logo



Ficha técnica

Autores
Osvaldo Santos, Carolina Capitão, Mónica Fialho, Eduardo Silva, Sara Freitas, Nuno Clímaco, Carlos Raposo, Luísa Schmidt, Ana Horta

Promoção e financiamento do estudo
Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa

Construção do instrumento de recolha de dados
Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa
Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Recolha e análise dos dados, escrita da primeira versão do relatório
Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Revisão do relatório
Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa
Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Copyright© Lisboa, 2023
Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa
Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Unbreakable Idea Research



Sumário executivo

Este relatório apresenta os resultados do inquérito sobre conforto térmico e saúde humana da população do concelho de Lisboa, conduzido entre outubro de 2022 e dezembro de 2023. O inquérito foi realizado através de entrevistas telefónicas a 1391 adultos (25 anos ou mais) residentes no concelho de Lisboa.

Mais de metade dos participantes relataram sentir, pelo menos algumas vezes, desconforto térmico dentro das suas habitações no verão (56,5%) e quase dois terços no inverno (63,2%). Cerca de um quarto da amostra indicou que as suas casas estão muitas vezes demasiado quentes ou demasiado frias, consoante a estação do ano.

O desconforto térmico em ambas as sazonalidades foi mais frequente entre os participantes sem capacidade financeira para aquecer ou arrefecer a casa a uma temperatura adequada, em habitações de agregados familiares que referem estar em situações financeiras mais difíceis e que tiveram de se atrasar no pagamento nas faturas de energia por serem demasiado elevadas. Foi também mais frequente em habitações com áreas até 150 m\(^2\), com fraco isolamento térmico, problemas de humidade, com janelas de vidro simples e caixilharias metálicas sem isolamento.

O desconforto térmico apenas no verão foi mais frequente em casas arrendadas, em apartamentos cobertura, com menor número de divisões e sem espaços exteriores.

O desconforto térmico apenas no inverno foi mais frequente em habitações de agregados familiares com rendimentos mais baixos, construídas antes de 1960 e com janelas com caixilharias de madeira.

Da amostra inquirida sobre a capacidade financeira para manter a casa a uma temperatura adequada durante o inverno, 22,0% indicou não ter esta capacidade, o que reflete um aumento em comparação os dados disponíveis pelo Eurostat de 2022 para Portugal de 17,5% (Eurostat, 2022a). Referente ao período de verão, 26,5% indicou não ter capacidade para manter a casa adequadamente arrefecida. Esta incapacidade foi mais frequentemente relatada pelas mulheres, participantes com escolaridade até ao 12.º ano e participante a viver em casas demasiado frias ou quentes.

Dos participantes que relataram as suas experiências no verão, 8,7% indicou se ter atrasado no pagamento da fatura de eletricidade ou gás nos 12 meses anteriores à entrevista por dificuldade financeira. Similarmente, 9,7% dos participantes que relataram a sua experiência sobre o inverno também indicaram esta situação. Ambos os valores representam aproximadamente o dobro da frequência relatada a nível nacional de 4,7% (Eurostat, 2022b).

Aproximadamente dois terços das pessoas inquiridas desconhecem se a sua habitação tem classe energética atribuída ou qual a classe energética a que pertence.

Cerca de um terço das pessoas inquiridas nunca ouviu falar sobre programas de apoio para melhorar a eficiência energética habitacional.

Aproximadamente um terço das pessoas inquiridas considerou que o calor não afeta em nada a saúde (31,5%) e 23% considera que o frio não afeta em nada a saúde.

Mais de metade das pessoas inquiridas relataram que a sua qualidade do sono é prejudicada pelo calor que sentem em casa no verão.

Participantes que relataram muito desconforto térmico no verão indicaram piores níveis de bem-estar, tendo sido mais frequente uma avaliação de bem-estar fraco.

A possibilidade de desconforto por calor no interior das casas é cerca de 1,8 vezes maior entre quem sofre de asma do que entre quem não sofre desta doença crónica e 1,6 vezes maior entre quem sofre de alergias. Também se verificou uma relação entre o desconforto térmico no inverno e situação de insegurança alimentar num nível de carência de alimentos por incapacidade económica. Esta associação (independentemente das características sociodemográficas) entre problemas crónicos de saúde e perceção de frio ou calor não foi encontrada para outras doenças ou problemas crónicos de saúde.

Os resultados deste inquérito também disponíveis em dashboard aqui.

Introdução

Este relatório apresenta, de forma detalhada, os resultados do inquérito conforto térmico autorrelatado e sua associação com indicadores comportamentais e de saúde, no concelho de Lisboa. Este estudo foi promovido pela Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa e realizado pelo Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (ISAMB-FMUL), também com a colaboração do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Este inquérito realizou-se no seguimento de um estudo piloto sobre Pobreza Energética, também promovido pela Lisboa E-Nova, em conjunto com a AdEPorto, Agência de Energia do Porto, realizado entre 2021 e 2022.

Este inquérito procurou conhecer as experiências relativamente ao conforto térmico no interior das habitações e compreender a relação com alguns indicadores da saúde dos residentes no concelho de Lisboa de adultos com 25 ou mais anos de idade residentes em Lisboa, durante o verão e o inverno.

Neste relatório encontra-se um sumário dos principais resultados, seguido da apresentação detalhada dos resultados em forma de tabela ou gráfico dividida em quatro secções: caracterização das amostras, resultados sobre conforto térmico, experiências e características relevantes relativas ao inverno e experiências relativas ao verão.

Métodos

Este estudo seguiu um desenho de estudo observacional transversal com três momentos de recolha de dados através de entrevistas telefónicas assistidas por computador (CATI system) operacionalizado através de questionário estruturado online, utilizando a plataforma LimeSurvey®.

A recolha de dados foi realizada após a sazonalidade em avaliação: verão entre 21 de outubro e 23 de dezembro de 2022 e 6 de outubro a 10 de dezembro de 2023; inverno entre 23 de março e 26 de junho de 2023. Em todas as fases, os dados foram recolhidos por entrevistas telefónicas realizadas por profissionais de saúde (n = 33). Antes da recolha de dados, todos os inquiridores passaram por um processo de formação sobre o âmbito, objetivos e métodos do projeto, bem como estratégias relacionais de condução da entrevistas e conteúdos específicos do questionário. Todos os procedimentos necessários para o recrutamento de participantes e condução das entrevistas foi detalhado em manual de forma a garantir a homogeneidade dos procedimentos utilizados na recolha de dados.

O questionário era composto por cinco secções: apresentação do estudo e consentimento informado; caracterização inicial; caracterização do conforto térmico; caracterização de comportamentos e indicadores de saúde; e caracterização sociodemográfica (questionário disponível em Santos et al., 2023). Em cada fase, o questionário sofreu ligeiras adaptações, adequando-se à sazonalidade e adicionando alguns indicadores considerados relevantes. A duração média da entrevista foi de 20-30 minutos, dependendo da versão aplicada.

O convite para participar no estudo foi realizado através da divulgação do estudo por diferentes vias: por email ao painel do EnviHeB Lab do ISAMB-FMUL (permitindo a partilha do contacto telefónico para a realização da entrevista) e através da colaboração com entidades parceiras. Para participar no estudo, os participantes tinham de ser residentes no concelho de Lisboa, ter 25 ou mais anos de idade e residir na sua habitação há pelo menos 6 meses. O máximo de um participante por agregado familiar foi considerado. Na segunda e terceira fase, os participantes da primeira fase que aceitaram continuar a participar no estudo, foram novamente convidados.

No conjunto das três fases de recolha de dados, 1391 lisboetas participaram no estudo através de um total de 2555 entrevistas. A amostra de verão é composta por 1273 participantes, respondentes à primeira e/ou terceira fase de recolha de dados, enquanto a amostra de inverno inclui os 850 indivíduos que responderam na segunda fase do inquérito. Ambas as amostras não probabilísticas foram ponderadas, ajustando a proporção ao nível do sexo, grupo etário (25-64 anos; \(\geqslant\) 65 anos), nível de escolaridade (até ao 12.º ano; ensino superior) e unidades de intervenção territorial (UIT) de forma a ser equivalente à observada para a população de Lisboa de acordo com o Census de 2021 (Instituto Nacional de Estatística, 2021).

O relatório visa uma apresentação breve de cada uma das variáveis estudadas, as quais foram analisadas e tratadas de forma preliminar. Para a maior parte das variáveis, é feita uma análise univariada e bivariada (cruzando cada variável com as principais características sociodemográficas – sexo, grupo etário, nível educacional e UIT do concelho de Lisboa – e perceção de conforto térmico, considerando os pesos das observações. No caso de variáveis qualitativas, são apresentados o número de indivíduos por classe, ponderado e arredondado à unidade, e respetiva percentagem, bem como o valor-p do teste de \(χ^2\) de Pearson com correção de segunda ordem de Rao-Scott. No que se refere a variáveis de escala quantitativa, são apresentadas estatísticas descritivas sumárias [número de observações válidas, média e desvio-padrão (DP), mediana, quartil 1 e quartil 3 (Q1, Q3), mínimo e máximo] e o valor-p resultante do teste de Kruskal-Wallis.

Para avaliar o efeito de variáveis socioeconómicas e de saúde na perceção de conforto térmico em casa no verão e no inverno, foram ajustados modelos múltiplos de regressão logística binária. Nestes, foram tidas como variáveis dependentes o desconforto no verão (i.e., ter relatado que por vezes / muitas vezes [a casa] está demasiado quente) e o desconforto no inverno (i.e., ter relatado que por vezes / muitas vezes [a casa] está demasiado fria), tendo por base as observações das amostras de verão e inverno, respetivamente. Como preditores, foram avaliados, de forma independente e para cada um dos outcomes: insegurança alimentar: preocupação com possível falta de alimentos; insegurança alimentar: carência de alimento; estado de saúde; obesidade; hipertensão arterial; hipercolesterolemia; alergias; doenças osteoarticulares; doenças cardiovasculares; diabetes; e asma. Para o desconforto no verão, foram igualmente considerados como preditores a toma de antihipertensores, psicofármacos e antialérgicos. O efeito destas variáveis foi controlado para sexo, grupo etário e situação financeira (excepto nos modelos com insegurança alimentar como variável preditora, em que foi considerado, em alternativa, o nível educacional).

Foi ainda avaliado o desconforto percecionado em casa nos últimos sete dias, tendo em consideração a temperatura sentida no período a que se referem as respostas dadas pelos participantes. Estes dados, disponíveis online (https://www.ipma.pt/pt/oclima/monitoriza.dia/), fazem parte da monitorização diária do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e dizem respeito à temperatura (mínima, média e máxima) do ar registada a 1,5 metros de altura na estação Lisboa / Gago Coutinho, nos períodos de 14 de outubro a 28 de dezembro de 2022, de 16 de março a 25 de junho de 2023 e de 29 de setembro a 9 de dezembro de 2023 (Instituto Português do Mar e da Atmosfera, 2024).

Para avaliar diferenças entre grupos na perceção de conforto térmico na habitação, foram então ajustados modelos múltiplos de regressão logística, tendo por base todos os dados disponíveis. Nestes modelos, a dependência entre observações for tida em consideração mediante a inclusão de uma origem aleatória por indivíduo em modelos de regressão multinível. Como variáveis preditoras, foram incluídos o sexo, o grupo etário, o nível de escolaridade, a situação financeira e as UIT, além dos valores de temperatura ambiente.

Todas as análises foram realizadas com recurso ao software R, versão 4.3.0 (R Core Team, 2023), e biblioteca “survey” (Lumley, 2023), assumindo-se um nível de significância de 5%.

Descrição dos principais resultados

Conforto térmico

  • Cerca de dois terços dos participantes relataram sentir, pelo menos por vezes, desconforto térmico dentro das suas habitações no inverno (63,2%). Mais de um quarto dos participantes viviam em condições extremas, em que as casas estão muitas vezes demasiado frias (26,7%).
  • Relativamente ao período do verão, 56,5% dos participantes relataram que as suas casas se encontravam, pelo menos por vezes, demasiado quentes. 23,3% indicaram especificamente estar muitas vezes demasiado quente.
  • Quando questionados sobre o conforto térmico da habitação relativamente aos 7 dias que antecederam a entrevista, as mulheres (em comparação com os homens) e os participantes em situações financeiras difíceis ou muito difíceis (em comparação com situações financeiras mais favoráveis) classificaram-no mais frequentemente como desconfortável, independentemente da temperatura exterior desse período.

Inverno

Estratégias para lidar com o frio

  • As estratégias para evitar ou reduzir o frio em casa mais utilizadas pelos participantes no inverno passaram por: vestir e calçar roupa mais quente (85,5%), reforçar a roupa da cama com mais mantas ou edredões (79,5%), e utilizar equipamentos de aquecimento (74,7%).
  • A opção por equipamentos de aquecimento foi mais frequente entre os participantes com ensino superior em comparação com os participantes com escolaridade até ao 12.º ano (83,3% vs. 67,8%). Os equipamentos de aquecimento mais frequentemente utilizados pelos participantes foram o aquecedor a óleo (mais frequente entre os participantes com 65 ou mais anos de idade e entre os participantes com a casa desconfortável), o ar condicionado (mais frequente entre os participantes com ensino superior e entre os participantes com a casa confortável) e os radiadores elétricos.
  • O aquecimento central foi utilizado por apenas 6,7% dos participantes. A opção mais indicada foi a caldeira a gás (4,7%).

Condições da habitação

  • Quando questionados sobre a classe energética da habitação, 42,8% das pessoas inquiridas sobre o inverno não soube dizer se a sua habitação tem ou não classe energética atribuída. Dos que afirmaram ter classe energética, cerca de metade não sabia precisá-la.
  • A classe energética mais frequentemente indicada foi a C (29,8%), seguida da B (23,1%).
  • A maioria dos participantes vivia em apartamentos (54,5% próprios, e 35,9% arrendados).
  • Verificou-se uma relação entre a época de construção da habitação e o desconforto térmico: as casas mais antigas (anteriores a 1960) associaram-se a desconforto térmico no inverno.
  • Verificou-se ainda uma relação entre casas mais pequenas (<150 m\(^2\)) e desconforto térmico.
  • Os problemas mais comuns nas habitações das pessoas inquiridas foram: o fraco isolamento das janelas ou portas (46,4%), presença de humidade (42,3%) e de fungos/bolores (26,8%). Todos estes problemas foram mais frequentes entre os participantes a relatar desconforto térmico.
  • Relativamente ao isolamento térmico da casa, 21,1% dos participantes classificou o isolamento do teto da sua casa como mau; 26,8% relativamente às paredes, e 15,3% ao chão. A apreciação negativa do isolamento térmico foi mais frequente entre os participantes que relataram sentir desconforto térmico.
  • Os tipos de vidro das janelas mais frequentemente relatados foram os vidros duplos. Apesar disso, apenas um quinto da amostra indicou ter vidros duplos térmicos na sua casa (mais frequente em casas termicamente confortáveis). Mais de um terço dos participantes indicou ter janelas de vidro simples, opção mais frequentes entre as casas demasiado frias.
  • As caixilharias mais frequentes são as metálicas sem isolamento (mais frequentes em casas demasiado frias). Cerca de um terço dos participantes relatou ter janelas em PVC e 16,4% indicou ter janelas de madeira.

Situação Financeira e Despesas Energéticas

  • A situação financeira do agregado familiar (autoavaliada) e o nível de rendimento relacionaram-se positivamente com o conforto térmico durante os meses mais frios.
  • Mais de um quinto dos participantes relatou não ter capacidade financeira para aquecer a sua casa a uma temperatura confortável durante os meses de inverno (22,0%). Esta situação foi mais frequente entre as mulheres, participantes com escolaridade até ao 12.º ano e participante a viver em casas demasiado frias. Este valor que reflete um aumento em comparação os dados disponíveis ao nível nacional pelo Eurostat de 2022 de 17,5% (Eurostat, 2022a).
  • A frequência de beneficiários da tarifa social de eletricidade identificados entre os participantes que relataram as suas experiências sobre o inverno (7,3%) foi semelhante ao relatado para a população do concelho de Lisboa pela Direção-Geral da Energia e Geologia (DGEG) (calculado com base nas Estatísticas Tarifa Social de Energia de janeiro de 2024: 6,5%; Direção-Geral de Energia e Geologia, 2024). No que diz respeito à tarifa social do gás, a percentagem de beneficiários (3,5%) foi superior aos valores divulgados no relatório da DGEG (0,9%; Direção-Geral de Energia e Geologia, 2024).
  • O atraso no pagamento de faturas de gás e/ou eletricidade devido ao valor ser demasiado elevado foi relatado por 9,7% dos participantes na onda do estudo sobre o inverno, aproximadamente o dobro do relatado para Portugal de 4,7% (Eurostat, 2022b). Esta situação foi mais frequente entre os participantes com níveis de escolaridade até ao 12.º ano e em situações de desconforto térmico em casa.
  • No total, os participantes relataram gastar em média, por mês, 94,3€ em energia nos meses de inverno. A média da fatura mensal de eletricidade foi de 71,7€ e a de gás 36,7€; a fatura combinada foi de 97,4€. Os participantes com ensino superior que optam pelo pagamento da fatura combinada, em comparação com os com escolaridade até ao 12.º ano, relataram pagar valores superiores. Esta diferença não se verificou na comparação da fatura da eletricidade e do gás isoladamente.
  • O gás em botija é utilizado por 14,8% dos participantes. É mais frequente no Centro Histórico (21,7%), para a confecção de alimentos e para o aquecimento das águas.
  • Cerca de dois terços da amostra consideraram razoável pagar valores até 74€ por mês em gás, eletricidade, e outros combustíveis, para garantir o conforto térmico nas suas habitações. Estes valores variam positivamente com o valor do rendimento, ou seja, quanto mais o agregado familiar recebia por mês, maior o valor até ao qual estava disposto a pagar em energia.
  • Quando questionados sobre a qual a categoria de gastos financeiros mais importante entre conforto térmico outras categorias de despesas, o conforto térmico no inverno foi considerado a prioridade por 85,7% em comparação com as despesas em restauração, por 77,2% em comparação com atividades culturais, por 67,5% em comparação com viajar, por 60,5% em comparação com as poupanças, por 9,5% em comparação com gastos em saúde e apenas por 4,9% em comparação com os bens alimentares.

Saúde e Bem-Estar

  • Aproximadamente dois terços das pessoas inquiridas sobre o inverno classificou o seu estado de saúde como bom ou muito bom. Quase um terço classificou como razoável.
  • Mais de metade da amostra (57,8%) relatou ter algum problema de saúde ou condição com diagnóstico médico confirmado.
  • As condições médicas mais frequentes foram a hipertensão arterial (17,5%), a hipercolesterolemia (11,8%) e outras doenças cardiovasculares para além da hipertensão arterial (9,3%).
  • Metade dos participantes relatou tomar medicação de forma regular.
  • Das pessoas inquiridas sobre o inverno, 16,6% encontra-se em situação de insegurança alimentar (preocupação sobre o acesso a alimentos no futuro) e 6,5% relatou experienciar escassez alimentar por falta de dinheiro para comprar alimentos.
  • Mais de um quinto das pessoas inquiridas indicou que o frio sentido em casa dificulta o estudo, leitura ou escrita, a utilização de computador, e também prejudica a qualidade do sono. Este impacto negativo foi mais frequente entre os participantes entre os 25 e 44 anos e os que relataram sentir demasiado frio em casa.
  • Dos participantes inquiridos sobre o inverno, 23,0% consideram que o frio não afeta em nada a saúde e 31,8% considera que afeta apenas um pouco.
  • Da análise de fatores associados à perceção de desconforto térmico em casa no inverno, destaca-se a relação negativa com a insegurança alimentar no nível de carência (odds ratio (OR)=2,04, intervalo de confiança (IC) 95%: 1,05; 4,28).

Conhecimento e Programas de Apoio

  • Mais de um quinto das pessoas inquiridas considerou não estar nada informado sobre os temas da energia e conforto térmico em casa. Esta perceção de menor grau de literacia sobre energia e conforto térmico foi mais frequente entre as mulheres, inquiridos mais jovens, e com nível de escolaridade até ao 12.º ano. Por outro lado, participantes com casas confortáveis durante o inverno relataram mais frequentemente estarem bem informados.
  • A maioria dos participantes considerou importante ou muito importante a existência de gabinetes de aconselhamento público sobre energia e conforto térmico (88,4%).
  • Cerca de 40% das pessoas inquiridas nunca tinham ouvido falar sobre programas de apoio para melhorar a eficiência energética habitacional. Este desconhecimento foi mais frequente entre as mulheres, participantes mais novos e com escolaridade até ao 12.º ano
  • Das pessoas que tinham conhecimento sobre a existência dos programas de apoio, 11,1% relatou ter submetido uma candidatura. Ligeiramente mais de metade conseguiu obter o apoio.

Verão

Estratégias para lidar com o calor

  • As estratégias para evitar ou reduzir o calor em casa mais utilizadas no verão foram: evitar o aquecimento da casa fechando os estores quando a luz solar é mais intensa (69,0%), manter janelas e portas abertas, criando corrente de ar (68,0%), e utilização de equipamentos de arrefecimento ou de ventilação (58,9%).
  • Os equipamentos de ventilação/ arrefecimento mais utilizados foram as ventoinhas ou colunas de ar (mais frequente entre participantes com a casa desconfortável), seguindo do ar condicionado.
  • A utilização de arrefecimento central foi muito residual (1,6%), sendo a bomba de calor com distribuição por ventiloconvetores a opção mais frequente (1,4%).
  • Um terço das pessoas inquiridas no terceiro momento relatou ter ar condicionado instalado em casa, no entanto, apenas 13,1% indicou utilizar sempre que precisava. Entre os participantes que tinham ar condicionado, mas que não o usavam ou evitavam usar ao máximo, 58,5% indicou que evitava por motivos financeiros. Também foram os motivos financeiros associados à compra do ar condicionado os mais frequentemente relatados como justificação para não ter ar condicionado.

Condições da habitação

  • Quase metade das pessoas inquiridas sobre o verão não soube indicar se a sua habitação tinha ou não classe energética atribuída. Dos que afirmaram ter classe energética, metade não soube precisá-la.
  • A classe energética mais frequente foi a C (29,8%), seguida da B (22,5%).
  • A maioria dos participantes a relatar as suas experiências de verão viviam em apartamentos (54,7% próprio, 35,6% arrendado). O tipo de apartamento relacionou-se com o conforto térmico, sendo os apartamentos do último andar mais quentes e os do primeiro andar mais frescos.
  • As habitações com espaço exterior, com maior número de divisões e com áreas úteis superiores (>150 m\(^2\)) associaram-se a melhor conforto térmico.
  • Os problemas mais comuns nas habitações das pessoas inquiridas foram: fraco isolamento das janelas e portas (57,6%), a humidade (40,2%), a falta de ventilação (30,8%) e a presença de fungos/bolores (21,3%). Todos os problemas foram mais frequentes em habitações demasiado quentes.
  • Os motivos mais indicados para não conseguir ventilar adequadamente a casa foram o ruído do exterior, a entrada de insetos e a ausência de janelas em casas de banho.
  • Cerca de 21% dos participantes considerou o isolamento do teto da sua casa mau, 25% o isolamento das paredes, e 16% o isolamento do chão.
  • Os tipos de vidro das janelas que foram mais frequentemente relatados foram os vidros duplos; apesar disso, apenas um quinto da amostra indicou ter vidros duplos térmicos na sua casa. Mais de um terço dos participantes indicou ter janelas de vidro simples.
  • As caixilharias mais frequentes são as metálicas sem isolamento. Cerca de um terço dos participantes relatou ter janelas em PVC e 14,2% indicou ter janelas de madeira.

Situação financeira e despesas energéticas

  • Participantes que avaliaram mais negativamente a situação financeira do seu agregado familiar viviam mais frequentemente em habitações desconfortáveis termicamente.
  • Um em cada quatro participantes da 3.ª fase do inquérito relataram não ter capacidade financeira para arrefecer a sua casa a uma temperatura confortável durante os meses de verão. Esta resposta foi mais frequente entre as mulheres, participantes com escolaridade até ao 12.º ano e participantes com casas demasiado quentes (44,2% dos inquiridos que viviam em casas muitas vezes demasiado quentes).
  • A frequência de beneficiários da tarifa social de eletricidade identificados entre os participantes que responderam sobre o verão (4,4%) foi inferior ao relatado para a população do concelho de Lisboa pela DGEG (calculado com base nas Estatísticas Tarifa Social de Energia de janeiro de 2024: 6,5%; Direção-Geral de Energia e Geologia, 2024). No que diz respeito à tarifa social do gás, a percentagem de beneficiários foi ligeiramente superior (1,9%) aos valores divulgados no relatório da DGEG (0,9%; Direção-Geral de Energia e Geologia, 2024).
  • O atraso no pagamento de faturas de gás e/ou eletricidade devido ao valor ser demasiado elevado foi relatado por 8,7% dos participantes, aproximadamente o dobro do relatado para Portugal de 4,7% (Eurostat, 2022b). Esta resposta foi mais frequente entre as mulheres, participantes com escolaridade até ao 12.º ano e a viver em casas muitas vezes demasiado quentes.
  • No total, os participantes relataram gastar em média, por mês, 71,5€ em energia nos meses de verão. A média da fatura mensal de eletricidade foi de 57,5€ e a de gás 26,3€; a fatura combinada foi de 70,9€. O valor da fatura total relatado pelos participantes do sexo masculino e com idades entre os 45 e 64 anos foi superior. Relativamente aos valores discriminados, estas diferenças apenas se verificaram ao nível da fatura combinada.
  • Cerca de dois terços da amostra consideraram razoável pagar valores até 74€ por mês em gás, eletricidade, e outros combustíveis, para garantir o conforto térmico nas suas habitações. Este valor associou-se positivamente ao nível de rendimento.
  • Quando questionados sobre a qual a categoria de gastos financeiros mais importante entre conforto térmico outras categorias de despesas, o conforto térmico no verão foi considerado a prioridade por 69,5% em comparação com as despesas em restauração, por 51,1% em comparação com atividades culturais, por 41,5% em comparação com viajar, por 40,3% em comparação com as poupanças, por 7,1% em comparação com gastos em saúde e apenas por 2,5% em comparação com os bens alimentares.

Saúde e bem-estar

  • Cerca de dois terços das pessoas inquiridas classificou o seu estado de saúde como bom ou muito bom. Quase um terço classificou como razoável.
  • Dos participantes da terceira fase do inquérito, 23,4% encontravam-se com um nível de bem-estar fraco segundo a escala WHO-5. Este nível de bem-estar foi mais frequente entre as mulheres, participantes com escolaridade até ao 12.º ano e em situação de grave desconforto térmico no verão.
  • Quase dois terços da amostra relataram ter algum problema de saúde ou condição com diagnóstico médico confirmado.
  • As condições médicas mais frequentes entre os participantes que relataram ter problemas de saúde foram a hipertensão arterial (20,7%), a hipercolesterolemia (17,4%) e alergias (16,1%).
  • Mais de metade dos participantes sobre o verão relataram tomar medicação de forma regular. A toma de psicofármacos verificou-se mais frequente entre participantes que relataram que as suas habitações estavam muitas vezes demasiado quentes.
  • Das pessoas inquiridas na 3.ª fase do inquérito, 15,7% encontra-se em situação de insegurança alimentar ligeira (preocupação ou incerteza sobre o acesso a alimentos no futuro) e 7,5% relatou ter experienciado escassez alimentar por falta de dinheiro para comprar alimentos.
  • Mais de metade das pessoas inquiridas relataram que a sua qualidade do sono é prejudicada pelo calor que sentem em casa no verão. A realização de atividade física e exercício, a confeção de alimentos e a realização de tarefas domésticas também foram frequentemente relatadas como atividades dificultadas pelo calor.
  • A maioria dos participantes na 3.ª fase do inquérito relataram aumentar o consumo de água no verão. No entanto, 42,7% relatou beber menos de 1,5 litros por dia nesta época do ano.
  • Um terço das pessoas inquiridas sobre o verão considerou que o calor dentro da habitação não afeta em nada a saúde e 39,2% considera que afeta apenas um pouco.
  • Da análise de fatores associados à perceção de desconforto térmico em casa no verão, destaca-se o efeito negativo de ter asma (OR=1,80; IC 95% 1,11; 3,00) e alergias (OR=1,61; IC 95% 1,19; 2,20).

Informação e literacia

  • Mais de um quinto das pessoas inquiridas considerou não estar nada informado sobre os temas da energia e conforto térmico em casa. Esta perceção de pouca literacia sobre energia e conforto térmico foi mais frequente entre as mulheres, inquiridos mais jovens, e com nível de escolaridade até ao 12.º ano.
  • A maioria dos participantes considerou importante ou muito importante a existência de gabinetes de aconselhamento público sobre energia e conforto térmico.
  • Cerca de 30% das pessoas inquiridas nunca ouviram falar sobre programas de apoio para melhorar a eficiência energética habitacional.
  • Das pessoas que tinham conhecimento sobre a existência destes programas de apoio, 10,1% relataram ter submetido uma candidatura (5,1% já beneficiou do apoio).

Resultados

Caracterização Sociodemográfica

Sexo, Grupo Etário, Escolaridade, Situação Profissional e Tempo de Residência na Habitação

Variável
Verão
Inverno
Total
N = 1273
Masculino
n = 504
Feminino
n = 769
Total
N = 850
Masculino
n = 326
Feminino
n = 524
Grupo etário





    25-44 anos 459 (36.1%) 175 (34.7%) 284 (36.9%) 321 (37.8%) 118 (36.2%) 203 (38.7%)
    45-64 anos 415 (32.6%) 179 (35.5%) 236 (30.7%) 285 (33.5%) 113 (34.7%) 172 (32.8%)
    65+ anos 399 (31.3%) 150 (29.8%) 249 (32.4%) 244 (28.7%) 95 (29.1%) 149 (28.4%)
Escolaridade completa





    Instrução primária incompleta 2 (0.2%) 1 (0.2%) 1 (0.1%) 1 (0.1%) 0 (0.0%) 1 (0.2%)
    4º Ano (instrução primária) completo 35 (2.7%) 11 (2.2%) 24 (3.1%) 21 (2.5%) 8 (2.5%) 13 (2.5%)
    6º Ano (2º ano liceal / 2º Ciclo do ensino básico) completo 19 (1.5%) 10 (2.0%) 9 (1.2%) 11 (1.3%) 5 (1.5%) 6 (1.1%)
    9º Ano (5º ano liceal / 3º Ciclo do ensino básico) completo 85 (6.7%) 33 (6.5%) 52 (6.8%) 47 (5.5%) 16 (4.9%) 31 (5.9%)
    12º Ano (ou 7º ano liceal / Ensino secundário) completo 344 (27.0%) 156 (31.0%) 188 (24.4%) 207 (24.4%) 91 (27.9%) 116 (22.1%)
    Curso universitário ou politécnico (bacharelato, licenciatura, pós-graduação, mestrado, doutoramento) 788 (61.9%) 293 (58.1%) 495 (64.4%) 563 (66.2%) 206 (63.2%) 357 (68.1%)
Situação profissional





    Estudante (não estou a trabalhar) 25 (2.0%) 8 (1.6%) 17 (2.2%) 7 (0.8%) 1 (0.3%) 6 (1.1%)
    Ativo/a profissionalmente, a tempo parcial 59 (4.6%) 24 (4.8%) 35 (4.6%) 33 (3.9%) 10 (3.1%) 23 (4.4%)
    Ativo/a profissionalmente, a tempo inteiro 785 (61.7%) 327 (64.9%) 458 (59.6%) 544 (64.0%) 223 (68.4%) 321 (61.3%)
    Cuidador informal (a tempo inteiro) 4 (0.3%) 1 (0.2%) 3 (0.4%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%)
    Cuido da casa e da família (“doméstico/a”) 3 (0.2%) 0 (0.0%) 3 (0.4%) 3 (0.4%) 0 (0.0%) 3 (0.6%)
    Desempregado/a 45 (3.5%) 21 (4.2%) 24 (3.1%) 41 (4.8%) 10 (3.1%) 31 (5.9%)
    Em situação de doença ou incapacidade / invalidez permanente 11 (0.9%) 1 (0.2%) 10 (1.3%) 4 (0.5%) 1 (0.3%) 3 (0.6%)
    Reformado(a) ou pensionista 341 (26.8%) 122 (24.2%) 219 (28.5%) 218 (25.6%) 81 (24.8%) 137 (26.1%)
Tempo de residência na habitação





    Entre 6 e 11 meses 35 (2.7%) 11 (2.2%) 24 (3.1%) 13 (1.5%) 2 (0.6%) 11 (2.1%)
    Entre 1 e 3 anos 151 (11.9%) 65 (12.9%) 86 (11.2%) 100 (11.8%) 41 (12.6%) 59 (11.3%)
    Há mais de 3 anos 1,087 (85.4%) 428 (84.9%) 659 (85.7%) 737 (86.7%) 283 (86.8%) 454 (86.6%)
Dados não ponderados

Freguesia e Unidade de Intervenção Territorial

Characteristic
Verão
Inverno
N = 1,273 N = 850
Freguesia

    Beato 20 (1.6%) 15 (1.8%)
    Marvila 61 (4.8%) 44 (5.2%)
    Olivais 104 (8.2%) 56 (6.6%)
    Parque das Nações 51 (4.0%) 33 (3.9%)
    Campo de Ourique 56 (4.4%) 30 (3.5%)
    Estrela 46 (3.6%) 33 (3.9%)
    Misericórdia 30 (2.4%) 16 (1.9%)
    Penha de França 78 (6.1%) 55 (6.5%)
    Santa Maria Maior 17 (1.3%) 16 (1.9%)
    São Vicente 23 (1.8%) 19 (2.2%)
    Benfica 93 (7.3%) 65 (7.6%)
    Carnide 29 (2.3%) 17 (2.0%)
    Lumiar 114 (9.0%) 86 (10.1%)
    Santa Clara 28 (2.2%) 14 (1.6%)
    São Domingos de Benfica 86 (6.8%) 53 (6.2%)
    Ajuda 34 (2.7%) 29 (3.4%)
    Alcântara 25 (2.0%) 21 (2.5%)
    Belém 39 (3.1%) 25 (2.9%)
    Alvalade 91 (7.1%) 60 (7.1%)
    Areeiro 47 (3.7%) 32 (3.8%)
    Arroios 76 (6.0%) 54 (6.4%)
    Avenidas Novas 70 (5.5%) 36 (4.2%)
    Campolide 37 (2.9%) 24 (2.8%)
    Santo António 18 (1.4%) 17 (2.0%)
UIT

    UIT Oriental 236 (18.5%) 148 (17.4%)
    UIT Centro Histórico 250 (19.6%) 169 (19.9%)
    UIT Norte 350 (27.5%) 235 (27.6%)
    UIT Ocidental 98 (7.7%) 75 (8.8%)
    UIT Centro 339 (26.6%) 223 (26.2%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados não ponderados

Conforto térmico

Conforto Térmico no Inverno

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p
Conforto térmico no inverno, n (%)


0.052


0.187

0.130




0.444
    Quase sempre confortável 313 (36.8%) 145 (37.8%) 167 (35.9%)
98 (32.7%) 109 (37.4%) 105 (40.7%)
162 (34.3%) 150 (39.9%)
49 (31.0%) 63 (37.8%) 103 (42.7%) 25 (36.0%) 73 (33.8%)
    Por vezes demasiado fria 311 (36.5%) 154 (40.1%) 157 (33.6%)
115 (38.5%) 116 (39.7%) 79 (30.7%)
172 (36.3%) 139 (36.9%)
56 (35.5%) 59 (35.4%) 85 (35.2%) 24 (34.2%) 87 (40.5%)
    Muitas vezes demasiado fria 227 (26.7%) 85 (22.1%) 142 (30.5%)
86 (28.8%) 67 (22.8%) 74 (28.6%)
140 (29.5%) 87 (23.2%)
53 (33.5%) 45 (26.9%) 53 (22.1%) 21 (29.8%) 55 (25.8%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Conforto Térmico no Verão

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p
Conforto térmico no verão, n (%)


0.183


0.193

0.204




0.597
    Quase sempre confortável 554 (43.5%) 259 (45.0%) 295 (42.3%)
174 (38.8%) 196 (44.9%) 184 (47.5%)
319 (45.0%) 235 (41.6%)
108 (45.8%) 112 (44.9%) 142 (39.4%) 52 (49.9%) 140 (43.3%)
    Por vezes demasiado quente 423 (33.2%) 198 (34.4%) 225 (32.2%)
161 (35.8%) 138 (31.7%) 124 (32.0%)
220 (31.0%) 203 (36.0%)
67 (28.5%) 86 (34.5%) 130 (36.0%) 33 (31.2%) 107 (33.2%)
    Muitas vezes demasiado quente 296 (23.3%) 119 (20.6%) 178 (25.5%)
114 (25.5%) 102 (23.4%) 80 (20.6%)
170 (24.0%) 126 (22.4%)
60 (25.7%) 52 (20.6%) 89 (24.6%) 20 (18.9%) 76 (23.5%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Conforto Térmico nos Últimos 7 dias

Avaliação do conforto térmico dentro de casa nos sete dias anteriores por intervalos de temperatura do ar em igual período na amostra total | Dados não ponderados (amostra total)

Avaliação do conforto térmico dentro de casa nos sete dias anteriores por intervalos de temperatura do ar em igual período na amostra total | Dados não ponderados (amostra total)

Representação gráfica dos resultados dos modelos para desconforto térmico nos sete dias anteriores, controlados pela temperatura mínima registado em igual período | UIT, unidade de intervenção territorial | Dados não ponderados (amostra total) | Modelo ajustado para as variáveis sexo, grupo etário, escolaridade, situação financeira e UIT | *Odds ratio* (OR, losango) e intervalo de confiança (IC) a 95% (linha horizontal) | *valor-p < 0,05

Representação gráfica dos resultados dos modelos para desconforto térmico nos sete dias anteriores, controlados pela temperatura mínima registado em igual período | UIT, unidade de intervenção territorial | Dados não ponderados (amostra total) | Modelo ajustado para as variáveis sexo, grupo etário, escolaridade, situação financeira e UIT | Odds ratio (OR, losango) e intervalo de confiança (IC) a 95% (linha horizontal) | *valor-p < 0,05

Representação gráfica dos resultados dos modelos para desconforto térmico nos sete dias anteriores, controlados pela temperatura média registado em igual período | UIT, unidade de intervenção territorial | Dados não ponderados (amostra total) | Modelo ajustado para as variáveis sexo, grupo etário, escolaridade, situação financeira e UIT | *Odds ratio* (OR, losango) e intervalo de confiança (IC) a 95% (linha horizontal) | *valor-p < 0,05

Representação gráfica dos resultados dos modelos para desconforto térmico nos sete dias anteriores, controlados pela temperatura média registado em igual período | UIT, unidade de intervenção territorial | Dados não ponderados (amostra total) | Modelo ajustado para as variáveis sexo, grupo etário, escolaridade, situação financeira e UIT | Odds ratio (OR, losango) e intervalo de confiança (IC) a 95% (linha horizontal) | *valor-p < 0,05

Representação gráfica dos resultados dos modelos para desconforto térmico nos sete dias anteriores, controlados pela temperatura máxima registado em igual período | UIT, unidade de intervenção territorial | Dados não ponderados (amostra total) | Modelo ajustado para as variáveis sexo, grupo etário, escolaridade, situação financeira e UIT | *Odds ratio* (OR, losango) e intervalo de confiança (IC) a 95% (linha horizontal) | *valor-p < 0,05

Representação gráfica dos resultados dos modelos para desconforto térmico nos sete dias anteriores, controlados pela temperatura máxima registado em igual período | UIT, unidade de intervenção territorial | Dados não ponderados (amostra total) | Modelo ajustado para as variáveis sexo, grupo etário, escolaridade, situação financeira e UIT | Odds ratio (OR, losango) e intervalo de confiança (IC) a 95% (linha horizontal) | *valor-p < 0,05

Inverno

Estratégias Para Lidar com o Frio

Estratégias para Reduzir o Frio

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Roupa e calçado mais quente 727 (85.5%) 320 (83.2%) 407 (87.4%) 0.145 257 (85.7%) 245 (84.0%) 225 (86.9%) 0.718 389 (82.1%) 338 (89.7%) 0.003 130 (82.7%) 149 (89.3%) 203 (84.5%) 58 (82.8%) 186 (86.6%) 0.587 246 (78.8%) 270 (87.0%) 210 (92.6%) <0.001
Reforçar roupa da cama 675 (79.5%) 317 (82.4%) 359 (77.0%) 0.102 246 (82.0%) 235 (80.5%) 195 (75.3%) 0.214 371 (78.3%) 305 (80.9%) 0.392 123 (78.7%) 136 (81.6%) 190 (79.0%) 56 (80.1%) 170 (78.7%) 0.971 234 (74.9%) 247 (79.6%) 194 (85.5%) 0.040
Equipamentos de aquecimento 635 (74.7%) 289 (75.1%) 346 (74.3%) 0.805 226 (75.5%) 212 (72.7%) 197 (76.0%) 0.716 321 (67.8%) 314 (83.3%) <0.001 111 (70.9%) 118 (70.7%) 187 (77.6%) 49 (70.4%) 169 (78.5%) 0.366 208 (66.5%) 260 (83.8%) 166 (73.4%) <0.001
Mantas quando sentado 606 (71.3%) 229 (59.5%) 377 (80.9%) <0.001 230 (76.9%) 205 (70.2%) 171 (65.9%) 0.047 321 (67.9%) 284 (75.5%) 0.024 106 (67.8%) 128 (76.8%) 174 (72.3%) 43 (62.1%) 154 (71.3%) 0.316 189 (60.6%) 225 (72.4%) 192 (84.4%) <0.001
Bebidas quentes 483 (56.8%) 188 (48.8%) 295 (63.3%) <0.001 173 (57.7%) 162 (55.4%) 148 (57.2%) 0.879 257 (54.3%) 225 (59.8%) 0.142 71 (45.2%) 108 (64.8%) 134 (55.5%) 41 (58.9%) 129 (59.7%) 0.034 168 (53.8%) 178 (57.3%) 137 (60.2%) 0.440
Apanhar sol em casa 311 (36.6%) 140 (36.3%) 172 (36.9%) 0.875 116 (38.8%) 96 (32.8%) 99 (38.4%) 0.348 165 (34.9%) 146 (38.9%) 0.274 46 (29.1%) 69 (41.5%) 94 (38.9%) 23 (32.9%) 80 (37.0%) 0.276 118 (37.9%) 111 (35.6%) 82 (36.3%) 0.866
Evitar partes mais frias da casa 284 (33.5%) 113 (29.4%) 171 (36.8%) 0.052 98 (32.9%) 92 (31.4%) 94 (36.5%) 0.537 154 (32.6%) 130 (34.6%) 0.571 39 (24.8%) 52 (31.0%) 82 (34.2%) 22 (31.0%) 90 (41.7%) 0.054 90 (28.8%) 115 (36.9%) 80 (35.2%) 0.152
Botijas de água quente ou equivalente 211 (24.8%) 66 (17.0%) 146 (31.3%) <0.001 72 (24.0%) 56 (19.3%) 83 (32.1%) 0.011 121 (25.5%) 91 (24.1%) 0.674 43 (27.6%) 43 (26.0%) 61 (25.4%) 15 (20.9%) 49 (22.6%) 0.826 49 (15.6%) 74 (23.7%) 89 (39.2%) <0.001
Sair mais vezes de casa para apanhar sol 175 (20.6%) 71 (18.5%) 104 (22.3%) 0.262 53 (17.8%) 41 (13.9%) 81 (31.3%) <0.001 109 (23.0%) 66 (17.6%) 0.086 27 (17.3%) 33 (19.9%) 50 (20.6%) 19 (27.5%) 46 (21.4%) 0.716 56 (18.0%) 62 (19.8%) 57 (25.2%) 0.250
Rolos nas frestas das portas e janelas 155 (18.2%) 59 (15.5%) 95 (20.5%) 0.121 52 (17.5%) 47 (16.0%) 56 (21.6%) 0.328 98 (20.7%) 57 (15.1%) 0.050 33 (20.9%) 37 (22.2%) 37 (15.5%) 15 (21.6%) 33 (15.2%) 0.394 39 (12.3%) 60 (19.5%) 56 (24.6%) 0.007
Aumentar a frequência de utilização do forno 123 (14.5%) 43 (11.2%) 81 (17.3%) 0.030 50 (16.7%) 45 (15.4%) 29 (11.1%) 0.233 67 (14.1%) 57 (15.1%) 0.706 24 (15.5%) 27 (15.9%) 34 (14.1%) 7 (9.6%) 32 (14.8%) 0.815 54 (17.1%) 38 (12.1%) 32 (14.2%) 0.273
Passar mais tempo na cama 75 (8.8%) 32 (8.4%) 43 (9.1%) 0.742 41 (13.7%) 18 (6.3%) 15 (6.0%) 0.009 47 (9.9%) 28 (7.5%) 0.239 8 (5.2%) 16 (9.4%) 26 (10.9%) 0 (0.0%) 25 (11.5%) 0.041 17 (5.5%) 29 (9.3%) 29 (12.8%) 0.035
Fazer tarefas domésticas 52 (6.1%) 23 (5.9%) 29 (6.3%) 0.818 25 (8.5%) 14 (4.7%) 13 (5.0%) 0.209 39 (8.2%) 13 (3.5%) 0.003 15 (9.6%) 5 (3.2%) 20 (8.2%) 4 (6.4%) 7 (3.4%) 0.097 8 (2.7%) 25 (8.0%) 19 (8.3%) 0.021
Frequentar espaços públicos climatizados 51 (6.0%) 18 (4.7%) 33 (7.1%) 0.209 33 (11.1%) 8 (2.8%) 10 (3.7%) 0.003 29 (6.1%) 22 (5.8%) 0.896 10 (6.1%) 10 (6.2%) 12 (5.1%) 4 (5.1%) 15 (7.1%) 0.945 9 (3.0%) 19 (6.0%) 23 (10.0%) 0.018
Fazer exercício 45 (5.2%) 23 (6.0%) 21 (4.6%) 0.444 24 (8.0%) 9 (3.0%) 12 (4.6%) 0.064 30 (6.3%) 15 (3.9%) 0.126 7 (4.1%) 8 (4.8%) 14 (6.0%) 7 (10.1%) 9 (4.0%) 0.499 17 (5.4%) 16 (5.0%) 12 (5.3%) 0.984
Cobertor elétrico 20 (2.4%) 6 (1.6%) 14 (3.0%) 0.245 3 (1.0%) 5 (1.9%) 12 (4.6%) 0.022 11 (2.4%) 9 (2.3%) 0.954 2 (1.3%) 4 (2.7%) 6 (2.5%) 2 (3.0%) 6 (2.6%) 0.895 8 (2.5%) 6 (1.8%) 7 (3.0%) 0.692
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Equipamentos de Aquecimento

