Lisboa E-Nova no Festival Umundu Lx 2020

De 9 a 17 de outubro realizou-se o Festival Umundu, festival coletivo para a transformação sustentável, cuja programação incluiu palestras e debates, projeções de filmes, workshops, visitas guiadas, exposições e ações de rua, e também atividades culturais.

A Lisboa E-Nova marcou presença no MercadUmundu apresentando vários dos seus projetos associados à área da sustentabilidade, economia circular, mobilidade: Cemowas2, Sushi, Aquametragem, Sharing cities.

Também no Cineclima, a sessão de curtas, a “Aquametragem” e o “Gira Solis” foram exibidos num painel sobre o problema da escassez de água e a importância do aproveitamento do nosso potencial solar, onde membros da equipa da Lisboa E-Nova participaram na mesa redonda e debate.

Ainda no MercadUmundu, no espaço da Lisboa E-Nova, foi dinamizada uma atividade de sensibilização relacionada com a Eficiência e Pobreza Energética, onde os visitantes que partilhavam os seus níveis de perceção e situação, através da resposta a um conjunto de questões, tiveram a possibilidade de receber o Guia Ilustrado 25 Eco-Gestos Energia com dicas para a melhoria das condições de conforto na sua habitação. Neste espaço os visitantes também foram incentivados a partilhar sugestões e ideias que possam contribuir para a melhoria da sustentabilidade dos bairros históricos.

A primeira edição do Festival Umundu decorreu em 2009 na cidade de Dresden, na Alemanha. Este ano, decorreu a primeira edição do festival em Lisboa, parcialmente online, devido à atual situação de pandemia da COVID-19.

 3,552 total views