os alunos foram chamados a apresentar os recursos que, em família, utilizam para poupar eletricidade em casa. Assim, para além da partilha de conhecimento, os alunos tiveram oportunidade de desenvolver as suas capacidades oratórias.
Fig.41

Alunos da Assoc. Infante Sagres na visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento

Página 47

Medidas de poupança implementadas
Através dos trabalhos recebidos no âmbito dos desafios e das visitas realizadas às escolas, foi possível aferir algumas das medidas concretizadas pelas escolas no sentido de melhorar os seus consumos energéticos. As escolas referiram ter já concretizado as seguintes medidas (por ordem decrescente de frequência):


Medidas de eficiência energética implementadas na escola
Usar a luz do sol para iluminar as salas
Fechar portas e janelas quando são ligados aquecedores ou para manter os espaços interiores quentes
Desligar os eletrodomésticos e outros equipamentos eletrónicos quando não são necessários e evitar o standby
Desligar as luzes quando não são necessárias
Desligar as luzes das salas de aula durante o recreio e a hora de almoço
Desligar as luzes do quadro, dos projetores ou quadros interativos
Aproveitar a luz solar para aquecer as salas
Evitar abrir o frigorífico/arca congeladora demasiadas vezes
Usar lâmpadas de baixo consumo
Desligar os computadores
Evitar abrir o forno quando está ligado
Manter portas e janelas bem calafetadas
Regular a temperatura e/ou o tempo de utilização dos equipamentos de climatização (por exemplo, desligando os aquecedores uma hora antes do fim das aulas)
Utilizar equipamentos de classe energética A+ ou superior
Retirar os carregadores / transformadores das tomadas, quando não utilizados
Possuir janelas com vidros duplos
Usar as máquinas de lavar apenas quando atingem a sua capacidade máxima
Programar o computador para o modo standby após algum tempo sem utilização ou desligar o monitor
Página 48


Privilegiar atividades e jogos sem recurso à eletricidade
Manter os equipamentos elétricos e/ou tomadas em bom estado de conservação
Usar luzes com sensores de movimento
Distribuir as luzes por vários interruptores, para que se use apenas a quantidade necessária
Nos dias de primavera abrir a janela em vez de ligar ventoinhas ou ar condicionado
Usar energia solar proveniente de sistemas solares fotovoltaicos / solares térmicos
Regular a temperatura do frigorífico
Desligar o forno e fogão quando a comida está quase pronta
Usar as escadas em vez do elevador
Não deixar o frigorÍfico a trabalhar vazio em período de férias
Ajustar o horário da iluminação exterior, adaptando à altura do ano
Instalar baterias de condensadores
Atribuir periodicamente a função de apagar a luz aos alunos de cada sala
Identificar disjuntores
Criar sinalética de forma a alertar/sensibilizar os utilizadores para desligar os equipamentos elétricos
Secar a roupa aproveitando o sol e corrente de ar ao invés de máquinas de secar
Colocar o frigorífico longe de fontes de calor
Criar brigadas de fiscalização do consumo energético da escola

Poupanças alcançadas
Os valores de poupança calculados corresponderam à comparação dos consumos elétricos por aluno, do ano letivo 2017-2018, face ao ano letivo anterior.

Em média, as 21 escolas pouparam 8,3% por aluno, tendo as 7 melhores classificadas atingido poupanças entre os 14% e os 36%, sobretudo através das suas alterações comportamentais.


Página 49

Entre as 21 escolas, a maioria conseguiu poupar energia. Salienta-se o caso das três escolas vencedoras, que conseguiram poupanças exemplares:
37% | EB1 Nº 1 de Lisboa 23% | EB1/JI da Brandoa 21% | EB1/JI de Lourel
Apenas o resultado de uma das escolas foi significativamente negativo (-21%), devido à combinação de dois fatores: menor número de alunos e maior consumo.


PERCENTAGEM DE POUPANÇA POR ALUNO NAS ESCOLAS

PERCENTAGEM DE POUPANÇA POR ALUNO NAS ESCOLAS
Página 50

A média de poupança efetiva das escolas, não tendo em conta o número de alunos, alcançou os 7,7%.


PERCENTAGEM DE POUPANÇA (ABSOLUTA) NAS ESCOLAS

PERCENTAGEM DE POUPANÇA (ABSOLUTA) NAS ESCOLAS

Escolas
1. EB1 Professora Aida Vieira; 2. EB1 O Leão de Arroios; 3. Associação Infante de Sagres; 4. EB1 Paulino Montez; 5. EB1 Nº1 de Lisboa; 6. Associação Ester Janz; 7. Real Colégio de Portugal; 8. EB1 Vasco Martins Rebolo; 9. Colégio de Alfragide; 10. EB1/JI Sacadura Cabral; 11. EB1/JI da Terra dos Arcos; 12. EB1 Ricardo Alberty; 13. EB1/JI da Brandoa; 14. Escola Luís Madureira; 15. Colégio dos Plátanos; 16. EB1 São Marcos Nº1; 17. EB1 Casal da Cavaleira; 18. EB1 do Algueirão; 19. EBS Mestre Domingos Saraiva; 20. EB1 de Lourel; 21. EB1 Dr. António Torrado

Página 51
Ranking Página 52

Os rankings
À medida que os desafios iam sendo entregues e avaliados, era aferida a poupança elétrica e calculado o ranking das escolas. Uma vez que iria existir 1 vencedor por município, nesta edição do projeto criaram-se duas tipologias de rankings: um municipal e outro geral.