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 635 Masculino
n = 289 (45.5%)
Feminino
n = 346 (54.5%)
Valor-p 25-44 anos
n = 226 (35.6%)
45-64 anos
n = 212 (33.4%)
65+ anos
n = 197 (31.0%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 321 (50.6%)
Ensino superior
n = 314 (49.4%)
Valor-p UIT Oriental
n = 111 (17.5%)
UIT Centro Histórico
n = 118 (18.6%)
UIT Norte
n = 187 (29.5%)
UIT Ocidental
n = 49 (7.74%)
UIT Centro
n = 169 (26.6%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 208 (32.7%)
Por vezes demasiado fria
n = 260 (41.0%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 166 (26.2%)
Valor-p
Aquecedor a óleo 262 (41.3%) 115 (40.0%) 146 (42.3%) 0.603 84 (37.3%) 76 (35.9%) 101 (51.6%) 0.009 148 (46.3%) 113 (36.1%) 0.022 53 (47.2%) 45 (38.3%) 68 (36.2%) 26 (52.3%) 71 (41.7%) 0.289 59 (28.5%) 123 (47.3%) 79 (47.7%) <0.001
Ar condicionado 163 (25.8%) 77 (26.6%) 87 (25.1%) 0.700 50 (22.0%) 58 (27.6%) 55 (28.1%) 0.344 63 (19.5%) 101 (32.1%) 0.002 24 (21.7%) 27 (22.4%) 60 (32.1%) 13 (26.0%) 40 (23.6%) 0.313 70 (33.7%) 52 (20.1%) 41 (24.8%) 0.012
Radiador elétrico 112 (17.6%) 43 (14.8%) 69 (19.9%) 0.136 42 (18.5%) 36 (17.2%) 33 (16.9%) 0.920 53 (16.6%) 58 (18.6%) 0.570 17 (15.5%) 22 (18.9%) 36 (19.2%) 7 (14.0%) 29 (17.3%) 0.900 40 (19.4%) 57 (21.7%) 15 (8.8%) 0.006
Termoventilador 110 (17.3%) 46 (15.9%) 64 (18.4%) 0.472 49 (21.5%) 30 (14.3%) 31 (15.7%) 0.201 56 (17.4%) 54 (17.2%) 0.948 15 (13.9%) 25 (21.3%) 29 (15.4%) 6 (12.1%) 34 (20.4%) 0.491 34 (16.1%) 49 (18.7%) 28 (16.6%) 0.792
Resistência elétrica 69 (10.9%) 37 (12.7%) 33 (9.4%) 0.249 34 (15.1%) 27 (12.7%) 8 (4.2%) 0.006 39 (12.1%) 30 (9.7%) 0.369 16 (14.1%) 16 (13.3%) 18 (9.8%) 1 (3.0%) 18 (10.7%) 0.330 16 (7.6%) 31 (11.9%) 23 (13.6%) 0.235
Aquecedor a gás 54 (8.5%) 32 (11.0%) 22 (6.4%) 0.053 14 (6.3%) 22 (10.2%) 18 (9.2%) 0.405 31 (9.6%) 23 (7.4%) 0.344 8 (6.9%) 9 (7.3%) 17 (9.3%) 7 (13.5%) 14 (8.0%) 0.724 10 (4.6%) 17 (6.5%) 27 (16.5%) <0.001
Lareira tradicional 17 (2.7%) 12 (4.2%) 5 (1.3%) 0.009 5 (2.2%) 5 (2.4%) 7 (3.5%) 0.711 3 (1.1%) 13 (4.3%) 0.043 1 (0.8%) 3 (2.9%) 3 (1.7%) 2 (4.9%) 7 (4.2%) 0.230 9 (4.2%) 5 (2.1%) 3 (1.6%) 0.180
Lareira com recuperador de calor 7 (1.1%) 2 (0.6%) 5 (1.5%) 0.297 0 (0.0%) 6 (2.8%) 1 (0.5%) 0.001 0 (0.0%) 7 (2.2%) 0.002 1 (0.5%) 3 (2.1%) 3 (1.4%) 1 (2.4%) 0 (0.0%) 0.175 4 (1.7%) 3 (1.0%) 1 (0.4%) 0.308
Salamandra a lenha ou pellets 6 (1.0%) 3 (1.1%) 3 (0.9%) 0.859 1 (0.5%) 4 (1.8%) 1 (0.7%) 0.224 2 (0.6%) 4 (1.4%) 0.435 1 (1.0%) 0 (0.3%) 2 (1.1%) 1 (2.4%) 2 (1.0%) 0.679 5 (2.2%) 1 (0.2%) 1 (0.7%) 0.028
Piso radiante elétrico 5 (0.8%) 0 (0.0%) 5 (1.5%) 0.067 1 (0.3%) 2 (1.1%) 2 (1.0%) 0.608 3 (1.0%) 2 (0.6%) 0.630 1 (1.0%) 0 (0.0%) 3 (1.4%) 0 (0.0%) 1 (0.7%) 0.704 2 (0.9%) 0 (0.0%) 3 (1.9%) 0.140
Escalfeta 4 (0.6%) 0 (0.0%) 4 (1.2%) 0.020 3 (1.2%) 1 (0.3%) 1 (0.4%) 0.198 0 (0.0%) 4 (1.3%) 0.009 1 (0.5%) 0 (0.3%) 2 (1.0%) 0 (0.0%) 1 (0.7%) 0.778 2 (1.1%) 1 (0.5%) 1 (0.4%) 0.467
Salamandra elétrica 3 (0.5%) 2 (0.6%) 1 (0.3%) 0.632 1 (0.5%) 2 (0.8%) 0 (0.0%) 0.563 3 (0.9%) 0 (0.0%) 0.173 0 (0.0%) 1 (0.9%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 2 (1.1%) 0.638 1 (0.5%) 2 (0.7%) 0 (0.0%) 0.673
Lareira a bioetanol 2 (0.3%) 1 (0.2%) 1 (0.3%) 0.799 0 (0.0%) 1 (0.3%) 1 (0.6%) 0.394 0 (0.0%) 2 (0.6%) 0.087 0 (0.0%) 0 (0.0%) 2 (1.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0.413 0 (0.2%) 0 (0.0%) 1 (0.9%) 0.110
Aquecedor a parafina 2 (0.2%) 1 (0.2%) 1 (0.3%) 0.830 1 (0.3%) 1 (0.3%) 0 (0.1%) 0.881 0 (0.0%) 2 (0.5%) 0.095 1 (0.5%) 1 (0.5%) 0 (0.0%) 0 (0.6%) 0 (0.0%) 0.557 2 (0.7%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0.191
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Aquecimento Central

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Caldeira a gás 40 (4.7%) 17 (4.5%) 22 (4.8%) 0.893 7 (2.3%) 18 (6.1%) 15 (5.8%) 0.064 15 (3.1%) 25 (6.6%) 0.040 7 (4.4%) 6 (3.6%) 11 (4.7%) 4 (5.1%) 12 (5.5%) 0.958 23 (7.2%) 11 (3.4%) 7 (2.9%) 0.039
Bomba de calor com distribuição por ventiloconvetores ou radiadores 12 (1.4%) 8 (2.1%) 4 (0.8%) 0.098 3 (1.0%) 4 (1.3%) 5 (2.0%) 0.563 4 (0.8%) 8 (2.2%) 0.171 3 (1.9%) 1 (0.8%) 6 (2.3%) 0 (0.0%) 2 (0.9%) 0.591 7 (2.3%) 2 (0.6%) 3 (1.2%) 0.320
Rede urbana de distribuição de calor 3 (0.3%) 2 (0.5%) 1 (0.2%) 0.311 1 (0.2%) 2 (0.6%) 0 (0.0%) 0.255 0 (0.0%) 3 (0.7%) 0.026 2 (1.1%) 0 (0.0%) 1 (0.3%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0.241 1 (0.2%) 2 (0.6%) 0 (0.0%) 0.226
Bomba de calor com distribuição por piso radiante 2 (0.3%) 1 (0.3%) 1 (0.3%) 0.943 2 (0.6%) 1 (0.2%) 0 (0.0%) 0.318 0 (0.0%) 2 (0.6%) 0.057 0 (0.0%) 0 (0.0%) 1 (0.3%) 0 (0.0%) 2 (0.8%) 0.599 2 (0.6%) 0 (0.0%) 1 (0.3%) 0.321
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Condições da Habitação

Classe Energética

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Classe energética, n (%)


0.062


0.040

<0.001




0.849


0.004
    Não sei se tem classe energética atribuída 363 (42.8%) 146 (38.0%) 218 (46.7%)
136 (45.5%) 115 (39.4%) 112 (43.3%)
237 (50.1%) 126 (33.5%)
73 (46.4%) 76 (45.3%) 99 (40.9%) 26 (36.8%) 91 (42.1%)
104 (33.1%) 149 (48.1%) 110 (48.7%)
    Não tem classe energética atribuída, e não tenho interesse em obter 103 (12.1%) 52 (13.4%) 52 (11.1%)
24 (8.0%) 38 (13.1%) 41 (15.9%)
55 (11.7%) 48 (12.7%)
13 (8.4%) 21 (12.4%) 27 (11.2%) 13 (18.1%) 30 (13.8%)
43 (13.9%) 29 (9.4%) 31 (13.5%)
    Não tem classe energética atribuída, mas gostaria que tivesse 34 (4.0%) 12 (3.1%) 22 (4.7%)
7 (2.3%) 15 (5.0%) 12 (4.7%)
16 (3.5%) 17 (4.6%)
9 (5.5%) 9 (5.2%) 8 (3.3%) 1 (2.0%) 7 (3.4%)
8 (2.7%) 13 (4.2%) 12 (5.5%)
    Tem classe energética atribuída, mas não sei qual é 188 (22.1%) 87 (22.7%) 101 (21.6%)
70 (23.3%) 57 (19.7%) 61 (23.4%)
95 (20.1%) 93 (24.6%)
31 (19.6%) 39 (23.2%) 59 (24.3%) 14 (20.4%) 46 (21.2%)
86 (27.5%) 67 (21.6%) 35 (15.3%)
    Tem classe energética atribuída e sei qual é 162 (19.0%) 88 (22.8%) 74 (15.9%)
62 (20.9%) 66 (22.8%) 33 (12.7%)
69 (14.6%) 92 (24.6%)
31 (20.1%) 23 (14.0%) 49 (20.3%) 16 (22.7%) 42 (19.6%)
71 (22.7%) 52 (16.7%) 39 (17.0%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)
Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 162 Masculino
n = 88 (54.3%)
Feminino
n = 74 (45.7%)
Valor-p 25-44 anos
n = 62 (38.6%)
45-64 anos
n = 66 (41.1%)
65+ anos
n = 33 (20.3%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 69 (42.8%)
Ensino superior
n = 92 (57.2%)
Valor-p UIT Oriental
n = 31 (19.5%)
UIT Centro Histórico
n = 23 (14.4%)
UIT Norte
n = 49 (30.2%)
UIT Ocidental
n = 16 (9.79%)
UIT Centro
n = 42 (26.1%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 71 (44.0%)
Por vezes demasiado fria
n = 52 (32.2%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 39 (23.9%)
Valor-p
Classe energética (classificações), n (%)


0.331


0.686

0.366




0.208


0.277
    Classe A+ 7 (4.4%) 3 (3.3%) 4 (5.7%)
3 (5.3%) 2 (3.2%) 2 (5.2%)
2 (2.3%) 6 (6.0%)
0 (0.0%) 0 (0.0%) 6 (12.6%) 0 (0.0%) 1 (2.4%)
3 (4.8%) 2 (4.4%) 1 (3.7%)
    Classe A 24 (14.5%) 12 (13.4%) 12 (15.9%)
9 (14.4%) 10 (14.4%) 5 (15.0%)
11 (15.8%) 13 (13.6%)
6 (18.3%) 3 (10.8%) 7 (13.5%) 4 (28.2%) 4 (9.8%)
15 (21.8%) 5 (10.1%) 3 (7.2%)
    Classe B 37 (23.1%) 21 (23.9%) 16 (22.2%)
15 (23.3%) 12 (18.5%) 11 (32.1%)
16 (22.5%) 22 (23.6%)
6 (20.3%) 6 (25.3%) 13 (26.3%) 6 (35.4%) 7 (15.8%)
20 (28.5%) 10 (20.1%) 7 (17.2%)
    Classe B- 6 (3.6%) 5 (5.4%) 1 (1.6%)
1 (1.8%) 5 (7.1%) 0 (0.0%)
4 (5.6%) 2 (2.2%)
2 (7.9%) 0 (0.0%) 3 (5.8%) 1 (3.7%) 0 (0.0%)
3 (4.0%) 2 (4.8%) 1 (1.5%)
    Classe C 48 (29.8%) 28 (31.7%) 20 (27.6%)
20 (31.5%) 21 (31.1%) 8 (24.1%)
19 (27.5%) 29 (31.6%)
10 (30.9%) 5 (23.4%) 13 (27.2%) 4 (23.6%) 16 (38.0%)
18 (25.0%) 16 (31.2%) 14 (36.9%)
    Classe D 20 (12.2%) 7 (7.9%) 13 (17.4%)
8 (12.8%) 10 (14.8%) 2 (5.9%)
6 (8.6%) 14 (15.0%)
5 (14.7%) 5 (22.5%) 4 (7.3%) 1 (9.2%) 5 (11.6%)
6 (8.4%) 9 (17.4%) 5 (12.4%)
    Classe E 14 (8.7%) 8 (8.7%) 6 (8.7%)
6 (9.2%) 4 (5.5%) 5 (14.4%)
10 (15.0%) 4 (4.0%)
1 (1.9%) 4 (16.6%) 3 (5.8%) 0 (0.0%) 7 (16.1%)
4 (6.1%) 3 (5.1%) 7 (18.5%)
    Classe F 6 (3.5%) 5 (5.7%) 1 (0.8%)
1 (1.6%) 4 (5.3%) 1 (3.2%)
2 (2.8%) 4 (4.0%)
2 (6.1%) 0 (1.4%) 1 (1.4%) 0 (0.0%) 3 (6.2%)
1 (1.4%) 4 (6.8%) 1 (2.7%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Tipo de Casa

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Tipo de casa, n (%)


0.254


<0.001

0.001




<0.001


0.085
    Apartamento próprio 463 (54.5%) 215 (55.9%) 248 (53.3%)
113 (37.6%) 180 (61.7%) 170 (65.8%)
247 (52.2%) 216 (57.3%)
98 (62.3%) 68 (40.4%) 169 (70.1%) 25 (35.3%) 104 (48.4%)
190 (60.9%) 166 (53.5%) 107 (47.0%)
    Apartamento arrendado 305 (35.9%) 143 (37.3%) 162 (34.7%)
154 (51.6%) 80 (27.5%) 70 (27.1%)
182 (38.5%) 123 (32.6%)
42 (26.6%) 84 (50.6%) 53 (21.9%) 30 (42.5%) 96 (44.7%)
91 (29.0%) 121 (38.8%) 94 (41.3%)
    Vivenda/moradia própria 42 (5.0%) 17 (4.4%) 26 (5.5%)
8 (2.7%) 20 (6.9%) 14 (5.4%)
17 (3.6%) 25 (6.7%)
11 (6.8%) 6 (3.6%) 7 (2.9%) 14 (20.6%) 4 (2.1%)
19 (6.0%) 11 (3.6%) 12 (5.5%)
    Vivenda/moradia arrendada 7 (0.8%) 2 (0.6%) 5 (1.0%)
3 (1.1%) 2 (0.7%) 1 (0.5%)
5 (1.1%) 2 (0.5%)
0 (0.0%) 4 (2.1%) 1 (0.3%) 1 (1.7%) 2 (0.7%)
4 (1.1%) 3 (1.1%) 0 (0.0%)
    Quarto (ou parte de casa) arrendado 15 (1.8%) 2 (0.5%) 13 (2.8%)
12 (4.1%) 2 (0.5%) 1 (0.4%)
5 (1.0%) 10 (2.7%)
2 (1.1%) 5 (3.2%) 2 (0.9%) 0 (0.0%) 6 (2.6%)
3 (0.9%) 6 (1.9%) 6 (2.8%)
    Habitação social 18 (2.1%) 5 (1.4%) 13 (2.7%)
8 (2.8%) 8 (2.6%) 2 (0.7%)
17 (3.6%) 1 (0.2%)
5 (3.2%) 0 (0.0%) 10 (4.0%) 0 (0.0%) 3 (1.5%)
7 (2.1%) 3 (1.1%) 8 (3.5%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Tipo de Apartamento

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 768 Masculino
n = 358 (46.6%)
Feminino
n = 410 (53.4%)
Valor-p 25-44 anos
n = 267 (34.8%)
45-64 anos
n = 260 (33.9%)
65+ anos
n = 241 (31.3%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 429 (55.9%)
Ensino superior
n = 338 (44.1%)
Valor-p UIT Oriental
n = 140 (18.2%)
UIT Centro Histórico
n = 152 (19.8%)
UIT Norte
n = 222 (28.8%)
UIT Ocidental
n = 54 (7.07%)
UIT Centro
n = 201 (26.1%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 281 (36.6%)
Por vezes demasiado fria
n = 287 (37.3%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 200 (26.1%)
Valor-p
Tipo de apartamento, n (%)


0.008


0.576

<0.001




<0.001


0.077
    Último andar (cobertura) 158 (20.7%) 83 (23.2%) 75 (18.5%)
64 (24.1%) 57 (21.8%) 38 (15.9%)
80 (18.7%) 78 (23.2%)
21 (15.2%) 30 (19.5%) 52 (23.6%) 16 (30.0%) 39 (19.7%)
40 (14.5%) 63 (22.0%) 55 (27.5%)
    Andares intermédios 412 (53.9%) 167 (46.7%) 245 (60.3%)
131 (49.5%) 142 (54.7%) 138 (58.0%)
220 (51.6%) 192 (56.9%)
95 (68.2%) 72 (47.4%) 129 (58.1%) 16 (30.7%) 99 (50.4%)
167 (60.3%) 153 (53.4%) 92 (45.8%)
    Primeiro piso (apenas se sobre loja) ou rés-do-chão 173 (22.7%) 94 (26.2%) 79 (19.6%)
63 (23.8%) 53 (20.5%) 57 (23.7%)
106 (25.0%) 67 (19.7%)
21 (15.3%) 43 (28.6%) 40 (17.9%) 12 (21.7%) 57 (28.9%)
60 (21.7%) 65 (22.8%) 48 (23.7%)
    Cave 21 (2.7%) 14 (3.9%) 7 (1.6%)
7 (2.7%) 8 (3.0%) 6 (2.4%)
20 (4.7%) 1 (0.2%)
2 (1.4%) 7 (4.5%) 1 (0.3%) 9 (17.7%) 2 (0.9%)
10 (3.5%) 5 (1.8%) 6 (2.9%)
    Prefiro não responder, n 4 0 4
2 0 2
3 1
0 0 0 1 3
3 1 0
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno) | Respostas “Prefiro não responder” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes

Ano de Construção da Casa

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Ano de construção, n (%)


0.682


<0.001

0.001




<0.001


0.001
    Anterior a 1960 236 (31.8%) 112 (32.3%) 124 (31.3%)
80 (34.1%) 74 (27.3%) 82 (34.5%)
133 (32.4%) 103 (30.9%)
18 (13.5%) 79 (55.2%) 15 (6.9%) 25 (41.7%) 99 (53.9%)
67 (24.2%) 87 (32.3%) 82 (41.5%)
    1960 - 1990 310 (41.8%) 140 (40.4%) 170 (42.9%)
91 (38.9%) 104 (38.4%) 115 (48.5%)
193 (47.0%) 118 (35.3%)
69 (51.1%) 54 (37.7%) 116 (52.1%) 23 (38.7%) 49 (26.5%)
115 (41.7%) 127 (47.0%) 69 (34.8%)
    1990 - 2008 163 (21.9%) 82 (23.7%) 81 (20.4%)
43 (18.3%) 85 (31.2%) 35 (15.0%)
75 (18.3%) 88 (26.3%)
40 (29.7%) 7 (5.3%) 75 (33.8%) 8 (13.6%) 32 (17.5%)
75 (27.2%) 46 (17.2%) 42 (21.1%)
    2008 - 2013 17 (2.3%) 6 (1.7%) 11 (2.9%)
10 (4.3%) 4 (1.4%) 3 (1.3%)
3 (0.8%) 14 (4.2%)
3 (2.6%) 2 (1.3%) 9 (4.1%) 1 (1.5%) 2 (1.0%)
8 (3.0%) 4 (1.3%) 5 (2.7%)
    Posterior a 2013 16 (2.2%) 7 (1.9%) 10 (2.5%)
10 (4.4%) 4 (1.7%) 2 (0.7%)
6 (1.4%) 11 (3.2%)
4 (3.1%) 1 (0.5%) 7 (3.1%) 3 (4.4%) 2 (1.2%)
11 (3.9%) 6 (2.2%) 0 (0.0%)
    Não sei/prefiro não responder, n 107 38 69
64 21 22
64 43
22 24 18 11 32
37 42 28
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno) | Respostas “Não sei/prefiro não responder” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes

Espaços Exteriores

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Espaços exteriores, n (%)


0.264


<0.001

0.137




0.004


0.267
    Sim 473 (55.8%) 224 (58.2%) 250 (53.8%)
143 (48.1%) 195 (66.8%) 135 (52.2%)
252 (53.3%) 222 (58.9%)
76 (48.5%) 105 (62.7%) 118 (48.9%) 51 (73.6%) 123 (57.6%)
184 (59.3%) 173 (55.8%) 116 (51.0%)
    Não 375 (44.2%) 160 (41.8%) 215 (46.2%)
155 (51.9%) 97 (33.2%) 124 (47.8%)
220 (46.7%) 155 (41.1%)
81 (51.5%) 62 (37.3%) 123 (51.1%) 18 (26.4%) 91 (42.4%)
127 (40.7%) 137 (44.2%) 111 (49.0%)
    Prefiro não responder, n 2 0 2
2 0 0
2 0
0 0 0 0 2
2 0 0
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno) | Respostas “Prefiro não responder” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes

Número de Divisões

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Número de divisões (categorias), n (%)


0.913


0.172

0.028




0.039


0.702
    1 16 (1.8%) 7 (1.8%) 9 (1.9%)
8 (2.7%) 5 (1.8%) 2 (0.9%)
8 (1.7%) 8 (2.0%)
0 (0.2%) 3 (2.0%) 6 (2.5%) 2 (2.5%) 4 (2.0%)
6 (1.9%) 6 (1.9%) 4 (1.7%)
    2 73 (8.7%) 32 (8.5%) 41 (8.8%)
32 (10.7%) 24 (8.1%) 18 (7.0%)
32 (6.9%) 41 (10.8%)
8 (5.4%) 18 (11.1%) 13 (5.5%) 11 (15.5%) 22 (10.4%)
29 (9.4%) 27 (8.8%) 17 (7.5%)
    3 264 (31.2%) 111 (29.0%) 153 (33.0%)
105 (35.4%) 77 (26.6%) 81 (31.7%)
164 (35.1%) 99 (26.4%)
54 (35.2%) 58 (34.9%) 76 (31.7%) 18 (26.2%) 57 (26.6%)
82 (26.6%) 105 (34.2%) 76 (33.5%)
    4 300 (35.6%) 142 (37.1%) 159 (34.3%)
103 (34.7%) 104 (35.6%) 93 (36.5%)
174 (37.0%) 127 (33.7%)
63 (40.6%) 48 (29.1%) 99 (41.3%) 21 (30.0%) 69 (32.2%)
112 (36.1%) 106 (34.4%) 83 (36.5%)
    5 114 (13.5%) 53 (13.8%) 61 (13.3%)
32 (10.7%) 49 (16.8%) 34 (13.1%)
56 (11.9%) 58 (15.5%)
19 (12.0%) 18 (11.0%) 33 (13.6%) 7 (9.6%) 38 (17.8%)
44 (14.1%) 43 (14.0%) 27 (12.0%)
    6+ 77 (9.2%) 37 (9.8%) 40 (8.7%)
17 (5.9%) 32 (11.1%) 28 (10.8%)
34 (7.3%) 43 (11.5%)
10 (6.6%) 20 (12.0%) 13 (5.4%) 11 (16.2%) 23 (10.9%)
37 (11.9%) 21 (6.8%) 20 (8.7%)
Número de divisões


0.322


0.002

0.147




0.767


0.276
    n 844 382 462
296 292 256
469 375
155 165 240 70 214
310 307 227
    Média (DP) 3.9 (1.3) 3.9 (1.4) 3.8 (1.3)
3.6 (1.3) 4.0 (1.5) 3.9 (1.2)
3.8 (1.3) 3.9 (1.4)
3.8 (1.1) 3.8 (1.4) 3.8 (1.3) 3.9 (1.6) 3.9 (1.4)
3.9 (1.4) 3.8 (1.3) 3.8 (1.3)
    Mediana [Q1, Q3] 4.0 (3.0, 4.0) 4.0 (3.0, 4.0) 4.0 (3.0, 4.0)
4.0 (3.0, 4.0) 4.0 (3.0, 5.0) 4.0 (3.0, 4.0)
4.0 (3.0, 4.0) 4.0 (3.0, 5.0)
4.0 (3.0, 4.0) 4.0 (3.0, 4.0) 4.0 (3.0, 4.0) 4.0 (3.0, 5.0) 4.0 (3.0, 5.0)
4.0 (3.0, 5.0) 4.0 (3.0, 4.0) 4.0 (3.0, 4.0)
    Mínimo - Máximo 1.0 - 11.0 1.0 - 11.0 1.0 - 9.0
1.0 - 10.0 1.0 - 11.0 1.0 - 8.0
1.0 - 11.0 1.0 - 9.0
1.0 - 9.0 1.0 - 8.0 1.0 - 11.0 1.0 - 9.0 1.0 - 10.0
1.0 - 10.0 1.0 - 11.0 1.0 - 9.0
UIT, unidade de intervenção territorial; DP, desvio-padrão; Q1, quartil 1; Q3, quartil 3 | Dados ponderados (amostra de inverno) | Valores omissos não foram incluídos na realização dos testes (n=6)

Área Útil

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Área útil, n (%)


0.052


0.047

0.033




0.127


0.009
    Menos de 30 m2 6 (1.1%) 3 (1.1%) 3 (1.1%)
3 (1.6%) 1 (0.5%) 2 (1.2%)
3 (1.1%) 3 (1.0%)
0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 1 (2.9%) 5 (3.5%)
2 (1.0%) 0 (0.0%) 4 (2.7%)
    30 a 39 m2 7 (1.3%) 0 (0.0%) 7 (2.7%)
3 (1.6%) 2 (0.7%) 3 (1.8%)
3 (1.3%) 4 (1.3%)
0 (0.0%) 2 (1.5%) 2 (1.2%) 1 (2.9%) 3 (1.9%)
1 (0.3%) 3 (1.6%) 4 (2.3%)
    40 a 49 m2 9 (1.5%) 6 (2.0%) 3 (1.0%)
6 (3.3%) 2 (1.0%) 0 (0.2%)
0 (0.0%) 9 (2.9%)
1 (1.4%) 4 (3.9%) 1 (0.5%) 1 (2.1%) 1 (0.7%)
1 (0.6%) 3 (1.5%) 4 (2.7%)
    50 a 59 m2 39 (7.0%) 17 (6.1%) 22 (8.0%)
22 (11.4%) 11 (5.3%) 7 (4.2%)
22 (8.2%) 17 (5.9%)
7 (6.7%) 10 (8.5%) 9 (5.2%) 5 (12.8%) 9 (6.7%)
12 (5.7%) 16 (7.8%) 12 (7.7%)
    60 a 69 m2 51 (9.1%) 17 (6.1%) 34 (12.2%)
17 (9.0%) 18 (8.3%) 16 (10.3%)
29 (10.9%) 22 (7.5%)
12 (12.1%) 12 (11.1%) 17 (9.8%) 4 (9.3%) 6 (4.4%)
16 (7.8%) 22 (10.7%) 13 (8.8%)
    70 a 79 m2 42 (7.4%) 18 (6.5%) 23 (8.3%)
17 (8.9%) 14 (6.4%) 11 (6.9%)
18 (6.7%) 23 (8.0%)
9 (8.4%) 6 (5.6%) 12 (7.1%) 6 (14.7%) 9 (6.4%)
18 (8.9%) 14 (7.0%) 9 (5.8%)
    80 a 89 m2 60 (10.7%) 29 (10.4%) 31 (11.1%)
28 (14.9%) 16 (7.4%) 16 (10.3%)
30 (11.2%) 30 (10.3%)
13 (12.9%) 18 (16.2%) 15 (8.6%) 1 (1.5%) 14 (10.0%)
20 (9.8%) 17 (8.2%) 23 (15.5%)
    90 a 99 m2 55 (9.7%) 27 (9.5%) 28 (9.9%)
26 (13.6%) 18 (8.4%) 11 (6.8%)
26 (9.6%) 29 (9.8%)
11 (11.1%) 9 (7.6%) 20 (12.0%) 2 (5.6%) 12 (8.8%)
18 (8.6%) 28 (13.8%) 8 (5.6%)
    100 a 109 m2 73 (13.0%) 46 (16.1%) 27 (9.8%)
19 (10.3%) 33 (15.2%) 21 (13.1%)
41 (15.2%) 32 (11.0%)
17 (17.2%) 8 (6.8%) 17 (10.1%) 5 (13.0%) 25 (18.2%)
16 (7.9%) 34 (16.7%) 22 (14.7%)
    110 a 119 m2 33 (5.9%) 14 (4.9%) 20 (7.0%)
5 (2.5%) 13 (6.3%) 15 (9.6%)
19 (6.9%) 15 (5.1%)
5 (4.9%) 5 (4.7%) 16 (9.3%) 1 (1.5%) 7 (5.0%)
15 (7.5%) 7 (3.5%) 11 (7.2%)
    120 a 149 m2 85 (15.2%) 45 (15.9%) 40 (14.4%)
21 (11.0%) 38 (17.9%) 26 (16.4%)
46 (17.3%) 39 (13.2%)
15 (14.6%) 15 (13.1%) 31 (18.2%) 5 (13.2%) 20 (14.1%)
32 (15.6%) 27 (13.0%) 26 (17.5%)
    150 a 199 m2 58 (10.4%) 33 (11.8%) 25 (9.0%)
14 (7.4%) 28 (12.9%) 17 (10.5%)
20 (7.3%) 39 (13.2%)
8 (8.3%) 10 (8.8%) 20 (11.7%) 3 (8.5%) 17 (12.1%)
33 (16.0%) 18 (8.8%) 8 (5.0%)
    200 ou mais m2 43 (7.7%) 27 (9.7%) 16 (5.6%)
8 (4.3%) 21 (9.6%) 14 (8.9%)
11 (4.1%) 32 (10.9%)
2 (2.3%) 14 (12.1%) 11 (6.4%) 5 (12.0%) 12 (8.3%)
21 (10.3%) 15 (7.3%) 7 (4.6%)
    Não sei dizer/prefiro não responder, n 288 101 187
111 78 100
205 83
56 55 71 30 76
107 106 76
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno) | Respostas “Não sei dizer/ prefiro não responder” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes

Problemas na Habitação

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Fraco isolamento das janelas ou portas 394 (46.4%) 171 (44.4%) 224 (48.0%) 0.370 145 (48.4%) 136 (46.6%) 113 (43.8%) 0.637 225 (47.5%) 169 (45.0%) 0.497 67 (42.4%) 72 (43.3%) 116 (48.3%) 36 (52.3%) 103 (47.7%) 0.669 100 (31.9%) 158 (50.8%) 137 (60.3%) <0.001
Humidade 360 (42.3%) 153 (39.9%) 206 (44.3%) 0.271 171 (57.1%) 123 (42.2%) 66 (25.4%) <0.001 208 (43.9%) 152 (40.4%) 0.343 68 (43.4%) 81 (48.4%) 85 (35.1%) 36 (52.2%) 90 (41.7%) 0.099 87 (27.8%) 141 (45.4%) 132 (58.2%) <0.001
Fungos/bolores 227 (26.8%) 91 (23.6%) 137 (29.3%) 0.111 126 (42.2%) 67 (23.1%) 34 (13.1%) <0.001 124 (26.2%) 103 (27.4%) 0.723 40 (25.5%) 49 (29.1%) 54 (22.3%) 19 (27.7%) 66 (30.6%) 0.468 53 (16.9%) 78 (25.2%) 96 (42.5%) <0.001
Pouca luz do sol em parte da casa 147 (17.4%) 63 (16.4%) 84 (18.1%) 0.534 67 (22.2%) 42 (14.4%) 39 (15.0%) 0.033 57 (12.1%) 90 (23.9%) <0.001 21 (13.7%) 31 (18.7%) 33 (13.8%) 10 (14.9%) 51 (23.7%) 0.056 44 (14.2%) 61 (19.8%) 42 (18.3%) 0.202
Demasiada luz do sol em parte da casa 138 (16.3%) 60 (15.6%) 79 (16.9%) 0.652 44 (14.6%) 51 (17.3%) 44 (17.1%) 0.664 66 (14.0%) 72 (19.2%) 0.068 20 (13.0%) 33 (20.0%) 37 (15.6%) 10 (13.6%) 37 (17.4%) 0.583 45 (14.4%) 57 (18.3%) 36 (16.1%) 0.499
Demasiada luz do sol em toda a casa 70 (8.3%) 27 (7.1%) 43 (9.3%) 0.341 19 (6.5%) 25 (8.4%) 26 (10.2%) 0.402 49 (10.3%) 22 (5.8%) 0.025 11 (6.9%) 21 (12.7%) 22 (9.0%) 3 (4.3%) 14 (6.3%) 0.319 30 (9.5%) 19 (6.1%) 22 (9.5%) 0.388
Falta de ventilação 68 (8.0%) 25 (6.4%) 43 (9.3%) 0.152 34 (11.4%) 25 (8.7%) 8 (3.2%) 0.003 27 (5.6%) 41 (10.9%) 0.012 9 (6.0%) 15 (9.2%) 22 (9.2%) 4 (5.9%) 17 (7.7%) 0.733 20 (6.5%) 24 (7.6%) 24 (10.6%) 0.241
Pouca luz do sol em toda a casa 35 (4.1%) 15 (3.9%) 20 (4.3%) 0.782 19 (6.2%) 9 (3.0%) 8 (3.0%) 0.145 18 (3.8%) 17 (4.6%) 0.588 7 (4.4%) 9 (5.4%) 11 (4.5%) 2 (2.4%) 7 (3.0%) 0.765 10 (3.1%) 12 (4.0%) 13 (5.7%) 0.407
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Isolamento Térmico

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Mau isolamento térmico do teto 179 (23.8%) 85 (25.4%) 94 (22.5%) 0.445 70 (27.3%) 69 (26.2%) 40 (17.2%) 0.070 110 (25.4%) 69 (21.6%) 0.269 41 (28.3%) 34 (24.0%) 48 (22.4%) 14 (22.5%) 42 (22.2%) 0.796 22 (8.0%) 58 (21.2%) 99 (49.1%) <0.001
Mau isolamento térmico das paredes 228 (27.8%) 100 (26.9%) 128 (28.4%) 0.686 88 (31.1%) 85 (29.5%) 55 (22.0%) 0.119 132 (28.8%) 96 (26.5%) 0.503 42 (27.0%) 45 (28.5%) 59 (25.7%) 19 (26.9%) 63 (30.4%) 0.907 31 (10.3%) 81 (27.2%) 116 (52.6%) <0.001
Mau isolamento térmico do chão 130 (16.0%) 59 (16.0%) 71 (16.0%) >0.999 48 (17.2%) 55 (19.6%) 26 (10.6%) 0.079 78 (17.1%) 52 (14.6%) 0.384 24 (15.6%) 29 (18.3%) 29 (12.6%) 8 (11.1%) 40 (20.2%) 0.328 14 (4.7%) 42 (14.3%) 73 (34.4%) <0.001
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno) | Respostas “Não sei / Não se aplica ao meu caso” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas (paredes: n=29; chão: n=40, teto: n=96

Tipo de Janelas

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Vidro simples 317 (37.3%) 130 (33.9%) 187 (40.2%) 0.111 104 (34.9%) 98 (33.7%) 115 (44.3%) 0.064 228 (48.1%) 90 (23.8%) <0.001 63 (40.2%) 71 (42.2%) 75 (31.1%) 30 (42.9%) 79 (36.6%) 0.266 83 (26.6%) 123 (39.6%) 111 (49.1%) <0.001
Vidro duplo standard 332 (39.1%) 155 (40.4%) 177 (38.0%) 0.525 130 (43.4%) 117 (40.0%) 86 (33.1%) 0.091 148 (31.3%) 184 (48.9%) <0.001 58 (37.2%) 71 (42.8%) 87 (36.0%) 29 (41.3%) 87 (40.4%) 0.754 118 (37.9%) 131 (42.3%) 83 (36.4%) 0.426
Vidro duplo térmico 177 (20.8%) 93 (24.1%) 84 (18.1%) 0.065 45 (15.0%) 71 (24.3%) 61 (23.7%) 0.029 87 (18.3%) 90 (24.0%) 0.080 42 (26.7%) 24 (14.1%) 64 (26.6%) 13 (19.0%) 35 (16.1%) 0.018 86 (27.7%) 55 (17.6%) 36 (15.9%) 0.005
Vidro triplo 8 (0.9%) 6 (1.6%) 2 (0.4%) 0.061 2 (0.8%) 5 (1.7%) 1 (0.2%) 0.136 4 (0.9%) 4 (1.0%) 0.900 0 (0.0%) 2 (1.3%) 3 (1.1%) 1 (1.2%) 2 (1.0%) 0.814 4 (1.4%) 3 (1.0%) 1 (0.2%) 0.389
Vidro duplo e/ou triplo 574 (67.5%) 266 (69.1%) 308 (66.1%) 0.449 203 (67.8%) 213 (72.8%) 158 (61.0%) 0.050 263 (55.6%) 310 (82.4%) <0.001 103 (65.5%) 107 (64.0%) 171 (71.0%) 50 (71.0%) 143 (66.6%) 0.714 239 (76.6%) 204 (65.8%) 130 (57.3%) <0.001
Dupla janela 27 (3.2%) 14 (3.5%) 13 (2.8%) 0.618 7 (2.2%) 15 (5.3%) 5 (1.9%) 0.081 15 (3.3%) 11 (3.0%) 0.841 4 (2.5%) 3 (2.0%) 17 (7.2%) 1 (0.8%) 2 (0.8%) 0.003 9 (2.9%) 9 (3.0%) 8 (3.7%) 0.901
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Caixilharias das Janelas

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Madeira 139 (16.4%) 62 (16.2%) 77 (16.5%) 0.923 44 (14.7%) 35 (12.0%) 61 (23.4%) 0.005 90 (19.1%) 49 (13.1%) 0.023 21 (13.3%) 36 (21.5%) 26 (10.7%) 13 (18.8%) 44 (20.3%) 0.056 38 (12.1%) 52 (16.6%) 50 (22.1%) 0.026
Metálicas sem isolamento 298 (35.1%) 140 (36.5%) 158 (33.9%) 0.513 89 (29.6%) 100 (34.4%) 109 (42.1%) 0.033 193 (40.8%) 105 (27.8%) <0.001 63 (40.3%) 49 (29.3%) 86 (35.6%) 31 (44.8%) 69 (32.0%) 0.210 81 (25.9%) 121 (38.9%) 96 (42.5%) 0.001
Metálicas com corte-térmico 154 (18.1%) 79 (20.6%) 74 (16.0%) 0.120 49 (16.2%) 60 (20.4%) 46 (17.6%) 0.492 80 (16.9%) 74 (19.6%) 0.344 26 (16.4%) 33 (19.7%) 45 (18.6%) 9 (13.4%) 41 (19.0%) 0.834 73 (23.4%) 49 (15.6%) 32 (14.2%) 0.024
Metálicas (não sabe especificar) 56 (13.5%) 18 (11.4%) 37 (14.9%) 0.366 21 (12.0%) 25 (15.5%) 10 (13.1%) 0.693 32 (13.3%) 24 (13.9%) 0.846 7 (8.6%) 7 (9.4%) 20 (16.9%) 7 (22.6%) 15 (13.7%) 0.248 27 (17.1%) 15 (10.4%) 14 (12.6%) 0.296
PVC 260 (30.6%) 110 (28.6%) 150 (32.3%) 0.310 111 (37.1%) 93 (31.8%) 56 (21.8%) 0.002 105 (22.1%) 156 (41.3%) <0.001 42 (26.9%) 50 (30.0%) 87 (36.0%) 20 (29.1%) 61 (28.4%) 0.399 112 (35.7%) 98 (31.5%) 51 (22.6%) 0.012
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Sombreamento

