Lisboa mais inclusica com tecnologia Siemens

Siemens Portugal instalou botoneiras especiais em semáforos de três cruzamentos de Lisboa. Com estes equipamentos, os semáforos podem ser utilizados por qualquer pessoa, incluindo cidadãos com deficiência física ou visual, ou até os milhares de turistas que todos os dias circulam por Lisboa e não conhecem a cidade.
Alguém que tenha má articulação nos dedos ou alguma deficiência nas mãos, por exemplo, pode usar estes equipamentos porque têm uma superfície ampla, através da qual se faz a ativação da botoneira.

Se o transeunte for cego também terá a vida facilitada, porque em cada fase do semáforo é emitido um som, quer esteja verde ou vermelho. Estes semáforos têm ainda um botão vibratório que indica a direção de atravessamento em relevo e o layout da via a atravessar na parte lateral, informação que contribui para que as várias ruas sejam atravessadas em maior segurança.
A botoneira tem ainda cores de alto contraste e um sinal luminoso de reconhecimento do pedido feito pelo transeunte, que facilita a visualização por pessoas com dificuldades, como os cidadãos mais idosos, por exemplo.
A pensar também nos turistas, ou naqueles que não moram em Lisboa, ao ativar a botoneira a mesma informa qual o nome da rua que a pessoa vai atravessar.
Os semáforos de ruas como a Alexandre Herculano, a Rua Castilho, a Rua Mouzinho da Silveira ou a Rua Rodrigo da Fonseca têm estas novas botoneiras instaladas, constituindo um protótipo agora em fase de avaliação pelos técnicos do município e pela população. Existe inclusivamente na iniciativa “Lisboa eu Participo“, uma plataforma da Câmara Municipal de Lisboa que envolve todos os cidadãos na partilha e votação de propostas para a melhoria da qualidade de vida da cidade, um projeto em votação que pode viabilizar o alargamento desta tecnologia a outras ruas de Lisboa.
Para votar por Lisboa mais inclusiva e acessível para todos vá a: www.lisboaparticipa.pt/op/projetos/57e6a6aa6fd4980900e750e8

IMG 20160902 095006 Siemens

 2,169 total views