Ranking de Lisboa

Ranking Municipal de Lisboa

Página 53
Ranking de Amadora

Ranking Municipal de Amadora


Notas relativas ao cálculo das pontuações:
Os pontos foram recalculados após a divulgação dos resultados de cada Desafio.
Os pontos da “poupança elétrica” tiveram sempre em conta a poupança conseguida desde o início do ano letivo até ao mês em causa, enquanto que os pontos apresentados relativamente aos desafios referem-se à pontuação atribuída pelo júri ao respetivo desafio.
Os pontos apresentados em TOTAL foram obtidos ponderando de forma igual a pontuação da “poupança elétrica” e a média das pontuações dos “desafios”.
O cálculo da poupança elétrica em cada desafio consistiu na comparação entre os consumos dos seguintes meses:
| 1º desafio: outubro de 2017 com outubro de 2016
| 2º desafio: outubro a dezembro de 2017 com os meses homólogos do ano letivo anterior
| 3º desafio: outubro de 2017 a fevereiro de 2018 com os meses homólogos do ano letivo anterior
| 4º desafio: outubro de 2017 a abril de 2018 com os meses homólogos do ano letivo anterior
Página 54
Ranking de Sintra

Ranking Municipal de Sintra


Os valores das pontuações foram apresentados com arredondamento de forma a beneficiar as escolas. O desempate entre escolas com semelhantes pontuações totais, foi efetuado atribuindo a pontuação superior à escola que obteve melhor resultado nos desafios.

Para mais informação sobre os critérios de avaliação, consultar o Regulamento Escola + Eficiente
http://lisboaenova.org/escolaeficiente/regulamento.html
Para visualizar o ranking Geral, aceda a:
http://lisboaenova.org/escolaeficiente/ranking_geral.html
Página 55

Entrega de Prémios
Escolas premiadas:
Lisboa | EB1 Nº 1 de Lisboa
Amadora | EB1/JI da Brandoa
Sintra | EB1/JI Lourel
Menção Honrosa | Colégio dos Plátanos

A entrega dos prémios do Projeto Escola + Eficiente realizou-se no dia 6 de junho de 2018, no auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa. Contou com a presença de cerca de 170 pessoas, entre alunos, professores, assistentes operacionais e diretores de agrupamento das escolas premiadas, e também representantes de outras escolas participantes no projeto e entidades envolvidas, como Municípios, Juntas de Freguesia e da ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Tratou-se de uma sessão dinâmica, na qual foram sendo apresentados os vários vídeos retrospetivos do trabalho das escolas ao longo do ano letivo. Para além disso, os alunos das 3 escolas vencedoras prepararam declamações, músicas e discursos para apresentar na sessão.

Cada uma das 3 escolas recebeu um conjunto de jogos e brinquedos científicos que abordam o tema da energia elétrica e ainda um certificado de vencedores do projeto. Todas as escolas participantes receberam um diploma de participação. Conforme deliberação do júri, foi também atribuída uma Menção Honrosa a uma das escolas, por ter obtido uma pontuação média de 19 nos desafios, que recebeu igualmente um conjunto de kits pedagógicos.


Assista ao vídeo resumo do evento aqui.
Página 56


Prémios entregues às escolas

Prémios entregues às escolas

Sessão de entrega de prémios

Sessão de entrega de prémios



EB1 Nº1 de Lisboa

EB1 Nº1 de Lisboa
Ver aqui

EB1/JI da Brandoa

EB1/JI da Brandoa
Ver aqui

EB1/JI de Lourel

EB1/JI de Lourel
Ver aqui

Página 57
Mundo

Com o envolvimento da
comunidade promoveu-se
a poupança e uma
consciência + eficiente

Comunidade A competição
Comunidade

Juntas de Freguesia

Com o intuito de alcançar um maior número de membros da comunidade, nesta edição foram integrados no projeto edifícios de serviços de âmbito e dimensão variados, selecionados pelas Juntas de Freguesia das áreas de abrangência das escolas participantes. A partir da realização de reuniões para apresentação do projeto com as 16 Juntas de Freguesia, correspondentes às áreas das 21 escolas, estas foram chamadas a contribuir para as atividades junto das instituições de ensino e dos Equipamentos selecionados. Assim, sempre que possível, foi selecionado um Equipamento por cada Junta de Freguesia. Eram elegíveis edifícios de âmbito público ou privado, sem fins lucrativos, sendo dada prioridade a instalações com equipamentos de telecontagem.