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Estores com corte-térmico 171 (20.1%) 89 (23.1%) 82 (17.7%) 0.092 42 (14.2%) 71 (24.3%) 58 (22.3%) 0.022 91 (19.3%) 80 (21.1%) 0.564 44 (28.2%) 19 (11.2%) 60 (24.9%) 9 (12.2%) 40 (18.4%) 0.003 76 (24.4%) 62 (20.0%) 32 (14.3%) 0.045
Estores standard 436 (51.3%) 194 (50.5%) 242 (52.0%) 0.723 139 (46.3%) 146 (50.2%) 151 (58.4%) 0.046 267 (56.4%) 169 (44.9%) 0.002 95 (60.7%) 64 (38.2%) 143 (59.4%) 25 (35.8%) 109 (50.6%) <0.001 136 (43.4%) 168 (54.2%) 132 (58.2%) 0.007
Estores (não sabe especificar) 89 (10.5%) 40 (10.4%) 49 (10.6%) 0.947 44 (14.6%) 24 (8.3%) 21 (8.2%) 0.025 34 (7.1%) 56 (14.8%) 0.001 15 (9.3%) 14 (8.6%) 29 (11.9%) 12 (17.3%) 20 (9.2%) 0.304 39 (12.6%) 30 (9.6%) 20 (8.9%) 0.357
Palas 25 (2.9%) 14 (3.6%) 11 (2.3%) 0.239 7 (2.3%) 14 (4.6%) 4 (1.6%) 0.063 7 (1.4%) 18 (4.8%) 0.015 5 (3.1%) 5 (2.9%) 6 (2.7%) 4 (6.2%) 4 (1.9%) 0.498 10 (3.3%) 11 (3.4%) 3 (1.5%) 0.305
Toldos 35 (4.1%) 16 (4.1%) 19 (4.1%) 0.972 11 (3.8%) 9 (3.1%) 15 (5.6%) 0.308 12 (2.5%) 23 (6.2%) 0.017 4 (2.8%) 7 (4.2%) 13 (5.5%) 4 (5.1%) 7 (3.1%) 0.571 13 (4.2%) 14 (4.4%) 8 (3.5%) 0.853
Portadas pelo exterior 39 (4.6%) 23 (6.0%) 16 (3.5%) 0.093 11 (3.5%) 22 (7.5%) 7 (2.5%) 0.012 15 (3.2%) 24 (6.4%) 0.050 4 (2.8%) 12 (7.0%) 7 (2.8%) 9 (12.6%) 7 (3.4%) 0.006 14 (4.6%) 19 (6.0%) 6 (2.7%) 0.199
Portadas pelo interior 92 (10.8%) 42 (11.0%) 50 (10.7%) 0.906 39 (13.1%) 31 (10.6%) 22 (8.4%) 0.261 43 (9.1%) 49 (12.9%) 0.107 4 (2.4%) 38 (22.8%) 2 (0.9%) 13 (18.4%) 35 (16.1%) <0.001 35 (11.3%) 33 (10.6%) 24 (10.4%) 0.951
Cortinas ou cortinados 607 (71.4%) 269 (69.9%) 338 (72.7%) 0.435 201 (67.2%) 198 (67.9%) 208 (80.3%) 0.005 353 (74.6%) 254 (67.4%) 0.037 114 (72.3%) 115 (69.0%) 179 (74.2%) 44 (63.5%) 155 (72.2%) 0.576 217 (69.3%) 225 (72.3%) 166 (73.2%) 0.640
Persianas 89 (10.4%) 31 (8.1%) 57 (12.3%) 0.068 41 (13.6%) 32 (10.8%) 17 (6.4%) 0.038 37 (7.7%) 52 (13.8%) 0.011 9 (5.9%) 15 (9.3%) 31 (12.9%) 10 (13.7%) 23 (10.8%) 0.259 41 (13.2%) 28 (8.9%) 20 (8.7%) 0.150
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Equipamentos de Produção de Energia Renovável

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Painéis solares fotovoltaicos 13 (1.6%) 6 (1.7%) 7 (1.4%) 0.776 3 (1.1%) 5 (1.6%) 5 (2.1%) 0.619 1 (0.3%) 12 (3.1%) 0.006 1 (0.5%) 0 (0.2%) 3 (1.3%) 5 (7.6%) 4 (1.6%) <0.001 12 (4.0%) 1 (0.3%) 0 (0.0%) <0.001
Coletores solares térmicos 5 (0.5%) 1 (0.4%) 3 (0.7%) 0.430 1 (0.2%) 2 (0.7%) 2 (0.7%) 0.546 0 (0.0%) 5 (1.2%) 0.002 0 (0.0%) 1 (0.6%) 2 (1.0%) 1 (0.8%) 1 (0.2%) 0.399 3 (0.9%) 1 (0.4%) 0 (0.2%) 0.257
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Horas Passadas em Casa

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Horas passadas em casa: dias úteis


<0.001


<0.001

0.054




0.816


0.600
    n 848 384 464
298 292 259
474 375
157 166 240 69 215
311 311 227
    Média (DP) 17.1 (3.7) 16.6 (3.7) 17.6 (3.7)
15.8 (3.5) 15.9 (3.4) 20.0 (2.6)
17.4 (3.9) 16.8 (3.5)
17.2 (3.6) 17.5 (3.8) 17.1 (3.7) 17.2 (3.8) 16.8 (3.8)
17.1 (3.8) 17.0 (3.6) 17.4 (3.8)
    Mediana [Q1, Q3] 16.0 (14.0, 20.0) 16.0 (14.0, 20.0) 18.0 (14.0, 21.0)
15.0 (14.0, 18.0) 15.0 (14.0, 18.0) 20.0 (19.0, 22.0)
18.0 (14.0, 21.0) 16.0 (14.0, 20.0)
16.0 (14.0, 20.0) 18.0 (14.0, 21.0) 17.0 (14.0, 20.0) 17.0 (14.0, 21.0) 16.0 (14.0, 20.0)
16.0 (14.0, 21.0) 16.0 (14.0, 20.0) 18.0 (14.0, 21.0)
    Mínimo - Máximo 8.0 - 24.0 8.0 - 24.0 8.0 - 24.0
8.0 - 24.0 8.0 - 24.0 8.0 - 24.0
8.0 - 24.0 8.0 - 24.0
8.0 - 24.0 10.0 - 24.0 10.0 - 24.0 12.0 - 23.0 8.0 - 24.0
8.0 - 24.0 8.0 - 24.0 8.0 - 24.0
Horas passadas em casa: folgas


<0.001


<0.001

<0.001




0.247


0.318
    n 848 384 464
298 292 259
474 375
157 166 240 69 215
311 311 227
    Média (DP) 18.9 (3.6) 18.6 (3.4) 19.2 (3.7)
18.5 (3.2) 18.6 (3.6) 19.8 (3.9)
19.4 (3.7) 18.4 (3.5)
19.5 (2.6) 19.3 (3.1) 18.3 (4.4) 19.2 (3.4) 18.9 (3.6)
18.9 (4.0) 18.9 (3.3) 19.0 (3.6)
    Mediana [Q1, Q3] 20.0 (18.0, 21.0) 19.0 (17.0, 21.0) 20.0 (18.0, 21.0)
19.0 (17.0, 20.0) 19.0 (17.0, 21.0) 20.0 (19.0, 22.0)
20.0 (18.0, 22.0) 19.0 (17.0, 20.0)
20.0 (18.0, 21.0) 20.0 (18.0, 21.0) 19.0 (17.0, 21.0) 20.0 (18.0, 21.0) 20.0 (18.0, 21.0)
20.0 (18.0, 21.0) 19.0 (18.0, 21.0) 20.0 (18.0, 21.0)
    Mínimo - Máximo 0.0 - 24.0 0.0 - 24.0 0.0 - 24.0
0.0 - 24.0 2.0 - 24.0 0.0 - 24.0
0.0 - 24.0 0.0 - 24.0
8.0 - 24.0 0.0 - 24.0 0.0 - 24.0 0.0 - 24.0 0.0 - 24.0
0.0 - 24.0 0.0 - 24.0 0.0 - 24.0
UIT, unidade de intervenção territorial; DP, desvio-padrão; Q1, quartil 1; Q3, quartil 3 | Dados ponderados (amostra de inverno) | Valores omissos não foram incluídos na realização dos testes (dias de trabalho: n=2; dias de folga: n=2) | Nos dias de trabalho, valores de horas diárias passadas em casa inferiores a oito foram substituídos pela média das restantes observações

Situação Financeira

Situação Financeira

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Situação financeira, n (%)


0.046


0.046

<0.001




0.006


<0.001
    Muito confortável 31 (3.6%) 17 (4.4%) 14 (3.0%)
20 (6.6%) 6 (1.9%) 5 (2.1%)
5 (1.1%) 25 (6.7%)
3 (1.9%) 9 (5.6%) 4 (1.8%) 1 (2.1%) 13 (5.9%)
15 (4.7%) 12 (3.9%) 4 (1.8%)
    Confortável 304 (35.7%) 151 (39.3%) 152 (32.7%)
102 (34.0%) 116 (39.8%) 86 (33.0%)
129 (27.3%) 174 (46.3%)
63 (40.1%) 48 (28.5%) 85 (35.3%) 17 (24.7%) 91 (42.1%)
115 (36.8%) 115 (37.2%) 73 (32.2%)
    Suficiente para as necessidades do agregado familiar 412 (48.5%) 184 (48.0%) 228 (48.9%)
151 (50.6%) 129 (44.2%) 132 (50.8%)
253 (53.5%) 158 (42.1%)
66 (42.2%) 80 (47.9%) 127 (52.7%) 46 (65.3%) 93 (43.3%)
161 (51.4%) 154 (49.7%) 97 (42.7%)
    Difícil 78 (9.1%) 25 (6.6%) 53 (11.3%)
21 (6.9%) 31 (10.7%) 26 (10.0%)
63 (13.3%) 15 (3.9%)
22 (14.0%) 23 (13.6%) 18 (7.7%) 2 (2.5%) 13 (6.0%)
16 (5.1%) 26 (8.4%) 36 (15.8%)
    Muito difícil 26 (3.1%) 7 (1.7%) 19 (4.2%)
6 (1.9%) 10 (3.4%) 10 (4.0%)
22 (4.7%) 4 (1.0%)
3 (1.9%) 8 (4.5%) 6 (2.5%) 4 (5.5%) 6 (2.7%)
6 (2.1%) 3 (0.9%) 17 (7.4%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Rendimento do Agregado Familiar

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Rendimento do agregado familiar, n (%)


<0.001


0.022

<0.001




0.241


0.026
    Inferior a 700 € por mês 53 (7.2%) 13 (4.0%) 39 (9.8%)
14 (5.2%) 20 (7.7%) 19 (8.9%)
45 (10.9%) 8 (2.5%)
11 (7.7%) 13 (9.2%) 17 (8.4%) 4 (7.2%) 7 (3.7%)
12 (4.4%) 26 (10.1%) 14 (7.0%)
    Entre 701 € e 1000 € 99 (13.4%) 27 (7.9%) 72 (18.0%)
39 (15.0%) 17 (6.6%) 43 (19.6%)
81 (19.6%) 18 (5.6%)
25 (18.6%) 22 (14.9%) 18 (8.6%) 9 (15.0%) 25 (13.3%)
32 (11.7%) 29 (11.0%) 38 (18.8%)
    Entre 1001 € e 1250 € 68 (9.2%) 32 (9.6%) 35 (8.8%)
28 (10.6%) 26 (10.1%) 14 (6.4%)
46 (11.1%) 22 (6.7%)
10 (7.5%) 12 (8.0%) 12 (5.9%) 7 (12.1%) 26 (13.9%)
22 (8.1%) 28 (10.7%) 18 (8.6%)
    Entre 1251 € e 1500 € 87 (11.8%) 31 (9.1%) 56 (14.1%)
32 (12.4%) 32 (12.6%) 22 (10.3%)
57 (13.8%) 30 (9.4%)
22 (16.1%) 18 (12.3%) 23 (11.3%) 5 (9.5%) 18 (9.7%)
26 (9.7%) 33 (12.5%) 28 (13.8%)
    Entre 1501 € e 2000 € 109 (14.8%) 46 (13.7%) 63 (15.8%)
28 (10.9%) 40 (15.5%) 41 (18.7%)
68 (16.6%) 41 (12.6%)
27 (20.1%) 19 (12.9%) 29 (14.2%) 7 (12.6%) 26 (13.9%)
48 (17.6%) 28 (10.7%) 33 (16.3%)
    Entre 2000 € e 3000 € 157 (21.3%) 85 (25.3%) 72 (17.9%)
68 (26.1%) 53 (20.7%) 36 (16.3%)
65 (15.9%) 91 (28.1%)
21 (15.3%) 29 (20.0%) 50 (24.1%) 17 (30.7%) 39 (20.6%)
56 (20.6%) 69 (26.2%) 33 (16.0%)
    Entre 3000 € e 4000 € 84 (11.4%) 45 (13.5%) 39 (9.7%)
27 (10.4%) 37 (14.3%) 20 (9.2%)
28 (6.8%) 56 (17.3%)
9 (6.8%) 14 (9.4%) 34 (16.4%) 4 (6.3%) 24 (12.5%)
33 (12.1%) 28 (10.7%) 23 (11.5%)
    Mais de 4000 € 80 (10.9%) 56 (16.8%) 24 (5.9%)
25 (9.4%) 32 (12.5%) 23 (10.6%)
22 (5.3%) 58 (17.9%)
11 (7.9%) 19 (13.2%) 23 (11.0%) 4 (6.8%) 23 (12.3%)
43 (15.7%) 21 (8.0%) 16 (8.0%)
    Prefiro não responder, n 87 40 47
30 26 30
46 41
18 13 24 10 21
28 41 17
    Não sei, n 27 8 19
8 8 11
16 11
2 8 10 3 4
14 9 5
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno) | Respostas “Não sei” e “Prefiro não responder” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes

Capacidade Financeira para Aquecer a Casa

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 618 Masculino
n = 281 (45.5%)
Feminino
n = 337 (54.5%)
Valor-p 25-44 anos
n = 200 (32.3%)
45-64 anos
n = 225 (36.4%)
65+ anos
n = 193 (31.3%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 314 (50.8%)
Ensino superior
n = 304 (49.2%)
Valor-p UIT Oriental
n = 112 (18.2%)
UIT Centro Histórico
n = 120 (19.5%)
UIT Norte
n = 178 (28.8%)
UIT Ocidental
n = 52 (8.38%)
UIT Centro
n = 155 (25.2%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 228 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 228 (36.8%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 163 (26.3%)
Valor-p
Capacidade financeira para aquecer a casa, n (%)


<0.001


0.778

<0.001




0.101


<0.001
    Sim 475 (78.0%) 241 (85.9%) 234 (71.3%)
149 (76.3%) 179 (79.7%) 147 (77.8%)
216 (69.7%) 259 (86.6%)
79 (70.3%) 88 (75.4%) 146 (83.2%) 36 (69.9%) 126 (82.5%)
194 (87.1%) 191 (84.0%) 90 (56.7%)
    Não 134 (22.0%) 39 (14.1%) 94 (28.7%)
46 (23.7%) 46 (20.3%) 42 (22.2%)
94 (30.3%) 40 (13.4%)
33 (29.7%) 29 (24.6%) 29 (16.8%) 16 (30.1%) 27 (17.5%)
29 (12.9%) 36 (16.0%) 69 (43.3%)
    Não sei responder, n 9 1 8
5 1 4
4 5
0 4 3 0 2
5 0 4
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de inverno composta por pessoas que responderam às fases 2 e 3 do inquérito) | Respostas “Não sei responder” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes

Tarifa Social

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Tarifa social para eletricidade, n (%)


0.007


<0.001

<0.001




0.439


0.378
    Sim 61 (7.3%) 15 (4.0%) 46 (10.0%)
38 (13.1%) 15 (5.2%) 7 (2.9%)
45 (9.8%) 15 (4.1%)
13 (8.2%) 17 (10.6%) 15 (6.3%) 3 (5.0%) 12 (5.8%)
23 (7.4%) 17 (5.6%) 21 (9.3%)
    Não 774 (92.7%) 363 (96.0%) 410 (90.0%)
254 (86.9%) 275 (94.8%) 245 (97.1%)
414 (90.2%) 359 (95.9%)
144 (91.8%) 147 (89.4%) 220 (93.7%) 64 (95.0%) 198 (94.2%)
282 (92.6%) 289 (94.4%) 204 (90.7%)
    Não sei, n 16 6 10
7 2 7
14 2
0 2 6 2 5
8 5 2
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno) | Respostas “Não sei” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes
Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Tarifa social para gás, n (%)


0.032


0.013

0.014




0.923


0.448
    Sim 29 (3.5%) 6 (1.7%) 23 (4.9%)
17 (5.8%) 10 (3.5%) 2 (0.8%)
22 (4.8%) 7 (1.8%)
7 (4.8%) 5 (3.2%) 7 (3.2%) 2 (3.3%) 6 (3.1%)
8 (2.5%) 10 (3.4%) 11 (4.8%)
    Não 806 (96.5%) 373 (98.3%) 433 (95.1%)
276 (94.2%) 280 (96.5%) 250 (99.2%)
437 (95.2%) 368 (98.2%)
150 (95.2%) 160 (96.8%) 227 (96.8%) 65 (96.7%) 204 (96.9%)
296 (97.5%) 296 (96.6%) 213 (95.2%)
    Não sei, n 15 5 10
7 2 7
14 1
0 2 6 2 5
8 4 3
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno) | Respostas “Não sei” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes

Atraso no Pagamento de Fatura de Energia

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Atraso no pagamento da fatura de energia por carência económica, n (%)


0.051


0.396

<0.001




0.108


0.023
    Sim 81 (9.7%) 27 (7.0%) 54 (11.9%)
35 (12.0%) 25 (8.8%) 21 (8.0%)
61 (13.0%) 20 (5.5%)
19 (12.1%) 22 (13.6%) 15 (6.5%) 2 (3.0%) 22 (10.5%)
19 (6.0%) 30 (9.8%) 33 (14.6%)
    Não 754 (90.3%) 355 (93.0%) 399 (88.1%)
257 (88.0%) 262 (91.2%) 235 (92.0%)
405 (87.0%) 349 (94.5%)
137 (87.9%) 142 (86.4%) 219 (93.5%) 66 (97.0%) 191 (89.5%)
289 (94.0%) 274 (90.2%) 191 (85.4%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno) | Valores omissos não foram incluídos no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes (n=15) | Na categoria “Sim” estão incluídos todos os participantes que responderam 'Poucas vezes' ou 'Muitas vezes' em pelo menos um dos momentos de avaliação; na categoria “Não” incluem-se aqueles que responderam “Nunca” no último momento de avaliação ou em todos eles

Despesa Mensal com Eletricidade e Gás

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Despesa mensal com eletricidade e gás no inverno


0.942


0.391

0.022




0.434


0.541
    n 691 317 374
241 248 202
386 305
130 132 197 62 170
255 251 184
    Média (DP) 94.3 (61.6) 94.9 (62.5) 93.7 (61.0)
90.5 (58.2) 96.0 (60.6) 96.7 (66.7)
89.6 (58.3) 100.2 (65.2)
99.1 (61.3) 88.3 (52.6) 91.3 (63.0) 102.1 (82.0) 95.9 (58.1)
91.5 (57.3) 89.8 (54.4) 104.3 (74.6)
    Mediana [Q1, Q3] 80.0 (54.0, 110.0) 80.0 (55.0, 110.0) 80.0 (54.0, 110.0)
72.0 (50.0, 110.0) 80.0 (55.0, 120.0) 80.0 (54.0, 110.0)
75.0 (50.0, 105.0) 80.0 (57.0, 120.0)
88.5 (58.0, 125.0) 72.0 (50.0, 108.0) 72.0 (50.0, 110.0) 80.0 (50.0, 110.0) 85.0 (60.0, 118.0)
80.0 (55.0, 107.0) 75.0 (52.3, 114.0) 85.0 (50.0, 125.0)
    Mínimo - Máximo 0.0 - 440.0 3.3 - 440.0 0.0 - 425.0
17.5 - 390.0 0.0 - 440.0 3.3 - 425.0
0.0 - 350.0 3.3 - 440.0
3.3 - 440.0 18.0 - 250.0 0.0 - 390.0 8.0 - 350.0 17.5 - 425.0
8.0 - 390.0 0.0 - 300.0 15.0 - 440.0
UIT, unidade de intervenção territorial; DP, desvio-padrão; Q1, quartil 1; Q3, quartil 3 | Dados ponderados (amostra de inverno)

Faturas de Energia

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Fatura de eletricidade no inverno


0.904


0.997

0.199




0.114


0.829
    n 371 163 208
146 146 79
189 182
76 77 89 30 99
156 116 99
    Média (DP) 71.7 (51.3) 73.8 (54.6) 70.0 (48.8)
72.9 (53.9) 69.1 (46.4) 74.2 (55.5)
68.7 (50.8) 74.8 (51.9)
72.9 (54.6) 59.5 (40.4) 79.8 (60.8) 83.3 (75.4) 69.6 (34.2)
70.3 (44.8) 69.9 (46.3) 76.1 (65.2)
    Mediana [Q1, Q3] 55.0 (40.0, 90.0) 55.0 (40.0, 90.0) 55.0 (40.0, 90.0)
60.0 (40.0, 85.0) 55.0 (40.0, 80.0) 55.0 (40.0, 90.0)
52.0 (40.0, 80.0) 60.0 (40.0, 90.0)
55.0 (40.0, 85.0) 50.0 (35.0, 65.0) 60.0 (40.0, 90.0) 50.0 (40.0, 70.0) 60.0 (50.0, 90.0)
60.0 (40.0, 85.0) 55.0 (40.0, 90.0) 50.0 (40.0, 90.0)
    Mínimo - Máximo 11.0 - 440.0 11.0 - 440.0 15.0 - 300.0
15.0 - 300.0 11.0 - 440.0 13.0 - 300.0
11.0 - 300.0 17.0 - 440.0
15.0 - 440.0 11.0 - 200.0 25.0 - 300.0 20.0 - 300.0 20.0 - 200.0
17.0 - 300.0 11.0 - 280.0 20.0 - 440.0
Fatura de gás canalizado no inverno


0.754


0.672

0.115




0.095


0.202
    n 187 78 109
52 92 43
87 101
38 33 49 16 52
82 61 44
    Média (DP) 36.7 (38.7) 34.1 (29.8) 38.6 (44.0)
32.8 (38.0) 35.4 (32.7) 44.4 (49.6)
40.9 (42.5) 33.2 (35.0)
40.1 (33.8) 36.4 (21.3) 31.7 (42.4) 46.5 (59.6) 36.2 (39.3)
38.8 (45.3) 29.5 (22.7) 43.1 (42.2)
    Mediana [Q1, Q3] 30.0 (15.0, 40.0) 25.0 (17.0, 40.0) 30.0 (15.0, 43.0)
25.0 (16.0, 40.0) 30.0 (18.0, 40.0) 30.0 (15.0, 50.0)
30.0 (17.0, 50.0) 25.0 (15.0, 40.0)
30.0 (19.0, 40.0) 35.0 (20.0, 43.0) 20.0 (15.0, 30.0) 30.0 (15.0, 50.0) 25.0 (15.0, 40.0)
30.0 (17.0, 40.0) 25.0 (15.0, 35.0) 35.0 (15.0, 50.0)
    Mínimo - Máximo 4.0 - 320.0 4.0 - 165.0 7.0 - 320.0
7.0 - 320.0 5.0 - 247.0 4.0 - 200.0
7.0 - 247.0 4.0 - 320.0
8.0 - 150.0 10.0 - 90.0 5.0 - 320.0 9.0 - 247.0 4.0 - 200.0
4.0 - 320.0 8.0 - 180.0 8.0 - 200.0
Fatura combinada no inverno


0.283


0.920

0.002




0.524


0.284
    n 300 142 158
88 93 119
180 120
54 54 98 27 68
94 123 83
    Média (DP) 97.4 (62.0) 101.5 (63.2) 93.8 (60.9)
95.9 (54.9) 100.1 (63.9) 96.5 (65.8)
88.9 (57.3) 110.3 (66.8)
95.5 (59.6) 94.1 (59.7) 90.3 (53.9) 104.4 (74.4) 109.2 (70.7)
91.9 (59.5) 91.9 (52.6) 112.1 (75.0)
    Mediana [Q1, Q3] 80.0 (60.0, 120.0) 80.0 (60.0, 120.0) 75.0 (50.0, 120.0)
80.0 (55.0, 125.0) 80.0 (60.0, 120.0) 80.0 (60.0, 110.0)
70.0 (50.0, 105.0) 90.0 (60.0, 130.0)
75.0 (60.0, 125.0) 70.0 (50.0, 120.0) 72.0 (55.0, 110.0) 85.0 (60.0, 100.0) 85.0 (60.0, 150.0)
75.0 (55.0, 100.0) 70.0 (55.0, 120.0) 95.0 (60.0, 140.0)
    Mínimo - Máximo 15.0 - 425.0 25.0 - 300.0 15.0 - 425.0
29.0 - 250.0 15.0 - 350.0 30.0 - 425.0
20.0 - 350.0 15.0 - 425.0
30.0 - 350.0 15.0 - 250.0 25.0 - 290.0 40.0 - 350.0 20.0 - 425.0
15.0 - 350.0 29.0 - 300.0 20.0 - 425.0
UIT, unidade de intervenção territorial; DP, desvio-padrão; Q1, quartil 1; Q3, quartil 3 | Dados ponderados (amostra de inverno) | Valores superiores a 500€ foram substituídos pela média + 2 desvios-padrão das restantes observações relativas à mesma fatura (eletricidade, gás e/ou combinada)

Botijas de Gás

Uso

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Não 724 (85.2%) 319 (83.1%) 405 (86.9%) 0.195 250 (83.7%) 249 (85.4%) 224 (86.7%) 0.712 386 (81.4%) 338 (89.9%) <0.001 132 (84.0%) 131 (78.3%) 213 (88.3%) 57 (81.4%) 192 (89.0%) 0.089 284 (90.9%) 265 (85.4%) 175 (77.1%) 0.001
Cozinhar 74 (8.7%) 33 (8.6%) 40 (8.7%) 0.987 33 (11.2%) 21 (7.2%) 19 (7.4%) 0.338 59 (12.5%) 15 (3.9%) <0.001 18 (11.8%) 24 (14.6%) 10 (4.3%) 8 (11.7%) 12 (5.7%) 0.020 16 (5.1%) 30 (9.7%) 28 (12.1%) 0.062
Aquecimento da água 60 (7.1%) 28 (7.3%) 32 (6.9%) 0.860 26 (8.7%) 16 (5.4%) 18 (7.1%) 0.501 48 (10.1%) 13 (3.3%) <0.001 14 (8.8%) 23 (13.8%) 10 (4.3%) 4 (6.3%) 9 (4.0%) 0.022 14 (4.6%) 24 (7.6%) 22 (9.8%) 0.183
Aquecimento da casa 56 (6.6%) 35 (9.2%) 21 (4.5%) 0.009 14 (4.6%) 24 (8.1%) 19 (7.3%) 0.287 34 (7.3%) 22 (5.8%) 0.404 8 (4.9%) 9 (5.2%) 21 (8.7%) 6 (9.1%) 12 (5.8%) 0.497 10 (3.2%) 18 (5.6%) 29 (12.7%) <0.001
UIT, unidade de intervenção territorial; DP, desvio-padrão; Q1, quartil 1; Q3, quartil 3 | Dados ponderados (amostra de inverno)

Quantidade/preço

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 126 Masculino
n = 65 (51.6%)
Feminino
n = 61 (48.4%)
Valor-p 25-44 anos
n = 49 (38.8%)
45-64 anos
n = 43 (33.8%)
65+ anos
n = 35 (27.4%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 88 (69.8%)
Ensino superior
n = 38 (30.2%)
Valor-p UIT Oriental
n = 25 (19.9%)
UIT Centro Histórico
n = 36 (28.7%)
UIT Norte
n = 28 (22.3%)
UIT Ocidental
n = 13 (10.3%)
UIT Centro
n = 24 (18.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 29 (22.7%)
Por vezes demasiado fria
n = 45 (35.9%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 52 (41.4%)
Valor-p
Botijas de gás no inverno: quantidade


0.126


0.840

0.118




0.105


0.072
    n 118 61 57
46 40 32
83 34
25 32 26 12 22
28 41 49
    Média (DP) 3.4 (2.5) 3.0 (2.2) 3.8 (2.8)
3.3 (2.3) 3.7 (2.9) 3.2 (2.1)
3.6 (2.7) 2.8 (1.8)
3.6 (3.4) 4.2 (2.5) 2.3 (1.5) 2.9 (1.6) 3.4 (2.3)
2.6 (1.3) 4.4 (3.2) 2.9 (2.1)
    Mediana [Q1, Q3] 3.0 (2.0, 4.0) 2.0 (1.0, 4.0) 3.0 (2.0, 5.0)
2.0 (1.5, 4.0) 3.0 (2.0, 4.0) 3.0 (2.0, 4.0)
3.0 (2.0, 4.0) 2.0 (1.5, 3.0)
2.0 (2.0, 6.0) 3.0 (2.0, 6.0) 2.0 (1.0, 3.0) 3.0 (2.0, 4.0) 3.0 (2.0, 4.0)
2.0 (2.0, 3.0) 3.0 (2.0, 8.0) 2.0 (1.0, 4.0)
    Mínimo - Máximo 0.0 - 14.0 0.5 - 8.0 0.0 - 14.0
1.0 - 8.0 0.0 - 14.0 0.5 - 8.0
0.0 - 14.0 1.0 - 8.0
1.0 - 14.0 1.0 - 8.0 0.0 - 6.0 1.0 - 6.0 0.5 - 8.0
0.5 - 6.0 0.0 - 14.0 1.0 - 8.0
Botijas de gás no inverno: preço por unidade


0.137


0.432

0.781




0.535


0.996
    n 116 60 57
46 41 29
82 34
25 32 26 12 21
27 42 47
    Média (DP) 31.8 (6.2) 31.2 (4.5) 32.3 (7.5)
32.9 (4.6) 30.6 (7.9) 31.6 (5.6)
31.5 (5.9) 32.5 (6.9)
31.0 (4.4) 32.1 (3.5) 30.1 (9.2) 32.7 (4.6) 33.7 (7.3)
31.8 (4.5) 31.1 (8.1) 32.4 (5.0)
    Mediana [Q1, Q3] 32.0 (30.0, 35.0) 32.0 (30.0, 34.0) 33.0 (30.0, 35.0)
32.0 (30.0, 35.0) 32.0 (30.0, 34.0) 32.0 (29.0, 34.0)
32.0 (30.0, 35.0) 32.0 (30.0, 34.5)
30.0 (30.0, 32.0) 32.0 (30.0, 35.0) 33.0 (30.0, 35.0) 32.0 (32.0, 34.0) 34.0 (30.0, 34.5)
32.0 (30.0, 35.0) 32.0 (30.0, 35.0) 32.0 (30.0, 35.0)
    Mínimo - Máximo 0.0 - 60.0 13.0 - 40.0 0.0 - 60.0
24.0 - 60.0 0.0 - 45.0 13.0 - 60.0
0.0 - 40.0 13.0 - 60.0
13.0 - 45.0 23.0 - 37.0 0.0 - 40.0 20.0 - 40.0 26.0 - 60.0
21.0 - 40.0 0.0 - 60.0 20.0 - 60.0
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno) | Valores omissos não foram incluídos na realização dos testes (número de botijas: n=8; preço por unidade: n=10)

Despesa Mensal Aceitável com Energia

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Despesa mensal aceitável com energia, n (%)


0.018


0.068

0.010








0.902
    Menos de 25 euros 69 (9.4%) 25 (7.2%) 45 (11.3%)
28 (10.5%) 27 (10.2%) 14 (6.8%)
45 (11.4%) 24 (7.1%)
9 (6.7%) 24 (17.9%) 19 (8.9%) 6 (10.3%) 11 (5.6%)
22 (8.6%) 30 (10.7%) 17 (8.5%)
    Entre 25 e 49 euros 224 (30.4%) 96 (28.1%) 128 (32.3%)
89 (32.7%) 77 (29.1%) 59 (28.9%)
133 (33.7%) 90 (26.5%)
53 (37.7%) 36 (27.5%) 65 (30.5%) 12 (19.4%) 57 (30.4%)
80 (30.9%) 81 (29.3%) 63 (31.2%)
    Entre 50 e 74 euros 204 (27.7%) 90 (26.5%) 114 (28.8%)
82 (30.3%) 65 (24.5%) 58 (28.5%)
110 (27.9%) 94 (27.6%)
33 (23.5%) 32 (23.9%) 51 (24.0%) 24 (38.1%) 65 (34.4%)
68 (26.4%) 76 (27.5%) 60 (29.8%)
    Entre 75 e 99 euros 125 (17.0%) 67 (19.7%) 58 (14.7%)
47 (17.5%) 35 (13.5%) 43 (21.0%)
70 (17.8%) 55 (16.1%)
30 (20.9%) 22 (17.0%) 38 (17.7%) 10 (15.4%) 26 (13.9%)
49 (19.1%) 42 (15.3%) 34 (16.7%)
    Entre 100 e 124 euros 45 (6.2%) 24 (7.0%) 22 (5.4%)
13 (4.8%) 21 (8.1%) 11 (5.4%)
14 (3.5%) 32 (9.3%)
8 (5.7%) 5 (3.7%) 18 (8.6%) 7 (10.6%) 8 (4.0%)
14 (5.6%) 21 (7.7%) 10 (4.8%)
    Entre 125 e 149 euros 35 (4.8%) 21 (6.1%) 15 (3.7%)
6 (2.3%) 18 (7.0%) 11 (5.2%)
13 (3.3%) 22 (6.5%)
3 (2.4%) 8 (6.0%) 10 (4.5%) 4 (5.8%) 11 (5.8%)
10 (3.8%) 14 (5.1%) 11 (5.6%)
    Entre 150 e 174 euros 9 (1.2%) 1 (0.4%) 8 (1.9%)
3 (1.0%) 5 (1.8%) 1 (0.6%)
2 (0.4%) 7 (2.1%)
1 (0.8%) 1 (1.0%) 3 (1.5%) 0 (0.5%) 3 (1.4%)
3 (1.0%) 3 (1.2%) 3 (1.3%)
    Entre 175 e 199 euros 9 (1.3%) 7 (1.9%) 3 (0.7%)
0 (0.0%) 6 (2.2%) 3 (1.7%)
3 (0.9%) 6 (1.7%)
0 (0.0%) 1 (0.8%) 4 (2.1%) 0 (0.0%) 4 (2.0%)
5 (2.1%) 3 (1.1%) 1 (0.4%)
    Entre 200 e 249 euros 5 (0.7%) 2 (0.6%) 3 (0.7%)
1 (0.3%) 3 (1.1%) 1 (0.5%)
2 (0.4%) 3 (1.0%)
0 (0.0%) 1 (0.5%) 2 (0.8%) 0 (0.0%) 3 (1.3%)
3 (1.0%) 1 (0.3%) 1 (0.7%)
    Entre 250 e 299 euros 3 (0.4%) 2 (0.6%) 1 (0.2%)
1 (0.2%) 1 (0.2%) 2 (0.8%)
2 (0.4%) 1 (0.4%)
1 (0.4%) 0 (0.0%) 2 (0.8%) 0 (0.0%) 1 (0.3%)
1 (0.2%) 1 (0.2%) 2 (0.8%)
    300 ou mais euros 8 (1.0%) 6 (1.9%) 1 (0.3%)
1 (0.4%) 6 (2.2%) 1 (0.5%)
2 (0.5%) 6 (1.7%)
3 (1.8%) 2 (1.9%) 1 (0.5%) 0 (0.0%) 2 (0.8%)
3 (1.3%) 4 (1.6%) 0 (0.0%)
    Não sei dizer, n 114 43 71
29 29 56
78 35
16 34 28 8 27
54 34 26
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno) | Respostas “Não sei dizer” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes

vs. Rendimento do Agregado Familiar

Variável
Rendimento do agregado familiar
Valor-p
Até 1000€
n = 127 (19.6%)
1001-1500€
n = 140 (21.5%)
1501-3000€
n = 239 (36.7%)
> 3000€
n = 144 (22.2%)
Despesa mensal aceitável com energia



<0.001
    Até 49€ 87 (68.3%) 73 (52.2%) 82 (34.5%) 36 (25.2%)
    50-74€ 31 (24.7%) 41 (29.1%) 74 (30.8%) 26 (17.7%)
    > 74€ 9 (7.0%) 26 (18.7%) 83 (34.7%) 82 (57.1%)
Dados ponderados (amostra de inverno) | Valores omissos não foram incluídos na realização dos testes (n=200)

vs. Comparação entre despesa mensal em energia no inverno e o considerado aceitável

Variável
Comparação entre despesa mensal em energia no inverno e o considerado aceitável
Valor-p
Gastos totais no inverno abaixo do intervalo considerado aceitável para despesas mensais
n = 92 (14.9%)
Gastos totais no inverno dentro do intervalo considerado aceitável para despesas mensais
n = 169 (27.3%)
Gastos totais no inverno acima do intervalo considerado aceitável para despesas mensais
n = 358 (57.8%)
Despesa mensal aceitável com energia


<0.001
    Até 49€ 9 (9.3%) 55 (32.3%) 189 (52.9%)
    50-74€ 16 (17.3%) 60 (35.5%) 86 (24.0%)
    > 74€ 68 (73.4%) 55 (32.3%) 83 (23.1%)
Dados ponderados (amostra de inverno) | Valores omissos não foram incluídos na realização dos testes (n=230)

Prioridades Financeiras

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 456 Masculino
n = 230 (50.3%)
Feminino
n = 226 (49.7%)
Valor-p 25-44 anos
n = 130 (28.4%)
45-64 anos
n = 137 (30.0%)
65+ anos
n = 189 (41.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 240 (52.6%)
Ensino superior
n = 216 (47.4%)
Valor-p UIT Oriental
n = 77 (16.8%)
UIT Centro Histórico
n = 97 (21.2%)
UIT Norte
n = 132 (28.9%)
UIT Ocidental
n = 40 (8.74%)
UIT Centro
n = 111 (24.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 169 (37.1%)
Por vezes demasiado fria
n = 173 (38.0%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 114 (25.0%)
Valor-p
Restauração vs. conforto térmico no inverno, n (%)


0.902


0.954

0.715




0.363


0.754
    Aquecer a casa 391 (85.7%) 198 (86.1%) 193 (85.2%)
110 (84.9%) 116 (84.9%) 164 (86.8%)
208 (86.8%) 183 (84.5%)
71 (92.2%) 87 (89.5%) 112 (85.0%) 32 (80.3%) 89 (80.6%)
148 (87.7%) 146 (84.4%) 96 (84.6%)
    Jantar fora, encomendar comida feita, ... 61 (13.4%) 30 (13.1%) 31 (13.7%)
18 (14.0%) 19 (13.8%) 24 (12.7%)
30 (12.6%) 31 (14.3%)
6 (7.8%) 10 (10.1%) 18 (14.0%) 8 (19.7%) 19 (17.1%)
19 (11.3%) 25 (14.3%) 17 (15.1%)
    Não consigo dizer 4 (0.9%) 2 (0.7%) 3 (1.1%)
2 (1.2%) 2 (1.3%) 1 (0.6%)
2 (0.6%) 3 (1.3%)
0 (0.0%) 0 (0.4%) 1 (1.1%) 0 (0.0%) 3 (2.3%)
2 (1.0%) 2 (1.3%) 0 (0.3%)
Poupar dinheiro vs. conforto térmico no inverno, n (%)


0.348


0.102

0.307




0.282


0.186
    Aquecer a casa 276 (60.5%) 148 (64.3%) 128 (56.7%)
68 (52.5%) 88 (64.3%) 120 (63.2%)
142 (59.3%) 134 (61.9%)
52 (68.4%) 59 (61.3%) 69 (52.6%) 25 (62.5%) 70 (63.2%)
114 (67.5%) 99 (57.2%) 63 (55.1%)
    Poupar dinheiro 168 (36.9%) 76 (33.1%) 92 (40.8%)
61 (46.9%) 45 (32.6%) 63 (33.3%)
89 (37.0%) 80 (36.8%)
24 (31.6%) 32 (32.8%) 59 (44.9%) 13 (33.7%) 40 (35.9%)
49 (28.8%) 70 (40.7%) 49 (43.3%)
    Não consigo dizer 12 (2.5%) 6 (2.6%) 6 (2.5%)
1 (0.6%) 4 (3.1%) 7 (3.5%)
9 (3.7%) 3 (1.3%)
0 (0.0%) 6 (5.9%) 3 (2.6%) 1 (3.7%) 1 (0.9%)
6 (3.7%) 4 (2.1%) 2 (1.6%)
Bens alimentares vs. conforto térmico no inverno, n (%)


0.475


0.038

0.922




0.638


0.042
    Aquecer a casa 22 (4.9%) 12 (5.4%) 10 (4.4%)
2 (1.4%) 5 (3.4%) 16 (8.3%)
12 (5.2%) 10 (4.5%)
6 (8.0%) 1 (1.4%) 8 (6.4%) 2 (4.5%) 5 (4.1%)
6 (3.7%) 10 (5.9%) 6 (5.2%)
    Compras de supermercado (bens alimentares) 423 (92.8%) 210 (91.4%) 213 (94.1%)
128 (98.6%) 128 (93.5%) 167 (88.2%)
222 (92.7%) 201 (92.9%)
70 (90.9%) 92 (94.6%) 120 (91.2%) 37 (93.3%) 104 (94.1%)
154 (91.0%) 162 (93.6%) 107 (94.1%)
    Não consigo dizer 11 (2.4%) 7 (3.2%) 3 (1.5%)
0 (0.0%) 4 (3.0%) 7 (3.5%)
5 (2.2%) 6 (2.6%)
1 (1.1%) 4 (4.0%) 3 (2.4%) 1 (2.2%) 2 (1.8%)
9 (5.3%) 1 (0.6%) 1 (0.7%)
Atividades culturais vs. conforto térmico no inverno, n (%)


0.212


0.466

0.824




0.071


0.229
    Aquecer a casa 352 (77.2%) 185 (80.8%) 166 (73.5%)
105 (81.2%) 99 (72.2%) 148 (78.0%)
185 (77.1%) 167 (77.2%)
64 (84.2%) 85 (87.3%) 95 (71.8%) 31 (77.4%) 77 (69.7%)
122 (71.9%) 136 (78.5%) 94 (82.9%)
    Atividades culturais (livros, cinema, teatro, museus) 93 (20.3%) 40 (17.5%) 52 (23.2%)
22 (16.7%) 35 (25.7%) 36 (19.0%)
50 (20.8%) 43 (19.8%)
11 (13.9%) 12 (12.0%) 33 (25.3%) 8 (21.1%) 29 (25.8%)
42 (25.1%) 32 (18.4%) 18 (16.2%)
    Não consigo dizer 11 (2.5%) 4 (1.7%) 8 (3.3%)
3 (2.2%) 3 (2.1%) 6 (3.0%)
5 (2.1%) 7 (3.0%)
1 (1.9%) 1 (0.7%) 4 (2.8%) 1 (1.5%) 5 (4.5%)
5 (3.0%) 6 (3.2%) 1 (0.9%)
Gastos em saúde vs. conforto térmico no inverno, n (%)


0.571


0.279

0.026




0.291


0.633
    Aquecer a casa 43 (9.5%) 24 (10.3%) 20 (8.7%)
9 (6.7%) 19 (13.6%) 16 (8.5%)
31 (12.8%) 13 (5.8%)
10 (12.6%) 10 (10.8%) 17 (12.9%) 2 (4.3%) 5 (4.1%)
16 (9.3%) 19 (10.7%) 9 (7.9%)
    Gastos em saúde (ex., farmácia, consultas, dentista) 408 (89.5%) 203 (88.3%) 206 (90.8%)
121 (93.3%) 117 (85.3%) 171 (90.0%)
208 (86.8%) 200 (92.6%)
67 (87.4%) 84 (87.1%) 114 (86.6%) 38 (94.3%) 105 (95.0%)
150 (88.9%) 154 (88.8%) 104 (91.5%)
    Não consigo dizer 4 (1.0%) 3 (1.4%) 1 (0.6%)
0 (0.0%) 2 (1.2%) 3 (1.5%)
1 (0.4%) 3 (1.5%)
0 (0.0%) 2 (2.2%) 1 (0.5%) 1 (1.5%) 1 (0.9%)
3 (1.8%) 1 (0.4%) 1 (0.6%)
Viajar vs. conforto térmico no inverno, n (%)


0.532


0.370

0.991




0.673


0.394
    Aquecer a casa 308 (67.5%) 161 (70.0%) 147 (64.9%)
90 (69.2%) 92 (67.2%) 126 (66.6%)
162 (67.3%) 146 (67.7%)
55 (71.3%) 70 (72.1%) 90 (68.2%) 22 (55.6%) 71 (64.3%)
115 (67.9%) 112 (64.5%) 81 (71.6%)
    Viajar ou passear 139 (30.6%) 64 (27.9%) 75 (33.3%)
40 (30.8%) 43 (31.1%) 57 (30.0%)
74 (30.8%) 65 (30.3%)
22 (28.3%) 25 (25.7%) 39 (29.5%) 17 (42.9%) 37 (33.1%)
49 (28.9%) 59 (34.0%) 32 (27.8%)
    Não consigo dizer 9 (1.9%) 5 (2.1%) 4 (1.8%)
0 (0.0%) 2 (1.7%) 7 (3.4%)
5 (1.9%) 4 (2.0%)
0 (0.4%) 2 (2.2%) 3 (2.3%) 1 (1.5%) 3 (2.6%)
5 (3.2%) 3 (1.5%) 1 (0.6%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de inverno composta por pessoas que responderam às fases 1 e 2 do inquérito)

Composição do Agregado Familiar

Partilha da Casa

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Partilha da casa, n (%)


