INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

EXPLANAR

Significa explicar minuciosamente, comunicar, recorrendo simbolicamente a andaimes. A instalação circundou a fonte da escadaria da Calçada do Cascão, constituindo-se como uma nova esplanada, um novo ponto de encontro. Os andaimes, pintados de branco e cobertos com pedaços de lonas publicitárias, agora reutilizadas, assumiram a forma de peças de roupa maximizadas e ajustadas à plasticidade dos artistas. O objetivo foi incentivar a recolha e partilha de roupa em segunda mão, reduzindo a produção e o impacto da indústria têxtil. Simbolicamente, estabeleceu-se também uma ligação aos estendais de roupa, em oposição a outras soluções tecnológicas de secagem de roupa, que se constituem como uma marca identitária de várias cidades e muito em particular de centros históricos como Lisboa, como São Vicente.

EXTENDER

A vontade de estender as ideias iniciadas nos andaimes ao restante espaço de implementação, ruas, becos e vielas da Calçada do Cascão, assim como um estendal gigante das peças de roupa sugestionadas pela intervenção artística, recorrendo a materiais reutilizados. Este estendal serviu como inspiração estética e capacitação da comunidade quanto à importância da reutilização de têxteis e outros materiais.

EXTRAPILHAR

Momento em que foi desenhado a fio de trapilho infraestruturas que a comunidade tinha interesse em ver alterados ou construídos, tais como um corrimão para apoio aos mais velhos e um cesto de basquete que faça a delícia dos mais novos.

EXPECTAR

Significa um resultado provável, expectável, nomeadamente na utilização da arte como um a ferramenta importante de conscientização ambiental. Esta atividade foi o epílogo artístico de toda a iniciativa, materializada com a pintura de um mural na fachada de um prédio devoluto, representando o interior de uma habitação sustentável.

Voltar (1)
SÃO VICENTE CÁ FORA: Vários testemunhos, Video zetgallery.

 848 total views

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x