Em cada um destes edifícios foi aplicada a Ferramenta Gestor Remoto, tendo sido produzidos relatórios de carácter semelhante aos desenvolvidos para as escolas, gerados a partir dos dados de consumo elétrico e das visitas realizadas às instalações, que incluíram a identificação de desperdícios de consumo e a proposta de medidas de melhoria. No caso das instalações de pequena dimensão que não possuíam contador de telecontagem da EDP Distribuição, foram realizadas pequenas auditorias no local durante as quais foram identificadas possibilidades de melhoria dos consumos elétricos.


As escolas participantes

LISBOA

Sede JF de Carnide
Largo das Pimenteiras, 6 Lisboa
J. F. de Carnide

Biblioteca de S. Lázaro
Rua do Saco, 1 Lisboa
J. F. de Arroios

EB1 das Laranjeiras
Rua Virgílio Correia, Lisboa
J. F. de São Domingos de Benfica

EB1 Manuel Teixeira Gomes
R. Manuel Teixeira Gomes, Lisboa
J. F. de Marvila

Biblioteca dos Olivais
Palácio do Contador-Mor, R. Cidade de Lobito
J. F. dos Olivais

AMADORA

Sede JF de Venteira
Rua 1º de Maio, 39 Lj. A, Amadora
J. F. de Venteira

Creche de Alfragide
Av. das Laranjeira, Qtª Grande, Alfragide
J. F. de Alfragide

Mercado Municipal da Brandoa
Rua Luís Vaz de Camões, Amadora
J. F. da Encosta do Sol

Espaço Sénior da Falagueira
Praceta Qtª do Bosque, Amadora
J. F. da Falagueira / Venda Nova

Sede JF Mina de Água - São Brás
Prtª Moinho da Boba, nº10 - C e D, Amadora
J. F. da Mina de Água

SINTRA

Centro Carlos Paredes - Cultural, Lúdico e Recreativo de S. Marcos
Av. do Brasil 99, São Marcos
União das Freguesias de Cacém e São Marcos

Mem Martins Sport Clube
Rua do Quinta do Recanto, Mem Martins
J. F. de Algueirão-Mem Martins

Escola Secundária de Sta. Maria Agrup. de Escolas Monte da Lua
R. Pedro de Cintra 4, Sintra
União das Freguesias de Sintra

Sede JF Agualva Mira-Sintra
R. António Nunes Sequeira, Lj. Dt 16, Agualva
J. F. de Agualva Mira-Sintra

Página 60
Mapa de Sintra Rosa dos ventos
Mundo

O que pensam,
o que dizem e o que
ficou do projeto
escola + eficiente

Testemunhos Testemunhos
Testemunhos

Os resultados mostram o trabalho que temos vindo a fazer!
EB1/JI da Brandoa

Para além da real poupança energética que tenhamos conseguido e, independentemente da classificação neste projeto, a nossa escola e toda a sua comunidade ganharam muito em experiência, conhecimento e principalmente, na mudança de hábitos e de atitudes, sempre mais difícil de se conseguir.
Colégio de Alfragide

Com estas medidas o objetivo do projeto foi superado e somos uma Escola + Eficiente!
EB1/JI Sacadura Cabral


Com a ajuda de todos seremos certamente agora uma escola muito mais eficiente.
Escola Luís Madureira

Os meus pais até dizem que pagam menos energia.
EB1/JI Terra dos Arcos

Página 64
Testemunhos

Agora apagamos sempre as luzes quando não precisamos delas e à tarde desligamos sempre as máquinas.
Funcionária da cozinha Leão de Arroios

Para nós este projeto ainda não acabou! Vamos agora utilizar no dia a dia estas medidas que aprendemos de modo a sensibilizarmos quem nos rodeia para que juntos possamos fazer a diferença.
Associação Infante Sagres

É notório que a poupança elétrica é a causa para as quais a população docente/não docente e alunos, depois de toda esta exposição/aprendizagem, está mais desperta.
EB1/JI Paulino Montez


O Projeto Escola + Eficiente tem permitido desenvolver e fomentar hábitos e rotinas diárias de poupança de energia que têm envolvido toda a comunidade escolar e familiar.
EB1/JI de São Marcos

O nosso lema é: «Se energia queremos poupar, o nosso comportamento temos de mudar!»
Real Colégio de Portugal

Página 65
O projecto em Números Estatística
Estatística

Ficha técnica

TÍTULO
Projeto Escola + Eficiente:
Dos desafios às Soluções


EDIÇÃO
Lisboa E-Nova

EQUIPA EDITORIAL
Diana Henriques e Luís Cruz
(Lisboa E-Nova)

DESIGN / PRODUÇÃO / PROGRAMAÇÃO
wethink, lda

APOIO
CM Lisboa
CM Amadora
CM Sintra

FINANCIAMENTO
ERSE (PPEC 2017-2018)

ANO
2019

Escola + Eficiênte
Contra-capa