0.018


<0.001

0.193




<0.001


0.322
    Não, vivo sozinho/a 175 (20.6%) 63 (16.4%) 112 (24.0%)
44 (14.8%) 53 (18.2%) 77 (29.9%)
106 (22.3%) 69 (18.4%)
14 (8.9%) 28 (16.9%) 53 (22.0%) 25 (35.4%) 55 (25.6%)
72 (23.1%) 64 (20.6%) 39 (17.0%)
    Sim 675 (79.4%) 321 (83.6%) 354 (76.0%)
255 (85.2%) 239 (81.8%) 181 (70.1%)
368 (77.7%) 307 (81.6%)
143 (91.1%) 139 (83.1%) 188 (78.0%) 45 (64.6%) 160 (74.4%)
240 (76.9%) 247 (79.4%) 188 (83.0%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Número de Pessoas no Agregado Familar (Incluindo Participante)

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Tamanho do agregado familiar


0.681


<0.001

0.001




0.009


0.237
    n 847 382 465
299 292 257
471 376
155 166 241 70 215
313 308 227
    Média (DP) 2.5 (1.2) 2.5 (1.2) 2.5 (1.2)
2.8 (1.3) 2.7 (1.3) 1.9 (0.8)
2.4 (1.2) 2.7 (1.3)
2.8 (1.2) 2.4 (1.1) 2.5 (1.3) 2.2 (1.2) 2.5 (1.3)
2.5 (1.3) 2.4 (1.1) 2.6 (1.2)
    Mediana [Q1, Q3] 2.0 (2.0, 3.0) 2.0 (2.0, 3.0) 2.0 (2.0, 3.0)
3.0 (2.0, 4.0) 3.0 (2.0, 4.0) 2.0 (1.0, 2.0)
2.0 (2.0, 3.0) 2.0 (2.0, 4.0)
3.0 (2.0, 3.0) 2.0 (2.0, 3.0) 2.0 (2.0, 3.0) 2.0 (1.0, 3.0) 2.0 (1.0, 3.0)
2.0 (2.0, 3.0) 2.0 (2.0, 3.0) 2.0 (2.0, 3.0)
    Mínimo - Máximo 1.0 - 9.0 1.0 - 9.0 1.0 - 8.0
1.0 - 8.0 1.0 - 9.0 1.0 - 5.0
1.0 - 8.0 1.0 - 9.0
1.0 - 6.0 1.0 - 6.0 1.0 - 9.0 1.0 - 6.0 1.0 - 6.0
1.0 - 8.0 1.0 - 6.0 1.0 - 9.0
UIT, unidade de intervenção territorial; DP, desvio-padrão; Q1, quartil 1; Q3, quartil 3 | Dados ponderados (amostra de inverno) | Valores omissos não foram incluídos na realização dos testes (n=3)

Grupos Etários dos Co-residentes

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 675 Masculino
n = 321 (47.6%)
Feminino
n = 354 (52.4%)
Valor-p 25-44 anos
n = 255 (37.8%)
45-64 anos
n = 239 (35.4%)
65+ anos
n = 181 (26.9%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 368 (54.5%)
Ensino superior
n = 307 (45.5%)
Valor-p UIT Oriental
n = 143 (21.2%)
UIT Centro Histórico
n = 139 (20.5%)
UIT Norte
n = 188 (27.8%)
UIT Ocidental
n = 45 (6.67%)
UIT Centro
n = 160 (23.7%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 240 (35.6%)
Por vezes demasiado fria
n = 247 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 188 (27.9%)
Valor-p
Até 2 anos 36 (5.3%) 17 (5.5%) 18 (5.2%) 0.885 22 (8.7%) 9 (3.9%) 4 (2.4%) 0.032 16 (4.3%) 20 (6.5%) 0.273 2 (1.6%) 12 (8.6%) 3 (1.7%) 6 (13.9%) 12 (7.5%) 0.001 10 (4.3%) 15 (6.3%) 10 (5.4%) 0.673
2 a 5 anos 73 (10.9%) 34 (10.8%) 39 (10.9%) 0.966 50 (19.8%) 21 (8.9%) 1 (0.8%) <0.001 28 (7.6%) 45 (14.8%) 0.012 12 (8.5%) 12 (8.7%) 22 (11.7%) 5 (10.3%) 22 (14.0%) 0.557 29 (12.2%) 26 (10.7%) 18 (9.3%) 0.655
6 a 11 anos 86 (12.8%) 36 (11.2%) 50 (14.3%) 0.297 52 (20.5%) 34 (14.1%) 0 (0.2%) <0.001 45 (12.3%) 41 (13.4%) 0.700 23 (16.6%) 7 (4.8%) 21 (10.9%) 5 (12.2%) 30 (18.8%) 0.011 33 (13.6%) 24 (9.8%) 30 (15.8%) 0.225
12 a 17 anos 111 (16.5%) 52 (16.4%) 58 (16.5%) 0.983 43 (17.0%) 65 (27.1%) 3 (1.5%) <0.001 63 (17.3%) 47 (15.5%) 0.555 19 (13.7%) 24 (17.6%) 45 (23.8%) 8 (18.4%) 14 (8.7%) 0.012 48 (20.1%) 34 (14.0%) 28 (15.0%) 0.241
18 a 59 anos 448 (66.6%) 204 (63.8%) 244 (69.2%) 0.216 212 (83.2%) 182 (76.4%) 54 (30.1%) <0.001 210 (57.5%) 238 (77.5%) <0.001 98 (69.6%) 95 (68.4%) 118 (62.9%) 23 (50.5%) 114 (71.4%) 0.183 157 (65.2%) 173 (70.9%) 118 (62.9%) 0.304
60 a 69 anos 130 (19.3%) 67 (20.9%) 63 (17.8%) 0.409 27 (10.5%) 33 (13.8%) 70 (39.1%) <0.001 89 (24.3%) 41 (13.3%) <0.001 33 (23.3%) 25 (18.4%) 40 (21.5%) 8 (17.5%) 23 (14.4%) 0.505 48 (19.8%) 43 (17.7%) 39 (20.6%) 0.814
70 ou mais anos 114 (16.9%) 50 (15.8%) 63 (18.0%) 0.543 14 (5.3%) 11 (4.7%) 89 (49.6%) <0.001 85 (23.3%) 28 (9.3%) <0.001 26 (18.6%) 17 (12.5%) 35 (18.5%) 11 (23.8%) 25 (15.4%) 0.577 34 (14.3%) 40 (16.4%) 39 (20.9%) 0.357
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno) | Valores omissos não foram incluídos na realização dos testes (n=3)

Animais de Companhia

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Animais de companhia, n (%)


0.741


0.081

0.202




0.034


0.839
    Sim 350 (41.2%) 155 (40.5%) 194 (41.8%)
122 (40.9%) 136 (46.5%) 92 (35.4%)
205 (43.3%) 145 (38.5%)
78 (49.4%) 80 (48.1%) 81 (33.6%) 27 (38.8%) 84 (39.1%)
133 (42.7%) 126 (40.6%) 91 (39.9%)
    Não 500 (58.8%) 229 (59.5%) 271 (58.2%)
177 (59.1%) 156 (53.5%) 167 (64.6%)
269 (56.7%) 231 (61.5%)
79 (50.6%) 87 (51.9%) 160 (66.4%) 43 (61.2%) 131 (60.9%)
179 (57.3%) 185 (59.4%) 136 (60.1%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Saúde e Bem-Estar

Estado Geral de Saúde

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Estado geral de saúde, n (%)


0.124


<0.001

<0.001




0.192


0.004
    Muito mau 14 (1.6%) 3 (0.8%) 11 (2.3%)
2 (0.8%) 4 (1.3%) 8 (3.0%)
13 (2.8%) 0 (0.1%)
5 (3.4%) 4 (2.2%) 3 (1.3%) 0 (0.0%) 2 (0.7%)
2 (0.5%) 2 (0.7%) 10 (4.4%)
    Mau 35 (4.1%) 10 (2.6%) 25 (5.3%)
6 (2.0%) 8 (2.7%) 21 (8.0%)
27 (5.8%) 7 (2.0%)
4 (2.6%) 10 (5.8%) 10 (4.1%) 4 (6.3%) 7 (3.2%)
13 (4.3%) 13 (4.3%) 8 (3.6%)
    Razoável 248 (29.2%) 103 (26.8%) 145 (31.1%)
46 (15.4%) 83 (28.6%) 118 (45.7%)
183 (38.6%) 65 (17.3%)
56 (35.8%) 36 (21.9%) 78 (32.3%) 17 (25.0%) 60 (27.8%)
92 (29.5%) 75 (24.0%) 81 (35.7%)
    Bom 400 (47.1%) 189 (49.1%) 211 (45.4%)
147 (49.2%) 157 (53.7%) 96 (37.0%)
197 (41.6%) 203 (54.0%)
71 (45.2%) 74 (44.4%) 102 (42.2%) 39 (56.0%) 114 (53.0%)
135 (43.3%) 165 (53.1%) 100 (44.1%)
    Muito bom 154 (18.1%) 79 (20.6%) 74 (16.0%)
97 (32.5%) 40 (13.8%) 16 (6.2%)
53 (11.3%) 100 (26.6%)
20 (13.0%) 43 (25.8%) 48 (20.0%) 9 (12.7%) 33 (15.4%)
70 (22.4%) 56 (17.9%) 28 (12.3%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Problemas de Saúde

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Problema de saúde com diagnóstico confirmado, n (%)


0.217


<0.001

<0.001




0.879


0.383
    Sim 491 (57.8%) 212 (55.1%) 279 (59.9%)
113 (37.9%) 156 (53.3%) 222 (85.7%)
311 (65.6%) 180 (47.9%)
93 (59.1%) 90 (54.2%) 139 (57.6%) 43 (61.8%) 126 (58.5%)
182 (58.3%) 170 (54.6%) 139 (61.4%)
    Não 359 (42.2%) 172 (44.9%) 187 (40.1%)
186 (62.1%) 136 (46.7%) 37 (14.3%)
163 (34.4%) 196 (52.1%)
64 (40.9%) 77 (45.8%) 102 (42.4%) 27 (38.2%) 89 (41.5%)
130 (41.7%) 141 (45.4%) 88 (38.6%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Tipos de Problemas e Condições de Saúde

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Hipertensão arterial 149 (17.5%) 71 (18.6%) 77 (16.6%) 0.531 2 (0.5%) 52 (17.8%) 95 (36.7%) <0.001 107 (22.6%) 42 (11.1%) <0.001 29 (18.5%) 25 (15.2%) 44 (18.3%) 17 (24.7%) 33 (15.3%) 0.595 60 (19.2%) 55 (17.8%) 33 (14.6%) 0.530
Hipercolesterolémia 100 (11.8%) 48 (12.4%) 52 (11.2%) 0.668 3 (0.9%) 23 (7.8%) 74 (28.8%) <0.001 79 (16.6%) 21 (5.7%) <0.001 15 (9.5%) 21 (12.7%) 31 (12.9%) 8 (11.5%) 24 (11.4%) 0.940 45 (14.4%) 38 (12.4%) 16 (7.3%) 0.119
Doenças cardiovasculares 79 (9.3%) 41 (10.5%) 39 (8.3%) 0.371 4 (1.5%) 19 (6.6%) 56 (21.5%) <0.001 60 (12.8%) 19 (5.0%) <0.001 19 (12.2%) 13 (7.6%) 21 (8.5%) 9 (13.1%) 18 (8.2%) 0.638 27 (8.8%) 24 (7.6%) 28 (12.4%) 0.292
Diabetes 56 (6.5%) 30 (7.9%) 25 (5.4%) 0.289 4 (1.5%) 12 (4.2%) 39 (15.0%) <0.001 46 (9.8%) 9 (2.4%) <0.001 20 (12.7%) 11 (6.5%) 13 (5.6%) 2 (3.2%) 9 (4.2%) 0.113 27 (8.5%) 10 (3.2%) 19 (8.4%) 0.084
Alergias 55 (6.5%) 21 (5.4%) 34 (7.4%) 0.298 27 (9.1%) 21 (7.1%) 7 (2.7%) 0.021 28 (5.8%) 28 (7.3%) 0.418 6 (3.7%) 10 (5.9%) 19 (7.9%) 6 (8.1%) 15 (7.0%) 0.573 17 (5.3%) 20 (6.6%) 18 (8.0%) 0.533
Cancro 51 (6.0%) 16 (4.2%) 35 (7.5%) 0.111 4 (1.3%) 10 (3.6%) 37 (14.1%) <0.001 37 (7.9%) 14 (3.6%) 0.014 14 (8.7%) 8 (4.5%) 15 (6.3%) 3 (3.8%) 12 (5.5%) 0.666 18 (5.7%) 18 (5.8%) 15 (6.7%) 0.916
Doenças osteoarticulares 47 (5.5%) 9 (2.4%) 38 (8.1%) 0.005 6 (2.0%) 22 (7.6%) 19 (7.2%) 0.018 32 (6.8%) 15 (3.9%) 0.074 10 (6.5%) 9 (5.5%) 15 (6.4%) 5 (6.5%) 8 (3.5%) 0.768 13 (4.3%) 17 (5.3%) 17 (7.5%) 0.391
Asma 44 (5.1%) 16 (4.1%) 28 (6.0%) 0.280 21 (7.1%) 14 (4.9%) 8 (3.1%) 0.204 24 (5.0%) 20 (5.3%) 0.838 7 (4.4%) 3 (1.5%) 19 (7.7%) 3 (4.9%) 12 (5.7%) 0.134 11 (3.6%) 16 (5.2%) 16 (7.2%) 0.236
Doenças da tiróide 40 (4.7%) 3 (0.7%) 37 (7.9%) <0.001 12 (4.1%) 10 (3.3%) 18 (6.9%) 0.174 22 (4.7%) 17 (4.6%) 0.995 14 (8.7%) 3 (2.0%) 11 (4.4%) 2 (2.6%) 10 (4.7%) 0.123 17 (5.4%) 6 (2.0%) 17 (7.3%) 0.024
Depressão 24 (2.8%) 8 (2.1%) 16 (3.4%) 0.358 8 (2.6%) 9 (3.2%) 7 (2.7%) 0.912 17 (3.6%) 7 (1.9%) 0.161 4 (2.7%) 7 (4.3%) 5 (2.1%) 2 (3.3%) 5 (2.5%) 0.825 7 (2.3%) 7 (2.3%) 10 (4.3%) 0.420
Bronquite crónica, enfisema pulmonar ou doença pulmonar obstrutiva crónica 22 (2.6%) 10 (2.7%) 12 (2.5%) 0.890 2 (0.8%) 6 (2.0%) 14 (5.4%) 0.006 17 (3.7%) 4 (1.2%) 0.011 5 (3.0%) 8 (4.7%) 3 (1.3%) 0 (0.0%) 6 (3.0%) 0.326 9 (3.0%) 3 (0.8%) 10 (4.5%) 0.056
Doença neurológica 19 (2.3%) 7 (1.8%) 12 (2.7%) 0.508 6 (2.1%) 1 (0.4%) 12 (4.6%) 0.015 16 (3.4%) 3 (0.9%) 0.009 1 (0.4%) 5 (2.7%) 4 (1.8%) 0 (0.0%) 10 (4.6%) 0.127 3 (1.1%) 9 (2.9%) 7 (3.0%) 0.341
Ansiedade 19 (2.2%) 7 (1.7%) 12 (2.5%) 0.524 5 (1.6%) 4 (1.5%) 9 (3.6%) 0.271 12 (2.6%) 6 (1.7%) 0.395 0 (0.0%) 5 (2.7%) 9 (3.7%) 0 (0.0%) 5 (2.3%) 0.206 4 (1.2%) 9 (2.8%) 6 (2.7%) 0.427
Osteoporose 17 (2.1%) 4 (1.1%) 13 (2.8%) 0.229 0 (0.0%) 7 (2.3%) 11 (4.2%) 0.025 15 (3.1%) 3 (0.7%) 0.004 0 (0.0%) 4 (2.1%) 10 (4.1%) 2 (3.2%) 2 (0.8%) 0.157 10 (3.1%) 4 (1.4%) 3 (1.5%) 0.446
Fibromialgia 13 (1.6%) 0 (0.0%) 13 (2.9%) 0.003 2 (0.5%) 6 (2.1%) 6 (2.3%) 0.289 12 (2.6%) 1 (0.3%) <0.001 2 (1.5%) 6 (3.7%) 2 (0.7%) 0 (0.0%) 3 (1.6%) 0.239 4 (1.3%) 2 (0.7%) 7 (3.2%) 0.110
Doenças gástricas 11 (1.3%) 5 (1.4%) 6 (1.3%) 0.899 3 (1.1%) 4 (1.4%) 4 (1.5%) 0.930 4 (0.9%) 7 (1.9%) 0.248 2 (1.1%) 2 (1.0%) 2 (0.8%) 1 (0.8%) 5 (2.5%) 0.485 3 (1.0%) 6 (1.9%) 2 (0.9%) 0.486
Hipertrigliceridémia 10 (1.2%) 8 (2.1%) 2 (0.5%) 0.067 1 (0.2%) 5 (1.6%) 5 (1.9%) 0.205 9 (1.9%) 1 (0.3%) 0.025 5 (3.1%) 3 (1.9%) 1 (0.3%) 1 (2.1%) 0 (0.0%) 0.149 5 (1.6%) 1 (0.3%) 4 (1.9%) 0.347
Doenças inflamatórias intestinais 9 (1.1%) 3 (0.7%) 7 (1.4%) 0.357 2 (0.8%) 2 (0.6%) 5 (2.0%) 0.237 6 (1.3%) 3 (0.9%) 0.619 1 (0.7%) 1 (0.8%) 3 (1.1%) 1 (0.8%) 3 (1.6%) 0.930 4 (1.4%) 2 (0.8%) 2 (1.1%) 0.777
Doenças autoimunes 9 (1.1%) 3 (0.9%) 6 (1.2%) 0.658 1 (0.4%) 7 (2.4%) 1 (0.4%) 0.007 5 (1.0%) 4 (1.1%) 0.927 1 (0.4%) 1 (0.8%) 2 (1.0%) 2 (2.3%) 3 (1.6%) 0.664 4 (1.3%) 1 (0.4%) 4 (1.7%) 0.306
Obesidade (diagnosticada) 8 (0.9%) 5 (1.3%) 3 (0.6%) 0.442 0 (0.0%) 6 (1.9%) 2 (0.9%) 0.183 6 (1.3%) 2 (0.5%) 0.223 0 (0.0%) 2 (1.3%) 4 (1.8%) 1 (2.0%) 0 (0.0%) 0.364 4 (1.3%) 2 (0.7%) 2 (0.8%) 0.798
Psoríase 8 (0.9%) 3 (0.7%) 5 (1.1%) 0.596 2 (0.7%) 5 (1.6%) 1 (0.4%) 0.231 3 (0.6%) 5 (1.4%) 0.256 1 (0.4%) 3 (2.0%) 3 (1.3%) 0 (0.0%) 1 (0.5%) 0.388 5 (1.5%) 2 (0.7%) 1 (0.6%) 0.417
Doenças renais 8 (0.9%) 6 (1.6%) 2 (0.3%) 0.056 3 (1.0%) 1 (0.5%) 3 (1.3%) 0.643 5 (1.0%) 3 (0.8%) 0.795 2 (1.1%) 0 (0.0%) 6 (2.3%) 0 (0.0%) 1 (0.2%) 0.089 4 (1.1%) 3 (0.9%) 2 (0.7%) 0.893
Artrite reumatoide 7 (0.9%) 3 (0.8%) 4 (0.9%) 0.960 1 (0.2%) 2 (0.7%) 5 (1.8%) 0.171 5 (1.0%) 3 (0.7%) 0.612 0 (0.2%) 3 (1.6%) 3 (1.3%) 0 (0.0%) 1 (0.5%) 0.423 2 (0.7%) 1 (0.3%) 4 (1.7%) 0.183
Doenças de pele 5 (0.6%) 2 (0.4%) 4 (0.8%) 0.553 4 (1.2%) 0 (0.0%) 2 (0.6%) 0.223 3 (0.6%) 3 (0.7%) 0.868 1 (0.7%) 1 (0.8%) 2 (0.7%) 0 (0.0%) 1 (0.6%) 0.956 1 (0.2%) 1 (0.4%) 4 (1.5%) 0.095
Úlceras de estômago ou intestino 5 (0.5%) 0 (0.0%) 5 (1.0%) 0.326 0 (0.0%) 0 (0.0%) 5 (1.7%) 0.141 4 (0.9%) 0 (0.1%) 0.029 4 (2.7%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.4%) 0 (0.0%) 0.073 0 (0.0%) 4 (1.4%) 0 (0.1%) 0.232
Apneia do sono 4 (0.5%) 4 (1.0%) 1 (0.1%) 0.040 3 (1.0%) 1 (0.2%) 1 (0.3%) 0.235 2 (0.4%) 3 (0.7%) 0.565 0 (0.0%) 2 (0.9%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 3 (1.4%) 0.339 1 (0.2%) 3 (1.1%) 1 (0.3%) 0.124
Hérnia umbilical/inguinal 4 (0.5%) 2 (0.5%) 2 (0.5%) 0.951 2 (0.5%) 3 (0.9%) 0 (0.0%) 0.502 4 (0.8%) 1 (0.2%) 0.173 0 (0.0%) 0 (0.0%) 4 (1.5%) 0 (0.0%) 1 (0.3%) 0.252 2 (0.5%) 3 (0.8%) 0 (0.0%) 0.561
Hiperplasia benigna da próstata 3 (0.4%) 3 (0.8%) 0 (0.0%) 0.074 0 (0.0%) 1 (0.2%) 3 (1.0%) 0.128 3 (0.6%) 1 (0.2%) 0.273 1 (0.4%) 1 (0.6%) 2 (0.7%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0.775 1 (0.3%) 2 (0.7%) 0 (0.0%) 0.480
Anemia 3 (0.3%) 0 (0.0%) 3 (0.6%) 0.071 1 (0.5%) 1 (0.5%) 0 (0.0%) 0.420 0 (0.0%) 3 (0.7%) 0.025 0 (0.0%) 1 (0.4%) 1 (0.6%) 0 (0.0%) 1 (0.3%) 0.788 1 (0.4%) 1 (0.4%) 0 (0.0%) 0.487
Doenças hepáticas 3 (0.3%) 3 (0.8%) 0 (0.0%) 0.102 1 (0.3%) 2 (0.6%) 0 (0.1%) 0.521 2 (0.4%) 1 (0.3%) 0.889 0 (0.0%) 0 (0.2%) 1 (0.4%) 0 (0.0%) 2 (0.8%) 0.671 1 (0.3%) 2 (0.7%) 0 (0.0%) 0.456
Menopausa 2 (0.3%) 0 (0.0%) 2 (0.5%) 0.076 0 (0.0%) 1 (0.5%) 1 (0.4%) 0.328 0 (0.0%) 2 (0.6%) 0.028 0 (0.0%) 0 (0.0%) 1 (0.5%) 0 (0.0%) 1 (0.5%) 0.704 2 (0.5%) 1 (0.2%) 0 (0.0%) 0.300
Outras doenças respiratórias 2 (0.3%) 0 (0.0%) 2 (0.5%) 0.074 1 (0.2%) 1 (0.2%) 1 (0.4%) 0.866 0 (0.0%) 2 (0.6%) 0.027 0 (0.0%) 0 (0.0%) 1 (0.3%) 0 (0.0%) 2 (0.8%) 0.559 1 (0.2%) 1 (0.2%) 1 (0.4%) 0.773
Enxaquecas 2 (0.2%) 0 (0.0%) 2 (0.4%) 0.118 1 (0.4%) 1 (0.2%) 0 (0.0%) 0.439 0 (0.0%) 2 (0.5%) 0.053 0 (0.0%) 0 (0.0%) 1 (0.6%) 0 (0.0%) 1 (0.3%) 0.684 1 (0.5%) 0 (0.0%) 1 (0.3%) 0.363
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Medicação Regular

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Medicação regular, n (%)


0.071


<0.001

<0.001




0.847


0.455
    Sim 428 (50.3%) 178 (46.4%) 250 (53.6%)
78 (25.9%) 138 (47.2%) 213 (82.1%)
279 (58.8%) 149 (39.6%)
82 (52.0%) 78 (46.6%) 124 (51.4%) 38 (54.5%) 106 (49.4%)
158 (50.7%) 147 (47.4%) 122 (53.8%)
    Não 422 (49.7%) 206 (53.6%) 216 (46.4%)
222 (74.1%) 154 (52.8%) 46 (17.9%)
195 (41.2%) 227 (60.4%)
75 (48.0%) 89 (53.4%) 117 (48.6%) 32 (45.5%) 109 (50.6%)
154 (49.3%) 163 (52.6%) 105 (46.2%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Peso / Altura / Índice de Massa Corporal

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Peso


<0.001


0.008

<0.001




0.200


0.185
    n 835 378 457
286 290 259
465 370
157 160 240 69 209
307 306 222
    Média (DP) 71.9 (15.4) 79.1 (14.0) 66.0 (13.9)
69.8 (15.0) 72.8 (15.6) 73.3 (15.4)
73.7 (15.5) 69.8 (15.0)
71.8 (12.8) 73.0 (17.0) 72.1 (17.1) 75.9 (17.2) 69.8 (12.8)
73.0 (16.3) 72.0 (14.5) 70.3 (15.2)
    Mediana [Q1, Q3] 70.0 (61.0, 80.0) 78.0 (70.0, 85.0) 64.0 (56.0, 73.0)
68.0 (60.0, 79.0) 70.0 (62.0, 82.0) 71.0 (64.0, 80.0)
72.0 (64.0, 82.0) 68.0 (59.0, 78.0)
70.0 (64.0, 80.0) 70.0 (61.0, 80.0) 70.0 (60.0, 80.0) 73.0 (65.0, 85.0) 70.0 (60.0, 79.0)
70.0 (62.0, 84.0) 70.0 (62.0, 80.0) 70.0 (59.0, 80.0)
    Mínimo - Máximo 33.0 - 173.0 50.0 - 163.0 33.0 - 173.0
33.0 - 138.0 45.0 - 173.0 39.0 - 163.0
33.0 - 163.0 40.0 - 173.0
33.0 - 110.0 47.0 - 163.0 45.0 - 173.0 43.0 - 138.0 39.0 - 110.0
39.0 - 139.0 33.0 - 163.0 43.0 - 173.0
Altura


<0.001


<0.001

<0.001




0.959


0.418
    n 846 384 462
298 289 259
470 376
157 166 241 69 214
310 311 225
    Média (DP) 167.5 (9.3) 174.5 (7.1) 161.7 (6.4)
169.5 (9.7) 168.1 (8.7) 164.5 (8.7)
166.3 (9.4) 169.0 (9.0)
166.8 (9.4) 168.0 (9.9) 167.3 (9.3) 167.9 (8.6) 167.7 (9.0)
168.0 (9.7) 167.7 (9.4) 166.5 (8.5)
    Mediana [Q1, Q3] 167.0 (161.0, 174.0) 174.0 (170.0, 180.0) 162.0 (158.0, 165.0)
170.0 (163.0, 175.0) 168.0 (162.0, 174.0) 163.0 (159.0, 170.0)
165.0 (160.0, 172.0) 169.0 (162.0, 175.0)
166.0 (161.0, 175.0) 167.0 (162.0, 174.0) 167.0 (160.0, 173.0) 168.0 (162.0, 175.0) 168.0 (161.0, 174.0)
167.0 (162.0, 175.0) 167.0 (161.0, 174.0) 166.0 (160.0, 172.0)
    Mínimo - Máximo 123.0 - 196.0 156.0 - 196.0 123.0 - 180.0
123.0 - 196.0 150.0 - 193.0 144.0 - 188.0
123.0 - 193.0 144.0 - 196.0
123.0 - 186.0 147.0 - 193.0 144.0 - 196.0 150.0 - 185.0 150.0 - 191.0
147.0 - 196.0 123.0 - 193.0 147.0 - 190.0
Índice de massa corporal


0.005


<0.001

<0.001




0.086


0.618
    n 834 378 455
286 289 259
464 370
157 160 240 69 208
307 306 220
    Média (DP) 25.6 (4.8) 26.0 (4.3) 25.3 (5.2)
24.2 (4.4) 25.7 (4.7) 27.0 (4.9)
26.6 (4.9) 24.3 (4.3)
25.8 (4.1) 25.9 (5.9) 25.6 (5.0) 26.9 (5.4) 24.8 (3.8)
25.8 (4.8) 25.6 (4.6) 25.4 (5.1)
    Mediana [Q1, Q3] 25.0 (22.3, 27.8) 25.1 (23.4, 27.7) 24.4 (21.6, 28.2)
23.5 (21.5, 25.5) 25.1 (22.6, 27.7) 26.2 (24.2, 29.3)
26.0 (23.3, 29.0) 23.7 (21.5, 25.8)
25.4 (22.9, 28.1) 24.7 (22.0, 29.3) 24.8 (22.5, 27.7) 25.9 (23.0, 28.7) 24.5 (22.3, 26.8)
25.0 (22.6, 28.2) 24.9 (22.6, 27.5) 24.6 (22.1, 27.3)
    Mínimo - Máximo 15.8 - 61.3 16.7 - 59.2 15.8 - 61.3
16.7 - 51.3 15.9 - 61.3 15.8 - 59.2
15.9 - 59.2 15.8 - 61.3
16.9 - 39.0 15.9 - 59.2 17.8 - 61.3 15.8 - 43.5 16.8 - 37.3
16.7 - 51.3 17.0 - 59.2 15.8 - 61.3
Índice de massa corporal (categorias), n (%)


0.038


<0.001

<0.001




0.123


0.516
    Baixo peso 20 (2.4%) 3 (0.8%) 17 (3.7%)
10 (3.4%) 7 (2.3%) 3 (1.3%)
12 (2.6%) 8 (2.1%)
1 (0.4%) 6 (3.5%) 5 (1.9%) 2 (3.0%) 7 (3.4%)
7 (2.2%) 4 (1.3%) 9 (4.1%)
    Peso normal 401 (48.1%) 175 (46.4%) 226 (49.6%)
189 (66.0%) 132 (45.7%) 81 (31.1%)
159 (34.4%) 242 (65.4%)
68 (43.1%) 76 (47.5%) 125 (52.2%) 27 (38.7%) 106 (50.9%)
141 (46.0%) 153 (49.8%) 108 (48.9%)
    Excesso de peso 294 (35.2%) 151 (39.8%) 143 (31.4%)
64 (22.4%) 107 (37.1%) 122 (47.2%)
208 (44.8%) 86 (23.3%)
62 (39.6%) 48 (29.8%) 78 (32.6%) 26 (38.2%) 79 (38.1%)
109 (35.7%) 113 (36.7%) 72 (32.5%)
    Obesidade 119 (14.3%) 49 (13.1%) 69 (15.3%)
23 (8.2%) 43 (14.8%) 53 (20.4%)
85 (18.2%) 34 (9.3%)
27 (16.9%) 31 (19.2%) 32 (13.3%) 14 (20.1%) 16 (7.7%)
50 (16.2%) 37 (12.2%) 32 (14.6%)
UIT, unidade de intervenção territorial; DP, desvio-padrão; Q1, quartil 1; Q3, quartil 3 | Dados ponderados (amostra de inverno) | Valores omissos não foram incluídos na realização dos testes (peso: n=15; altura: n=4; índice de massa corporal: n=16; categorias de índice de massa corporal: n=16)

Insegurança Alimentar

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Insegurança alimentar: preocupação, n (%)


0.007


0.888

<0.001




0.211


0.001
    Muitas vezes 35 (4.1%) 5 (1.4%) 30 (6.4%)
11 (3.6%) 14 (4.7%) 11 (4.1%)
30 (6.2%) 6 (1.5%)
6 (3.7%) 7 (4.2%) 8 (3.5%) 7 (9.8%) 7 (3.3%)
11 (3.6%) 5 (1.7%) 18 (8.1%)
    Às vezes 106 (12.5%) 42 (10.9%) 65 (13.9%)
41 (13.6%) 38 (13.1%) 28 (10.6%)
81 (17.1%) 26 (6.8%)
30 (18.9%) 21 (12.7%) 25 (10.5%) 9 (13.5%) 21 (9.7%)
28 (8.8%) 38 (12.3%) 41 (18.0%)
    Nunca 708 (83.3%) 337 (87.7%) 371 (79.8%)
248 (82.8%) 240 (82.2%) 221 (85.2%)
363 (76.7%) 345 (91.7%)
122 (77.4%) 139 (83.1%) 207 (86.0%) 53 (76.7%) 187 (87.0%)
274 (87.5%) 267 (86.0%) 168 (73.9%)
Insegurança alimentar: carência de alimentos, n (%)


0.041


0.708

0.003




0.087


0.002
    Muitas vezes 13 (1.5%) 2 (0.4%) 11 (2.4%)
6 (2.0%) 5 (1.6%) 2 (0.8%)
11 (2.3%) 2 (0.4%)
2 (1.5%) 3 (1.9%) 2 (0.7%) 3 (5.0%) 2 (1.0%)
4 (1.4%) 1 (0.4%) 7 (3.2%)
    Às vezes 42 (5.0%) 13 (3.4%) 29 (6.3%)
18 (6.0%) 13 (4.3%) 11 (4.4%)
30 (6.4%) 12 (3.2%)
5 (3.3%) 12 (7.4%) 8 (3.4%) 7 (10.7%) 9 (4.2%)
9 (2.7%) 12 (4.0%) 21 (9.4%)
    Nunca 795 (93.5%) 370 (96.2%) 425 (91.3%)
275 (91.9%) 275 (94.1%) 245 (94.8%)
432 (91.3%) 363 (96.4%)
149 (95.2%) 151 (90.7%) 231 (96.0%) 59 (84.3%) 204 (94.8%)
300 (95.9%) 297 (95.7%) 198 (87.4%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Atividades Dificultadas Devido ao Frio

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Estudar, ler ou escrever 195 (23.8%) 80 (21.3%) 115 (26.0%) 0.187 87 (30.4%) 66 (23.7%) 41 (16.5%) 0.009 104 (23.2%) 90 (24.5%) 0.707 47 (30.0%) 40 (25.5%) 49 (21.1%) 11 (16.8%) 47 (23.1%) 0.298 30 (10.3%) 68 (22.3%) 96 (44.6%) <0.001
Computador 171 (22.0%) 78 (21.0%) 94 (23.0%) 0.554 79 (27.7%) 56 (20.7%) 36 (16.4%) 0.034 90 (21.7%) 82 (22.4%) 0.852 36 (24.8%) 46 (30.1%) 31 (14.3%) 11 (16.6%) 47 (24.1%) 0.016 28 (9.8%) 69 (24.0%) 74 (36.4%) <0.001
Dormir bem 179 (21.3%) 70 (18.3%) 109 (23.9%) 0.106 89 (30.2%) 52 (18.2%) 37 (14.6%) <0.001 110 (23.7%) 68 (18.4%) 0.084 43 (27.3%) 37 (22.4%) 52 (22.1%) 11 (16.7%) 35 (16.8%) 0.273 24 (7.8%) 64 (20.7%) 91 (40.5%) <0.001
Televisão, jogar ou ouvir música 138 (16.5%) 58 (15.4%) 80 (17.4%) 0.511 53 (18.0%) 55 (19.2%) 30 (11.8%) 0.150 89 (19.0%) 49 (13.3%) 0.041 39 (25.0%) 24 (14.7%) 33 (13.9%) 10 (15.4%) 31 (14.7%) 0.112 9 (3.0%) 45 (14.7%) 84 (37.0%) <0.001
Tarefas domésticas 124 (15.4%) 40 (11.1%) 84 (18.9%) 0.009 60 (20.5%) 29 (10.2%) 35 (15.1%) 0.020 67 (15.1%) 57 (15.6%) 0.863 29 (18.9%) 31 (19.3%) 31 (13.9%) 3 (4.9%) 31 (14.5%) 0.123 14 (4.9%) 45 (15.1%) 65 (29.8%) <0.001
Atividades com filhos 37 (14.0%) 7 (6.0%) 30 (20.3%) 0.004 26 (22.2%) 11 (9.5%) 0 (1.2%) <0.001 24 (15.5%) 14 (12.1%) 0.421 8 (13.3%) 8 (18.6%) 11 (15.3%) 2 (11.9%) 8 (11.2%) 0.850 5 (5.4%) 11 (10.8%) 22 (26.6%) 0.001
Atividade física 35 (12.6%) 9 (6.6%) 27 (18.0%) 0.006 27 (22.2%) 6 (6.1%) 2 (3.7%) <0.001 8 (6.2%) 27 (18.3%) 0.008 6 (11.3%) 10 (18.8%) 7 (8.1%) 3 (11.0%) 10 (14.9%) 0.355 4 (3.9%) 15 (14.5%) 16 (23.2%) <0.001
Receber família ou amigos 97 (12.0%) 36 (9.9%) 61 (13.8%) 0.141 50 (17.7%) 31 (11.3%) 16 (6.2%) 0.005 46 (10.5%) 51 (13.8%) 0.208 18 (12.2%) 26 (16.3%) 20 (9.1%) 5 (8.2%) 27 (13.1%) 0.353 11 (3.8%) 36 (12.0%) 50 (23.2%) <0.001
Cozinhar 86 (10.4%) 28 (7.4%) 58 (12.9%) 0.037 38 (12.8%) 25 (8.7%) 24 (9.6%) 0.411 53 (11.6%) 33 (9.0%) 0.278 23 (14.4%) 23 (14.1%) 22 (9.6%) 4 (6.4%) 15 (6.9%) 0.153 10 (3.4%) 22 (7.4%) 53 (23.9%) <0.001
Higiene pessoal 64 (7.6%) 16 (4.1%) 48 (10.4%) 0.003 36 (12.0%) 26 (8.7%) 3 (1.1%) <0.001 30 (6.3%) 34 (9.2%) 0.142 15 (9.6%) 12 (7.0%) 16 (6.6%) 4 (5.1%) 18 (8.5%) 0.727 18 (5.7%) 24 (7.6%) 23 (10.2%) 0.169
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno) | As percentagens apresentadas dizem respeito aos participantes que responderem “Muito difícil devido ao frio em casa” ou “Um pouco difícil devido ao frio em casa” | Respostas “Não se aplica ao meu caso” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas (televisão: n=12; dormir: n=13; cozinhar: n=28; estudar: n=33; tarefas domésticas: n=40; receber família: n=45; computador: n=72; exercício: n=568; atividades com filhos: n=584

Problemas de Saúde no Agregado Familiar

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Problemas de saúde relacionados com conforto térmico no agregado familiar, n (%)


0.869


0.012

0.192




0.100


0.376
    Sim 146 (17.1%) 67 (17.4%) 79 (16.9%)
60 (20.1%) 58 (19.9%) 28 (10.7%)
73 (15.5%) 72 (19.2%)
25 (15.8%) 31 (18.3%) 51 (21.0%) 15 (22.0%) 24 (11.3%)
46 (14.9%) 54 (17.4%) 45 (19.9%)
    Não 704 (82.9%) 317 (82.6%) 387 (83.1%)
239 (79.9%) 234 (80.1%) 231 (89.3%)
400 (84.5%) 304 (80.8%)
132 (84.2%) 136 (81.7%) 190 (79.0%) 54 (78.0%) 191 (88.7%)
266 (85.1%) 257 (82.6%) 182 (80.1%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Perceção de Impacto do Frio na Saúde

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Perceção de impacto do frio na saúde, n (%)


0.035


0.129

0.018




0.455


<0.001
    Não afeta em nada 196 (23.0%) 81 (21.0%) 115 (24.8%)
68 (22.8%) 60 (20.6%) 67 (26.0%)
128 (27.0%) 68 (18.1%)
29 (18.5%) 35 (20.9%) 59 (24.3%) 20 (28.6%) 53 (24.8%)
89 (28.4%) 79 (25.6%) 28 (12.3%)
    Afeta um pouco 271 (31.8%) 137 (35.7%) 134 (28.7%)
102 (34.1%) 101 (34.5%) 68 (26.2%)
133 (28.1%) 138 (36.5%)
51 (32.3%) 62 (37.2%) 78 (32.3%) 19 (26.8%) 61 (28.5%)
91 (29.1%) 107 (34.4%) 73 (32.1%)
    Afeta bastante 231 (27.2%) 113 (29.3%) 118 (25.4%)
89 (29.8%) 76 (26.1%) 65 (25.3%)
128 (27.0%) 103 (27.3%)
51 (32.8%) 48 (28.6%) 60 (24.9%) 13 (18.1%) 59 (27.3%)
77 (24.7%) 85 (27.3%) 69 (30.3%)
    Afeta muito 153 (18.0%) 54 (14.1%) 99 (21.2%)
40 (13.3%) 55 (18.7%) 58 (22.5%)
85 (17.9%) 68 (18.1%)
26 (16.4%) 22 (13.3%) 44 (18.4%) 18 (26.4%) 42 (19.4%)
56 (17.8%) 40 (12.7%) 57 (25.3%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Relação entre perceção de desconforto térmico em casa e indicadores de saúde

Representação gráfica dos resultados dos modelos para desconforto térmico no inverno | Dados não ponderados | O efeito de cada uma das variáveis apresentadas foi controlado para sexo, grupo etário e situação financeira ou escolaridade (no caso de modelos com insegurança alimentar como variável preditora) | *Odds ratio* (OR, losango) e intervalo de confiança (IC) a 95% (linha horizontal) | *valor-p < 0,05

Representação gráfica dos resultados dos modelos para desconforto térmico no inverno | Dados não ponderados | O efeito de cada uma das variáveis apresentadas foi controlado para sexo, grupo etário e situação financeira ou escolaridade (no caso de modelos com insegurança alimentar como variável preditora) | Odds ratio (OR, losango) e intervalo de confiança (IC) a 95% (linha horizontal) | *valor-p < 0,05

Conhecimento e Programas de Apoio

Conhecimento sobre Energia e Conforto Térmico

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Nível de conhecimento sobre energia e conforto térmico autopercecionado, n (%)


<0.001


0.001

<0.001




0.878


0.076
    Nada informado/a 185 (21.8%) 65 (17.0%) 120 (25.7%)
78 (26.1%) 56 (19.1%) 51 (19.8%)
135 (28.6%) 50 (13.2%)
32 (20.5%) 42 (25.1%) 48 (19.7%) 18 (25.1%) 46 (21.4%)
69 (22.0%) 60 (19.2%) 57 (25.0%)
    Um pouco informado/a, através de família/amigos 210 (24.7%) 71 (18.5%) 139 (29.8%)
88 (29.4%) 54 (18.5%) 68 (26.1%)
110 (23.2%) 100 (26.5%)
39 (24.8%) 41 (24.7%) 65 (27.0%) 15 (21.6%) 50 (23.0%)
62 (19.9%) 90 (29.1%) 57 (25.2%)
    Um pouco informado/a porque me interesso 218 (25.7%) 111 (28.9%) 107 (23.0%)
77 (25.7%) 72 (24.6%) 70 (26.9%)
120 (25.4%) 98 (26.0%)
37 (23.3%) 45 (26.9%) 61 (25.4%) 17 (25.1%) 58 (27.0%)
72 (23.1%) 87 (28.1%) 59 (25.9%)
    Bem informado/a, devido à minha profissão 48 (5.7%) 37 (9.6%) 11 (2.4%)
12 (4.0%) 26 (9.0%) 10 (3.8%)
19 (4.1%) 29 (7.7%)
7 (4.7%) 6 (3.8%) 19 (7.8%) 7 (9.5%) 9 (4.3%)
20 (6.4%) 17 (5.6%) 11 (4.8%)
    Bem informado/a, porque me interesso 188 (22.2%) 100 (26.0%) 88 (19.0%)
44 (14.7%) 84 (28.7%) 61 (23.4%)
88 (18.7%) 100 (26.6%)
42 (26.7%) 33 (19.6%) 48 (20.1%) 13 (18.7%) 52 (24.4%)
89 (28.6%) 56 (18.0%) 43 (19.1%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Importância de Gabinetes de Aconselhamento Público sobre Energia e Conforto Térmico

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Importância de gabinetes de aconselhamento público sobre energia e conforto térmico, n (%)


