Lisboa E-Nova

A Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa é uma associação de direito privado sem fins lucrativos que tem como finalidade promover o desenvolvimento sustentável de Lisboa e respetiva área metropolitana,

Numa perspetiva integradora de medidas de adaptação às alterações climáticas e ações de mitigação, e apoiando a inovação e o desenvolvimento de projetos que permitam a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), a Lisboa E-Nova trabalha com vista a uma cidade de baixo carbono e menos vulnerável aos efeitos do clima futuro. Uma cidade que seja um exemplo a seguir no caminho da descarbonização e que se foque no bem-estar do cidadão e das gerações futuras.

Ao assumir-se como um ator chave da cidade na prossecução dos objetivos nacionais e internacionais de energia e clima para 2030 e 2050, a Lisboa E-Nova, estrutura as suas áreas de atuação estratégica em três grandes eixos: Energia, Água e Materiais que, quando abordados em conjunto, consubstanciam a área da Economia Circular, acompanhados por outros três eixos horizontais: Educação, Comunicação e Ciência dos Dados.

Esquema_PT

A Lisboa E-Nova desenvolve projetos com um futuro sustentável e resiliente em mente, atuando como um elemento ativo na operacionalização e transformação da cidade, dos seus cidadãos e da economia local.

As Orientações Estratégicas (Energia, Água e Materiais) contribuem para as atividades da Agência nas áreas da mitigação e adaptação às alterações climáticas e para a alavancagem de novas ideias e produtos dentro de um conceito de desenvolvimento “verde”, promovendo assim o empreendedorismo e a inovação.

A energia é uma área central para Lisboa E-Nova: desenvolver projetos de inovação que explorem diferentes aspetos da sustentabilidade energética, particularmente nas áreas da eficiência energética, gestão inteligente da energia e energias renováveis, bem como conceber projetos de apoio e a operacionalização de políticas públicas locais.

Na área da Água, a Agência está centrada na monitorização e análise do consumo municipal, identificando oportunidades, apoiando a implementação de medidas e gestão inteligente dos usos municipais da água, Nexus água-energia, e está também a apoiar e promover a reutilização de águas residuais tratadas na cidade.

A atividade de Lisboa E-Nova na área da economia circular está centrada na concepção e compilação do Plano de Acção para a Economia Circular de Lisboa, baseado numa matriz atualizada de materiais, bem como no estabelecimento de uma plataforma de intervenientes que viabilizem a estratégia da cidade e a ajudem a potenciá-la.

Conheça os nossos projetos

 10,214 total views

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x