Geotool, a nova ferramenta do Projeto Hub-In

A HUB-IN Geotool é uma ferramenta de informação geográfica, através da qual é possível conhecer 8 Zonas Históricas Urbanas das cidades europeias de Belfast, Utrecht, Lisboa, Grand Angouleme, Genova, Slovenska, Bistrica, Brasov e Nicósia, que participam no projeto HUB-IN.

O projeto HUB-IN tem por objetivo transformar e regenerar as zonas históricas urbanas, preservando ao mesmo tempo a sua identidade cultural e social única e o ambiente e é neste contexto que nasce esta ferramenta.

Para cada uma destas cidades é possível obter informações sobre a zona em intervenção e conhecer a sua história, as tradições e toda a sua diversidade cultural. Há também dados sobre o seu perfil socioeconómico, características, também físicas de cada território, e que ajudam a compreender as mudanças e alterações sofridas ao longo dos tempos, e que deram origem ao que hoje conhecemos.

Tratando-se de cidades distintas, poderá descobrir as diferenças entre elas, mas também algumas semelhanças, nomeadamente no que concerne ao esquecimento a que algumas foram votadas, à gentrificação que umas sofreram, e ao envelhecimento e empobrecimento de outras.

A HUB-IN GeoTool pretende também, numa fase mais avançada, ajudar os decisores, investidores, intervenientes locais e visitantes a obter decisões mais informadas e a criar laços mais fortes com as comunidades locais.  Ao incluir o feedback dos cidadãos durante a fase de implementação dos Hub-IN e ao partilhar informações sobre a localização de experiências e eventos locais ligados a cada um de oito HUB-IN, para partilhar os seus projectos e actividades, será possível envolver participantes externos, públicos ou privados, cuja interligação irá potenciar e fomentar sinergias.

Conheça cada uma das zonas em que o projeto HUB-IN pretende intervir através da criação de pólos de inovação – os Hub locais –, permitindo que cada uma delas volte a ser o berço de novas ideias, de iniciativas inovadoras e criativas, preservando simultaneamente a sua identidade social e cultural única e o ambiente.

Aceda aqui e saiba mais sobre esta nova ferramenta

Explore o projeto aqui 

 688 total views

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x