0.228


0.117

0.927




0.846


0.054
    Nada importante 16 (1.9%) 11 (2.8%) 5 (1.2%)
3 (0.9%) 5 (1.7%) 8 (3.2%)
10 (2.2%) 6 (1.5%)
3 (1.9%) 3 (1.5%) 6 (2.6%) 2 (2.6%) 2 (1.1%)
7 (2.4%) 7 (2.2%) 2 (0.8%)
    Pouco importante 32 (3.7%) 8 (2.1%) 24 (5.0%)
11 (3.5%) 11 (3.9%) 10 (3.8%)
18 (3.8%) 13 (3.6%)
3 (2.2%) 9 (5.6%) 10 (4.0%) 1 (1.2%) 9 (4.0%)
13 (4.2%) 7 (2.1%) 12 (5.3%)
    Indiferente 51 (6.0%) 22 (5.9%) 28 (6.1%)
21 (7.1%) 10 (3.6%) 19 (7.4%)
31 (6.5%) 20 (5.4%)
10 (6.2%) 14 (8.3%) 9 (3.6%) 4 (6.1%) 15 (6.7%)
23 (7.4%) 18 (5.7%) 10 (4.5%)
    Importante 370 (43.5%) 169 (43.9%) 201 (43.2%)
150 (50.0%) 124 (42.6%) 96 (37.0%)
203 (42.8%) 167 (44.4%)
74 (47.3%) 77 (46.1%) 98 (40.8%) 32 (46.1%) 88 (41.0%)
139 (44.4%) 152 (48.9%) 79 (35.0%)
    Muito importante 381 (44.9%) 174 (45.3%) 207 (44.5%)
115 (38.4%) 141 (48.2%) 126 (48.5%)
212 (44.7%) 170 (45.1%)
67 (42.4%) 64 (38.5%) 118 (49.1%) 31 (44.0%) 102 (47.2%)
130 (41.6%) 128 (41.1%) 123 (54.4%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Conhecimento de Programas de Apoio para Melhoria da Eficiência Energética

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 850 Masculino
n = 384 (45.2%)
Feminino
n = 466 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 299 (35.2%)
45-64 anos
n = 292 (34.3%)
65+ anos
n = 259 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 474 (55.7%)
Ensino superior
n = 376 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 157 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 167 (19.6%)
UIT Norte
n = 241 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 70 (8.21%)
UIT Centro
n = 215 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 313 (36.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 311 (36.5%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 227 (26.7%)
Valor-p
Conhecimento de programas de apoio para melhoria da eficiência energética, n (%)


<0.001


<0.001

<0.001




0.205


0.240
    Não 324 (38.1%) 108 (28.2%) 215 (46.2%)
142 (47.6%) 79 (27.1%) 102 (39.4%)
210 (44.3%) 114 (30.3%)
61 (38.9%) 73 (44.0%) 77 (32.2%) 24 (34.2%) 88 (40.7%)
103 (33.0%) 124 (40.0%) 96 (42.4%)
    Sim, já ouvi falar mas não sei quase nada sobre o assunto 365 (42.9%) 185 (48.1%) 180 (38.7%)
114 (38.2%) 130 (44.7%) 120 (46.5%)
207 (43.6%) 158 (42.1%)
72 (46.2%) 64 (38.2%) 120 (49.8%) 30 (43.1%) 79 (36.5%)
139 (44.5%) 134 (43.2%) 92 (40.5%)
    Sim, e estou bem informado/a sobre o assunto 161 (19.0%) 91 (23.7%) 70 (15.1%)
43 (14.2%) 82 (28.2%) 36 (14.1%)
57 (12.1%) 104 (27.6%)
23 (14.9%) 30 (17.8%) 43 (18.0%) 16 (22.8%) 49 (22.8%)
70 (22.5%) 52 (16.8%) 39 (17.1%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Candidatura a Programas de Apoio para Melhoria da Eficiência Energética

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 526 Masculino
n = 276 (52.4%)
Feminino
n = 251 (47.6%)
Valor-p 25-44 anos
n = 157 (29.8%)
45-64 anos
n = 213 (40.4%)
65+ anos
n = 157 (29.8%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 264 (50.1%)
Ensino superior
n = 263 (49.9%)
Valor-p UIT Oriental
n = 96 (18.2%)
UIT Centro Histórico
n = 93 (17.8%)
UIT Norte
n = 163 (31.0%)
UIT Ocidental
n = 46 (8.73%)
UIT Centro
n = 128 (24.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 209 (39.8%)
Por vezes demasiado fria
n = 186 (35.4%)
Muitas vezes demasiado fria
n = 131 (24.8%)
Valor-p
Candidatura a programas de apoio para melhoria da eficiência energética, n (%)




















    Não, porque não tenho interesse / vontade ou tempo para isso 187 (35.5%) 98 (35.5%) 89 (35.6%)
43 (27.7%) 74 (35.0%) 69 (44.1%)
103 (39.1%) 84 (32.0%)
40 (42.1%) 30 (32.5%) 67 (40.7%) 10 (22.7%) 39 (30.8%)
84 (40.1%) 62 (33.1%) 41 (31.7%)
    Não, queria candidatar-me, mas não tenho capacidade financeira para isso ou não soube como o fazer 108 (20.6%) 50 (18.3%) 58 (23.1%)
20 (12.6%) 45 (21.3%) 43 (27.6%)
62 (23.4%) 47 (17.7%)
25 (26.3%) 19 (20.2%) 36 (21.9%) 12 (25.3%) 17 (13.1%)
28 (13.6%) 53 (28.2%) 27 (20.9%)
    Não, não posso por outra razão (por exemplo, porque sou inquilino) 172 (32.8%) 96 (34.7%) 77 (30.6%)
74 (47.0%) 69 (32.5%) 30 (18.9%)
75 (28.6%) 97 (37.0%)
26 (27.4%) 31 (33.2%) 41 (25.0%) 17 (36.6%) 58 (45.0%)
71 (33.8%) 55 (29.6%) 47 (35.7%)
    Sim, já me candidatei mas não consegui beneficiar do mesmo 26 (5.0%) 14 (4.9%) 13 (5.2%)
6 (4.0%) 13 (5.9%) 8 (4.8%)
11 (4.2%) 15 (5.9%)
1 (1.2%) 7 (7.6%) 11 (6.9%) 4 (8.4%) 3 (2.3%)
13 (6.0%) 6 (3.4%) 8 (5.9%)
    Sim, e já consegui ter este tipo de programa de apoio 32 (6.1%) 18 (6.6%) 14 (5.5%)
14 (8.7%) 11 (5.3%) 7 (4.5%)
12 (4.7%) 20 (7.5%)
3 (3.1%) 6 (6.5%) 9 (5.4%) 3 (7.0%) 11 (8.7%)
14 (6.6%) 11 (5.8%) 8 (5.8%)
    Sim, mas ainda estou à espera de saber o resultado 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%)
0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%)
0 (0.0%) 0 (0.0%)
0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%)
0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de inverno)

Verão

Estratégias Para Lidar com o Calor

Estratégias para Reduzir o Calor

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Fechar os estores 879 (69.0%) 382 (66.3%) 497 (71.3%) 0.083 315 (70.0%) 300 (69.0%) 264 (68.0%) 0.860 466 (65.6%) 413 (73.3%) 0.005 167 (71.0%) 168 (67.0%) 267 (73.9%) 66 (63.2%) 212 (65.6%) 0.155 338 (60.9%) 302 (71.6%) 239 (80.6%) <0.001
Abrir janelas e portas 865 (68.0%) 385 (66.9%) 480 (68.9%) 0.491 337 (74.9%) 282 (64.7%) 247 (63.6%) 0.002 457 (64.4%) 408 (72.4%) 0.004 151 (64.4%) 177 (70.6%) 242 (67.1%) 63 (60.7%) 232 (71.8%) 0.228 351 (63.4%) 298 (70.5%) 216 (72.8%) 0.020
Equipamentos de arrefecimento ou ventilação 749 (58.9%) 352 (61.1%) 398 (57.0%) 0.180 282 (62.8%) 234 (53.6%) 233 (60.2%) 0.037 396 (55.9%) 353 (62.6%) 0.021 130 (55.3%) 135 (54.1%) 226 (62.7%) 59 (56.5%) 198 (61.5%) 0.227 271 (49.0%) 275 (65.0%) 203 (68.4%) <0.001
Roupa fresca 718 (56.4%) 315 (54.7%) 403 (57.7%) 0.331 297 (66.0%) 247 (56.7%) 174 (44.9%) <0.001 354 (49.9%) 364 (64.6%) <0.001 105 (44.9%) 146 (58.4%) 222 (61.5%) 49 (46.4%) 196 (60.8%) <0.001 278 (50.2%) 233 (55.1%) 207 (69.7%) <0.001
Comidas mais leves 494 (38.8%) 186 (32.2%) 308 (44.2%) <0.001 193 (43.0%) 171 (39.2%) 129 (33.4%) 0.033 227 (32.1%) 266 (47.2%) <0.001 75 (32.1%) 93 (37.3%) 149 (41.4%) 42 (40.5%) 133 (41.2%) 0.232 198 (35.7%) 158 (37.3%) 138 (46.6%) 0.014
Bebidas frescas 473 (37.2%) 201 (34.9%) 273 (39.1%) 0.159 214 (47.5%) 172 (39.4%) 88 (22.7%) <0.001 208 (29.3%) 266 (47.1%) <0.001 63 (26.9%) 106 (42.3%) 150 (41.6%) 30 (28.4%) 125 (38.6%) 0.002 177 (32.0%) 168 (39.7%) 128 (43.3%) 0.006
Evitar partes mais quentes da casa 397 (31.2%) 154 (26.8%) 242 (34.7%) 0.006 143 (31.8%) 134 (30.7%) 120 (30.9%) 0.944 219 (30.9%) 177 (31.4%) 0.859 56 (24.0%) 77 (30.8%) 127 (35.1%) 36 (34.2%) 101 (31.3%) 0.133 135 (24.3%) 147 (34.7%) 115 (38.9%) <0.001
Evitar cozinhar no fogão ou forno 343 (27.0%) 116 (20.1%) 228 (32.6%) <0.001 128 (28.5%) 117 (26.9%) 98 (25.3%) 0.634 179 (25.2%) 164 (29.1%) 0.138 50 (21.2%) 68 (27.3%) 108 (29.8%) 32 (30.9%) 85 (26.4%) 0.233 110 (19.8%) 116 (27.6%) 117 (39.5%) <0.001
Mais banhos 274 (21.5%) 109 (19.0%) 165 (23.6%) 0.070 110 (24.4%) 101 (23.2%) 63 (16.2%) 0.020 159 (22.4%) 115 (20.4%) 0.402 38 (16.0%) 51 (20.3%) 89 (24.8%) 23 (21.6%) 74 (22.9%) 0.195 89 (16.0%) 91 (21.5%) 94 (31.8%) <0.001
Aumentar frequência de espaços verdes 273 (21.4%) 131 (22.8%) 142 (20.3%) 0.316 119 (26.4%) 90 (20.7%) 64 (16.5%) 0.006 134 (18.9%) 139 (24.6%) 0.022 33 (14.2%) 53 (21.1%) 94 (26.0%) 22 (20.7%) 71 (22.1%) 0.036 101 (18.3%) 90 (21.3%) 82 (27.5%) 0.016
Aumentar frequência de praia ou piscina 246 (19.3%) 124 (21.6%) 122 (17.5%) 0.092 123 (27.3%) 91 (20.8%) 33 (8.5%) <0.001 100 (14.2%) 146 (25.9%) <0.001 24 (10.4%) 51 (20.5%) 86 (23.7%) 19 (18.4%) 66 (20.4%) 0.005 94 (17.0%) 76 (17.9%) 76 (25.8%) 0.011
Evitar tarefas ou exercícios que aumentassem a sensação de calor 179 (14.1%) 72 (12.5%) 107 (15.3%) 0.173 78 (17.3%) 55 (12.7%) 46 (11.8%) 0.054 76 (10.7%) 103 (18.3%) <0.001 21 (8.8%) 39 (15.5%) 54 (15.0%) 15 (14.0%) 51 (15.8%) 0.166 49 (8.8%) 63 (15.0%) 67 (22.5%) <0.001
Frequentar sítios mais frescos (ex., segunda habitação) 135 (10.6%) 60 (10.5%) 74 (10.6%) 0.946 50 (11.1%) 48 (11.0%) 37 (9.6%) 0.751 56 (7.9%) 79 (14.0%) 0.001 19 (7.9%) 22 (8.9%) 45 (12.6%) 7 (6.3%) 42 (12.9%) 0.107 49 (8.8%) 42 (9.9%) 44 (14.8%) 0.030
Salpicar a face ou corpo 117 (9.2%) 42 (7.3%) 75 (10.8%) 0.047 56 (12.4%) 33 (7.5%) 29 (7.4%) 0.028 61 (8.6%) 56 (10.0%) 0.405 15 (6.2%) 20 (8.0%) 37 (10.3%) 7 (7.1%) 38 (11.7%) 0.242 28 (5.1%) 38 (8.9%) 51 (17.2%) <0.001
Leque 112 (8.8%) 13 (2.3%) 98 (14.1%) <0.001 34 (7.6%) 37 (8.6%) 40 (10.3%) 0.434 62 (8.7%) 50 (8.8%) 0.951 21 (8.8%) 25 (10.1%) 30 (8.4%) 13 (12.5%) 22 (6.9%) 0.530 33 (6.0%) 28 (6.6%) 50 (17.0%) <0.001
Frequentar espaços públicos climatizados 85 (6.7%) 33 (5.7%) 52 (7.5%) 0.242 46 (10.3%) 22 (5.1%) 16 (4.2%) 0.003 43 (6.1%) 42 (7.4%) 0.389 14 (5.9%) 21 (8.4%) 26 (7.2%) 2 (2.3%) 21 (6.6%) 0.408 17 (3.1%) 28 (6.6%) 39 (13.3%) <0.001
Abrir toldos 61 (4.8%) 29 (5.1%) 32 (4.6%) 0.660 19 (4.3%) 22 (5.1%) 20 (5.1%) 0.836 23 (3.2%) 38 (6.8%) 0.007 5 (2.2%) 16 (6.5%) 16 (4.4%) 10 (10.0%) 13 (4.1%) 0.025 26 (4.8%) 24 (5.8%) 10 (3.5%) 0.387
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Equipamentos de Arrefecimento

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 749 Masculino
n = 352 (46.9%)
Feminino
n = 398 (53.1%)
Valor-p 25-44 anos
n = 282 (37.7%)
45-64 anos
n = 234 (31.2%)
65+ anos
n = 233 (31.1%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 396 (52.9%)
Ensino superior
n = 353 (47.1%)
Valor-p UIT Oriental
n = 130 (17.4%)
UIT Centro Histórico
n = 135 (18.1%)
UIT Norte
n = 226 (30.2%)
UIT Ocidental
n = 59 (7.88%)
UIT Centro
n = 198 (26.5%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 271 (36.2%)
Por vezes demasiado quente
n = 275 (36.7%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 203 (27.1%)
Valor-p
Ventoinha ou coluna de ar 484 (64.6%) 212 (60.3%) 272 (68.4%) 0.031 194 (68.9%) 141 (60.3%) 149 (63.7%) 0.159 290 (73.2%) 194 (54.9%) <0.001 82 (62.7%) 103 (76.4%) 126 (55.9%) 43 (72.3%) 130 (65.4%) 0.004 152 (56.0%) 191 (69.4%) 141 (69.6%) 0.002
Ar condicionado 320 (42.7%) 163 (46.3%) 157 (39.5%) 0.085 108 (38.2%) 101 (43.2%) 111 (47.6%) 0.139 144 (36.4%) 175 (49.7%) <0.001 61 (46.7%) 47 (34.4%) 107 (47.5%) 21 (34.9%) 85 (42.6%) 0.136 132 (48.5%) 110 (40.1%) 78 (38.4%) 0.077
Climatizador evaporativo 18 (2.3%) 8 (2.4%) 9 (2.3%) 0.979 4 (1.4%) 12 (5.1%) 2 (0.7%) <0.001 5 (1.3%) 12 (3.5%) 0.077 5 (3.6%) 2 (1.3%) 3 (1.5%) 1 (1.5%) 7 (3.4%) 0.476 7 (2.6%) 4 (1.6%) 6 (3.0%) 0.578
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Arrefecimento Central

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 873 Masculino
n = 437 (50.0%)
Feminino
n = 436 (50.0%)
Valor-p 25-44 anos
n = 289 (33.1%)
45-64 anos
n = 263 (30.2%)
65+ anos
n = 321 (36.7%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 512 (58.6%)
Ensino superior
n = 362 (41.4%)
Valor-p UIT Oriental
n = 158 (18.0%)
UIT Centro Histórico
n = 162 (18.6%)
UIT Norte
n = 250 (28.6%)
UIT Ocidental
n = 78 (8.97%)
UIT Centro
n = 225 (25.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 397 (45.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 285 (32.6%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 192 (21.9%)
Valor-p
Bomba de calor com distribuição por ventiloconvetores 12 (1.4%) 7 (1.6%) 6 (1.3%) 0.732 3 (1.0%) 3 (1.2%) 6 (2.0%) 0.553 4 (0.9%) 8 (2.2%) 0.143 2 (1.4%) 1 (0.7%) 5 (2.0%) 1 (1.9%) 3 (1.1%) 0.799 6 (1.6%) 4 (1.3%) 2 (1.2%) 0.918
Rede urbana de calor/frio 2 (0.2%) 1 (0.1%) 1 (0.3%) 0.545 0 (0.0%) 1 (0.2%) 1 (0.4%) 0.512 1 (0.3%) 1 (0.2%) 0.731 1 (0.4%) 0 (0.0%) 1 (0.6%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0.686 1 (0.2%) 1 (0.5%) 0 (0.0%) 0.481
Bomba de calor com distribuição por piso radiante 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%)
0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%)
0 (0.0%) 0 (0.0%)
0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%)
0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 1 do inquérito)

Posse de Ar Condicionado

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 801 Masculino
n = 335 (41.8%)
Feminino
n = 466 (58.2%)
Valor-p 25-44 anos
n = 273 (34.1%)
45-64 anos
n = 311 (38.8%)
65+ anos
n = 217 (27.1%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 382 (47.7%)
Ensino superior
n = 419 (52.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 143 (17.8%)
UIT Centro Histórico
n = 169 (21.1%)
UIT Norte
n = 226 (28.2%)
UIT Ocidental
n = 65 (8.12%)
UIT Centro
n = 199 (24.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 327 (40.9%)
Por vezes demasiado quente
n = 259 (32.4%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 214 (26.7%)
Valor-p
Posse de ar condicionado, n (%)


0.309


0.701

<0.001




0.039


0.066
    Tenho e uso sempre que preciso 105 (13.1%) 52 (15.6%) 53 (11.4%)
34 (12.4%) 36 (11.7%) 35 (16.1%)
37 (9.8%) 68 (16.2%)
23 (16.1%) 18 (10.8%) 37 (16.3%) 5 (7.6%) 22 (11.3%)
39 (11.9%) 31 (11.8%) 36 (16.7%)
    Tenho, mas evito usar ao máximo 112 (14.0%) 50 (14.9%) 62 (13.3%)
33 (12.3%) 49 (15.9%) 29 (13.4%)
35 (9.2%) 77 (18.3%)
10 (7.3%) 16 (9.5%) 42 (18.5%) 9 (14.5%) 34 (17.3%)
47 (14.4%) 36 (14.0%) 29 (13.4%)
    Tenho, mas não uso 25 (3.1%) 9 (2.7%) 15 (3.3%)
8 (3.0%) 9 (3.0%) 7 (3.3%)
9 (2.4%) 16 (3.7%)
3 (2.4%) 7 (4.3%) 5 (2.1%) 1 (1.8%) 8 (4.0%)
17 (5.1%) 6 (2.3%) 2 (0.8%)
    Não tenho 559 (69.8%) 224 (66.8%) 335 (72.0%)
197 (72.3%) 215 (69.4%) 146 (67.2%)
300 (78.6%) 259 (61.7%)
106 (74.1%) 127 (75.4%) 143 (63.1%) 49 (76.1%) 134 (67.4%)
224 (68.6%) 186 (71.9%) 148 (69.1%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 3 do inquérito)

Motivos Para Não Usar Ar Condicionado (quando tem)

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 137 Masculino
n = 59 (43.2%)
Feminino
n = 78 (56.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 42 (30.5%)
45-64 anos
n = 59 (43.0%)
65+ anos
n = 36 (26.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 44 (32.4%)
Ensino superior
n = 92 (67.6%)
Valor-p UIT Oriental
n = 14 (10.1%)
UIT Centro Histórico
n = 23 (17.1%)
UIT Norte
n = 47 (34.1%)
UIT Ocidental
n = 11 (7.74%)
UIT Centro
n = 42 (31.0%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 64 (46.8%)
Por vezes demasiado quente
n = 42 (31.0%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 30 (22.2%)
Valor-p
Motivos financeiros 80 (58.5%) 35 (58.6%) 45 (58.5%) 0.990 25 (59.9%) 37 (63.5%) 18 (48.8%) 0.353 31 (70.6%) 49 (52.7%) 0.083 6 (46.7%) 15 (65.6%) 28 (59.4%) 7 (63.6%) 24 (56.2%) 0.831 32 (50.6%) 23 (53.7%) 25 (81.8%) 0.008
Motivos de saúde 38 (27.5%) 13 (21.6%) 25 (32.1%) 0.193 11 (26.6%) 16 (27.3%) 10 (29.0%) 0.971 12 (28.1%) 25 (27.3%) 0.931 3 (22.6%) 8 (34.7%) 10 (22.5%) 2 (19.4%) 14 (32.8%) 0.675 19 (30.3%) 12 (28.5%) 6 (20.5%) 0.615
Motivos ecológicos 37 (27.3%) 11 (19.0%) 26 (33.6%) 0.062 12 (29.5%) 16 (28.0%) 9 (23.5%) 0.817 9 (20.3%) 28 (30.7%) 0.268 3 (22.6%) 8 (32.2%) 10 (20.7%) 2 (21.0%) 15 (35.0%) 0.585 18 (27.5%) 9 (21.7%) 11 (34.7%) 0.451
Não precisa de arrefecer a casa 31 (22.4%) 17 (29.2%) 13 (17.2%) 0.097 9 (22.6%) 12 (20.9%) 9 (24.7%) 0.912 9 (20.4%) 22 (23.4%) 0.737 2 (15.9%) 4 (15.5%) 11 (24.0%) 2 (19.7%) 12 (27.3%) 0.798 21 (33.4%) 8 (18.2%) 2 (5.3%) 0.004
Vontade de outros membros do agregado familiar 5 (3.9%) 4 (6.6%) 1 (1.8%) 0.123 2 (5.7%) 2 (3.0%) 1 (3.3%) 0.744 2 (3.9%) 4 (3.9%) 0.994 0 (0.0%) 0 (0.0%) 3 (7.5%) 0 (0.0%) 2 (4.3%) 0.460 1 (2.0%) 1 (3.2%) 3 (9.0%) 0.201
Preferência por outros equipamentos 4 (3.2%) 2 (3.1%) 3 (3.3%) 0.941 2 (4.3%) 1 (1.3%) 2 (5.1%) 0.455 1 (2.6%) 3 (3.5%) 0.769 1 (8.2%) 1 (3.9%) 2 (3.7%) 0 (0.0%) 1 (1.5%) 0.624 3 (5.2%) 1 (2.5%) 0 (0.0%) 0.288
Equipamento muito antigo 3 (1.9%) 1 (1.8%) 2 (2.0%) 0.914 1 (2.5%) 1 (2.2%) 0 (0.8%) 0.729 0 (0.0%) 3 (2.9%) 0.199 1 (4.5%) 0 (1.3%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 2 (4.0%) 0.441 0 (0.0%) 2 (4.8%) 1 (2.0%) 0.124
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 3 do inquérito)

Motivos Para Não Ter Ar Condicionado

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 559 Masculino
n = 224 (40.0%)
Feminino
n = 335 (60.0%)
Valor-p 25-44 anos
n = 197 (35.3%)
45-64 anos
n = 215 (38.5%)
65+ anos
n = 146 (26.1%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 300 (53.7%)
Ensino superior
n = 259 (46.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 106 (18.9%)
UIT Centro Histórico
n = 127 (22.7%)
UIT Norte
n = 143 (25.5%)
UIT Ocidental
n = 49 (8.86%)
UIT Centro
n = 134 (24.0%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 224 (40.2%)
Por vezes demasiado quente
n = 186 (33.4%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 148 (26.5%)
Valor-p
Custo financeiro associado à aquisição 255 (45.7%) 90 (40.3%) 165 (49.3%) 0.058 98 (49.4%) 96 (44.6%) 62 (42.3%) 0.455 155 (51.5%) 101 (39.0%) 0.005 57 (54.3%) 60 (47.1%) 61 (42.8%) 24 (47.6%) 54 (40.1%) 0.332 77 (34.2%) 90 (48.5%) 88 (59.7%) <0.001
Não precisa de arrefecer a casa 183 (32.7%) 91 (40.7%) 92 (27.4%) 0.003 48 (24.2%) 81 (37.4%) 55 (37.5%) 0.013 88 (29.4%) 95 (36.7%) 0.088 29 (27.0%) 51 (40.0%) 41 (29.0%) 13 (27.1%) 49 (36.5%) 0.187 120 (53.6%) 47 (25.4%) 15 (10.5%) <0.001
Impossibilidade de instalar 157 (28.2%) 59 (26.6%) 98 (29.2%) 0.533 81 (40.8%) 45 (20.9%) 32 (21.7%) <0.001 70 (23.2%) 88 (33.9%) 0.010 26 (24.9%) 35 (27.7%) 39 (27.3%) 15 (30.5%) 42 (31.2%) 0.886 48 (21.2%) 58 (31.1%) 52 (35.0%) 0.016
Motivos de saúde 99 (17.7%) 35 (15.5%) 64 (19.1%) 0.310 27 (13.7%) 45 (20.8%) 27 (18.5%) 0.202 47 (15.8%) 51 (19.9%) 0.238 13 (11.9%) 16 (12.7%) 34 (23.7%) 12 (23.7%) 25 (18.3%) 0.088 38 (17.0%) 35 (18.9%) 25 (17.2%) 0.887
Preferência por outros equipamentos 40 (7.2%) 13 (5.9%) 27 (8.2%) 0.348 9 (4.8%) 15 (7.1%) 16 (10.8%) 0.139 26 (8.6%) 15 (5.7%) 0.189 4 (3.3%) 14 (11.3%) 10 (6.7%) 4 (9.0%) 9 (6.4%) 0.241 18 (7.8%) 17 (9.2%) 6 (3.9%) 0.205
Motivos estéticos 18 (3.1%) 7 (3.3%) 10 (3.0%) 0.855 6 (2.9%) 8 (3.5%) 4 (2.9%) 0.921 6 (1.9%) 12 (4.5%) 0.121 3 (2.5%) 5 (4.2%) 3 (2.2%) 1 (1.7%) 6 (4.2%) 0.723 3 (1.5%) 13 (6.9%) 1 (1.0%) <0.001
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 3 do inquérito)

Condições da Habitação

Classe Energética

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Classe energética, n (%)


0.004


<0.001

<0.001




0.897


0.151
    Não sei se tem classe energética atribuída 615 (48.3%) 243 (42.3%) 372 (53.3%)
216 (47.9%) 179 (41.0%) 221 (57.0%)
406 (57.2%) 209 (37.1%)
119 (50.4%) 124 (49.6%) 171 (47.4%) 44 (42.0%) 158 (48.9%)
272 (49.2%) 199 (47.2%) 143 (48.3%)
    Não tem classe energética atribuída, e não tenho interesse em obter 108 (8.5%) 56 (9.8%) 51 (7.4%)
25 (5.6%) 45 (10.4%) 37 (9.6%)
53 (7.5%) 54 (9.7%)
14 (6.0%) 20 (8.1%) 31 (8.5%) 13 (12.6%) 29 (9.1%)
42 (7.7%) 32 (7.7%) 33 (11.1%)
    Não tem classe energética atribuída, mas gostaria que tivesse 51 (4.0%) 27 (4.7%) 24 (3.4%)
10 (2.1%) 25 (5.6%) 17 (4.4%)
26 (3.6%) 25 (4.5%)
7 (3.0%) 11 (4.6%) 15 (4.2%) 3 (3.2%) 14 (4.4%)
20 (3.7%) 12 (2.9%) 19 (6.3%)
    Tem classe energética atribuída, mas não sei qual é 273 (21.5%) 128 (22.3%) 145 (20.8%)
111 (24.6%) 92 (21.1%) 71 (18.2%)
129 (18.2%) 144 (25.5%)
49 (20.8%) 57 (22.9%) 84 (23.3%) 22 (20.7%) 61 (19.0%)
121 (21.9%) 90 (21.3%) 62 (20.8%)
    Tem classe energética atribuída e sei qual é 226 (17.7%) 121 (20.9%) 105 (15.1%)
88 (19.6%) 96 (22.0%) 42 (10.8%)
95 (13.4%) 131 (23.2%)
46 (19.8%) 37 (14.8%) 60 (16.6%) 22 (21.4%) 60 (18.6%)
97 (17.6%) 88 (20.9%) 40 (13.6%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)
Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 226 Masculino
n = 121 (53.4%)
Feminino
n = 105 (46.6%)
Valor-p 25-44 anos
n = 88 (39.1%)
45-64 anos
n = 96 (42.3%)
65+ anos
n = 42 (18.6%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 95 (42.1%)
Ensino superior
n = 131 (57.9%)
Valor-p UIT Oriental
n = 46 (20.6%)
UIT Centro Histórico
n = 37 (16.4%)
UIT Norte
n = 60 (26.5%)
UIT Ocidental
n = 22 (9.90%)
UIT Centro
n = 60 (26.6%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 97 (43.1%)
Por vezes demasiado quente
n = 88 (39.1%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 40 (17.8%)
Valor-p
Classe energética (classificações), n (%)


0.672


0.452

0.031




0.297


0.256
    Classe A+ 13 (5.8%) 7 (6.0%) 6 (5.6%)
6 (6.2%) 6 (5.9%) 2 (4.8%)
5 (5.4%) 8 (6.2%)
3 (5.7%) 0 (0.0%) 7 (11.0%) 0 (0.0%) 4 (6.5%)
8 (7.8%) 5 (5.4%) 1 (1.9%)
    Classe A 25 (11.2%) 11 (9.0%) 15 (13.8%)
6 (6.6%) 10 (10.6%) 9 (22.4%)
11 (11.8%) 14 (10.8%)
7 (14.3%) 2 (4.6%) 9 (14.7%) 4 (16.5%) 5 (7.6%)
13 (13.2%) 9 (10.4%) 3 (8.4%)
    Classe B 48 (21.0%) 26 (21.8%) 21 (20.2%)
19 (21.9%) 17 (18.0%) 11 (26.3%)
21 (22.1%) 27 (20.3%)
10 (21.2%) 6 (15.1%) 16 (26.0%) 8 (33.9%) 9 (14.9%)
27 (27.4%) 16 (18.1%) 5 (12.2%)
    Classe B- 9 (4.0%) 7 (5.5%) 2 (2.2%)
3 (3.7%) 5 (5.3%) 1 (1.4%)
3 (3.2%) 6 (4.5%)
2 (4.2%) 0 (0.0%) 5 (7.9%) 2 (7.5%) 1 (1.0%)
4 (3.7%) 4 (4.9%) 1 (2.5%)
    Classe C 62 (27.3%) 33 (27.1%) 29 (27.5%)
27 (30.0%) 26 (27.0%) 9 (22.3%)
19 (19.7%) 43 (32.8%)
12 (25.0%) 13 (35.0%) 14 (23.3%) 4 (18.7%) 19 (31.5%)
25 (26.0%) 24 (27.6%) 12 (30.0%)
    Classe D 45 (19.9%) 22 (18.4%) 23 (21.6%)
21 (23.6%) 20 (21.2%) 4 (9.3%)
22 (22.8%) 23 (17.9%)
9 (20.2%) 10 (25.9%) 7 (10.9%) 5 (23.4%) 14 (23.7%)
13 (13.6%) 23 (25.8%) 9 (22.5%)
    Classe E 16 (6.9%) 8 (6.6%) 8 (7.2%)
4 (4.9%) 7 (7.2%) 4 (10.5%)
13 (13.7%) 3 (2.0%)
3 (6.6%) 5 (13.4%) 3 (4.6%) 0 (0.0%) 5 (8.0%)
5 (5.1%) 6 (6.4%) 5 (12.6%)
    Classe F 9 (3.8%) 7 (5.5%) 2 (1.9%)
3 (3.0%) 5 (4.9%) 1 (2.9%)
1 (1.4%) 7 (5.5%)
1 (2.8%) 2 (6.0%) 1 (1.6%) 0 (0.0%) 4 (6.8%)
3 (3.3%) 1 (1.5%) 4 (9.9%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Tipo de Casa

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Tipo de casa, n (%)


0.044


<0.001

<0.001




<0.001


<0.001
    Apartamento próprio 696 (54.7%) 330 (57.3%) 367 (52.6%)
190 (42.3%) 264 (60.5%) 243 (62.6%)
359 (50.6%) 337 (59.8%)
147 (62.7%) 118 (47.0%) 234 (64.9%) 43 (40.8%) 155 (47.9%)
313 (56.5%) 250 (59.1%) 133 (45.0%)
    Apartamento arrendado 454 (35.6%) 205 (35.5%) 249 (35.7%)
213 (47.4%) 127 (29.1%) 114 (29.3%)
276 (39.0%) 177 (31.4%)
58 (24.7%) 112 (44.8%) 98 (27.1%) 40 (38.0%) 146 (45.3%)
189 (34.1%) 144 (34.0%) 121 (40.9%)
    Vivenda/moradia própria 72 (5.7%) 30 (5.3%) 42 (6.0%)
17 (3.7%) 32 (7.3%) 24 (6.1%)
38 (5.4%) 34 (6.1%)
17 (7.1%) 11 (4.6%) 16 (4.4%) 19 (18.2%) 9 (2.8%)
41 (7.3%) 17 (4.0%) 15 (4.9%)
    Vivenda/moradia arrendada 14 (1.1%) 6 (1.0%) 8 (1.1%)
8 (1.7%) 2 (0.4%) 4 (1.0%)
10 (1.3%) 4 (0.7%)
2 (1.0%) 5 (2.1%) 2 (0.6%) 3 (3.0%) 1 (0.2%)
3 (0.6%) 4 (1.0%) 6 (2.1%)
    Quarto (ou parte de casa) arrendado 18 (1.4%) 3 (0.5%) 15 (2.1%)
15 (3.3%) 2 (0.4%) 1 (0.3%)
8 (1.1%) 10 (1.7%)
2 (0.7%) 3 (1.4%) 3 (0.9%) 0 (0.0%) 9 (2.9%)
7 (1.3%) 5 (1.2%) 5 (1.8%)
    Habitação social 20 (1.6%) 3 (0.4%) 17 (2.5%)
7 (1.5%) 10 (2.3%) 3 (0.8%)
18 (2.6%) 2 (0.3%)
9 (3.7%) 0 (0.0%) 8 (2.2%) 0 (0.0%) 3 (0.9%)
1 (0.2%) 3 (0.7%) 15 (5.2%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Tipo de Apartamento

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 717 Masculino
n = 310 (43.2%)
Feminino
n = 407 (56.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 244 (34.0%)
45-64 anos
n = 273 (38.0%)
65+ anos
n = 201 (28.0%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 339 (47.3%)
Ensino superior
n = 378 (52.7%)
Valor-p UIT Oriental
n = 119 (16.6%)
UIT Centro Histórico
n = 154 (21.5%)
UIT Norte
n = 209 (29.1%)
UIT Ocidental
n = 51 (7.15%)
UIT Centro
n = 184 (25.6%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 296 (41.3%)
Por vezes demasiado quente
n = 243 (33.9%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 178 (24.8%)
Valor-p
Tipo de apartamento, n (%)


0.221


0.720

0.001




<0.001


<0.001
    Último andar (cobertura) 133 (18.6%) 66 (21.2%) 67 (16.6%)
44 (18.2%) 55 (20.2%) 34 (17.0%)
56 (16.7%) 77 (20.4%)
19 (16.2%) 28 (18.1%) 36 (17.2%) 16 (32.1%) 34 (18.5%)
23 (7.8%) 45 (18.8%) 65 (36.3%)
    Andares intermédios 404 (56.5%) 161 (51.8%) 243 (60.2%)
138 (57.2%) 156 (57.1%) 110 (54.9%)
175 (51.8%) 229 (60.7%)
76 (64.2%) 79 (51.2%) 130 (62.4%) 17 (33.0%) 102 (55.8%)
166 (56.5%) 150 (62.0%) 87 (49.1%)
    Primeiro piso (apenas se sobre loja) ou rés-do-chão 160 (22.4%) 75 (24.0%) 85 (21.1%)
51 (21.0%) 57 (20.9%) 52 (26.1%)
92 (27.4%) 67 (17.9%)
21 (17.4%) 42 (27.4%) 40 (19.1%) 11 (22.6%) 46 (25.1%)
89 (30.2%) 46 (19.0%) 25 (14.2%)
    Cave 17 (2.4%) 9 (2.9%) 8 (2.1%)
9 (3.6%) 5 (1.8%) 4 (1.9%)
14 (4.0%) 4 (1.0%)
3 (2.2%) 5 (3.3%) 2 (1.2%) 6 (12.3%) 1 (0.6%)
16 (5.5%) 1 (0.3%) 1 (0.4%)
    Prefiro não responder, n 3 0 3
3 0 0
2 1
1 0 0 1 1
2 1 0
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 3 do inquérito) | Respostas “Prefiro não responder” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes

Ano de Construção da Casa

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 801 Masculino
n = 335 (41.8%)
Feminino
n = 466 (58.2%)
Valor-p 25-44 anos
n = 273 (34.1%)
45-64 anos
n = 311 (38.8%)
65+ anos
n = 217 (27.1%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 382 (47.7%)
Ensino superior
n = 419 (52.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 143 (17.8%)
UIT Centro Histórico
n = 169 (21.1%)
UIT Norte
n = 226 (28.2%)
UIT Ocidental
n = 65 (8.12%)
UIT Centro
n = 199 (24.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 327 (40.9%)
Por vezes demasiado quente
n = 259 (32.4%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 214 (26.7%)
Valor-p
Ano de construção, n (%)


0.609


<0.001

0.004




<0.001


0.695
    Anterior a 1960 249 (35.2%) 110 (35.5%) 139 (35.0%)
72 (32.7%) 92 (32.7%) 84 (41.5%)
127 (38.2%) 121 (32.5%)
23 (18.3%) 90 (61.2%) 20 (9.4%) 25 (43.1%) 91 (54.4%)
107 (37.3%) 74 (32.5%) 68 (35.4%)
    1960 - 1990 269 (38.1%) 115 (37.2%) 154 (38.8%)
86 (39.1%) 98 (34.6%) 85 (41.9%)
136 (41.0%) 132 (35.5%)
55 (43.6%) 47 (31.8%) 99 (47.6%) 22 (38.2%) 46 (27.6%)
102 (35.5%) 92 (40.2%) 76 (39.5%)
    1990 - 2008 160 (22.6%) 75 (24.3%) 85 (21.4%)
44 (20.0%) 85 (30.0%) 31 (15.3%)
65 (19.4%) 95 (25.5%)
41 (32.4%) 8 (5.6%) 75 (36.0%) 9 (15.7%) 27 (16.1%)
67 (23.5%) 54 (23.7%) 39 (20.2%)
    2008 - 2013 15 (2.2%) 6 (2.0%) 9 (2.3%)
10 (4.7%) 4 (1.4%) 1 (0.4%)
1 (0.3%) 14 (3.8%)
4 (2.9%) 2 (1.2%) 8 (3.9%) 0 (0.0%) 2 (1.2%)
4 (1.3%) 6 (2.5%) 6 (3.2%)
    Posterior a 2013 13 (1.9%) 3 (1.0%) 10 (2.5%)
8 (3.5%) 4 (1.3%) 2 (0.8%)
4 (1.1%) 10 (2.6%)
4 (2.9%) 0 (0.2%) 6 (3.1%) 2 (3.0%) 1 (0.7%)
7 (2.5%) 3 (1.2%) 3 (1.8%)
    Não sei/prefiro não responder, n 95 26 69
53 28 14
49 46
17 22 19 7 31
41 31 22
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 3 do inquérito) | Respostas “Não sei/prefiro não responder” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes

Espaços Exteriores

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Espaços exteriores, n (%)


0.222


<0.001

0.210




<0.001


0.002
    Sim 715 (56.3%) 336 (58.3%) 379 (54.6%)
215 (48.1%) 285 (65.5%) 215 (55.4%)
386 (54.6%) 329 (58.3%)
115 (49.2%) 154 (61.7%) 175 (48.5%) 73 (70.1%) 197 (61.5%)
344 (62.3%) 225 (53.3%) 146 (49.3%)
    Não 555 (43.7%) 240 (41.7%) 316 (45.4%)
232 (51.9%) 150 (34.5%) 173 (44.6%)
321 (45.4%) 235 (41.7%)
119 (50.8%) 96 (38.3%) 186 (51.5%) 31 (29.9%) 124 (38.5%)
208 (37.7%) 197 (46.7%) 150 (50.7%)
    Prefiro não responder, n 3 0 3
3 0 0
2 1
1 0 0 0 2
2 1 0
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão) | Respostas “Prefiro não responder” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes

Número de Divisões

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Número de divisões (categorias), n (%)


0.491


0.002

0.003




0.003


0.019
    1 13 (1.0%) 8 (1.3%) 6 (0.8%)
7 (1.7%) 2 (0.5%) 3 (0.9%)
5 (0.6%) 9 (1.5%)
1 (0.4%) 5 (1.9%) 4 (1.2%) 0 (0.0%) 3 (1.1%)
5 (0.9%) 5 (1.1%) 3 (1.1%)
    2 102 (8.1%) 40 (7.0%) 62 (9.0%)
49 (11.0%) 31 (7.2%) 22 (5.7%)
50 (7.0%) 53 (9.4%)
7 (2.9%) 23 (9.2%) 30 (8.3%) 7 (7.0%) 36 (11.2%)
32 (5.8%) 35 (8.3%) 36 (12.0%)
    3 391 (30.8%) 173 (30.0%) 218 (31.4%)
161 (36.0%) 117 (26.9%) 113 (29.3%)
234 (33.1%) 157 (27.9%)
66 (27.9%) 89 (35.7%) 116 (32.1%) 36 (34.5%) 85 (26.5%)
160 (29.0%) 134 (31.8%) 97 (32.8%)
    4 481 (37.9%) 217 (37.6%) 264 (38.1%)
150 (33.4%) 165 (37.9%) 166 (43.1%)
288 (40.8%) 193 (34.3%)
109 (46.2%) 78 (31.1%) 146 (40.5%) 36 (34.2%) 113 (35.2%)
203 (36.8%) 168 (40.0%) 109 (36.9%)
    5 162 (12.8%) 75 (13.1%) 87 (12.5%)
48 (10.8%) 68 (15.7%) 45 (11.8%)
75 (10.7%) 87 (15.4%)
31 (13.4%) 26 (10.3%) 44 (12.3%) 9 (9.0%) 51 (15.9%)
85 (15.4%) 47 (11.2%) 30 (10.2%)
    6+ 120 (9.4%) 63 (10.9%) 57 (8.2%)
32 (7.2%) 51 (11.8%) 36 (9.3%)
55 (7.8%) 65 (11.5%)
22 (9.3%) 29 (11.8%) 20 (5.6%) 16 (15.2%) 32 (10.1%)
67 (12.2%) 32 (7.6%) 20 (6.9%)
Número de divisões


0.161


<0.001

0.108




0.040


<0.001
    n 1,270 576 694
448 436 386
707 563
235 249 360 104 321
553 420 296
    Média (DP) 3.9 (1.3) 3.9 (1.3) 3.8 (1.2)
3.7 (1.3) 4.1 (1.4) 3.9 (1.1)
3.8 (1.2) 4.0 (1.4)
4.0 (1.1) 3.8 (1.4) 3.8 (1.2) 4.0 (1.4) 3.9 (1.4)
4.1 (1.4) 3.8 (1.2) 3.7 (1.2)
    Mediana [Q1, Q3] 4.0 (3.0, 4.0) 4.0 (3.0, 4.0) 4.0 (3.0, 4.0)
4.0 (3.0, 4.0) 4.0 (3.0, 5.0) 4.0 (3.0, 4.0)
4.0 (3.0, 4.0) 4.0 (3.0, 5.0)
4.0 (3.0, 4.0) 4.0 (3.0, 4.0) 4.0 (3.0, 4.0) 4.0 (3.0, 4.0) 4.0 (3.0, 5.0)
4.0 (3.0, 5.0) 4.0 (3.0, 4.0) 4.0 (3.0, 4.0)
    Mínimo - Máximo 1.0 - 13.0 1.0 - 11.0 1.0 - 13.0
1.0 - 13.0 1.0 - 11.0 1.0 - 10.0
1.0 - 11.0 1.0 - 13.0
1.0 - 9.0 1.0 - 10.0 1.0 - 11.0 2.0 - 9.0 1.0 - 13.0
1.0 - 13.0 1.0 - 9.0 1.0 - 9.0
UIT, unidade de intervenção territorial; DP, desvio-padrão; Q1, quartil 1; Q3, quartil 3 | Dados ponderados (amostra de verão) | Valores omissos não foram incluídos na realização dos testes (n=3)

