Lisboa é uma das “100 Cidades com Impacto Neutro no Clima e Inteligentes até 2030”

A Comissão Europeia divulgou hoje a lista das cidades que irão integrar a Missão “100 Cidades com Impacto Neutro no Clima e Inteligentes até 2030” e Lisboa é uma delas.

Estas cidades comprometem-se com a neutralidade climática em 2030 e irão atuar como polos de experimentação e inovação, montras de sustentabilidade, que inspirarão e informarão todas as cidades europeias no seu caminho para a neutralidade climática em 2050. A Missão “100 Cidades com Impacto Neutro no Clima e Inteligentes até 2030” é um dos instrumentos centrais para o cumprimento dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu e da Lei do Clima, que estabelecem a meta de redução em 55% das emissões de gases com efeito de estufa até 2030 e a neutralidade climática em 2050.

As cidades selecionadas terão acesso a assistência e aconselhamento personalizados, bem como a fontes de financiamento, em particular para a concretização de ações de investigação e inovação no âmbito do programa-quadro Horizonte Europa.

Em Portugal, para além de Lisboa, também as cidades do Porto e Guimarães foram selecionadas de entre as 362 candidaturas aceites pela Comissão Europeia, o que as coloca na vanguarda da inovação da transição para a neutralidade climática.

 

 688 total views

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x