Lisboa E-Nova participa no programa Rock the House 2022 da Gebalis

 

Créditos: Lisboa E-Nova (EB1 Sto. António – Alvalade)/ Junta de Freguesia Avenidas Novas (Bairro Horta Nova)

 

Entre outubro de dezembro de 2022, a Lisboa E-Nova participou na realização do Programa “Rock the House”, do seu associado Gebalis. Na 4ª edição, o Programa incidiu sobre a literacia financeira e energética e pretendeu sensibilizar a população mais carenciada para a sustentabilidade social e ambiental.

A Lisboa E-Nova dinamizou em colaboração com os Gabinetes de Bairro da Gebalis, 10 sessões dedicadas a alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico e 4 sessões para adultos, abordando temas próximos mas com abordagens muito distintas: a preservação do ambiente e a literacia energética.

O “Rock the House Kids” – que, tal como o nome indica, se destina aos mais novos, teve este ano a sua primeira edição, com grande recetividade por parte dos alunos e professores. Nesta atividade, a sala de aula foi transformada num palco dinâmico, no qual todas as crianças foram os próprios atores, técnicos de palco e elementos do público. A partir do Guia Ilustrado 25 Eco Gestos da Energia (distribuídos aos participantes), os alunos representaram um dia na vida do Rui e da Violeta, e a partir dos eco-gestos representados, foram aprendendo medidas a adoptar em casa, ao nível do consumo de energia, de água e mobilidade.

As sessões dedicadas aos adultos exploraram também os temas da utilização racional de energia (e água) em casa, o conforto térmico e a descodificação das faturas energéticas. Os mais de 100 moradores dos bairros da Gebalis presentes nas 4 sessões, participaram ativamente nas mesmas, através de diversos jogos e dinâmicas de interação, havendo também espaço para colocar perguntas e trocar experiências. Com cerca de 1h30 de duração, o tempo pareceu pouco para tanta matéria existente por aprofundar e discutir, e que tanto interesse suscita – em específico no contexto atual. Foi também distribuído a todos os participantes o guia produzido pela Lisboa E-Nova e realizado em parceria com a Gebalis “Eco-Dicas: Da minha casa para o mundo”, que os ajudará certamente a rever (e explorar) em casa, os conceitos apreendidos na sessão.

 1,585 total views