Área Útil

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Área útil, n (%)


0.341


<0.001

0.265




0.158


0.038
    Menos de 30 m2 5 (0.6%) 3 (0.7%) 2 (0.4%)
3 (1.1%) 0 (0.0%) 2 (0.7%)
2 (0.4%) 3 (0.7%)
0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 5 (2.3%)
1 (0.3%) 3 (0.9%) 1 (0.6%)
    30 a 39 m2 13 (1.6%) 4 (0.9%) 10 (2.4%)
5 (1.7%) 5 (1.6%) 4 (1.6%)
7 (1.8%) 6 (1.5%)
1 (0.9%) 5 (3.0%) 2 (1.0%) 2 (3.2%) 2 (1.1%)
7 (1.9%) 4 (1.3%) 3 (1.5%)
    40 a 49 m2 16 (1.9%) 9 (2.1%) 6 (1.6%)
11 (3.8%) 3 (1.1%) 1 (0.6%)
3 (0.7%) 13 (2.9%)
2 (1.1%) 7 (4.1%) 1 (0.4%) 3 (3.5%) 3 (1.7%)
5 (1.4%) 3 (1.1%) 7 (4.1%)
    50 a 59 m2 47 (5.7%) 19 (4.4%) 28 (7.1%)
25 (9.0%) 17 (5.4%) 5 (2.1%)
24 (6.0%) 23 (5.4%)
6 (4.3%) 14 (8.2%) 11 (4.7%) 6 (8.0%) 10 (4.9%)
20 (5.5%) 13 (4.8%) 14 (7.7%)
    60 a 69 m2 66 (8.0%) 24 (5.7%) 42 (10.5%)
32 (11.3%) 20 (6.5%) 14 (5.9%)
31 (8.0%) 35 (8.0%)
14 (9.7%) 19 (11.0%) 19 (8.1%) 7 (9.3%) 8 (3.8%)
28 (7.8%) 17 (6.0%) 21 (11.5%)
    70 a 79 m2 72 (8.8%) 41 (9.7%) 31 (7.8%)
28 (9.9%) 28 (9.0%) 16 (7.1%)
41 (10.5%) 31 (7.2%)
11 (8.1%) 14 (8.1%) 22 (9.3%) 8 (10.9%) 17 (8.4%)
29 (8.0%) 27 (9.7%) 16 (9.0%)
    80 a 89 m2 96 (11.7%) 56 (13.1%) 40 (10.1%)
42 (15.0%) 30 (9.6%) 24 (10.4%)
52 (13.3%) 44 (10.1%)
13 (9.4%) 28 (15.7%) 22 (9.4%) 9 (12.8%) 25 (11.9%)
37 (10.3%) 33 (11.8%) 26 (14.2%)
    90 a 99 m2 71 (8.6%) 36 (8.3%) 35 (8.8%)
27 (9.5%) 28 (8.9%) 16 (7.0%)
35 (8.9%) 36 (8.3%)
14 (9.7%) 12 (7.1%) 24 (10.5%) 4 (5.8%) 16 (7.9%)
30 (8.4%) 25 (9.0%) 15 (8.4%)
    100 a 109 m2 90 (10.9%) 49 (11.4%) 42 (10.5%)
32 (11.4%) 35 (11.2%) 23 (10.1%)
39 (9.9%) 51 (11.9%)
16 (11.3%) 14 (8.3%) 23 (9.9%) 9 (12.2%) 28 (13.7%)
30 (8.4%) 37 (13.0%) 23 (12.9%)
    110 a 119 m2 58 (7.1%) 33 (7.6%) 26 (6.5%)
14 (5.1%) 23 (7.4%) 21 (9.1%)
31 (7.8%) 28 (6.4%)
11 (8.1%) 10 (5.6%) 17 (7.5%) 1 (1.2%) 19 (9.1%)
25 (7.0%) 20 (7.1%) 13 (7.3%)
    120 a 149 m2 127 (15.4%) 66 (15.5%) 61 (15.3%)
35 (12.4%) 51 (16.5%) 41 (17.7%)
65 (16.5%) 62 (14.3%)
20 (14.6%) 21 (12.2%) 44 (19.2%) 10 (13.7%) 31 (14.9%)
54 (15.0%) 48 (17.1%) 24 (13.5%)
    150 a 199 m2 94 (11.4%) 51 (11.9%) 43 (10.9%)
18 (6.4%) 37 (11.8%) 39 (17.1%)
38 (9.6%) 56 (13.0%)
23 (16.6%) 12 (6.9%) 26 (11.4%) 6 (9.0%) 26 (12.6%)
48 (13.2%) 35 (12.5%) 12 (6.4%)
    200 ou mais m2 69 (8.4%) 37 (8.7%) 32 (8.0%)
10 (3.5%) 34 (11.1%) 25 (10.8%)
26 (6.5%) 44 (10.1%)
9 (6.2%) 17 (9.8%) 20 (8.6%) 7 (10.3%) 16 (7.7%)
47 (13.0%) 17 (6.0%) 5 (3.0%)
    Não sei dizer/prefiro não responder, n 448 148 300
166 125 157
317 131
95 75 129 33 116
192 140 115
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão) | Respostas “Não sei dizer/prefiro não responder” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes

Problemas na Habitação

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Fraco isolamento das janelas ou portas 733 (57.6%) 319 (55.4%) 414 (59.3%) 0.206 279 (62.0%) 247 (56.7%) 207 (53.4%) 0.072 406 (57.2%) 327 (58.0%) 0.777 131 (55.7%) 143 (57.3%) 200 (55.4%) 59 (56.4%) 200 (61.9%) 0.568 257 (46.4%) 269 (63.6%) 207 (69.8%) <0.001
Humidade 512 (40.2%) 206 (35.7%) 306 (43.9%) 0.008 234 (51.9%) 177 (40.6%) 102 (26.3%) <0.001 290 (41.0%) 222 (39.3%) 0.570 87 (37.0%) 111 (44.4%) 128 (35.4%) 53 (50.8%) 133 (41.3%) 0.056 179 (32.3%) 174 (41.2%) 159 (53.7%) <0.001
Falta de ventilação 392 (30.8%) 150 (26.0%) 242 (34.7%) 0.002 176 (39.2%) 142 (32.5%) 74 (19.1%) <0.001 171 (24.1%) 221 (39.3%) <0.001 65 (27.7%) 91 (36.3%) 115 (31.8%) 24 (23.3%) 97 (30.1%) 0.159 145 (26.1%) 130 (30.7%) 117 (39.6%) <0.001
Fungos/bolores 272 (21.3%) 106 (18.4%) 166 (23.8%) 0.037 141 (31.4%) 91 (20.8%) 40 (10.3%) <0.001 137 (19.3%) 135 (23.9%) 0.067 55 (23.2%) 57 (22.7%) 69 (19.1%) 23 (22.4%) 68 (21.1%) 0.814 78 (14.0%) 88 (20.9%) 106 (35.7%) <0.001
Demasiada luz do sol em parte da casa 70 (14.8%) 35 (14.5%) 35 (15.2%) 0.834 24 (13.7%) 17 (13.8%) 28 (16.7%) 0.728 42 (12.9%) 28 (19.1%) 0.084 10 (11.3%) 16 (19.9%) 16 (11.8%) 8 (19.1%) 20 (16.0%) 0.470 24 (10.4%) 33 (20.2%) 14 (16.4%) 0.041
Pouca luz do sol em parte da casa 65 (13.7%) 22 (9.0%) 43 (18.6%) 0.007 32 (18.4%) 13 (10.1%) 20 (11.6%) 0.116 39 (11.8%) 26 (18.1%) 0.071 9 (9.3%) 14 (16.7%) 17 (12.7%) 6 (16.0%) 19 (15.5%) 0.680 38 (16.6%) 19 (11.4%) 9 (10.5%) 0.276
Demasiada luz do sol em toda a casa 15 (3.2%) 7 (3.0%) 8 (3.4%) 0.818 7 (4.1%) 1 (1.1%) 6 (3.7%) 0.280 10 (3.1%) 5 (3.4%) 0.832 4 (4.4%) 4 (5.1%) 3 (2.5%) 0 (0.0%) 3 (2.7%) 0.605 3 (1.5%) 9 (5.3%) 3 (3.7%) 0.107
Pouca luz do sol em toda a casa 27 (5.7%) 11 (4.7%) 16 (6.8%) 0.420 14 (7.8%) 5 (3.9%) 8 (4.9%) 0.436 24 (7.4%) 3 (2.0%) 0.013 2 (2.1%) 7 (8.7%) 6 (4.4%) 0 (0.0%) 12 (9.8%) 0.104 16 (6.9%) 6 (3.8%) 5 (6.3%) 0.550
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão) | Os itens relativos à luz do sol aplicam-se somente aos inquiridos na primeira fase do inquérito (n=873)

Problemas para Ventilar Adequadamente a Casa

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 369 Masculino
n = 136 (36.9%)
Feminino
n = 233 (63.1%)
Valor-p 25-44 anos
n = 160 (43.3%)
45-64 anos
n = 136 (36.9%)
65+ anos
n = 73 (19.8%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 157 (42.7%)
Ensino superior
n = 211 (57.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 56 (15.2%)
UIT Centro Histórico
n = 85 (23.0%)
UIT Norte
n = 111 (30.1%)
UIT Ocidental
n = 24 (6.60%)
UIT Centro
n = 93 (25.1%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 133 (36.1%)
Por vezes demasiado quente
n = 123 (33.4%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 112 (30.5%)
Valor-p
Ruído do exterior 184 (49.9%) 81 (59.6%) 103 (44.2%) 0.008 86 (53.8%) 68 (49.6%) 30 (41.7%) 0.274 67 (42.8%) 116 (55.2%) 0.033 17 (30.1%) 40 (46.8%) 56 (50.5%) 13 (53.0%) 58 (63.1%) 0.006 60 (45.1%) 66 (53.5%) 58 (51.7%) 0.403
Entrada de insetos 177 (48.2%) 72 (52.6%) 106 (45.6%) 0.227 81 (50.5%) 63 (46.5%) 34 (46.1%) 0.768 83 (52.5%) 95 (44.9%) 0.187 23 (41.6%) 40 (47.3%) 53 (47.6%) 13 (53.6%) 48 (52.2%) 0.789 63 (47.0%) 58 (47.0%) 57 (50.8%) 0.810
Ausência de janelas em casas de banho 161 (43.7%) 51 (37.8%) 110 (47.1%) 0.104 73 (45.5%) 61 (44.7%) 27 (37.6%) 0.558 67 (42.8%) 94 (44.3%) 0.785 34 (60.1%) 28 (32.9%) 62 (56.2%) 11 (45.6%) 26 (27.9%) <0.001 58 (43.4%) 56 (45.1%) 48 (42.3%) 0.917
Poluição do exterior 97 (26.3%) 36 (26.8%) 61 (26.0%) 0.884 40 (25.3%) 34 (24.8%) 23 (31.3%) 0.589 37 (23.6%) 60 (28.4%) 0.348 13 (23.0%) 21 (24.9%) 34 (30.5%) 6 (24.2%) 23 (25.1%) 0.846 30 (22.8%) 32 (26.0%) 35 (30.8%) 0.397
Cheiros do exterior 76 (20.6%) 31 (22.9%) 45 (19.3%) 0.447 32 (20.2%) 31 (23.1%) 12 (17.0%) 0.611 36 (23.0%) 40 (18.9%) 0.372 8 (13.6%) 20 (24.1%) 27 (24.4%) 4 (17.3%) 17 (18.1%) 0.478 18 (13.6%) 32 (25.7%) 26 (23.5%) 0.049
Questões de privacidade 73 (19.8%) 36 (26.1%) 37 (16.1%) 0.033 40 (25.0%) 23 (16.8%) 10 (13.9%) 0.147 35 (22.2%) 38 (17.9%) 0.356 9 (16.1%) 24 (28.4%) 21 (18.7%) 2 (6.9%) 17 (18.9%) 0.186 25 (18.6%) 24 (19.8%) 24 (21.1%) 0.905
Questões de segurança 54 (14.7%) 22 (16.3%) 32 (13.8%) 0.532 25 (15.4%) 18 (13.5%) 11 (15.4%) 0.901 21 (13.4%) 33 (15.7%) 0.596 10 (18.6%) 14 (16.5%) 16 (14.7%) 2 (10.0%) 11 (12.0%) 0.771 16 (11.7%) 20 (16.5%) 18 (16.4%) 0.500
Ausência de janelas em divisões 29 (8.0%) 10 (7.4%) 19 (8.3%) 0.785 13 (8.0%) 13 (9.9%) 3 (4.1%) 0.357 13 (8.0%) 17 (7.9%) 0.994 4 (7.6%) 12 (13.9%) 4 (4.0%) 3 (10.6%) 6 (6.8%) 0.146 11 (8.4%) 7 (5.5%) 11 (10.1%) 0.435
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 3 do inquérito)

Isolamento Térmico

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Mau isolamento térmico do teto 261 (23.2%) 127 (24.6%) 134 (21.9%) 0.341 107 (27.4%) 95 (24.1%) 59 (17.2%) 0.014 153 (23.7%) 108 (22.5%) 0.662 47 (21.9%) 64 (29.3%) 62 (19.9%) 29 (29.6%) 58 (20.8%) 0.100 69 (13.7%) 71 (20.4%) 121 (44.3%) <0.001
Mau isolamento térmico das paredes 320 (26.0%) 144 (25.7%) 176 (26.2%) 0.855 149 (34.6%) 109 (25.5%) 62 (16.7%) <0.001 184 (26.7%) 136 (25.1%) 0.570 56 (24.3%) 67 (28.3%) 83 (23.9%) 31 (30.0%) 83 (26.6%) 0.707 74 (13.6%) 103 (25.4%) 143 (50.9%) <0.001
Mau isolamento térmico do chão 205 (16.8%) 94 (16.9%) 111 (16.7%) 0.950 85 (19.9%) 82 (19.3%) 38 (10.4%) 0.002 123 (18.0%) 82 (15.3%) 0.228 36 (15.7%) 51 (22.0%) 47 (13.5%) 19 (18.2%) 52 (16.9%) 0.196 51 (9.5%) 68 (17.1%) 85 (30.6%) <0.001
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão) | Respostas “Não sei / Não se aplica ao meu caso” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas (paredes: n=42; chão: n=55, teto: n=148

Tipo de Janelas

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Vidro simples 416 (32.7%) 159 (27.7%) 257 (36.8%) 0.002 126 (28.0%) 136 (31.3%) 154 (39.7%) 0.004 291 (41.1%) 125 (22.2%) <0.001 75 (32.1%) 88 (35.0%) 121 (33.4%) 28 (26.5%) 105 (32.5%) 0.726 145 (26.2%) 144 (34.1%) 127 (42.9%) <0.001
Vidro duplo standard 577 (45.3%) 274 (47.6%) 303 (43.5%) 0.184 216 (48.1%) 203 (46.6%) 158 (40.7%) 0.122 282 (39.8%) 295 (52.3%) <0.001 99 (42.3%) 122 (48.8%) 148 (41.1%) 53 (50.9%) 154 (47.8%) 0.229 278 (50.1%) 189 (44.7%) 110 (37.3%) 0.004
Vidro duplo térmico 273 (21.4%) 141 (24.4%) 132 (19.0%) 0.029 81 (18.0%) 96 (22.1%) 96 (24.7%) 0.088 136 (19.1%) 137 (24.3%) 0.036 54 (22.8%) 38 (15.0%) 90 (24.9%) 22 (20.8%) 70 (21.7%) 0.108 140 (25.2%) 81 (19.1%) 53 (17.7%) 0.026
Vidro triplo 9 (0.7%) 7 (1.1%) 2 (0.4%) 0.079 3 (0.6%) 5 (1.0%) 2 (0.5%) 0.601 5 (0.7%) 4 (0.7%) >0.999 1 (0.5%) 2 (0.8%) 4 (1.2%) 1 (0.8%) 1 (0.2%) 0.629 3 (0.6%) 4 (0.9%) 2 (0.6%) 0.855
Vidro duplo e/ou triplo 923 (72.5%) 434 (75.4%) 489 (70.1%) 0.065 340 (75.5%) 328 (75.4%) 254 (65.6%) 0.006 444 (62.6%) 479 (84.9%) <0.001 169 (71.9%) 181 (72.6%) 254 (70.4%) 82 (78.9%) 236 (73.1%) 0.663 436 (78.7%) 300 (71.1%) 186 (62.8%) <0.001
Dupla janela 47 (3.7%) 19 (3.4%) 28 (4.0%) 0.646 10 (2.2%) 20 (4.6%) 17 (4.4%) 0.209 30 (4.2%) 17 (3.1%) 0.310 16 (6.7%) 6 (2.5%) 18 (5.0%) 1 (0.8%) 6 (1.9%) 0.028 14 (2.5%) 27 (6.3%) 7 (2.2%) 0.019
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Caixilharias das Janelas

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Madeira 181 (14.2%) 80 (14.0%) 101 (14.5%) 0.818 54 (12.1%) 55 (12.7%) 72 (18.5%) 0.031 120 (16.9%) 61 (10.9%) 0.002 25 (10.5%) 49 (19.5%) 47 (13.0%) 14 (13.5%) 47 (14.5%) 0.107 74 (13.4%) 59 (13.9%) 48 (16.3%) 0.568
Metálicas sem isolamento 473 (37.2%) 228 (39.5%) 245 (35.2%) 0.153 155 (34.4%) 161 (36.9%) 158 (40.7%) 0.240 304 (42.9%) 169 (30.0%) <0.001 95 (40.5%) 79 (31.6%) 142 (39.3%) 38 (36.8%) 119 (36.8%) 0.383 182 (32.8%) 161 (38.1%) 130 (44.0%) 0.014
Metálicas com corte-térmico 229 (18.0%) 105 (18.3%) 124 (17.7%) 0.805 69 (15.4%) 75 (17.2%) 85 (21.8%) 0.079 118 (16.7%) 111 (19.6%) 0.210 47 (20.1%) 47 (18.7%) 61 (17.0%) 15 (14.0%) 59 (18.4%) 0.775 112 (20.1%) 75 (17.7%) 43 (14.4%) 0.158
PVC 417 (32.8%) 187 (32.4%) 230 (33.0%) 0.848 166 (37.0%) 149 (34.1%) 102 (26.3%) 0.008 187 (26.4%) 230 (40.8%) <0.001 65 (27.7%) 81 (32.6%) 125 (34.6%) 39 (37.3%) 107 (33.1%) 0.458 194 (35.0%) 154 (36.5%) 69 (23.3%) 0.001
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Sombreamento

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 801 Masculino
n = 335 (41.8%)
Feminino
n = 466 (58.2%)
Valor-p 25-44 anos
n = 273 (34.1%)
45-64 anos
n = 311 (38.8%)
65+ anos
n = 217 (27.1%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 382 (47.7%)
Ensino superior
n = 419 (52.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 143 (17.8%)
UIT Centro Histórico
n = 169 (21.1%)
UIT Norte
n = 226 (28.2%)
UIT Ocidental
n = 65 (8.12%)
UIT Centro
n = 199 (24.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 327 (40.9%)
Por vezes demasiado quente
n = 259 (32.4%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 214 (26.7%)
Valor-p
Estores com corte-térmico 195 (24.4%) 93 (27.8%) 102 (21.9%) 0.074 53 (19.3%) 83 (26.8%) 60 (27.4%) 0.080 90 (23.6%) 105 (25.1%) 0.661 39 (27.3%) 27 (16.2%) 66 (29.2%) 14 (21.5%) 49 (24.8%) 0.074 86 (26.2%) 59 (22.6%) 51 (23.9%) 0.633
Estores standard 361 (45.0%) 146 (43.5%) 215 (46.2%) 0.484 113 (41.3%) 141 (45.4%) 107 (49.2%) 0.266 188 (49.2%) 173 (41.3%) 0.039 71 (49.5%) 53 (31.6%) 124 (55.0%) 25 (37.8%) 88 (44.4%) <0.001 129 (39.3%) 129 (49.8%) 103 (48.0%) 0.039
Estores (não sabe especificar) 112 (14.0%) 40 (12.1%) 72 (15.5%) 0.195 47 (17.1%) 40 (12.8%) 26 (12.1%) 0.248 49 (12.8%) 64 (15.2%) 0.379 28 (19.8%) 26 (15.3%) 31 (13.7%) 11 (16.4%) 17 (8.5%) 0.068 52 (15.9%) 35 (13.4%) 25 (11.9%) 0.427
Palas 28 (3.4%) 17 (5.2%) 10 (2.2%) 0.015 8 (3.1%) 16 (5.1%) 3 (1.5%) 0.037 5 (1.4%) 22 (5.3%) 0.006 6 (4.3%) 6 (3.3%) 6 (2.7%) 4 (5.4%) 6 (3.1%) 0.813 15 (4.6%) 7 (2.8%) 5 (2.5%) 0.303
Toldos 33 (4.2%) 14 (4.3%) 19 (4.1%) 0.865 11 (4.2%) 10 (3.1%) 12 (5.7%) 0.312 9 (2.4%) 24 (5.8%) 0.026 4 (2.9%) 6 (3.4%) 10 (4.6%) 7 (10.2%) 7 (3.3%) 0.099 14 (4.2%) 11 (4.3%) 9 (4.0%) 0.991
Portadas pelo exterior 45 (5.6%) 27 (8.0%) 18 (3.9%) 0.016 14 (5.3%) 26 (8.3%) 5 (2.1%) 0.008 16 (4.2%) 29 (6.9%) 0.166 4 (2.6%) 13 (7.7%) 8 (3.5%) 11 (17.5%) 9 (4.5%) <0.001 24 (7.2%) 14 (5.5%) 7 (3.4%) 0.210
Portadas pelo interior 80 (10.0%) 36 (10.8%) 44 (9.5%) 0.571 31 (11.4%) 32 (10.4%) 17 (7.8%) 0.396 22 (5.7%) 59 (14.0%) <0.001 5 (3.2%) 33 (19.7%) 3 (1.3%) 10 (15.1%) 30 (14.9%) <0.001 43 (13.3%) 23 (8.7%) 14 (6.6%) 0.034
Cortinas ou cortinados 535 (66.9%) 220 (65.6%) 315 (67.7%) 0.560 176 (64.4%) 194 (62.6%) 165 (76.1%) 0.006 268 (70.2%) 267 (63.9%) 0.085 98 (68.5%) 101 (60.1%) 169 (75.0%) 43 (65.4%) 125 (62.7%) 0.035 216 (66.0%) 178 (68.7%) 141 (66.0%) 0.784
Persianas 107 (13.3%) 39 (11.6%) 68 (14.6%) 0.264 40 (14.8%) 35 (11.4%) 31 (14.4%) 0.475 45 (11.9%) 61 (14.7%) 0.304 18 (12.7%) 23 (13.6%) 35 (15.5%) 9 (13.9%) 22 (11.0%) 0.795 43 (13.2%) 34 (13.2%) 30 (13.8%) 0.976
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 3 do inquérito)

Equipamentos de Produção de Energia Renovável

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Painéis solares fotovoltaicos 19 (1.5%) 9 (1.6%) 9 (1.3%) 0.614 3 (0.7%) 11 (2.4%) 5 (1.3%) 0.068 3 (0.4%) 16 (2.8%) 0.002 3 (1.5%) 0 (0.1%) 5 (1.3%) 6 (5.6%) 4 (1.4%) <0.001 13 (2.3%) 4 (0.9%) 2 (0.6%) 0.030
Coletores solares térmicos 8 (0.7%) 3 (0.5%) 6 (0.8%) 0.381 4 (0.9%) 3 (0.6%) 2 (0.5%) 0.716 0 (0.0%) 8 (1.5%) <0.001 1 (0.3%) 1 (0.5%) 3 (0.8%) 1 (1.1%) 2 (0.7%) 0.804 5 (0.8%) 2 (0.5%) 2 (0.6%) 0.695
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Horas Passadas em Casa

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Horas passadas em casa: dias úteis


<0.001


<0.001

0.142




0.113


0.549
    n 1,264 573 692
450 432 383
704 561
234 246 359 103 322
553 419 292
    Média (DP) 15.9 (4.1) 15.3 (4.1) 16.4 (4.0)
15.1 (3.9) 14.8 (3.7) 18.2 (3.9)
16.1 (4.3) 15.7 (3.8)
15.5 (4.1) 16.4 (4.2) 16.1 (4.1) 16.6 (4.2) 15.6 (4.0)
15.8 (4.1) 16.0 (4.0) 16.1 (4.2)
    Mediana [Q1, Q3] 15.0 (12.0, 20.0) 14.5 (12.0, 19.0) 16.0 (13.0, 20.0)
14.0 (12.0, 18.0) 14.0 (12.0, 17.0) 19.0 (15.0, 21.0)
16.0 (12.0, 20.0) 15.0 (12.0, 19.0)
15.0 (12.0, 19.0) 16.0 (12.0, 20.0) 16.0 (12.0, 20.0) 16.0 (13.0, 20.0) 15.0 (12.0, 19.0)
15.0 (12.0, 20.0) 15.0 (13.0, 20.0) 16.0 (12.0, 20.0)
    Mínimo - Máximo 8.0 - 24.0 8.0 - 24.0 8.0 - 24.0
8.0 - 24.0 8.0 - 24.0 8.0 - 24.0
8.0 - 24.0 8.0 - 24.0
8.0 - 24.0 8.0 - 24.0 8.0 - 24.0 10.0 - 24.0 8.0 - 24.0
8.0 - 24.0 8.0 - 24.0 8.0 - 24.0
Horas passadas em casa: folgas


<0.001


<0.001

<0.001




0.188


0.783
    n 1,271 575 696
450 434 387
708 563
234 250 359 104 323
554 421 296
    Média (DP) 17.7 (4.1) 16.9 (4.0) 18.4 (4.0)
17.3 (3.8) 17.4 (4.2) 18.6 (4.0)
18.4 (4.0) 16.9 (4.0)
18.0 (3.9) 18.0 (3.9) 17.3 (4.5) 18.4 (3.5) 17.6 (3.9)
17.8 (3.9) 17.7 (3.8) 17.7 (4.5)
    Mediana [Q1, Q3] 18.0 (16.0, 20.0) 18.0 (14.0, 20.0) 19.0 (16.0, 21.0)
18.0 (15.0, 20.0) 18.0 (15.0, 20.0) 20.0 (16.0, 21.0)
20.0 (16.0, 21.0) 18.0 (15.0, 20.0)
18.0 (16.0, 21.0) 19.0 (16.0, 20.0) 18.0 (15.0, 20.0) 20.0 (16.0, 20.0) 18.0 (16.0, 20.0)
18.0 (16.0, 20.0) 18.0 (16.0, 20.0) 18.0 (15.0, 21.0)
    Mínimo - Máximo 0.0 - 24.0 0.0 - 24.0 0.0 - 24.0
0.0 - 24.0 0.0 - 24.0 0.0 - 24.0
0.0 - 24.0 0.0 - 24.0
0.0 - 24.0 0.0 - 24.0 0.0 - 24.0 6.0 - 24.0 2.0 - 24.0
0.0 - 24.0 0.0 - 24.0 0.0 - 24.0
UIT, unidade de intervenção territorial; DP, desvio-padrão; Q1, quartil 1; Q3, quartil 3 | Dados ponderados (amostra de verão) | Valores omissos não foram incluídos na realização dos testes (dias de trabalho: n=9; dias de folga: n=2) | Nos dias de trabalho, valores de horas diárias passadas em casa inferiores a oito foram substituídos pela média das restantes observações

Situação Financeira

Situação Financeira

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Situação financeira, n (%)


0.002


<0.001

<0.001




0.416


0.001
    Muito confortável 40 (3.1%) 27 (4.7%) 13 (1.8%)
23 (5.2%) 8 (1.9%) 8 (2.1%)
12 (1.7%) 28 (4.9%)
7 (3.2%) 7 (2.8%) 12 (3.3%) 2 (1.7%) 11 (3.5%)
21 (3.7%) 12 (2.8%) 7 (2.5%)
    Confortável 480 (37.7%) 240 (41.7%) 240 (34.3%)
178 (39.6%) 170 (39.1%) 131 (33.8%)
209 (29.5%) 270 (47.9%)
87 (37.0%) 79 (31.7%) 134 (37.1%) 36 (34.2%) 144 (44.5%)
220 (39.6%) 168 (39.8%) 92 (31.0%)
    Suficiente para as necessidades do agregado familiar 574 (45.1%) 245 (42.6%) 328 (47.1%)
203 (45.2%) 183 (42.0%) 187 (48.3%)
338 (47.7%) 235 (41.8%)
108 (46.1%) 115 (45.8%) 166 (46.0%) 55 (52.5%) 130 (40.2%)
250 (45.1%) 195 (46.0%) 129 (43.6%)
    Difícil 148 (11.7%) 52 (9.0%) 97 (13.9%)
43 (9.5%) 53 (12.2%) 53 (13.6%)
122 (17.2%) 26 (4.7%)
25 (10.4%) 40 (15.9%) 43 (11.9%) 9 (8.6%) 32 (10.0%)
49 (8.9%) 45 (10.6%) 54 (18.3%)
    Muito difícil 32 (2.5%) 12 (2.0%) 20 (2.9%)
2 (0.5%) 21 (4.8%) 9 (2.2%)
28 (4.0%) 4 (0.7%)
8 (3.3%) 9 (3.7%) 6 (1.7%) 3 (3.0%) 6 (1.7%)
15 (2.6%) 4 (0.8%) 14 (4.6%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Rendimento do Agregado Familiar

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Rendimento do agregado familiar, n (%)


<0.001


0.304

<0.001




0.317


0.119
    Inferior a 700 € por mês 62 (6.3%) 16 (3.5%) 46 (8.7%)
16 (4.4%) 22 (6.3%) 25 (8.7%)
53 (10.0%) 9 (1.9%)
11 (6.2%) 19 (9.6%) 22 (8.0%) 5 (6.3%) 5 (2.0%)
25 (6.3%) 14 (4.1%) 23 (9.3%)
    Entre 701 € e 1000 € 130 (13.2%) 39 (8.6%) 91 (17.2%)
60 (16.7%) 30 (8.6%) 41 (14.4%)
105 (19.7%) 25 (5.5%)
27 (15.4%) 32 (16.0%) 29 (10.4%) 9 (11.4%) 34 (13.3%)
46 (11.5%) 46 (13.8%) 38 (15.3%)
    Entre 1001 € e 1250 € 105 (10.6%) 44 (9.7%) 61 (11.4%)
37 (10.5%) 36 (10.4%) 32 (11.1%)
72 (13.4%) 33 (7.4%)
20 (11.7%) 17 (8.5%) 25 (8.9%) 10 (12.1%) 33 (13.0%)
42 (10.5%) 35 (10.6%) 27 (10.9%)
    Entre 1251 € e 1500 € 100 (10.2%) 34 (7.5%) 67 (12.5%)
38 (10.7%) 34 (9.9%) 28 (9.9%)
60 (11.1%) 41 (9.1%)
24 (14.2%) 21 (10.8%) 24 (8.7%) 6 (7.6%) 24 (9.5%)
45 (11.1%) 29 (8.8%) 26 (10.6%)
    Entre 1501 € e 2000 € 149 (15.1%) 67 (14.8%) 82 (15.4%)
48 (13.5%) 55 (16.0%) 46 (16.2%)
83 (15.6%) 66 (14.6%)
27 (15.7%) 29 (14.7%) 36 (12.8%) 15 (18.6%) 42 (16.5%)
55 (13.7%) 46 (14.0%) 47 (19.0%)
    Entre 2000 € e 3000 € 205 (20.8%) 109 (24.0%) 97 (18.1%)
79 (22.0%) 77 (22.3%) 50 (17.6%)
89 (16.6%) 116 (25.9%)
28 (16.0%) 40 (20.1%) 67 (23.9%) 21 (26.4%) 50 (19.6%)
88 (21.6%) 79 (23.8%) 39 (15.5%)
    Entre 3000 € e 4000 € 129 (13.1%) 74 (16.3%) 55 (10.3%)
45 (12.7%) 47 (13.8%) 36 (12.6%)
49 (9.1%) 80 (17.8%)
18 (10.2%) 22 (11.1%) 47 (16.8%) 8 (9.8%) 35 (13.5%)
51 (12.7%) 53 (16.0%) 24 (9.8%)
    Mais de 4000 € 105 (10.6%) 71 (15.7%) 34 (6.4%)
34 (9.5%) 44 (12.8%) 27 (9.5%)
25 (4.7%) 80 (17.7%)
18 (10.6%) 18 (9.2%) 30 (10.6%) 6 (7.8%) 32 (12.6%)
51 (12.7%) 29 (8.8%) 24 (9.7%)
    Prefiro não responder, n 212 95 117
58 72 82
126 86
51 30 59 18 54
108 70 34
    Não sei, n 76 29 47
36 19 22
47 29
11 22 24 7 12
41 22 13
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão) | Respostas “Não sei” e “Prefiro não responder” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes

Capacidade Financeira para Arrefecer a Casa

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 801 Masculino
n = 335 (41.8%)
Feminino
n = 466 (58.2%)
Valor-p 25-44 anos
n = 273 (34.1%)
45-64 anos
n = 311 (38.8%)
65+ anos
n = 217 (27.1%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 382 (47.7%)
Ensino superior
n = 419 (52.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 143 (17.8%)
UIT Centro Histórico
n = 169 (21.1%)
UIT Norte
n = 226 (28.2%)
UIT Ocidental
n = 65 (8.12%)
UIT Centro
n = 199 (24.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 327 (40.9%)
Por vezes demasiado quente
n = 259 (32.4%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 214 (26.7%)
Valor-p
Capacidade financeira para arrefecer a casa, n (%)


<0.001


0.735

<0.001




0.108


<0.001
    Sim 571 (73.5%) 276 (83.1%) 294 (66.3%)
190 (72.1%) 225 (75.2%) 155 (72.8%)
229 (60.9%) 341 (85.2%)
93 (66.6%) 112 (70.1%) 170 (77.1%) 42 (68.4%) 153 (78.8%)
258 (80.5%) 194 (77.5%) 119 (57.7%)
    Não 206 (26.5%) 56 (16.9%) 150 (33.7%)
74 (27.9%) 74 (24.8%) 58 (27.2%)
147 (39.1%) 59 (14.8%)
47 (33.4%) 48 (29.9%) 51 (22.9%) 20 (31.6%) 41 (21.2%)
63 (19.5%) 56 (22.5%) 87 (42.3%)
    Não sei responder, n 24 3 21
9 11 4
6 18
3 8 5 3 5
7 9 8
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 3 do inquérito) | Respostas “Não sei responder” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes

Tarifa Social

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 873 Masculino
n = 437 (50.0%)
Feminino
n = 436 (50.0%)
Valor-p 25-44 anos
n = 289 (33.1%)
45-64 anos
n = 263 (30.2%)
65+ anos
n = 321 (36.7%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 512 (58.6%)
Ensino superior
n = 362 (41.4%)
Valor-p UIT Oriental
n = 158 (18.0%)
UIT Centro Histórico
n = 162 (18.6%)
UIT Norte
n = 250 (28.6%)
UIT Ocidental
n = 78 (8.97%)
UIT Centro
n = 225 (25.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 397 (45.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 285 (32.6%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 192 (21.9%)
Valor-p
Tarifa social para eletricidade, n (%)


0.256


0.002

<0.001




0.786


0.099
    Sim 38 (4.4%) 15 (3.5%) 23 (5.4%)
24 (8.5%) 5 (1.9%) 9 (2.8%)
33 (6.7%) 5 (1.3%)
7 (4.4%) 8 (5.2%) 10 (4.0%) 6 (7.2%) 7 (3.3%)
11 (2.8%) 13 (4.8%) 14 (7.3%)
    Não 819 (95.6%) 416 (96.5%) 403 (94.6%)
257 (91.5%) 258 (98.1%) 305 (97.2%)
465 (93.3%) 354 (98.7%)
151 (95.6%) 153 (94.8%) 231 (96.0%) 72 (92.8%) 213 (96.7%)
380 (97.2%) 264 (95.2%) 175 (92.7%)
    Não sei, n 16 6 10
8 1 7
13 3
0 1 9 0 5
6 7 3
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 1 do inquérito) | Respostas “Não sei” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes
Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 873 Masculino
n = 437 (50.0%)
Feminino
n = 436 (50.0%)
Valor-p 25-44 anos
n = 289 (33.1%)
45-64 anos
n = 263 (30.2%)
65+ anos
n = 321 (36.7%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 512 (58.6%)
Ensino superior
n = 362 (41.4%)
Valor-p UIT Oriental
n = 158 (18.0%)
UIT Centro Histórico
n = 162 (18.6%)
UIT Norte
n = 250 (28.6%)
UIT Ocidental
n = 78 (8.97%)
UIT Centro
n = 225 (25.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 397 (45.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 285 (32.6%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 192 (21.9%)
Valor-p
Tarifa social para gás, n (%)


0.705


0.097

0.006




0.204


0.416
    Sim 16 (1.9%) 9 (2.1%) 7 (1.7%)
10 (3.5%) 4 (1.6%) 2 (0.7%)
14 (2.8%) 2 (0.6%)
6 (3.7%) 0 (0.0%) 4 (1.8%) 3 (4.1%) 3 (1.4%)
7 (1.8%) 3 (1.2%) 6 (3.2%)
    Não 844 (98.1%) 422 (97.9%) 422 (98.3%)
273 (96.5%) 258 (98.4%) 313 (99.3%)
487 (97.2%) 357 (99.4%)
152 (96.3%) 161 (100.0%) 239 (98.2%) 75 (95.9%) 217 (98.6%)
385 (98.2%) 274 (98.8%) 184 (96.8%)
    Não sei, n 13 6 7
7 1 6
10 3
0 1 7 0 5
5 7 1
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 1 do inquérito) | Respostas “Não sei” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes

Atraso no Pagamento de Fatura de Energia

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Atraso no pagamento da fatura de energia por carência económica, n (%)


<0.001


0.156

<0.001




0.383


<0.001
    Sim 108 (8.7%) 29 (5.1%) 79 (11.7%)
45 (10.6%) 39 (9.1%) 24 (6.3%)
82 (12.0%) 25 (4.7%)
23 (9.8%) 29 (11.7%) 22 (6.5%) 8 (7.7%) 26 (8.5%)
39 (7.3%) 23 (5.8%) 45 (15.6%)
    Não 1,122 (91.3%) 526 (94.9%) 596 (88.3%)
378 (89.4%) 389 (90.9%) 356 (93.7%)
601 (88.0%) 522 (95.3%)
209 (90.2%) 218 (88.3%) 322 (93.5%) 93 (92.3%) 280 (91.5%)
497 (92.7%) 383 (94.2%) 243 (84.4%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão) | Valores omissos não foram incluídos no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes (n=43) | Na categoria “Sim” estão incluídos todos os participantes que responderam 'Poucas vezes' ou 'Muitas vezes' em pelo menos um dos momentos de avaliação; na categoria “Não” incluem-se aqueles que responderam “Nunca” no último momento de avaliação ou em todos eles

Despesa Mensal com Eletricidade e Gás

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 873 Masculino
n = 437 (50.0%)
Feminino
n = 436 (50.0%)
Valor-p 25-44 anos
n = 289 (33.1%)
45-64 anos
n = 263 (30.2%)
65+ anos
n = 321 (36.7%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 512 (58.6%)
Ensino superior
n = 362 (41.4%)
Valor-p UIT Oriental
n = 158 (18.0%)
UIT Centro Histórico
n = 162 (18.6%)
UIT Norte
n = 250 (28.6%)
UIT Ocidental
n = 78 (8.97%)
UIT Centro
n = 225 (25.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 397 (45.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 285 (32.6%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 192 (21.9%)
Valor-p
Despesa mensal com eletricidade e gás no verão


0.003


<0.001

0.440




0.330


0.452
    n 675 341 334
215 214 246
397 278
119 124 197 59 176
301 224 150
    Média (DP) 71.5 (37.2) 75.6 (38.9) 67.3 (34.9)
64.3 (31.6) 81.6 (44.3) 68.9 (33.1)
69.0 (31.8) 75.0 (43.6)
75.1 (40.3) 68.5 (34.6) 68.0 (32.3) 78.8 (37.9) 72.6 (41.3)
70.2 (34.0) 68.4 (31.3) 78.6 (49.0)
    Mediana [Q1, Q3] 60.0 (50.0, 90.0) 70.0 (50.0, 100.0) 60.0 (45.0, 83.8)
60.0 (40.0, 80.0) 75.0 (50.0, 100.0) 60.0 (50.0, 80.0)
60.0 (50.0, 90.0) 60.0 (50.0, 98.0)
65.0 (50.0, 100.0) 60.0 (40.0, 83.8) 60.0 (46.0, 80.0) 70.0 (50.0, 100.0) 60.0 (50.0, 90.0)
60.0 (50.0, 90.0) 60.0 (50.0, 90.0) 67.5 (46.0, 100.0)
    Mínimo - Máximo 0.0 - 300.0 6.3 - 300.0 0.0 - 300.0
0.0 - 180.0 7.0 - 300.0 0.0 - 300.0
0.0 - 180.0 0.0 - 300.0
0.0 - 300.0 17.5 - 205.0 6.3 - 170.0 15.0 - 250.0 0.0 - 300.0
15.0 - 250.0 0.0 - 225.0 0.0 - 300.0
UIT, unidade de intervenção territorial; DP, desvio-padrão; Q1, quartil 1; Q3, quartil 3 | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 1 do inquérito)

Faturas de Energia

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 873 Masculino
n = 437 (50.0%)
Feminino
n = 436 (50.0%)
Valor-p 25-44 anos
n = 289 (33.1%)
45-64 anos
n = 263 (30.2%)
65+ anos
n = 321 (36.7%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 512 (58.6%)
Ensino superior
n = 362 (41.4%)
Valor-p UIT Oriental
n = 158 (18.0%)
UIT Centro Histórico
n = 162 (18.6%)
UIT Norte
n = 250 (28.6%)
UIT Ocidental
n = 78 (8.97%)
UIT Centro
n = 225 (25.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 397 (45.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 285 (32.6%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 192 (21.9%)
Valor-p
Fatura de eletricidade no verão


0.142


0.354

0.003




0.162


0.805
    n 330 172 158
123 106 101
190 140
62 76 87 21 85
145 109 76
    Média (DP) 57.5 (30.9) 58.8 (28.5) 56.0 (33.3)
55.8 (26.2) 62.1 (37.6) 54.5 (28.1)
52.3 (25.9) 64.4 (35.5)
58.5 (40.4) 52.5 (30.8) 63.0 (28.6) 56.8 (24.8) 55.5 (25.9)
54.9 (25.7) 58.4 (30.8) 61.0 (39.0)
    Mediana [Q1, Q3] 50.0 (35.0, 70.0) 55.0 (35.0, 75.0) 50.0 (35.0, 70.0)
50.0 (40.0, 70.0) 60.0 (30.0, 75.0) 50.0 (31.0, 65.0)
50.0 (30.0, 65.0) 60.0 (40.0, 80.0)
50.0 (30.0, 70.0) 45.0 (30.0, 70.0) 60.0 (40.0, 80.0) 50.0 (35.0, 70.0) 50.0 (40.0, 60.0)
50.0 (35.0, 70.0) 50.0 (35.0, 75.0) 50.0 (35.0, 70.0)
    Mínimo - Máximo 12.0 - 300.0 12.0 - 150.0 19.0 - 300.0
19.0 - 150.0 12.0 - 300.0 22.0 - 150.0
12.0 - 150.0 19.0 - 300.0
20.0 - 300.0 12.0 - 160.0 20.0 - 150.0 25.0 - 100.0 19.0 - 150.0
20.0 - 150.0 12.0 - 180.0 20.0 - 300.0
Fatura de gás canalizado no verão


0.214


0.069

0.250




0.356


0.032
    n 159 84 75
48 59 52
86 73
31 32 42 15 38
56 59 44
    Média (DP) 26.3 (15.7) 27.4 (15.6) 25.0 (15.9)
25.7 (14.7) 30.5 (18.6) 22.0 (11.6)
24.5 (14.1) 28.3 (17.3)
25.4 (14.0) 25.3 (18.5) 26.6 (17.1) 29.1 (10.2) 26.2 (15.3)
23.4 (14.2) 24.9 (15.7) 31.7 (16.6)
    Mediana [Q1, Q3] 20.0 (15.0, 35.0) 25.0 (15.0, 35.0) 20.0 (15.0, 35.0)
20.0 (15.0, 30.0) 30.0 (15.0, 40.0) 20.0 (15.0, 30.0)
20.0 (15.0, 30.0) 25.0 (15.0, 40.0)
20.0 (15.0, 30.0) 20.0 (15.0, 30.0) 20.0 (15.0, 40.0) 30.0 (20.0, 36.0) 27.0 (12.0, 30.0)
20.0 (15.0, 30.0) 20.0 (15.0, 30.0) 30.0 (20.0, 45.0)
    Mínimo - Máximo 4.0 - 80.0 4.0 - 80.0 5.0 - 80.0
8.0 - 70.0 4.0 - 80.0 5.0 - 60.0
5.0 - 70.0 4.0 - 80.0
10.0 - 60.0 5.0 - 80.0 4.0 - 75.0 12.0 - 50.0 5.0 - 80.0
4.0 - 80.0 5.0 - 80.0 8.0 - 70.0
Fatura combinada no verão


0.033


<0.001

0.405




0.083


0.276
    n 330 159 171
82 104 144
197 133
57 46 104 36 88
152 108 69
    Média (DP) 70.9 (37.5) 76.7 (43.3) 65.6 (30.3)
60.6 (32.2) 80.9 (43.2) 69.5 (34.1)
70.3 (31.3) 71.8 (45.2)
75.5 (35.0) 65.4 (32.1) 63.3 (25.8) 82.4 (39.0) 75.1 (49.3)
71.8 (36.7) 64.3 (25.8) 79.1 (50.9)
    Mediana [Q1, Q3] 60.0 (48.0, 85.0) 65.0 (50.0, 100.0) 60.0 (45.0, 80.0)
50.0 (40.0, 70.0) 70.0 (50.0, 100.0) 60.0 (50.0, 80.0)
60.0 (50.0, 90.0) 60.0 (45.0, 80.0)
70.0 (50.0, 100.0) 60.0 (40.0, 80.0) 60.0 (45.0, 75.0) 75.0 (50.0, 100.0) 60.0 (50.0, 85.0)
60.0 (45.0, 90.0) 60.0 (45.0, 80.0) 60.0 (50.0, 100.0)
    Mínimo - Máximo 10.0 - 300.0 25.0 - 300.0 10.0 - 250.0
10.0 - 180.0 25.0 - 300.0 25.0 - 300.0
25.0 - 180.0 10.0 - 300.0
10.0 - 180.0 25.0 - 150.0 25.0 - 170.0 40.0 - 250.0 20.0 - 300.0
25.0 - 250.0 10.0 - 160.0 26.0 - 300.0
UIT, unidade de intervenção territorial; DP, desvio-padrão; Q1, quartil 1; Q3, quartil 3 | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 1 do inquérito) | Valores superiores a 500€ foram substituídos pela média + 2 desvios-padrão das restantes observações relativas à mesma fatura (eletricidade, gás e/ou combinada)

Botijas de Gás

Uso

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 873 Masculino
n = 437 (50.0%)
Feminino
n = 436 (50.0%)
Valor-p 25-44 anos
n = 289 (33.1%)
45-64 anos
n = 263 (30.2%)
65+ anos
n = 321 (36.7%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 512 (58.6%)
Ensino superior
n = 362 (41.4%)
Valor-p UIT Oriental
n = 158 (18.0%)
UIT Centro Histórico
n = 162 (18.6%)
UIT Norte
n = 250 (28.6%)
UIT Ocidental
n = 78 (8.97%)
UIT Centro
n = 225 (25.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 397 (45.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 285 (32.6%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 192 (21.9%)
Valor-p
Botijas de gás no verão, n (%)


0.601


0.208

<0.001




0.013


0.085
    Sim 78 (9.0%) 42 (9.6%) 37 (8.4%)
33 (11.2%) 25 (9.6%) 21 (6.4%)
69 (13.4%) 10 (2.7%)
17 (10.6%) 26 (16.2%) 12 (4.7%) 8 (10.8%) 15 (6.8%)
33 (8.4%) 19 (6.6%) 26 (13.7%)
    Não 795 (91.0%) 395 (90.4%) 400 (91.6%)
257 (88.8%) 238 (90.4%) 300 (93.6%)
443 (86.6%) 352 (97.3%)
141 (89.4%) 136 (83.8%) 239 (95.3%) 70 (89.2%) 210 (93.2%)
364 (91.6%) 266 (93.4%) 165 (86.3%)
UIT, unidade de intervenção territorial; DP, desvio-padrão; Q1, quartil 1; Q3, quartil 3 | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 1 do inquérito)

Quantidade/preço

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 78 Masculino
n = 42 (53.4%)
Feminino
n = 37 (46.6%)
Valor-p 25-44 anos
n = 33 (41.5%)
45-64 anos
n = 25 (32.3%)
65+ anos
n = 21 (26.2%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 69 (87.4%)
Ensino superior
n = 10 (12.6%)
Valor-p UIT Oriental
n = 17 (21.3%)
UIT Centro Histórico
n = 26 (33.4%)
UIT Norte
n = 12 (14.9%)
UIT Ocidental
n = 8 (10.8%)
UIT Centro
n = 15 (19.6%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 33 (42.6%)
Por vezes demasiado quente
n = 19 (24.0%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 26 (33.4%)
Valor-p
Botijas de gás no verão: quantidade


0.697


0.739

0.085




0.540


0.217
    n 77 42 35
33 25 19
67 10
17 26 12 7 15
32 19 26
    Média (DP) 3.3 (2.3) 3.6 (2.7) 2.9 (1.7)
3.0 (1.9) 3.9 (3.0) 3.1 (1.6)
3.4 (2.3) 2.3 (1.5)
3.9 (3.3) 3.2 (1.8) 2.3 (1.3) 3.3 (1.8) 3.7 (2.5)
3.2 (2.4) 4.0 (2.3) 2.8 (2.1)
    Mediana [Q1, Q3] 3.0 (2.0, 4.0) 3.0 (2.0, 4.0) 2.0 (2.0, 4.0)
2.0 (2.0, 4.0) 3.0 (1.0, 4.0) 3.0 (2.0, 4.0)
3.0 (2.0, 4.0) 2.0 (1.0, 4.0)
2.0 (2.0, 5.0) 3.0 (2.0, 4.0) 2.0 (1.0, 4.0) 3.0 (2.0, 4.0) 3.0 (2.0, 4.0)
3.0 (2.0, 4.0) 4.0 (2.0, 4.0) 2.0 (1.0, 4.0)
    Mínimo - Máximo 0.0 - 12.0 1.0 - 12.0 0.0 - 8.0
1.0 - 8.0 1.0 - 12.0 0.0 - 6.0
1.0 - 12.0 0.0 - 5.0
1.0 - 12.0 1.0 - 8.0 1.0 - 4.0 1.0 - 6.0 0.0 - 8.0
1.0 - 12.0 1.0 - 8.0 0.0 - 8.0
Botijas de gás no verão: preço por unidade


0.234


0.747

0.775




0.913


0.832
    n 74 40 34
33 24 18
64 10
14 26 12 7 15
33 19 22
    Média (DP) 33.7 (15.4) 32.9 (14.0) 34.7 (17.2)
33.1 (14.2) 30.4 (5.2) 39.3 (23.9)
33.7 (14.4) 33.8 (21.3)
32.5 (14.5) 31.8 (3.8) 28.9 (8.0) 44.8 (32.1) 36.9 (21.5)
36.4 (19.1) 29.6 (8.8) 33.2 (13.3)
    Mediana [Q1, Q3] 32.0 (28.0, 35.0) 30.0 (27.0, 35.0) 34.0 (30.0, 35.0)
33.0 (27.0, 35.0) 30.0 (29.0, 35.0) 34.0 (28.0, 35.0)
32.0 (27.0, 35.0) 30.0 (29.0, 35.0)
32.0 (28.5, 40.0) 32.0 (28.0, 35.0) 30.0 (25.0, 35.0) 30.0 (30.0, 34.0) 30.0 (27.0, 35.0)
30.0 (28.0, 35.0) 32.0 (29.0, 35.0) 32.0 (26.0, 35.0)
    Mínimo - Máximo 0.0 - 110.0 10.0 - 110.0 0.0 - 99.0
0.0 - 70.0 15.0 - 40.0 25.0 - 110.0
0.0 - 99.0 10.0 - 110.0
0.0 - 65.0 25.0 - 38.0 10.0 - 38.0 25.0 - 99.0 15.0 - 110.0
15.0 - 110.0 0.0 - 38.0 10.0 - 70.0
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 1 do inquérito) | Valores omissos não foram incluídos na realização dos testes (número de botijas: n=1; preço por unidade: n=4)

Despesa Mensal Aceitável com Energia

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 873 Masculino
n = 437 (50.0%)
Feminino
n = 436 (50.0%)
Valor-p 25-44 anos
n = 289 (33.1%)
45-64 anos
n = 263 (30.2%)
65+ anos
n = 321 (36.7%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 512 (58.6%)
Ensino superior
n = 362 (41.4%)
Valor-p UIT Oriental
n = 158 (18.0%)
UIT Centro Histórico
n = 162 (18.6%)
UIT Norte
n = 250 (28.6%)
UIT Ocidental
n = 78 (8.97%)
UIT Centro
n = 225 (25.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 397 (45.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 285 (32.6%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 192 (21.9%)
Valor-p
Despesa mensal aceitável com energia, n (%)


0.855


0.141

<0.001




0.955


0.446
    Menos de 25 euros 53 (7.7%) 24 (6.8%) 28 (8.8%)
20 (8.5%) 18 (8.1%) 15 (6.6%)
37 (9.9%) 15 (5.0%)
14 (11.2%) 13 (11.7%) 13 (6.7%) 3 (5.4%) 8 (4.7%)
20 (6.8%) 16 (7.3%) 16 (10.1%)
    Entre 25 e 49 euros 172 (25.4%) 91 (25.6%) 81 (25.1%)
56 (23.7%) 52 (23.8%) 64 (28.6%)
107 (28.6%) 65 (21.4%)
34 (26.8%) 29 (25.3%) 56 (28.3%) 16 (25.2%) 36 (21.1%)
81 (27.3%) 48 (21.4%) 44 (27.2%)
    Entre 50 e 74 euros 205 (30.2%) 101 (28.4%) 103 (32.0%)
85 (36.1%) 54 (24.4%) 66 (29.5%)
117 (31.0%) 88 (29.1%)
34 (26.9%) 34 (29.8%) 52 (26.0%) 21 (33.0%) 63 (36.6%)
83 (28.0%) 81 (36.6%) 41 (25.3%)
    Entre 75 e 99 euros 116 (17.1%) 63 (17.8%) 53 (16.3%)
40 (17.0%) 36 (16.2%) 40 (18.1%)
66 (17.5%) 50 (16.6%)
23 (17.7%) 20 (17.6%) 33 (16.4%) 11 (17.0%) 30 (17.1%)
51 (17.1%) 37 (16.6%) 29 (17.8%)
    Entre 100 e 124 euros 72 (10.6%) 43 (12.1%) 29 (8.9%)
23 (9.8%) 29 (13.2%) 19 (8.7%)
31 (8.4%) 40 (13.3%)
15 (11.7%) 9 (7.6%) 23 (11.7%) 7 (11.1%) 18 (10.3%)
33 (11.0%) 24 (11.0%) 15 (9.2%)
    Entre 125 e 149 euros 35 (5.1%) 19 (5.3%) 16 (5.0%)
7 (2.8%) 17 (7.9%) 11 (4.9%)
13 (3.5%) 22 (7.2%)
3 (2.7%) 6 (4.9%) 12 (6.1%) 5 (7.9%) 9 (5.0%)
18 (6.1%) 8 (3.6%) 9 (5.6%)
    Entre 150 e 174 euros 8 (1.1%) 3 (0.8%) 5 (1.5%)
2 (0.6%) 5 (2.2%) 1 (0.6%)
1 (0.3%) 7 (2.2%)
1 (1.0%) 1 (0.7%) 2 (1.0%) 0 (0.5%) 3 (2.0%)
3 (1.1%) 3 (1.4%) 1 (0.9%)
    Entre 175 e 199 euros 7 (1.0%) 5 (1.3%) 2 (0.7%)
0 (0.0%) 4 (1.6%) 3 (1.5%)
1 (0.4%) 6 (1.8%)
0 (0.0%) 1 (0.9%) 3 (1.6%) 0 (0.0%) 3 (1.6%)
4 (1.3%) 3 (1.4%) 0 (0.0%)
    Entre 200 e 249 euros 5 (0.7%) 3 (0.7%) 2 (0.8%)
2 (1.0%) 2 (0.8%) 1 (0.5%)
0 (0.0%) 5 (1.7%)
1 (0.5%) 1 (0.7%) 2 (1.2%) 0 (0.0%) 1 (0.7%)
1 (0.4%) 1 (0.3%) 3 (2.1%)
    Entre 250 e 299 euros 3 (0.4%) 2 (0.6%) 1 (0.2%)
1 (0.3%) 1 (0.3%) 1 (0.6%)
1 (0.4%) 1 (0.4%)
1 (0.5%) 0 (0.0%) 1 (0.7%) 0 (0.0%) 1 (0.4%)
1 (0.4%) 0 (0.0%) 1 (0.9%)
    300 ou mais euros 4 (0.6%) 2 (0.6%) 2 (0.6%)
1 (0.3%) 3 (1.4%) 1 (0.3%)
0 (0.0%) 4 (1.4%)
1 (1.0%) 1 (0.8%) 1 (0.4%) 0 (0.0%) 1 (0.7%)
2 (0.6%) 1 (0.3%) 2 (1.0%)
    Não sei dizer, n 195 81 114
53 44 98
136 58
30 47 52 15 52
101 63 31
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 1 do inquérito) | Respostas “Não sei dizer” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes

vs. Rendimento do Agregado Familiar

Variável
Rendimento do agregado familiar
Valor-p
Até 1000€
n = 87 (15.8%)
1001-1500€
n = 103 (18.6%)
1501-3000€
n = 220 (39.8%)
> 3000€
n = 143 (25.9%)
Despesa mensal aceitável com energia



<0.001
    Até 49€ 56 (64.5%) 48 (46.2%) 67 (30.5%) 21 (14.7%)
    50-74€ 24 (27.2%) 37 (35.7%) 71 (32.3%) 32 (22.5%)
    > 74€ 7 (8.4%) 19 (18.0%) 82 (37.2%) 90 (62.8%)
Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 1 do inquérito) | Valores omissos não foram incluídos na realização dos testes (n=320)

vs. Comparação entre despesa mensal em energia no inverno e o considerado aceitável

Variável
Comparação entre despesa mensal em energia no inverno e o considerado aceitável
Valor-p
Gastos totais no verão abaixo do intervalo considerado aceitável para despesas mensais
n = 161 (27.7%)
Gastos totais no verão dentro do intervalo considerado aceitável para despesas mensais
n = 217 (37.3%)
Gastos totais no verão acima do intervalo considerado aceitável para despesas mensais
n = 204 (35.0%)
Despesa mensal aceitável com energia


<0.001
    Até 49€ 6 (3.7%) 63 (29.1%) 122 (60.0%)
    50-74€ 38 (23.5%) 92 (42.3%) 47 (22.9%)
    > 74€ 117 (72.7%) 62 (28.6%) 35 (17.1%)
Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 1 do inquérito) | Valores omissos não foram incluídos na realização dos testes (n=291)

Prioridades Financeiras

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 801 Masculino
n = 335 (41.8%)
Feminino
n = 466 (58.2%)
Valor-p 25-44 anos
n = 273 (34.1%)
45-64 anos
n = 311 (38.8%)
65+ anos
n = 217 (27.1%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 382 (47.7%)
Ensino superior
n = 419 (52.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 143 (17.8%)
UIT Centro Histórico
n = 169 (21.1%)
UIT Norte
n = 226 (28.2%)
UIT Ocidental
n = 65 (8.12%)
UIT Centro
n = 199 (24.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 327 (40.9%)
Por vezes demasiado quente
n = 259 (32.4%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 214 (26.7%)
Valor-p
Restauração vs. conforto térmico no verão, n (%)


0.977


0.111

0.075




0.101


0.186
    Arrefecer a casa (uso de equipamentos ou obras para melhorar isolamento) 557 (69.5%) 235 (70.0%) 322 (69.2%)
184 (67.4%) 219 (70.4%) 154 (71.1%)
278 (72.9%) 278 (66.5%)
104 (72.6%) 115 (68.4%) 168 (74.6%) 34 (52.0%) 136 (68.3%)
212 (64.6%) 188 (72.3%) 158 (73.7%)
    Jantar fora, encomendar comida feita, ... 208 (25.9%) 86 (25.5%) 122 (26.2%)
83 (30.3%) 73 (23.4%) 52 (24.0%)
84 (22.0%) 124 (29.5%)
34 (23.8%) 42 (25.2%) 49 (21.8%) 27 (41.8%) 55 (27.6%)
96 (29.4%) 63 (24.2%) 49 (22.8%)
    Não consigo dizer/ não se aplica ao meu caso 36 (4.5%) 15 (4.5%) 21 (4.6%)
6 (2.3%) 19 (6.2%) 11 (4.9%)
19 (5.1%) 17 (4.0%)
5 (3.6%) 11 (6.5%) 8 (3.6%) 4 (6.1%) 8 (4.1%)
20 (6.0%) 9 (3.5%) 8 (3.5%)
Poupar dinheiro vs. conforto térmico no verão, n (%)


0.146


0.058

0.618




0.758


0.724
    Arrefecer a casa 323 (40.3%) 144 (42.9%) 179 (38.4%)
96 (35.1%) 127 (40.8%) 100 (46.0%)
147 (38.4%) 176 (42.0%)
55 (38.8%) 60 (35.8%) 96 (42.3%) 28 (42.7%) 84 (42.1%)
129 (39.5%) 101 (38.9%) 92 (43.2%)
    Poupar dinheiro 428 (53.5%) 177 (52.9%) 251 (53.9%)
164 (60.2%) 164 (53.0%) 99 (45.8%)
210 (55.0%) 218 (52.1%)
75 (52.9%) 101 (59.7%) 118 (52.1%) 31 (48.3%) 103 (51.9%)
174 (53.3%) 146 (56.2%) 108 (50.5%)
    Não consigo dizer/ não se aplica ao meu caso 50 (6.2%) 14 (4.3%) 36 (7.6%)
13 (4.7%) 19 (6.2%) 18 (8.3%)
25 (6.7%) 25 (5.8%)
12 (8.3%) 8 (4.5%) 13 (5.6%) 6 (9.1%) 12 (6.1%)
24 (7.2%) 13 (5.0%) 13 (6.3%)
Bens alimentares vs. conforto térmico no verão, n (%)


0.257


0.540

0.989




0.588


0.806
    Arrefecer a casa 20 (2.5%) 11 (3.4%) 8 (1.8%)
4 (1.3%) 8 (2.7%) 8 (3.6%)
9 (2.4%) 10 (2.5%)
1 (0.9%) 6 (3.5%) 6 (2.7%) 2 (3.3%) 4 (2.1%)
6 (1.8%) 7 (2.7%) 7 (3.2%)
    Compras de supermercado (bens alimentares) 763 (95.3%) 314 (93.7%) 449 (96.4%)
265 (97.0%) 295 (95.0%) 203 (93.6%)
364 (95.4%) 399 (95.2%)
139 (97.3%) 156 (92.3%) 215 (95.2%) 63 (96.7%) 191 (96.0%)
312 (95.4%) 248 (95.6%) 203 (94.8%)
    Não consigo dizer/ não se aplica ao meu caso 18 (2.3%) 10 (2.9%) 8 (1.8%)
5 (1.7%) 7 (2.4%) 6 (2.9%)
8 (2.2%) 10 (2.3%)
2 (1.8%) 7 (4.2%) 5 (2.0%) 0 (0.0%) 4 (2.0%)
9 (2.8%) 5 (1.8%) 4 (2.0%)
Atividades culturais vs. conforto térmico no verão, n (%)


0.542


0.183

0.033




0.666


0.026
    Arrefecer a casa 409 (51.1%) 175 (52.2%) 234 (50.3%)
143 (52.3%) 159 (51.3%) 107 (49.2%)
213 (55.7%) 196 (46.8%)
77 (54.0%) 92 (54.3%) 112 (49.4%) 28 (43.7%) 101 (50.6%)
158 (48.1%) 121 (46.7%) 130 (61.0%)
    Atividades culturais (livros, cinema, teatro, museus) 343 (42.8%) 144 (42.9%) 199 (42.8%)
121 (44.5%) 126 (40.6%) 95 (43.9%)
144 (37.7%) 199 (47.4%)
58 (40.5%) 63 (37.3%) 100 (44.2%) 33 (51.2%) 89 (44.7%)
148 (45.1%) 124 (47.7%) 71 (33.3%)
    Não consigo dizer/ não se aplica ao meu caso 49 (6.1%) 17 (5.0%) 32 (6.9%)
9 (3.2%) 25 (8.1%) 15 (6.9%)
25 (6.6%) 24 (5.7%)
8 (5.5%) 14 (8.4%) 14 (6.4%) 3 (5.1%) 9 (4.7%)
22 (6.7%) 15 (5.6%) 12 (5.7%)
Gastos em saúde vs. conforto térmico no verão, n (%)


0.957


0.423

<0.001




0.450


0.070
    Arrefecer a casa 57 (7.1%) 23 (6.8%) 34 (7.4%)
22 (8.2%) 15 (4.8%) 20 (9.1%)
42 (11.1%) 15 (3.5%)
6 (4.2%) 13 (7.8%) 17 (7.5%) 6 (8.5%) 15 (7.7%)
17 (5.1%) 27 (10.4%) 13 (6.2%)
    Gastos em saúde (ex., farmácia, consultas, dentista) 724 (90.4%) 304 (90.7%) 420 (90.2%)
244 (89.2%) 287 (92.5%) 193 (89.1%)
329 (86.2%) 395 (94.3%)
134 (94.0%) 147 (87.0%) 204 (90.2%) 60 (91.5%) 180 (90.6%)
298 (91.0%) 228 (87.7%) 199 (92.9%)
    Não consigo dizer/ não se aplica ao meu caso 20 (2.4%) 8 (2.5%) 11 (2.4%)
7 (2.6%) 9 (2.8%) 4 (1.8%)
10 (2.7%) 9 (2.2%)
2 (1.8%) 9 (5.1%) 5 (2.2%) 0 (0.0%) 3 (1.7%)
13 (3.9%) 5 (1.9%) 2 (0.9%)
Viajar vs. conforto térmico no verão, n (%)


0.149


0.520

0.120




0.733


0.140
    Arrefecer a casa 332 (41.5%) 154 (45.9%) 179 (38.3%)
117 (43.0%) 126 (40.7%) 89 (40.8%)
170 (44.5%) 163 (38.8%)
58 (40.8%) 64 (38.2%) 99 (43.7%) 22 (33.9%) 89 (44.9%)
137 (41.9%) 93 (36.0%) 102 (47.6%)
    Viajar ou passear 423 (52.8%) 164 (48.8%) 259 (55.6%)
145 (53.2%) 166 (53.5%) 111 (51.3%)
187 (48.8%) 236 (56.4%)
77 (54.3%) 90 (53.4%) 116 (51.6%) 39 (60.5%) 99 (50.0%)
171 (52.4%) 153 (59.1%) 98 (45.8%)
    Não consigo dizer/ não se aplica ao meu caso 46 (5.7%) 18 (5.3%) 28 (6.0%)
10 (3.8%) 18 (5.8%) 17 (7.9%)
26 (6.7%) 20 (4.8%)
7 (4.9%) 14 (8.5%) 11 (4.7%) 4 (5.6%) 10 (5.1%)
19 (5.7%) 13 (4.9%) 14 (6.6%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 3 do inquérito)

Composição do Agregado Familiar

Partilha da Casa

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Partilha da casa, n (%)


<0.001


<0.001

0.327




0.113


0.173
    Não, vivo sozinho/a 260 (20.4%) 86 (15.0%) 174 (24.9%)
66 (14.7%) 76 (17.3%) 118 (30.5%)
152 (21.5%) 108 (19.1%)
39 (16.5%) 41 (16.5%) 78 (21.8%) 29 (27.8%) 72 (22.5%)
127 (23.0%) 75 (17.7%) 58 (19.6%)
    Sim 1,013 (79.6%) 489 (85.0%) 524 (75.1%)
383 (85.3%) 360 (82.7%) 269 (69.5%)
557 (78.5%) 456 (80.9%)
196 (83.5%) 209 (83.5%) 282 (78.2%) 75 (72.2%) 250 (77.5%)
427 (77.0%) 348 (82.3%) 238 (80.4%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Número de Pessoas no Agregado Familar (Incluindo Participante)

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Tamanho do agregado familiar


0.090


<0.001

<0.001




0.385


0.407
    n 1,271 574 697
448 436 388
707 564
235 248 361 104 323
554 421 296
    Média (DP) 2.5 (1.2) 2.5 (1.2) 2.4 (1.3)
2.7 (1.2) 2.8 (1.4) 1.9 (0.7)
2.4 (1.2) 2.6 (1.3)
2.6 (1.3) 2.4 (1.0) 2.5 (1.3) 2.3 (1.1) 2.5 (1.3)
2.5 (1.3) 2.4 (1.0) 2.6 (1.4)
    Mediana [Q1, Q3] 2.0 (2.0, 3.0) 2.0 (2.0, 3.0) 2.0 (2.0, 3.0)
2.0 (2.0, 3.0) 3.0 (2.0, 4.0) 2.0 (1.0, 2.0)
2.0 (2.0, 3.0) 2.0 (2.0, 3.0)
2.0 (2.0, 3.0) 2.0 (2.0, 3.0) 2.0 (2.0, 3.0) 2.0 (1.0, 3.0) 2.0 (2.0, 3.0)
2.0 (2.0, 3.0) 2.0 (2.0, 3.0) 2.0 (2.0, 3.0)
    Mínimo - Máximo 1.0 - 11.0 1.0 - 9.0 1.0 - 11.0
1.0 - 11.0 1.0 - 11.0 1.0 - 5.0
1.0 - 11.0 1.0 - 9.0
1.0 - 11.0 1.0 - 6.0 1.0 - 11.0 1.0 - 6.0 1.0 - 8.0
1.0 - 8.0 1.0 - 7.0 1.0 - 11.0
UIT, unidade de intervenção territorial; DP, desvio-padrão; Q1, quartil 1; Q3, quartil 3 | Dados ponderados (amostra de verão) | Valores omissos não foram incluídos na realização dos testes (n=2)

Grupos Etários dos Co-residentes

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,013 Masculino
n = 489 (48.3%)
Feminino
n = 524 (51.7%)
Valor-p 25-44 anos
n = 383 (37.8%)
45-64 anos
n = 360 (35.6%)
65+ anos
n = 269 (26.6%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 557 (55.0%)
Ensino superior
n = 456 (45.0%)
Valor-p UIT Oriental
n = 196 (19.4%)
UIT Centro Histórico
n = 209 (20.6%)
UIT Norte
n = 282 (27.9%)
UIT Ocidental
n = 75 (7.45%)
UIT Centro
n = 250 (24.7%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 427 (42.1%)
Por vezes demasiado quente
n = 348 (34.3%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 238 (23.5%)
Valor-p
Até 2 anos 78 (7.7%) 36 (7.5%) 41 (7.8%) 0.844 39 (10.4%) 16 (4.4%) 22 (8.3%) 0.026 41 (7.3%) 37 (8.1%) 0.679 16 (8.3%) 16 (7.7%) 13 (4.5%) 13 (16.7%) 20 (8.0%) 0.031 32 (7.6%) 34 (9.8%) 11 (4.7%) 0.105
2 a 5 anos 102 (10.1%) 48 (9.8%) 54 (10.4%) 0.752 62 (16.4%) 34 (9.5%) 5 (2.0%) <0.001 34 (6.1%) 68 (14.9%) <0.001 17 (8.6%) 13 (6.3%) 33 (11.8%) 11 (14.7%) 27 (11.0%) 0.187 42 (10.0%) 36 (10.5%) 23 (9.7%) 0.952
6 a 11 anos 105 (10.4%) 45 (9.2%) 60 (11.5%) 0.256 59 (15.5%) 46 (12.7%) 0 (0.1%) <0.001 42 (7.6%) 63 (13.8%) 0.004 23 (11.6%) 17 (8.0%) 25 (9.0%) 8 (11.1%) 32 (12.8%) 0.502 53 (12.5%) 31 (9.1%) 20 (8.5%) 0.188
12 a 17 anos 149 (14.8%) 69 (14.1%) 81 (15.4%) 0.609 54 (14.2%) 92 (25.5%) 3 (1.3%) <0.001 79 (14.3%) 70 (15.4%) 0.644 25 (12.6%) 32 (15.5%) 56 (19.7%) 11 (14.2%) 26 (10.5%) 0.078 80 (18.6%) 31 (9.0%) 39 (16.2%) 0.003
18 a 59 anos 647 (64.0%) 306 (62.9%) 341 (65.1%) 0.515 313 (82.0%) 272 (75.6%) 62 (23.0%) <0.001 309 (55.7%) 338 (74.1%) <0.001 126 (64.2%) 138 (66.9%) 173 (61.2%) 33 (43.3%) 177 (70.8%) 0.002 254 (59.5%) 214 (61.8%) 179 (75.2%) 0.001
60 a 69 anos 192 (19.0%) 94 (19.2%) 99 (18.9%) 0.900 36 (9.5%) 45 (12.6%) 111 (41.1%) <0.001 132 (23.7%) 61 (13.3%) <0.001 43 (22.0%) 39 (19.0%) 54 (19.2%) 17 (22.1%) 39 (15.6%) 0.586 87 (20.4%) 64 (18.5%) 41 (17.4%) 0.678
70 ou mais anos 159 (15.7%) 77 (15.8%) 82 (15.7%) 0.947 19 (4.9%) 30 (8.2%) 111 (41.2%) <0.001 118 (21.2%) 41 (9.0%) <0.001 42 (21.4%) 22 (10.7%) 51 (18.2%) 11 (14.5%) 33 (13.1%) 0.058 66 (15.5%) 50 (14.4%) 43 (18.2%) 0.540
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão) | Valores omissos não foram incluídos na realização dos testes (n=2)

Animais de Companhia

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Animais de companhia, n (%)


0.105


0.003

0.094




0.015


0.284
    Sim 539 (42.3%) 228 (39.6%) 311 (44.6%)
188 (41.8%) 212 (48.7%) 139 (35.8%)
316 (44.5%) 223 (39.6%)
115 (49.0%) 122 (48.7%) 130 (36.0%) 41 (39.0%) 131 (40.7%)
243 (43.9%) 164 (38.9%) 131 (44.2%)
    Não 734 (57.7%) 348 (60.4%) 387 (55.4%)
262 (58.2%) 223 (51.3%) 249 (64.2%)
394 (55.5%) 341 (60.4%)
120 (51.0%) 128 (51.3%) 231 (64.0%) 64 (61.0%) 191 (59.3%)
311 (56.1%) 258 (61.1%) 165 (55.8%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Saúde e Bem-Estar

Estado Geral de Saúde

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Estado geral de saúde, n (%)


0.164


<0.001

<0.001




0.123


0.064
    Muito mau 14 (1.1%) 6 (1.0%) 8 (1.1%)
2 (0.4%) 5 (1.2%) 7 (1.7%)
11 (1.5%) 3 (0.5%)
6 (2.4%) 1 (0.2%) 2 (0.7%) 1 (1.4%) 3 (1.0%)
4 (0.7%) 1 (0.3%) 8 (2.8%)
    Mau 48 (3.8%) 20 (3.4%) 29 (4.1%)
5 (1.1%) 17 (4.0%) 26 (6.7%)
34 (4.8%) 14 (2.5%)
8 (3.4%) 10 (3.9%) 15 (4.3%) 5 (5.2%) 10 (3.0%)
18 (3.2%) 16 (3.8%) 14 (4.8%)
    Razoável 372 (29.2%) 147 (25.5%) 225 (32.3%)
70 (15.5%) 123 (28.2%) 180 (46.3%)
274 (38.6%) 98 (17.4%)
84 (35.8%) 77 (30.6%) 106 (29.5%) 28 (26.6%) 77 (24.0%)
159 (28.6%) 121 (28.7%) 93 (31.2%)
    Bom 638 (50.1%) 309 (53.6%) 329 (47.2%)
247 (54.9%) 240 (55.2%) 150 (38.8%)
312 (44.0%) 326 (57.7%)
111 (47.1%) 113 (45.0%) 178 (49.4%) 51 (48.4%) 186 (57.6%)
274 (49.5%) 222 (52.5%) 142 (47.9%)
    Muito bom 201 (15.8%) 95 (16.5%) 106 (15.2%)
126 (28.0%) 50 (11.4%) 25 (6.5%)
78 (11.0%) 123 (21.8%)
27 (11.3%) 51 (20.2%) 58 (16.2%) 19 (18.4%) 46 (14.3%)
99 (17.9%) 62 (14.7%) 39 (13.3%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Bem-estar (WHO5)

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 801 Masculino
n = 335 (41.8%)
Feminino
n = 466 (58.2%)
Valor-p 25-44 anos
n = 273 (34.1%)
45-64 anos
n = 311 (38.8%)
65+ anos
n = 217 (27.1%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 382 (47.7%)
Ensino superior
n = 419 (52.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 143 (17.8%)
UIT Centro Histórico
n = 169 (21.1%)
UIT Norte
n = 226 (28.2%)
UIT Ocidental
n = 65 (8.12%)
UIT Centro
n = 199 (24.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 327 (40.9%)
Por vezes demasiado quente
n = 259 (32.4%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 214 (26.7%)
Valor-p
WHO5: pontuação total (%)


<0.001


0.538

0.093




0.500


<0.001
    n 793 335 458
272 308 213
376 418
138 169 224 65 197
327 256 210
    Média (DP) 63.5 (19.8) 67.1 (17.9) 60.8 (20.7)
63.6 (18.1) 63.1 (19.3) 63.9 (22.5)
61.6 (21.3) 65.1 (18.2)
60.7 (20.2) 64.0 (19.3) 63.5 (19.8) 63.6 (21.0) 64.8 (19.5)
67.0 (18.5) 64.0 (18.5) 57.3 (21.8)
    Mediana [Q1, Q3] 68.0 (52.0, 76.0) 68.0 (60.0, 80.0) 64.0 (48.0, 76.0)
68.0 (52.0, 76.0) 68.0 (52.0, 76.0) 68.0 (48.0, 80.0)
64.0 (48.0, 76.0) 68.0 (56.0, 76.0)
64.0 (48.0, 76.0) 68.0 (52.0, 76.0) 68.0 (52.0, 80.0) 68.0 (48.0, 80.0) 68.0 (52.0, 76.0)
68.0 (56.0, 80.0) 68.0 (52.0, 76.0) 60.0 (40.0, 72.0)
    Mínimo - Máximo 0.0 - 100.0 4.0 - 100.0 0.0 - 100.0
0.0 - 100.0 4.0 - 100.0 0.0 - 100.0
4.0 - 100.0 0.0 - 100.0
12.0 - 100.0 0.0 - 100.0 0.0 - 100.0 4.0 - 96.0 4.0 - 100.0
0.0 - 100.0 0.0 - 100.0 4.0 - 100.0
WHO5: nível de bem estar, n (%)


<0.001


0.362

<0.001




0.500


<0.001
    Bem-estar normal/forte 608 (76.6%) 280 (83.6%) 328 (71.5%)
216 (79.4%) 235 (76.3%) 156 (73.4%)
264 (70.3%) 344 (82.3%)
99 (71.4%) 132 (78.5%) 171 (76.3%) 48 (73.7%) 157 (79.9%)
267 (81.5%) 205 (80.3%) 135 (64.5%)
    Bem-estar fraco 186 (23.4%) 55 (16.4%) 131 (28.5%)
56 (20.6%) 73 (23.7%) 57 (26.6%)
111 (29.7%) 74 (17.7%)
40 (28.6%) 36 (21.5%) 53 (23.7%) 17 (26.3%) 40 (20.1%)
60 (18.5%) 51 (19.7%) 75 (35.5%)
UIT, unidade de intervenção territorial; DP, desvio-padrão; Q1, quartil 1; Q3, quartil 3 | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 3 do inquérito) | Pontuações mais baixas representam pior nível de bem-estar

Problemas de Saúde

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Problema de saúde com diagnóstico confirmado, n (%)


<0.001


<0.001

<0.001




0.728


0.204
    Sim 818 (64.7%) 330 (57.8%) 488 (70.3%)
197 (43.9%) 281 (65.4%) 340 (87.9%)
504 (71.5%) 314 (56.0%)
152 (64.9%) 164 (65.9%) 229 (64.2%) 73 (70.2%) 201 (62.2%)
338 (61.7%) 283 (67.4%) 196 (66.3%)
    Não 447 (35.3%) 241 (42.2%) 206 (29.7%)
252 (56.1%) 148 (34.6%) 47 (12.1%)
201 (28.5%) 246 (44.0%)
82 (35.1%) 85 (34.1%) 128 (35.8%) 31 (29.8%) 122 (37.8%)
210 (38.3%) 137 (32.6%) 100 (33.7%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Tipos de Problemas e Condições de Saúde

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Hipertensão arterial 264 (20.7%) 117 (20.4%) 147 (21.1%) 0.784 7 (1.6%) 86 (19.8%) 171 (44.1%) <0.001 189 (26.7%) 75 (13.2%) <0.001 46 (19.5%) 46 (18.4%) 81 (22.4%) 28 (27.2%) 63 (19.5%) 0.452 110 (19.9%) 91 (21.5%) 63 (21.3%) 0.834
Hipercolesterolémia 221 (17.4%) 83 (14.5%) 138 (19.8%) 0.027 10 (2.3%) 82 (18.9%) 129 (33.2%) <0.001 159 (22.5%) 62 (11.0%) <0.001 42 (18.1%) 45 (18.0%) 66 (18.3%) 17 (16.5%) 51 (15.7%) 0.933 98 (17.6%) 71 (16.8%) 52 (17.7%) 0.951
Alergias 205 (16.1%) 73 (12.7%) 132 (18.9%) 0.007 81 (18.1%) 81 (18.7%) 43 (11.0%) 0.010 94 (13.2%) 111 (19.7%) 0.004 32 (13.6%) 50 (20.1%) 57 (15.8%) 18 (17.2%) 48 (14.8%) 0.416 66 (11.9%) 78 (18.4%) 62 (20.8%) 0.002
Doenças osteoarticulares 117 (9.2%) 29 (5.0%) 88 (12.6%) <0.001 11 (2.3%) 48 (11.0%) 58 (15.0%) <0.001 79 (11.1%) 38 (6.7%) 0.006 20 (8.3%) 22 (8.7%) 37 (10.4%) 12 (11.0%) 27 (8.3%) 0.855 38 (6.9%) 31 (7.4%) 48 (16.1%) <0.001
Doenças cardiovasculares 109 (8.5%) 46 (8.0%) 63 (9.0%) 0.550 12 (2.7%) 32 (7.4%) 65 (16.6%) <0.001 72 (10.2%) 36 (6.5%) 0.015 18 (7.7%) 24 (9.4%) 31 (8.5%) 8 (7.9%) 28 (8.8%) 0.981 41 (7.3%) 35 (8.3%) 33 (11.1%) 0.221
Diabetes 97 (7.6%) 53 (9.2%) 44 (6.3%) 0.089 6 (1.4%) 24 (5.6%) 66 (17.1%) <0.001 74 (10.5%) 22 (4.0%) <0.001 15 (6.2%) 29 (11.4%) 27 (7.4%) 9 (8.6%) 18 (5.6%) 0.204 47 (8.6%) 33 (7.9%) 16 (5.4%) 0.342
Ansiedade 90 (7.1%) 26 (4.5%) 64 (9.2%) 0.004 31 (6.8%) 32 (7.3%) 28 (7.2%) 0.967 58 (8.2%) 32 (5.6%) 0.079 16 (7.0%) 16 (6.4%) 25 (7.0%) 9 (8.8%) 23 (7.2%) 0.970 29 (5.3%) 26 (6.2%) 34 (11.6%) 0.007
Asma 82 (6.4%) 31 (5.4%) 51 (7.3%) 0.230 32 (7.1%) 35 (8.0%) 15 (3.9%) 0.075 46 (6.5%) 36 (6.4%) 0.933 12 (5.0%) 14 (5.7%) 28 (7.8%) 9 (9.0%) 18 (5.7%) 0.537 24 (4.3%) 32 (7.6%) 26 (8.9%) 0.032
Depressão 76 (6.0%) 21 (3.6%) 55 (7.9%) 0.004 21 (4.8%) 23 (5.2%) 32 (8.3%) 0.127 55 (7.8%) 21 (3.8%) 0.002 17 (7.0%) 10 (3.8%) 23 (6.4%) 9 (8.8%) 18 (5.5%) 0.488 20 (3.6%) 22 (5.3%) 34 (11.5%) <0.001
Doenças da tiróide 67 (5.3%) 9 (1.5%) 59 (8.4%) <0.001 12 (2.6%) 17 (3.9%) 38 (9.9%) <0.001 43 (6.0%) 25 (4.3%) 0.184 18 (7.6%) 5 (2.1%) 21 (5.9%) 6 (5.5%) 17 (5.3%) 0.148 23 (4.2%) 18 (4.2%) 26 (8.9%) 0.015
Enxaquecas 53 (4.2%) 9 (1.5%) 44 (6.3%) <0.001 25 (5.5%) 20 (4.6%) 8 (2.1%) 0.048 27 (3.9%) 25 (4.5%) 0.556 8 (3.4%) 5 (2.2%) 21 (5.8%) 4 (3.4%) 15 (4.6%) 0.285 17 (3.1%) 18 (4.3%) 17 (5.9%) 0.172
Artrite reumatoide 44 (3.5%) 9 (1.6%) 35 (4.9%) 0.007 2 (0.4%) 12 (2.8%) 30 (7.7%) <0.001 36 (5.1%) 8 (1.4%) <0.001 7 (3.1%) 9 (3.7%) 14 (4.0%) 5 (5.0%) 8 (2.5%) 0.840 14 (2.6%) 18 (4.2%) 12 (4.1%) 0.448
Cancro 35 (2.8%) 11 (1.9%) 24 (3.5%) 0.146 4 (0.9%) 17 (3.9%) 14 (3.5%) 0.047 21 (3.0%) 14 (2.5%) 0.586 9 (4.0%) 4 (1.4%) 7 (2.0%) 1 (1.4%) 13 (4.2%) 0.190 11 (2.1%) 15 (3.5%) 9 (2.9%) 0.474
Bronquite crónica, enfisema pulmonar ou doença pulmonar obstrutiva crónica 30 (2.4%) 18 (3.1%) 12 (1.8%) 0.186 2 (0.4%) 7 (1.7%) 21 (5.4%) <0.001 26 (3.7%) 4 (0.7%) <0.001 7 (3.0%) 7 (2.7%) 4 (1.2%) 2 (2.2%) 10 (3.1%) 0.640 16 (2.9%) 9 (2.2%) 5 (1.7%) 0.599
Osteoporose 24 (1.9%) 1 (0.2%) 23 (3.3%) <0.001 1 (0.3%) 5 (1.1%) 19 (4.8%) <0.001 19 (2.6%) 6 (1.0%) 0.017 6 (2.5%) 5 (1.8%) 13 (3.6%) 0 (0.0%) 1 (0.2%) 0.024 13 (2.3%) 6 (1.3%) 6 (2.0%) 0.595
Doenças gástricas 18 (1.4%) 3 (0.6%) 15 (2.1%) 0.030 6 (1.3%) 4 (1.0%) 8 (2.1%) 0.432 9 (1.3%) 9 (1.6%) 0.668 4 (1.7%) 2 (0.8%) 5 (1.4%) 3 (2.9%) 4 (1.2%) 0.699 12 (2.1%) 2 (0.4%) 5 (1.6%) 0.134
Doenças autoimunes 18 (1.4%) 6 (1.0%) 12 (1.7%) 0.314 4 (0.9%) 7 (1.6%) 7 (1.8%) 0.544 11 (1.6%) 6 (1.1%) 0.551 7 (3.2%) 3 (1.1%) 3 (0.8%) 1 (0.8%) 4 (1.2%) 0.205 3 (0.6%) 4 (1.0%) 10 (3.5%) 0.002
Fibromialgia 12 (0.9%) 0 (0.0%) 12 (1.7%) 0.005 1 (0.3%) 4 (0.8%) 7 (1.8%) 0.137 11 (1.5%) 1 (0.2%) 0.002 1 (0.3%) 5 (2.1%) 5 (1.3%) 0 (0.0%) 2 (0.5%) 0.213 3 (0.5%) 4 (1.0%) 5 (1.7%) 0.268
Anemia 11 (0.8%) 0 (0.0%) 11 (1.5%) 0.011 5 (1.2%) 3 (0.6%) 3 (0.7%) 0.731 6 (0.9%) 5 (0.8%) 0.913 6 (2.4%) 2 (0.6%) 2 (0.4%) 1 (0.8%) 1 (0.4%) 0.073 8 (1.4%) 1 (0.3%) 2 (0.5%) 0.114
Doenças de pele 11 (0.8%) 3 (0.5%) 8 (1.1%) 0.232 7 (1.6%) 2 (0.4%) 2 (0.5%) 0.174 6 (0.9%) 4 (0.8%) 0.783 2 (1.0%) 2 (1.0%) 2 (0.6%) 1 (0.8%) 3 (0.9%) 0.984 9 (1.6%) 2 (0.5%) 0 (0.0%) 0.042
Doença neurológica 10 (0.8%) 5 (0.8%) 5 (0.8%) 0.938 3 (0.7%) 1 (0.1%) 6 (1.6%) 0.084 7 (1.0%) 3 (0.5%) 0.247 1 (0.6%) 3 (1.4%) 4 (1.1%) 0 (0.0%) 1 (0.3%) 0.487 7 (1.2%) 2 (0.5%) 1 (0.4%) 0.281
Hiperplasia benigna da próstata 10 (0.8%) 10 (1.7%) 0 (0.0%) 0.001 0 (0.0%) 2 (0.4%) 8 (2.0%) 0.002 7 (1.0%) 2 (0.4%) 0.180 2 (1.0%) 4 (1.7%) 1 (0.4%) 0 (0.0%) 2 (0.5%) 0.364 5 (1.0%) 1 (0.3%) 3 (1.0%) 0.392
Doenças inflamatórias intestinais 9 (0.7%) 3 (0.5%) 6 (0.9%) 0.439 4 (0.9%) 4 (1.0%) 1 (0.2%) 0.272 3 (0.4%) 7 (1.2%) 0.144 1 (0.3%) 3 (1.3%) 1 (0.2%) 0 (0.0%) 5 (1.4%) 0.137 7 (1.2%) 1 (0.3%) 1 (0.4%) 0.128
Doenças renais 9 (0.7%) 9 (1.6%) 0 (0.0%) 0.003 2 (0.4%) 2 (0.4%) 6 (1.4%) 0.221 6 (0.9%) 3 (0.5%) 0.517 2 (0.7%) 0 (0.0%) 4 (1.1%) 2 (2.2%) 1 (0.4%) 0.257 2 (0.3%) 3 (0.7%) 5 (1.6%) 0.128
Hipertrigliceridémia 6 (0.5%) 6 (1.0%) 0 (0.0%) 0.020 1 (0.1%) 2 (0.4%) 3 (0.8%) 0.370 5 (0.7%) 1 (0.1%) 0.052 1 (0.3%) 5 (2.1%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0.003 2 (0.4%) 3 (0.7%) 1 (0.2%) 0.572
Obesidade (diagnosticada) 6 (0.5%) 4 (0.6%) 2 (0.3%) 0.491 2 (0.4%) 3 (0.7%) 1 (0.2%) 0.619 4 (0.6%) 2 (0.3%) 0.536 2 (1.0%) 0 (0.0%) 3 (0.7%) 1 (0.8%) 0 (0.0%) 0.372 4 (0.7%) 0 (0.0%) 2 (0.6%) 0.275
Apneia do sono 6 (0.4%) 3 (0.6%) 2 (0.3%) 0.549 2 (0.4%) 1 (0.2%) 3 (0.8%) 0.507 5 (0.7%) 1 (0.2%) 0.177 0 (0.0%) 0 (0.1%) 1 (0.2%) 0 (0.0%) 5 (1.4%) 0.058 1 (0.1%) 3 (0.8%) 2 (0.5%) 0.358
Psoríase 5 (0.4%) 5 (0.8%) 1 (0.1%) 0.033 2 (0.4%) 2 (0.4%) 2 (0.5%) 0.981 1 (0.2%) 4 (0.8%) 0.130 0 (0.0%) 1 (0.4%) 1 (0.2%) 1 (0.8%) 3 (0.9%) 0.447 0 (0.0%) 3 (0.6%) 3 (0.9%) 0.094
Menopausa 5 (0.4%) 0 (0.0%) 5 (0.7%) 0.042 1 (0.1%) 2 (0.5%) 2 (0.5%) 0.541 2 (0.2%) 3 (0.6%) 0.365 1 (0.3%) 1 (0.3%) 0 (0.1%) 0 (0.0%) 3 (0.9%) 0.336 3 (0.5%) 1 (0.1%) 2 (0.5%) 0.614
Outras doenças respiratórias 4 (0.3%) 2 (0.3%) 2 (0.3%) 0.870 0 (0.0%) 1 (0.2%) 3 (0.7%) 0.138 1 (0.2%) 2 (0.4%) 0.514 0 (0.0%) 1 (0.5%) 1 (0.4%) 0 (0.0%) 1 (0.3%) 0.806 0 (0.0%) 3 (0.6%) 1 (0.4%) 0.143
Úlceras de estômago ou intestino 2 (0.2%) 2 (0.4%) 0 (0.0%) 0.121 1 (0.2%) 0 (0.0%) 1 (0.3%) 0.565 1 (0.2%) 1 (0.2%) 0.985 0 (0.0%) 1 (0.4%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 1 (0.4%) 0.684 0 (0.0%) 1 (0.3%) 1 (0.3%) 0.457
Doenças hepáticas 2 (0.2%) 2 (0.3%) 0 (0.0%) 0.270 0 (0.0%) 2 (0.4%) 0 (0.0%) 0.304 2 (0.3%) 0 (0.0%) 0.372 0 (0.0%) 2 (0.8%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0.224 0 (0.0%) 2 (0.5%) 0 (0.0%) 0.289
Hérnia umbilical/inguinal 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.1%) 0.365 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.1%) 0.502 0 (0.0%) 0 (0.1%) 0.263 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.1%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0.878 0 (0.1%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0.663
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Medicação Regular

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Medicação regular, n (%)


<0.001


<0.001

<0.001




0.054


0.751
    Sim 698 (55.1%) 281 (49.1%) 417 (60.0%)
141 (31.4%) 227 (52.2%) 330 (85.9%)
457 (64.7%) 241 (43.0%)
132 (56.0%) 138 (55.3%) 205 (57.2%) 68 (65.7%) 156 (48.4%)
296 (53.8%) 235 (56.0%) 167 (56.2%)
    Não 569 (44.9%) 291 (50.9%) 278 (40.0%)
307 (68.6%) 208 (47.8%) 54 (14.1%)
250 (35.3%) 319 (57.0%)
103 (44.0%) 111 (44.7%) 153 (42.8%) 36 (34.3%) 166 (51.6%)
255 (46.2%) 185 (44.0%) 130 (43.8%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Tipo de Medicação

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 801 Masculino
n = 335 (41.8%)
Feminino
n = 466 (58.2%)
Valor-p 25-44 anos
n = 273 (34.1%)
45-64 anos
n = 311 (38.8%)
65+ anos
n = 217 (27.1%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 382 (47.7%)
Ensino superior
n = 419 (52.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 143 (17.8%)
UIT Centro Histórico
n = 169 (21.1%)
UIT Norte
n = 226 (28.2%)
UIT Ocidental
n = 65 (8.12%)
UIT Centro
n = 199 (24.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 327 (40.9%)
Por vezes demasiado quente
n = 259 (32.4%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 214 (26.7%)
Valor-p
Antihipertensor 178 (22.2%) 88 (26.2%) 90 (19.4%) 0.036 7 (2.5%) 61 (19.8%) 110 (50.5%) <0.001 109 (28.5%) 69 (16.5%) <0.001 28 (19.6%) 29 (17.2%) 60 (26.6%) 21 (32.9%) 39 (19.8%) 0.067 75 (23.0%) 54 (21.0%) 48 (22.6%) 0.860
Psicofármacos 109 (13.6%) 33 (9.8%) 77 (16.5%) 0.016 31 (11.2%) 39 (12.5%) 40 (18.4%) 0.086 70 (18.3%) 40 (9.4%) <0.001 19 (13.6%) 16 (9.5%) 38 (16.7%) 7 (11.2%) 29 (14.5%) 0.399 33 (10.1%) 29 (11.2%) 47 (22.0%) <0.001
Medicação para alergias 41 (5.1%) 14 (4.3%) 27 (5.8%) 0.401 15 (5.4%) 16 (5.1%) 10 (4.8%) 0.961 20 (5.2%) 21 (5.1%) 0.938 3 (2.2%) 12 (7.4%) 10 (4.3%) 8 (12.3%) 8 (4.0%) 0.024 15 (4.4%) 13 (5.2%) 13 (6.1%) 0.716
Medicação para asma 32 (4.0%) 11 (3.1%) 22 (4.7%) 0.357 7 (2.7%) 13 (4.1%) 12 (5.6%) 0.349 23 (6.1%) 9 (2.2%) 0.003 5 (3.5%) 4 (2.5%) 11 (5.0%) 3 (3.9%) 9 (4.7%) 0.840 15 (4.5%) 5 (1.9%) 13 (5.9%) 0.110
Analgésicos 25 (3.1%) 6 (1.7%) 19 (4.1%) 0.092 4 (1.4%) 7 (2.3%) 14 (6.5%) 0.007 18 (4.6%) 7 (1.7%) 0.014 1 (0.8%) 8 (4.7%) 11 (4.9%) 3 (4.7%) 2 (0.9%) 0.051 7 (2.2%) 11 (4.1%) 7 (3.3%) 0.487
Antibióticos 2 (0.2%) 0 (0.0%) 2 (0.3%) 0.395 2 (0.6%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0.333 2 (0.4%) 0 (0.0%) 0.294 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 2 (2.4%) 0 (0.0%) 0.007 2 (0.5%) 0 (0.0%) 0 (0.0%) 0.432
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 3 do inquérito)

Peso / Altura / Índice de Massa Corporal

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Peso


<0.001


0.009

<0.001




0.524


0.738
    n 1,236 566 670
437 426 373
681 555
226 244 352 101 313
538 411 287
    Média (DP) 72.4 (15.2) 79.9 (13.7) 66.2 (13.4)
70.5 (14.1) 74.1 (15.2) 72.8 (16.2)
74.7 (15.5) 69.7 (14.3)
72.2 (13.3) 73.3 (15.4) 71.6 (16.2) 75.3 (19.7) 72.0 (13.3)
72.7 (15.7) 72.5 (14.1) 71.9 (15.7)
    Mediana [Q1, Q3] 70.0 (62.0, 81.0) 79.0 (70.0, 85.0) 65.0 (56.0, 74.0)
70.0 (60.0, 80.0) 73.0 (63.0, 85.0) 70.0 (64.0, 80.0)
74.0 (65.0, 82.0) 68.0 (59.0, 79.0)
72.0 (63.0, 81.0) 72.0 (63.0, 82.0) 70.0 (60.0, 81.0) 70.0 (64.0, 82.0) 70.0 (62.0, 81.0)
70.0 (63.0, 82.0) 72.0 (62.0, 81.0) 70.0 (61.0, 81.0)
    Mínimo - Máximo 28.0 - 165.0 46.0 - 165.0 28.0 - 165.0
28.0 - 145.0 45.0 - 122.0 40.0 - 165.0
28.0 - 165.0 41.0 - 145.0
28.0 - 112.0 44.0 - 163.0 40.0 - 165.0 43.0 - 165.0 40.0 - 115.0
28.0 - 165.0 45.0 - 145.0 45.0 - 165.0
Altura


<0.001


<0.001

<0.001




0.350


0.258
    n 1,259 573 686
449 429 382
696 563
229 248 359 104 318
544 419 296
    Média (DP) 167.6 (9.3) 174.4 (6.9) 161.8 (6.9)
169.7 (9.4) 168.3 (8.9) 164.2 (8.9)
166.5 (9.5) 168.8 (9.0)
166.9 (9.8) 167.8 (9.4) 167.0 (9.4) 168.0 (9.0) 168.3 (9.0)
167.6 (9.6) 168.1 (8.8) 166.8 (9.6)
    Mediana [Q1, Q3] 168.0 (160.0, 174.0) 175.0 (170.0, 180.0) 162.0 (157.0, 166.0)
170.0 (163.0, 176.0) 168.0 (162.0, 175.0) 163.0 (158.0, 170.0)
166.0 (160.0, 174.0) 169.0 (162.0, 175.0)
167.0 (160.0, 175.0) 168.0 (162.0, 174.0) 167.0 (160.0, 173.0) 168.0 (161.0, 175.0) 168.0 (162.0, 175.0)
167.0 (160.0, 175.0) 168.0 (162.0, 174.0) 167.0 (160.0, 174.0)
    Mínimo - Máximo 123.0 - 197.0 156.0 - 197.0 123.0 - 182.0
123.0 - 197.0 146.0 - 193.0 140.0 - 188.0
123.0 - 197.0 140.0 - 196.0
123.0 - 197.0 144.0 - 193.0 144.0 - 196.0 150.0 - 190.0 146.0 - 191.0
123.0 - 197.0 150.0 - 191.0 144.0 - 196.0
Índice de massa corporal


<0.001


<0.001

<0.001




0.688


0.921
    n 1,234 566 668
437 425 373
680 555
226 242 352 101 313
536 411 287
    Média (DP) 25.7 (4.7) 26.2 (4.3) 25.3 (5.0)
24.4 (4.0) 26.1 (4.7) 26.8 (5.1)
26.8 (4.9) 24.3 (4.0)
25.9 (4.2) 26.0 (5.4) 25.5 (4.6) 26.5 (6.1) 25.4 (4.0)
25.8 (5.0) 25.5 (4.0) 25.8 (5.1)
    Mediana [Q1, Q3] 25.1 (22.6, 28.2) 25.5 (23.7, 28.1) 24.5 (21.6, 28.3)
23.8 (21.8, 26.5) 25.5 (22.9, 28.6) 26.1 (24.0, 29.0)
26.1 (23.8, 29.1) 23.8 (21.6, 26.5)
25.3 (22.8, 28.4) 25.2 (22.4, 28.7) 24.8 (22.5, 27.7) 25.4 (22.3, 28.4) 25.0 (22.7, 27.6)
25.2 (22.6, 28.3) 25.1 (22.5, 28.1) 24.8 (22.6, 28.0)
    Mínimo - Máximo 15.5 - 59.2 15.5 - 59.2 15.8 - 57.1
16.7 - 42.4 15.9 - 42.2 15.5 - 59.2
15.9 - 59.2 15.5 - 44.4
16.9 - 38.3 15.9 - 59.2 15.5 - 58.5 15.8 - 57.1 16.7 - 40.2
15.8 - 59.2 15.5 - 42.4 15.9 - 57.1
Índice de massa corporal (categorias), n (%)


<0.001


<0.001

<0.001




0.360


0.089
    Baixo peso 27 (2.2%) 2 (0.4%) 25 (3.7%)
13 (3.1%) 6 (1.5%) 7 (1.8%)
11 (1.6%) 16 (2.8%)
2 (0.8%) 6 (2.4%) 9 (2.5%) 1 (1.2%) 9 (2.9%)
11 (2.1%) 5 (1.2%) 10 (3.7%)
    Peso normal 573 (46.4%) 246 (43.4%) 327 (48.9%)
272 (62.2%) 184 (43.4%) 117 (31.3%)
230 (33.9%) 342 (61.7%)
100 (44.3%) 108 (44.6%) 173 (49.1%) 47 (46.3%) 145 (46.2%)
236 (43.9%) 197 (47.9%) 140 (48.9%)
    Excesso de peso 464 (37.6%) 247 (43.6%) 217 (32.5%)
117 (26.8%) 159 (37.4%) 188 (50.4%)
311 (45.7%) 153 (27.6%)
86 (38.0%) 84 (34.6%) 130 (36.8%) 37 (37.1%) 127 (40.6%)
212 (39.6%) 162 (39.4%) 90 (31.2%)
    Obesidade 171 (13.9%) 71 (12.6%) 100 (15.0%)
35 (8.0%) 75 (17.7%) 61 (16.4%)
127 (18.8%) 44 (7.9%)
38 (16.9%) 44 (18.3%) 41 (11.6%) 16 (15.5%) 32 (10.3%)
77 (14.4%) 47 (11.5%) 47 (16.2%)
UIT, unidade de intervenção territorial; DP, desvio-padrão; Q1, quartil 1; Q3, quartil 3 | Dados ponderados (amostra de verão) | Valores omissos não foram incluídos na realização dos testes (peso: n=37; altura: n=14; índice de massa corporal: n=39; categorias de índice de massa corporal: n=39)

Insegurança Alimentar

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 801 Masculino
n = 335 (41.8%)
Feminino
n = 466 (58.2%)
Valor-p 25-44 anos
n = 273 (34.1%)
45-64 anos
n = 311 (38.8%)
65+ anos
n = 217 (27.1%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 382 (47.7%)
Ensino superior
n = 419 (52.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 143 (17.8%)
UIT Centro Histórico
n = 169 (21.1%)
UIT Norte
n = 226 (28.2%)
UIT Ocidental
n = 65 (8.12%)
UIT Centro
n = 199 (24.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 327 (40.9%)
Por vezes demasiado quente
n = 259 (32.4%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 214 (26.7%)
Valor-p
Insegurança alimentar: preocupação, n (%)


0.007


0.573

<0.001




0.087


0.041
    Muitas vezes 28 (3.5%) 6 (1.7%) 22 (4.8%)
7 (2.4%) 13 (4.3%) 8 (3.6%)
21 (5.5%) 7 (1.7%)
5 (3.7%) 9 (5.2%) 5 (2.4%) 5 (7.9%) 3 (1.7%)
13 (3.9%) 4 (1.5%) 11 (5.4%)
    Às vezes 98 (12.2%) 30 (8.8%) 68 (14.6%)
33 (12.0%) 43 (13.9%) 22 (10.0%)
71 (18.5%) 27 (6.4%)
26 (18.2%) 23 (13.8%) 18 (8.1%) 7 (10.9%) 23 (11.5%)
34 (10.4%) 27 (10.6%) 36 (16.8%)
    Nunca 675 (84.3%) 300 (89.5%) 375 (80.6%)
234 (85.6%) 254 (81.8%) 188 (86.4%)
290 (76.0%) 385 (91.9%)
111 (78.1%) 137 (81.0%) 202 (89.5%) 53 (81.3%) 173 (86.8%)
281 (85.7%) 228 (88.0%) 166 (77.8%)
Insegurança alimentar: carência de alimentos, n (%)


0.038


0.477

<0.001




0.033


0.020
    Muitas vezes 12 (1.9%) 4 (1.4%) 8 (2.2%)
3 (1.5%) 7 (2.9%) 2 (1.0%)
10 (3.3%) 2 (0.6%)
2 (2.1%) 4 (2.8%) 1 (0.7%) 5 (8.0%) 0 (0.0%)
7 (2.7%) 3 (1.2%) 3 (1.5%)
    Às vezes 36 (5.6%) 7 (2.6%) 28 (7.8%)
16 (7.3%) 13 (5.1%) 7 (4.0%)
24 (8.0%) 11 (3.4%)
7 (6.2%) 11 (8.3%) 6 (3.2%) 3 (5.3%) 9 (5.8%)
8 (3.1%) 9 (4.1%) 19 (10.9%)
    Nunca 593 (92.6%) 265 (95.9%) 329 (90.0%)
200 (91.2%) 229 (92.0%) 164 (95.0%)
270 (88.7%) 324 (96.0%)
99 (91.7%) 116 (88.9%) 177 (96.1%) 52 (86.7%) 150 (94.2%)
242 (94.2%) 198 (94.7%) 153 (87.6%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 3 do inquérito)

Problemas com o Calor

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 801 Masculino
n = 335 (41.8%)
Feminino
n = 466 (58.2%)
Valor-p 25-44 anos
n = 273 (34.1%)
45-64 anos
n = 311 (38.8%)
65+ anos
n = 217 (27.1%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 382 (47.7%)
Ensino superior
n = 419 (52.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 143 (17.8%)
UIT Centro Histórico
n = 169 (21.1%)
UIT Norte
n = 226 (28.2%)
UIT Ocidental
n = 65 (8.12%)
UIT Centro
n = 199 (24.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 327 (40.9%)
Por vezes demasiado quente
n = 259 (32.4%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 214 (26.7%)
Valor-p
Transpiração 289 (36.1%) 104 (31.0%) 185 (39.8%) 0.019 128 (47.0%) 101 (32.6%) 60 (27.5%) <0.001 134 (35.2%) 155 (37.0%) 0.623 49 (34.6%) 73 (43.2%) 71 (31.6%) 23 (34.7%) 73 (36.7%) 0.275 96 (29.2%) 96 (37.0%) 98 (45.6%) 0.001
Tonturas 157 (19.6%) 36 (10.6%) 122 (26.1%) <0.001 62 (22.8%) 65 (21.0%) 30 (13.7%) 0.057 76 (20.0%) 81 (19.3%) 0.837 30 (20.8%) 36 (21.5%) 43 (19.1%) 13 (19.5%) 36 (17.9%) 0.934 51 (15.7%) 50 (19.4%) 56 (26.0%) 0.021
Ajuste de medicação 36 (4.6%) 15 (4.6%) 21 (4.5%) 0.965 7 (2.7%) 15 (4.7%) 15 (6.7%) 0.168 26 (6.7%) 11 (2.6%) 0.004 9 (6.3%) 7 (4.4%) 6 (2.9%) 3 (4.9%) 10 (5.3%) 0.722 11 (3.4%) 10 (3.8%) 15 (7.2%) 0.157
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 3 do inquérito)

Atividades Dificultadas Devido ao Calor

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Dormir bem 644 (51.5%) 279 (49.4%) 366 (53.2%) 0.222 295 (66.5%) 220 (51.0%) 129 (34.3%) <0.001 327 (47.0%) 318 (57.1%) <0.001 110 (48.1%) 132 (54.0%) 195 (55.0%) 44 (41.8%) 163 (51.2%) 0.192 167 (31.0%) 251 (60.3%) 226 (76.4%) <0.001
Cozinhar 445 (37.0%) 150 (28.1%) 295 (44.1%) <0.001 194 (44.8%) 149 (35.7%) 103 (29.2%) <0.001 235 (35.4%) 211 (39.0%) 0.218 81 (36.4%) 100 (42.8%) 124 (36.5%) 33 (33.1%) 108 (35.0%) 0.429 105 (20.4%) 178 (44.5%) 162 (56.3%) <0.001
Atividade física 230 (36.4%) 83 (29.7%) 147 (41.6%) 0.005 132 (50.3%) 69 (33.6%) 29 (17.6%) <0.001 99 (30.6%) 132 (42.4%) 0.004 46 (34.9%) 55 (43.6%) 60 (36.2%) 13 (26.5%) 56 (35.1%) 0.333 64 (21.3%) 93 (43.9%) 73 (60.8%) <0.001
Tarefas domésticas 408 (34.3%) 133 (26.1%) 274 (40.5%) <0.001 175 (40.9%) 140 (33.7%) 93 (26.8%) <0.001 213 (32.1%) 195 (37.0%) 0.094 70 (31.8%) 87 (36.8%) 122 (36.8%) 26 (25.8%) 103 (34.3%) 0.320 97 (18.9%) 146 (36.6%) 165 (59.5%) <0.001
Estudar, ler ou escrever 236 (19.5%) 98 (17.9%) 138 (21.0%) 0.219 123 (28.4%) 71 (16.9%) 42 (11.8%) <0.001 113 (17.2%) 123 (22.4%) 0.037 40 (18.3%) 52 (22.2%) 67 (19.6%) 15 (14.9%) 61 (19.9%) 0.663 46 (8.7%) 87 (21.5%) 104 (37.1%) <0.001
Receber família ou amigos 232 (19.5%) 90 (16.5%) 142 (22.0%) 0.030 112 (26.3%) 66 (16.3%) 54 (14.8%) <0.001 121 (18.5%) 111 (20.6%) 0.398 49 (22.1%) 36 (15.9%) 70 (20.5%) 14 (14.0%) 63 (20.9%) 0.316 45 (8.6%) 70 (17.8%) 117 (42.5%) <0.001
Computador 182 (16.0%) 75 (14.3%) 107 (17.6%) 0.163 109 (25.7%) 48 (11.9%) 26 (8.2%) <0.001 75 (12.6%) 107 (19.8%) 0.003 36 (16.7%) 37 (17.4%) 59 (18.8%) 8 (8.2%) 42 (14.1%) 0.167 34 (7.1%) 65 (16.7%) 83 (31.7%) <0.001
Atividades com filhos 60 (14.0%) 15 (7.7%) 44 (19.4%) 0.001 33 (19.6%) 20 (11.0%) 7 (8.9%) 0.037 30 (13.8%) 29 (14.1%) 0.923 14 (16.6%) 15 (18.8%) 15 (12.2%) 5 (14.7%) 11 (10.2%) 0.493 18 (8.9%) 19 (13.6%) 23 (26.0%) 0.001
Televisão, jogar ou ouvir música 167 (13.6%) 63 (11.3%) 105 (15.5%) 0.052 79 (18.1%) 49 (11.6%) 39 (10.6%) 0.009 91 (13.4%) 76 (13.9%) 0.814 37 (16.3%) 33 (14.0%) 47 (13.5%) 13 (12.1%) 38 (12.0%) 0.739 24 (4.7%) 54 (13.0%) 89 (30.7%) <0.001
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão) | As percentagens apresentadas dizem respeito aos participantes que responderem “Muito difícil devido ao calor em casa” ou “Um pouco difícil devido ao calor em casa” | Respostas “Não se aplica ao meu caso” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas (dormir: n=21; televisão: n=44; estudar: n=65; cozinhar: n=71; receber família: n=81; tarefas domésticas: n=85; computador: n=137; exercício: n=641; atividades com filhos: n=846

Alteração do Consumo de Líquidos no Verão

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 801 Masculino
n = 335 (41.8%)
Feminino
n = 466 (58.2%)
Valor-p 25-44 anos
n = 273 (34.1%)
45-64 anos
n = 311 (38.8%)
65+ anos
n = 217 (27.1%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 382 (47.7%)
Ensino superior
n = 419 (52.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 143 (17.8%)
UIT Centro Histórico
n = 169 (21.1%)
UIT Norte
n = 226 (28.2%)
UIT Ocidental
n = 65 (8.12%)
UIT Centro
n = 199 (24.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 327 (40.9%)
Por vezes demasiado quente
n = 259 (32.4%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 214 (26.7%)
Valor-p
Alteração do consumo de água no verão, n (%)


0.930


0.075

0.234




0.165


0.018
    Sim 662 (83.6%) 276 (83.8%) 386 (83.5%)
230 (85.8%) 263 (85.4%) 169 (78.5%)
306 (81.9%) 356 (85.2%)
119 (83.7%) 128 (77.2%) 191 (85.1%) 53 (83.5%) 172 (87.4%)
257 (78.9%) 221 (87.3%) 185 (86.5%)
    Não 129 (16.4%) 53 (16.2%) 76 (16.5%)
38 (14.2%) 45 (14.6%) 46 (21.5%)
68 (18.1%) 62 (14.8%)
23 (16.3%) 38 (22.8%) 33 (14.9%) 10 (16.5%) 25 (12.6%)
69 (21.1%) 32 (12.7%) 29 (13.5%)
    Não sei responder, n 9 6 4
5 3 2
8 1
0 3 1 2 3
2 6 1
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 3 do inquérito) | Respostas “Não sei responder” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes

Quantidade de Líquidos Ingeridos Durante o Verão

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 801 Masculino
n = 335 (41.8%)
Feminino
n = 466 (58.2%)
Valor-p 25-44 anos
n = 273 (34.1%)
45-64 anos
n = 311 (38.8%)
65+ anos
n = 217 (27.1%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 382 (47.7%)
Ensino superior
n = 419 (52.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 143 (17.8%)
UIT Centro Histórico
n = 169 (21.1%)
UIT Norte
n = 226 (28.2%)
UIT Ocidental
n = 65 (8.12%)
UIT Centro
n = 199 (24.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 327 (40.9%)
Por vezes demasiado quente
n = 259 (32.4%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 214 (26.7%)
Valor-p
Consumo médio diário de água no verão, n (%)


0.818


0.001

0.704




0.460


0.235
    1-2 copos ( 15 (1.9%) 6 (2.0%) 8 (1.8%)
6 (2.3%) 3 (1.0%) 6 (2.7%)
8 (2.1%) 7 (1.7%)
1 (0.6%) 4 (2.3%) 5 (2.1%) 1 (1.3%) 5 (2.4%)
4 (1.2%) 6 (2.5%) 4 (2.1%)
    3-4 copos (0,5 - 1,0 litros) 98 (12.4%) 36 (11.0%) 62 (13.4%)
22 (8.4%) 32 (10.4%) 43 (20.3%)
48 (12.8%) 50 (12.1%)
18 (12.8%) 19 (11.7%) 22 (9.8%) 6 (9.3%) 33 (16.6%)
39 (12.3%) 37 (14.4%) 21 (10.1%)
    5-6 copos (1 - 1,5 litros) 229 (29.0%) 99 (29.9%) 130 (28.3%)
68 (25.4%) 94 (30.5%) 67 (31.1%)
102 (26.9%) 127 (30.9%)
38 (26.7%) 45 (27.1%) 69 (31.3%) 27 (41.8%) 50 (25.5%)
108 (33.9%) 64 (24.5%) 57 (27.1%)
    Mais de 6 copos (≥1,5 litros) 448 (56.7%) 188 (57.1%) 260 (56.5%)
171 (63.9%) 179 (58.0%) 98 (45.9%)
220 (58.2%) 229 (55.4%)
85 (59.9%) 98 (58.9%) 125 (56.8%) 30 (47.6%) 110 (55.5%)
168 (52.5%) 152 (58.6%) 128 (60.7%)
    Não sei responder, n 11 5 6
6 2 3
4 6
1 2 5 2 1
8 0 2
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 3 do inquérito) | Respostas “Não sei responder” não foram incluídas no cálculo das percentagens apresentadas nem na realização dos testes

Problemas de Saúde no Agregado Familiar

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 873 Masculino
n = 437 (50.0%)
Feminino
n = 436 (50.0%)
Valor-p 25-44 anos
n = 289 (33.1%)
45-64 anos
n = 263 (30.2%)
65+ anos
n = 321 (36.7%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 512 (58.6%)
Ensino superior
n = 362 (41.4%)
Valor-p UIT Oriental
n = 158 (18.0%)
UIT Centro Histórico
n = 162 (18.6%)
UIT Norte
n = 250 (28.6%)
UIT Ocidental
n = 78 (8.97%)
UIT Centro
n = 225 (25.8%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 397 (45.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 285 (32.6%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 192 (21.9%)
Valor-p
Problemas de saúde relacionados com conforto térmico no agregado familiar, n (%)


0.602


0.004

0.164




0.192


0.005
    Sim 161 (18.4%) 84 (19.1%) 77 (17.6%)
58 (20.2%) 62 (23.6%) 40 (12.5%)
86 (16.8%) 75 (20.7%)
29 (18.2%) 31 (19.4%) 56 (22.4%) 15 (19.2%) 29 (13.1%)
59 (14.9%) 50 (17.5%) 52 (26.9%)
    Não 713 (81.6%) 354 (80.9%) 359 (82.4%)
231 (79.8%) 201 (76.4%) 281 (87.5%)
426 (83.2%) 287 (79.3%)
129 (81.8%) 131 (80.6%) 194 (77.6%) 63 (80.8%) 196 (86.9%)
338 (85.1%) 235 (82.5%) 140 (73.1%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (subamostra de verão composta por pessoas que responderam à fase 1 do inquérito)

Perceção de Impacto do Calor na Saúde

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Perceção de impacto do calor na saúde, n (%)


0.025


0.017

<0.001




0.821


<0.001
    Não afeta em nada 401 (31.5%) 196 (34.0%) 206 (29.5%)
122 (27.2%) 143 (32.9%) 136 (35.1%)
250 (35.2%) 152 (26.9%)
64 (27.1%) 83 (33.2%) 115 (31.8%) 39 (37.4%) 101 (31.3%)
212 (38.3%) 126 (29.8%) 63 (21.3%)
    Afeta um pouco 499 (39.2%) 236 (41.0%) 263 (37.7%)
188 (41.8%) 182 (41.7%) 130 (33.4%)
265 (37.4%) 234 (41.4%)
92 (39.3%) 98 (39.0%) 140 (38.9%) 39 (37.0%) 130 (40.4%)
187 (33.8%) 190 (45.0%) 121 (40.9%)
    Afeta bastante 249 (19.6%) 103 (18.0%) 146 (20.9%)
102 (22.6%) 64 (14.7%) 84 (21.6%)
112 (15.8%) 137 (24.3%)
52 (22.1%) 47 (18.7%) 65 (18.0%) 18 (16.9%) 68 (21.0%)
100 (18.1%) 78 (18.6%) 71 (23.9%)
    Afeta muito 123 (9.7%) 41 (7.1%) 83 (11.8%)
38 (8.4%) 47 (10.8%) 39 (10.0%)
82 (11.5%) 42 (7.4%)
27 (11.6%) 23 (9.1%) 41 (11.3%) 9 (8.6%) 23 (7.2%)
54 (9.8%) 28 (6.6%) 41 (13.9%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Relação entre perceção de desconforto térmico em casa e indicadores de saúde

Representação gráfica dos resultados dos modelos para desconforto térmico no verão | Dados não ponderados | O efeito de cada uma das variáveis apresentadas foi controlado para sexo, grupo etário e situação financeira ou escolaridade (no caso de modelos com insegurança alimentar como variável preditora) | *Odds ratio* (OR, losango) e intervalo de confiança (IC) a 95% (linha horizontal) | *valor-p < 0,05

Representação gráfica dos resultados dos modelos para desconforto térmico no verão | Dados não ponderados | O efeito de cada uma das variáveis apresentadas foi controlado para sexo, grupo etário e situação financeira ou escolaridade (no caso de modelos com insegurança alimentar como variável preditora) | Odds ratio (OR, losango) e intervalo de confiança (IC) a 95% (linha horizontal) | *valor-p < 0,05

Conhecimento e Programas de Apoio

Conhecimento sobre Energia e Conforto Térmico

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Nível de conhecimento sobre energia e conforto térmico autopercecionado, n (%)


<0.001


0.005

<0.001




0.533


0.095
    Nada informado/a 272 (21.3%) 109 (18.9%) 163 (23.3%)
110 (24.5%) 82 (18.9%) 79 (20.4%)
193 (27.3%) 78 (13.9%)
45 (19.1%) 63 (25.2%) 76 (20.9%) 19 (18.0%) 70 (21.6%)
114 (20.6%) 79 (18.8%) 78 (26.5%)
    Um pouco informado/a, através de família/amigos 319 (25.0%) 115 (19.9%) 204 (29.2%)
128 (28.4%) 88 (20.1%) 103 (26.7%)
169 (23.8%) 150 (26.5%)
55 (23.6%) 56 (22.3%) 101 (27.9%) 27 (26.1%) 79 (24.6%)
122 (22.0%) 122 (28.8%) 75 (25.2%)
    Um pouco informado/a porque me interesso 343 (26.9%) 171 (29.8%) 171 (24.6%)
121 (26.8%) 119 (27.2%) 104 (26.7%)
190 (26.8%) 153 (27.1%)
63 (26.9%) 81 (32.4%) 83 (23.0%) 27 (26.0%) 88 (27.3%)
163 (29.4%) 112 (26.5%) 68 (22.9%)
    Bem informado/a, devido à minha profissão 78 (6.1%) 50 (8.7%) 28 (4.0%)
20 (4.4%) 38 (8.7%) 20 (5.2%)
34 (4.8%) 44 (7.8%)
17 (7.3%) 11 (4.3%) 27 (7.6%) 6 (5.5%) 17 (5.2%)
29 (5.3%) 30 (7.1%) 18 (6.2%)
    Bem informado/a, porque me interesso 262 (20.6%) 130 (22.6%) 132 (18.9%)
71 (15.9%) 109 (25.1%) 81 (21.0%)
123 (17.3%) 139 (24.7%)
54 (23.0%) 39 (15.8%) 74 (20.6%) 25 (24.4%) 69 (21.3%)
126 (22.7%) 79 (18.7%) 57 (19.2%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Importância de Gabinetes de Aconselhamento Público sobre Energia e Conforto Térmico

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Importância de gabinetes de aconselhamento público sobre energia e conforto térmico, n (%)


0.232


0.012

0.224




0.951


0.311
    Nada importante 17 (1.3%) 10 (1.8%) 7 (1.0%)
1 (0.3%) 9 (2.2%) 6 (1.6%)
9 (1.3%) 8 (1.4%)
1 (0.3%) 3 (1.2%) 6 (1.7%) 2 (1.7%) 6 (1.7%)
9 (1.6%) 5 (1.1%) 3 (1.2%)
    Pouco importante 47 (3.7%) 15 (2.5%) 32 (4.6%)
17 (3.8%) 23 (5.2%) 7 (1.9%)
26 (3.6%) 21 (3.7%)
8 (3.3%) 11 (4.4%) 14 (3.9%) 3 (3.2%) 11 (3.4%)
24 (4.3%) 11 (2.6%) 12 (4.2%)
    Indiferente 86 (6.8%) 42 (7.2%) 45 (6.4%)
27 (6.1%) 29 (6.7%) 30 (7.8%)
58 (8.2%) 28 (5.0%)
22 (9.5%) 17 (6.8%) 20 (5.7%) 4 (4.3%) 22 (6.9%)
37 (6.6%) 24 (5.6%) 26 (8.8%)
    Importante 598 (46.9%) 262 (45.5%) 336 (48.2%)
238 (52.9%) 179 (41.2%) 180 (46.5%)
336 (47.4%) 262 (46.4%)
108 (45.8%) 124 (49.5%) 169 (46.9%) 49 (47.2%) 147 (45.7%)
273 (49.2%) 205 (48.5%) 120 (40.4%)
    Muito importante 525 (41.2%) 248 (43.0%) 277 (39.8%)
166 (36.9%) 195 (44.8%) 164 (42.2%)
280 (39.5%) 245 (43.5%)
97 (41.1%) 95 (38.0%) 151 (41.9%) 46 (43.7%) 137 (42.4%)
212 (38.3%) 178 (42.2%) 135 (45.5%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Conhecimento de Programas de Apoio para Melhoria da Eficiência Energética

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 1,273 Masculino
n = 576 (45.2%)
Feminino
n = 697 (54.8%)
Valor-p 25-44 anos
n = 450 (35.3%)
45-64 anos
n = 436 (34.2%)
65+ anos
n = 388 (30.5%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 709 (55.7%)
Ensino superior
n = 564 (44.3%)
Valor-p UIT Oriental
n = 235 (18.5%)
UIT Centro Histórico
n = 250 (19.6%)
UIT Norte
n = 361 (28.3%)
UIT Ocidental
n = 104 (8.21%)
UIT Centro
n = 323 (25.3%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 554 (43.5%)
Por vezes demasiado quente
n = 423 (33.2%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 296 (23.3%)
Valor-p
Conhecimento de programas de apoio para melhoria da eficiência energética, n (%)


0.002


<0.001

<0.001




0.902


0.199
    Não 359 (28.2%) 145 (25.2%) 214 (30.7%)
173 (38.5%) 81 (18.7%) 104 (26.9%)
247 (34.9%) 112 (19.8%)
75 (31.9%) 69 (27.5%) 103 (28.4%) 27 (25.7%) 86 (26.6%)
152 (27.4%) 111 (26.3%) 96 (32.5%)
    Sim, já ouvi falar mas não sei quase nada sobre o assunto 554 (43.5%) 236 (41.1%) 317 (45.5%)
170 (37.8%) 201 (46.2%) 182 (47.0%)
307 (43.3%) 246 (43.7%)
101 (42.9%) 113 (45.0%) 150 (41.6%) 44 (42.1%) 146 (45.3%)
257 (46.5%) 179 (42.3%) 117 (39.6%)
    Sim, e estou bem informado/a sobre o assunto 360 (28.3%) 194 (33.7%) 166 (23.8%)
106 (23.6%) 153 (35.1%) 101 (26.1%)
155 (21.8%) 206 (36.5%)
59 (25.2%) 69 (27.5%) 108 (29.9%) 34 (32.2%) 91 (28.1%)
145 (26.1%) 133 (31.5%) 83 (27.9%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Candidatura a Programas de Apoio para Melhoria da Eficiência Energética

Variável
Total
Sexo
Grupo etário
Escolaridade
UIT
Conforto térmico
N = 914 Masculino
n = 430 (47.1%)
Feminino
n = 483 (52.9%)
Valor-p 25-44 anos
n = 276 (30.2%)
45-64 anos
n = 354 (38.7%)
65+ anos
n = 283 (31.0%)
Valor-p Até ao 12º ano
n = 462 (50.5%)
Ensino superior
n = 452 (49.5%)
Valor-p UIT Oriental
n = 160 (17.5%)
UIT Centro Histórico
n = 181 (19.8%)
UIT Norte
n = 258 (28.2%)
UIT Ocidental
n = 78 (8.49%)
UIT Centro
n = 237 (25.9%)
Valor-p Quase sempre confortável
n = 402 (44.0%)
Por vezes demasiado quente
n = 312 (34.1%)
Muitas vezes demasiado quente
n = 200 (21.9%)
Valor-p
Candidatura a programas de apoio para melhoria da eficiência energética, n (%)


0.026


<0.001

<0.001




0.044


0.217
    Não, porque não tenho interesse / vontade ou tempo para isso 365 (40.9%) 187 (43.7%) 179 (38.3%)
86 (32.0%) 145 (41.2%) 135 (49.2%)
201 (44.6%) 165 (37.1%)
76 (47.9%) 68 (38.0%) 105 (42.4%) 30 (39.1%) 86 (37.3%)
183 (46.3%) 114 (37.4%) 69 (35.5%)
    Não, queria candidatar-me, mas não tenho capacidade financeira para isso ou não soube como o fazer 199 (22.3%) 88 (20.6%) 111 (23.8%)
52 (19.5%) 83 (23.6%) 64 (23.2%)
124 (27.6%) 75 (16.8%)
40 (25.2%) 50 (28.1%) 51 (20.4%) 15 (20.1%) 42 (18.4%)
86 (21.7%) 68 (22.5%) 45 (23.0%)
    Não, não posso por outra razão (por exemplo, porque sou inquilino) 239 (26.8%) 98 (22.9%) 141 (30.3%)
97 (36.1%) 86 (24.6%) 56 (20.3%)
100 (22.4%) 139 (31.2%)
33 (20.8%) 45 (25.0%) 63 (25.5%) 20 (25.9%) 78 (33.9%)
92 (23.3%) 85 (27.9%) 62 (32.0%)
    Sim, já me candidatei mas não consegui beneficiar do mesmo 30 (3.4%) 19 (4.5%) 11 (2.4%)
8 (3.1%) 12 (3.4%) 10 (3.8%)
12 (2.7%) 19 (4.2%)
1 (0.8%) 9 (4.9%) 13 (5.3%) 3 (4.2%) 4 (1.8%)
10 (2.4%) 16 (5.2%) 5 (2.6%)
    Sim, e já consegui ter este tipo de programa de apoio 46 (5.1%) 26 (6.0%) 20 (4.3%)
21 (8.0%) 19 (5.5%) 5 (1.8%)
11 (2.4%) 35 (7.9%)
5 (3.1%) 5 (2.8%) 15 (6.0%) 6 (8.0%) 15 (6.3%)
18 (4.7%) 18 (5.8%) 10 (4.9%)
    Sim, mas ainda estou à espera de saber o resultado 14 (1.6%) 9 (2.2%) 5 (1.0%)
4 (1.3%) 6 (1.7%) 5 (1.7%)
2 (0.4%) 12 (2.8%)
3 (2.2%) 2 (1.2%) 1 (0.4%) 2 (2.7%) 5 (2.3%)
6 (1.5%) 4 (1.3%) 4 (2.1%)
UIT, unidade de intervenção territorial | Dados ponderados (amostra de verão)

Referências

logo